FAAPCAST entrevistou o empresário e artista plástico Marcos Amaro

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


2023918104242

COMPARTILHE

COMPARTILHE

O convidado do FAAPCAST desta semana foi acionista e membro do conselho das empresas TAM Aviação Executiva e TAM Linhas Aéreas, ex-aluno do curso de Economia, Marcos Amaro fundou a empresa Amaro Aviation, foi representante das marcas de óculos Tag Heuer, Alain Mikli e Philippe Stark no Brasil, proprietário e presidente do conselho das Óticas Carol e um dos responsáveis por transformar a companhia em uma das maiores redes óticas do Brasil.


“Durante o período em que estive à frente da empresa, vimos uma oportunidade de criar um modelo de franquias que pudesse ter uma projeção nacional. Vendi as óticas Carol em 2013 com cerca de 550 lojas, e hoje a empresa tem mais de 1.550 lojas no Brasil. Considero que essa foi uma das principiais contribuições que fiz para o mundo dos negócios”, disse o entrevistado.

Formado também em Filosofia e Artes Plásticas, Amaro é investidor imobiliário e sócio da empresa LOGBRAS. Como artista plástico, fez exposições em Bienais Internacionais e em importantes Museus brasileiros e criou o FAMA Museu, um dos maiores museus de arte do país, no centro histórico de Itu.

Sobre sua formação multidisciplinar explicou que sempre gostou de desenhar, e que se considera artista antes de ser empresário. “As artes sempre estiveram presentes na minha vida, e hoje minha principal atividade nesse sentido, é a manutenção do FAMA, que tem um acervo de duas mil obras de arte brasileiras e oito salas expositivas, com o propósito de contribuir com as Artes Visuais no país”.

Com um extenso currículo nas mais diferentes áreas, foi criador do Instituto Brasis Estudos & Ações, que desenvolveu um projeto em fotografia para recuperação da autoestima de adultos em situação de rua no centro histórico de São Paulo, foi proprietário da Galeria da Rua, Emmathomas Galeria e Galeria Kogan Amaro, com filiais em São Paulo e Zurich.

Foi conselheiro e patrono do MAM e do MASP, e um dos doadores para a expansão do prédio novo do museu na Avenida. Paulista. “Respeito e confio muito no trabalho das pessoas que dirigem o museu, que estava em uma situação muito difícil e hoje é um ícone em São Paulo e no mundo. Eu e minha esposa nos sentimos honrados em poder contribuir coma a expansão do prédio novo”.

Filho do comandante Rolim Adolfo Amaro, fundador da TAM, Marcos explica que perder o pai com 17 anos alterou sua trajetória, “infelizmente meu pai faleceu quando eu era muito jovem, tive que amadurecer rapidamente. Meu plano era trabalhar com ele por mais tempo, mas acabei voltando para aviação para estar mais perto das minhas origens”.

A Amaro Aviation trabalha com fretamento, aluguel e propriedade compartilhada de aeronaves executivas, para oito passageiros. “O propósito da empresa é fazer as pessoas felizes, mantendo o legado do meu pai e oferecendo um serviço de qualidade”, explica.

Para os apaixonados como ele, pela área de aviação, Marcos disse que a empresa tem espaço e oportunidades para os alunos interessados em seguir carreira e falou também sobre o futuro da aviação no Brasil. “Combustíveis híbridos, hidrogênio e eletrificação são o futuro da aviação. Precisamos encontrar a solução para a questão dos combustíveis, a estimativa é que até 2050 tenhamos uma aviação livre de carbono”.

Para finalizar deixou alguns conselhos para os estudantes presentes na plateia, sobre empreendedorismo e diferencial competitivo. “Quanto mais claro for para nós o caminho do que não queremos fazer, mais fácil vai ser encontrar o caminho do que queremos fazer. O empreendedor tem que se acostumar com a frustração e saber que dinheiro não resolve todos os problemas. A competição faz parte do jogo, mas o diferencial competitivo é muito importante para o empreendedor começar uma coisa nova”.

Assista aqui o episódio na íntegra.

Apresentado pela professora Ana Júlia Ribeiro, o FAAPCAST é um videocast semanal, transmitido ao vivo do B-Hub, espaço de inovação da FAAP, que entrevista ex-alunos que se destacam em suas áreas de atuação.

Os alunos podem assistir as entrevistas e colaborar com perguntas. O conteúdo pode ser acompanhado ao vivo pelos canais oficiais da FAAP no YouTube e no Spotify e ficará disponível para consumo nessas plataformas.

Fotos: Rafayane Carvalho


DATA



CATEGORIA

banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Jornalismo

Encontro Folha FAAP reúne gerações de jornalista e afirma a relevância da profissão 

A FAAP recebeu, no dia 28 de novembro, o “Encontro Folha-FAAP – O Jornalismo Muda o Mundo”, parceria entre a Folha de S.Paulo e a instituição que reuniu nomes de destaque da imprensa, professores e jornalistas em início de carreira para discutir os bastidores da produção de notícias, os desafios e a relevância da profissão.  O encontro aconteceu no Centro de Convenções da FAAP, com uma programação que se estendeu ao longo do dia, composta por mesas de debate e entrevistas. Na abertura, Sérgio Dávila, Diretor de redação da Folha e Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, deram as boas-vindas e apresentaram a proposta do evento.   A iniciativa, aberta ao público, ofereceu uma oportunidade única para estudantes e interessados na área conhecerem de perto o trabalho de profissionais de referência, trocarem experiências e refletirem sobre o papel fundamental da profissão.  A primeira mesa teve como tema “Os bastidores da notícia”. Com mediação de Eduardo Scolese, editor-líder do núcleo de Treinamento e Projetos Especiais da Folha, os participantes discutiram como se constrói um furo de reportagem, os momentos de tensão da apuração e projetos bem-sucedidos na imprensa. Participaram da mesa Basília Rodrigues, analista de política e apresentadora do SBT News;  Mônica Bergamo, colunista da Folha e Bruno Paes Manso, jornalista e Prof. da FAAP.  A segunda mesa, “Ponto de partida”, reuniu jornalistas em fase inicial de carreira para compartilharem experiências de impacto no início de sua atuação profissional, da sala de aula à redação. Com mediação de Naief Haddad, repórter especial da Folha, participaram da mesa Carol Pfeiffer, repórter do Folhateen e aluna de Jornalismo da FAAP; Priscila Camazano, apresentadora da TV Folha e Gabriel Barnabé, repórter de Mundo da Folha e ex-aluno da FAAP.  Já no período da tarde aconteceu o último debate, sobre “Jornalismo e Política”. Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP e Fernanda Mena, repórter da Folha e Profa. da FAAP entrevistaram Renata Lo Prete, âncora do Jornal da Globo.    Todos os convidados responderam a perguntas elaboradas pelo público presente. O evento promoveu uma troca de experiências intergeracional muito enriquecedora, marcando assim mais uma oportunidade única que a FAAP oferece aos seus alunos, unindo a teoria, prática e

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter