Em mais uma edição online, o Fórum FAAP será realizado de 3 a 7 de setembro. O evento simula reuniões de organizações internacionais, como a ONU, e contará com a presença de 429 alunos do Ensino Médio de 34 escolas de São Paulo. Como se fossem diplomatas, os estudantes discutem temas relevantes da agenda internacional.
Os estudantes estarão distribuídos em 15 comitês. Em dois deles, as discussões ocorrerão no idioma inglês. Ações para promover o turismo no pós-pandemia, energia nuclear, influência no ciberespaço e consequências do declínio do multilateralismo no sistema internacional estão entre os temas analisados pelos alunos.
A preparação para o Fórum é feita meses antes, quando os alunos recebem um guia de estudos, contendo todas as informações necessárias para a participação. “O participante precisa entender bem o tema e o posicionamento do país que vai representar”, explica o coordenador do Fórum FAAP, professor Victor Grinberg.
De acordo com o professor, essa é uma experiência única de aprendizado. “Na simulação, o aluno desenvolve competências que o ajudarão na escola e na vida – pessoal e profissional”, diz.
A mesma visão é compartilhada pelo professor Marco Aurélio Bulhões, do colégio Domus Sapientiae. “Os estudantes aprendem a falar em público e a respeitar ideias diferentes. Tenho muitos alunos que não foram estudar Relações Internacionais, mas foram para áreas como medicina e engenharia e adoraram a experiência do Fórum”, diz o professor, que participa desde a primeira edição, em 2005.
Outro professor que participa desde a primeira edição, José Manuel Ribeiro de Melo, do colégio Visconde de Porto Seguro, também destaca a importância do evento: “Além de discutir assuntos relevantes das áreas econômica, política e social, os alunos desenvolvem a oralidade e a postura. Também passam a entender como funciona as relações entre países, blocos econômicos e a participação da ONU”, comenta.
Os alunos que não participarão das discussões farão parte do Comitê de Comunicação, com a missão de fazer a cobertura do evento e abastecer o blog do Fórum durante todo o período.
Responsabilidade Social
O Fórum FAAP também organiza arrecadação de alimentos entre os participantes, que beneficia pessoas atendidas por cinco entidades parceiras. A escola que mais conseguir doações será premiada no encerramento do evento. As doações serão entregues no colégio participante e a FAAP fará a retirada no local.
Veja as escolas que participam desta edição:
Associação Crescer Sempre
Associação São Francisco De Assis – Irmãs De São Francisco da Providência de DeusAvenues São Paulo
Colégio Ábaco
Colégio Bandeirantes
Colégio Dante Alighieri
Colégio Emilie De Villeneuve
Colégio FAAP SP
Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo
Colégio Maria Imaculada
Colégio Miguel De Cervantes
Colégio Oswald De Andrade
Colégio Palmares
Colégio Pentágono – Unidade Alphaville
Colégio Pentágono – Unidade Morumbi
Colégio Pentágono – Unidade PerdizesColégio São Luis
Colégio Visconde De Porto Seguro – Morumbi
Colégio Visconde De Porto Seguro – Unidade Panamby
Colégio Visconde De Porto Seguro – Unidade Valinhos
Congregação De Santa Cruz
Escola Bilíngue Pueri Domus – Unidade Verbo Divino
Escola Da Vila
Escola Domus Sapientiae
Escola Montessori Lubienska Santa Terezinha
Escola Viva
Escola Waldorf Rudolf Steiner
Escola Internacional de Alphaville
Instituto Magno de Educação
Instituto OEP de Educação – Colégio Elvira Brandão
Instituto Presbiteriano Mackenzie
SEB – Sistema Educacional Brasileiro – Itaim
SIB Colégio Stella MarisSociedade Escolar Barão do Rio Branco (Humboldt)
Fórum FAAP 2021 – edição online
Data: de 3 a 7 de setembro
Informações: https://forum.faap.br/forumfaap/