FAAP promove diálogo ESG com reflexões sobre Liderança e Inovação Sustentáveis

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Ricardo Voltolini, curador e docente da pós-graduação em ESG, Liderança e Inovação, CEO da Ideia Sustentável | Foto: Rafayane Carvalho/FAAP


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A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) recebeu o Professor Ricardo Voltolini, curador e docente da pós-graduação em ESG, Liderança e Inovação, CEO da Ideia Sustentável, para um bate-papo sobre mercado, educação e liderança para os desafios ESG (sigla, em inglês, para governança ambiental, social e corporativa).

O executivo e professor, que é referência em sustentabilidade empresarial, conduziu uma conversa sobre o tema com três convidadas de renome no assunto: Andrea Alvares (ex-VP da Natura&Co), Guadalupe Franzosi (ex-CEO da Ingredion) e de Cassia Messias (Co-CEO da Humanizadas). No evento também aconteceu o lançamento do Centro de Referência em Liderança com Valores. Este encontro fortaleceu o compromisso dos envolvidos com a formação de uma nova geração de líderes ESG.

O grande diferencial do programa reside na ênfase dada à liderança e inovação, temáticas preeminentes para os profissionais do setor. Com discussões sobre COP30, como levar a liderança sustentável em comunidades mais pobres e outros assuntos de grande relevância, os presentes também puderam saber como são os desafios ESG na vida real – onde as convidadas presentes dividiram um pouco sobre as experiências de suas próprias trajetórias.

A FAAP defende a promoção de uma gestão mais responsável e sustentável, visando assegurar a longevidade das organizações e agregar valor aos investidores, colaboradores e consumidores, que se mostram cada vez mais conscientes e envolvidos em questões ambientais e sociais.

A instituição reforça seu compromisso com a inclusão de conteúdos relacionados à sustentabilidade nos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação, um dos pilares históricos da instituição. Este compromisso se estende à ampliação do programa para outras áreas de suporte ao aluno, incluindo o FAAP Business Hub, centro de inovação e empreendedorismo, e se reflete em todos os canais internos de comunicação e nas iniciativas de cidadania empresarial.

Clique aqui para conhecer o curso de pós-graduação em ESG, Liderança e Inovação na FAAP.

Líderes convidadas para a aula magna de ESG – Liderança Sustentável


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Internacional

FAAP participa da conferência dos Institutos Confúcio em Pequim

O Instituto Confúcio para Negócios da FAAP (BCI FAAP) participou da Conferência dos Institutos Confúcio, organizada pelo Center for Language Education and Cooperation, pela Chinese International Education Foundation e pela International Society for Chinese Language Teaching, que ocorreu em Pequim entre 15 e 16 de novembro de 2025.  A diretora chinesa, Dra. Zhu Xiaoshu, e a diretora local, Dra. Lourdes Zilberberg, participaram do evento, que reuniu mais de 5.000 delegados de mais de 160 países. Além dos delegados estrangeiros, também participaram delegados locais de universidades chinesas. O evento teve como lema “Innovation Leads, AI Empowers: Learning Chinese Without Borders” (Inovação lidera, IA empodera: aprendendo chinês sem fronteiras). Entre os temas discutidos esteve o uso da Inteligência Artificial na educação, que integra as diretrizes do governo chinês para o setor educacional.  O ministro da Educação da República Popular da China, Dr. Huai Jinpeng, moderou a cerimônia de abertura, que contou com discursos de delegados estrangeiros e chineses, comentou sobre os avanços do ensino de chinês no mundo e sobre o uso da IA como nova ferramenta para o estudo do idioma. Além do ministro, a cerimônia de abertura contou com o discurso do vice‑primeiro‑ministro Ding Xuexiang, membro do Comitê Permanente do Politburo do Comitê Central do Partido Comunista da China, que também ressaltou o uso da IA em todo o sistema educacional chinês, inclusive no ensino de línguas, e destacou a importância dos Institutos Confúcio.  A China é conhecida por seus avanços na área de tecnologia, especialmente com a criação do DeepSeek, e pelo investimento em educação, ciência e tecnologia. Dessa forma, o ensino da língua chinesa no mundo também poderá utilizar ferramentas de apoio, incluindo Inteligência Artificial, por meio da IA Cloud Platform criada pelo governo e lançada no evento.  A Dra. Zhu Xiaoshu e a Dra. Lourdes Zilberberg também participaram de reunião na University of International Business and Economics (UIBE), parceira da FAAP no âmbito do BCI FAAP, e apresentaram as diversas atividades desenvolvidas em


ESG

Professora da FAAP integra a delegação brasileira na COP30 

A professora Mayara Longuini, do curso de Direito da FAAP, participou da COP30, durante os dias 12, 13 e 14 de novembro de 2025, como integrante da delegação brasileira. Credenciada pelo Governo Federal, ela representou os governos subnacionais e também a Regions 4, rede internacional que atua nas negociações climáticas por meio da Local Governments and Municipal Authorities (LGMA) Constituency, dedicada ao fortalecimento de cidades e regiões como protagonistas da ação climática global.  Na condição de observer delegate, a professora teve acesso à Zona Azul, espaço oficial da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), onde ocorrem as negociações diplomáticas, reuniões técnicas e eventos paralelos de alto nível.  Para Mayara, a edição deste ano marca uma virada importante no processo multilateral. Segundo ela, a conferência evidencia uma pressão crescente para que os compromissos climáticos avancem da formulação para a implementação. “Um dos momentos mais marcantes é ver a ciência ocupar, pela primeira vez, um lugar formal dentro do processo diplomático. A elaboração de um documento científico encomendado especificamente para orientar as negociações e a inauguração do Pavilhão da Ciência Planetária – liderado por Johan Rockström e Carlos Nobre – sinalizam uma mudança de paradigma: decisões climáticas precisam ser guiadas por evidências e não apenas por discursos”, afirma.  Durante sua participação, a professora acompanhou sessões oficiais na Zona Azul, participou de side events acadêmicos, dialogou com organizações internacionais e observou de perto tanto as dinâmicas políticas quanto as mobilizações da sociedade civil.  Mayara destaca ainda o significado simbólico e pessoal da realização da COP30 na Amazônia. “Como acreana e pesquisadora da atuação de governos subnacionais, ver a conferência acontecer em Belém tem um significado especial. A presença da Amazônia como sede trouxe visibilidade, legitimidade e profundidade para debates que, muitas vezes, ficam periféricos nas grandes conferências, especialmente aqueles sobre povos tradicionais, territórios, desigualdades regionais e a importância estratégica dos estados amazônicos na agenda climática global.”  Para a professora, a COP30 se consolidou como um espaço de intensa aprendizagem e observação institucional. A centralidade da ciência, a urgência da implementação e a força crescente da voz amazônica colocam esta edição como um marco decisivo para o futuro da governança

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