FAAPCAST entrevistou o CEO do grupo Petland&Co Rodrigo Albuquerque

TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Fernando Silveira / FAAP


CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


19.10.23_FAAPCAST-entrevistou-o-CEO-do-grupo-Petland&Co-Rodrigo-Albuquerque

COMPARTILHE

COMPARTILHE

“Ser empreendedor dói, mas constrói”, esse é o aprendizado do ex-aluno do curso de Administração Rodrigo Albuquerque, entrevistado do FAAPCAST desta semana. Rodrigo é CEO do Grupo Petland&CO e empreendedor por convicção, abriu seu primeiro negócio aos 23 anos e, em 2014, antevendo a escalada do mercado pet, trouxe ao Brasil a empresa norte-americana e criou um modelo agressivo de expansão de franquias, único nos 19 países em que a rede está presente.  

Hoje a Petland possui 165 lojas e 72 unidades da rede de clínicas e consultórios veterinários Dra. Mei. O desempenho de Rodrigo à frente da marca fez com que a Petland americana decidisse comprar uma participação na empresa brasileira, que é a operação mais bem-sucedida da marca no mundo. Também fazem parte do Grupo Petland&CO as marcas 100% Pet, Pet Choice, Pet Pay e o centro de distribuição Petland Log.  

O convidado contou que o dono precisa formar substitutos, “se você ficar escravo do seu negócio não vai conseguir expandir. É preciso investir na formação de novas lideranças, pois o objetivo é que você se torne dispensável para o dia a dia da sua empresa e possa focar na parte estratégica”.  

Sua primeira empresa foi no mercado financeiro, em 2008, e os dois primeiros anos foram muito difíceis. “Quase quebrei, eu não tinha processos e não controlava os custos. Tive que demitir meus funcionários e voltar a morar com minha família. Depois disso comecei a entender o que era gestão e metodologia”. 

Foi daí que surgiu a ideia para a Petland, “andando pela rua observei a quantidade de petshops que aumentava cada vez mais, encomendei uma pesquisa e descobri que o mercado era gigante e que crescia 10% ao ano. Óticas, academias e farmácias estavam deixando de ser negócios de bairro e virando redes. E meu foco foi fazer isso com os petshops também, organizar os pequenos colocando bandeira, tecnologia e marca”.  

Para Rodrigo, um negócio de sucesso tem que te tirar da cama de manhã, não só por dinheiro, mas também por paixão. “Quando se trabalha com o que gosta não é trabalho, é diversão, não tem a relação de troca de tempo por trabalho. Todo negócio tem que ter uma causa por trás para atrair pessoas que se identifiquem com ele”.  

O convidado deu algumas dicas sobre o que ele vê para o futuro do varejo, com o aumento do e-commerce e a diminuição das megastores, “uma série de fatores vem mostrando que o futuro do varejo está em lojas menores onde você consiga criar uma relação mais próxima com seus clientes, conversando com a comunidade e prestando serviço. Todo mundo é consumidor, mas o cliente é aquele que só compra com você”. 

Assista aqui o episódio na íntegra.  

Apresentado pela professora Ana Júlia Ribeiro, o FAAPCAST é um videocast semanal, transmitido ao vivo do B-Hub, espaço de inovação da FAAP, que entrevista ex-alunos que se destacam em suas áreas de atuação.  

Os alunos podem assistir às entrevistas e colaborar com perguntas. O conteúdo pode ser acompanhado ao vivo pelos canais oficiais da FAAP no YouTube e no Spotify e ficará disponível para consumo nessas plataformas.


TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Fernando Silveira / FAAP


DATA



CATEGORIA

banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

Colégio FAAP valoriza talentos olímpicos com bolsas de estudo especiais 

O Colégio FAAP – São Paulo anuncia uma iniciativa que reforça seu compromisso com a excelência acadêmica e o incentivo ao protagonismo do aluno: jovens medalhistas em Olimpíadas Científicas agora podem conquistar bolsas de estudo de até 40% em nosso Colégio.  Reconhecendo o esforço, a dedicação e o talento dos jovens que se destacam em competições de conhecimento, o Colégio FAAP oferece:  Essa oportunidade é válida para estudantes premiados em algumas das mais prestigiadas olimpíadas do país, como:  OBMEP (Matemática) • OBF (Física) • OBQ (Química) • OBB (Biologia) • OBA (Astronomia) • ONHB (História) • Canguru de Matemática • OBBiotec (Biotecnologia) • ONC (Ciências) • OBL (Linguística) • OLITEF (finanças)  Por que escolher o Colégio FAAP?  Com uma proposta pedagógica inovadora e alinhada às demandas do século XXI, o Colégio FAAP oferece uma experiência de Ensino Médio que vai muito além da sala de aula. Aqui, os alunos têm acesso à infraestrutura universitária da Fundação Armando Alvares Penteado, com laboratórios de ponta, oficinas criativas, ambientes tecnológicos e uma vivência acadêmica única.  Além disso, o colégio conta com 12 itinerários formativos por semestre, permitindo que cada estudante personalize sua jornada de aprendizado com temas como Cinema, Moda, Direito, Arquitetura, Inteligência Artificial, entre outros.  Venha estudar em um colégio que reconhece conquistas, valoriza talentos e oferece as ferramentas certas para que você avance ainda mais.   Entre em contato e saiba como garantir sua bolsa!  Colégio FAAP – São Paulo | Tradição, inovação e excelência em um só


Na FAAP

Alunos da FAAP participam de visita à CCXP

Nos dias 4 e 5 de dezembro a FAAP realizou a Imersão na CCXP, levando alunos dos programas BIA e BCM, além dos cursos de Animação, Cinema e Produção Audiovisual para o maior evento de cultura pop do mundo, a CCXP, que acontece anualmente na cidade de São Paulo. O grupo contou com 23 estudantes, acompanhados dos professores Thiago Costa e Victor Grinberg, que os levaram para visitas monitoradas aos estandes, assistir a palestras e apresentações, e também encontros com artistas e executivos, que dedicaram tempo e atenção exclusiva aos alunos da FAAP. “Tivemos conversas que mostraram, na prática, toda força da indústria do entretenimento aos nossos estudantes”, empolga-se o Prof. Thiago Costa, que complementa explicando que existem possibilidades para todas as áreas nesse segmento, o que explica a pluralidade de cursos envolvidos nessa missão. Durante a CCXP houve encontros dos alunos com Ivan Costa, um dos sócios do evento e ex-aluno FAAP, e também conversas com Igor Marto Reis, diretor de marketing da área de Consumer Products da Warner Bros., e Ana Miranda, head de patrocínios da Visa. Na parte artística, desenhistas e roteiristas explicaram seus processos criativos e de distribuição, entre eles Hugo Canuto, Germana Viana, Alex Mir e o professor da FAAP, Ricardo Troula. “Foi uma missão extremamente produtiva. Os alunos puderam tirar dúvidas práticas, desde como acontece a criação de um evento como esse, até os resultados desejados e obtidos, seja por grandes marcas ou artistas independentes”, finaliza o Prof. Thiago

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter