FAAP Moda: evento anuncia detalhes e abertura da 19ª edição do concurso

FOTOS

Marcos Anjos/FAAP



DATA


COMPARTILHE


Magê Boccuto | Foto: Marcos Anjos/FAAP

Magê Boccuto | Foto: Marcos Anjos/FAAP


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A 19ª edição do renomado concurso FAAP Moda apresenta Renata Paternostro e Marianna Dal Canton, as mentes criativas por trás do projeto, em uma reunião aberta destinada a discutir os planos para o evento de 2024.

Aberto apenas para alunos matriculados no curso de Moda, o FAAP Moda não se limita a ser apenas um “desfile de moda” ou um “fashion show”. Seu propósito vai além, buscando incentivar, praticar, produzir e preparar os alunos para ingressarem no mercado da moda. É uma experiência que se destaca como um marco na trajetória dos participantes.

O concurso é composto por duas fases distintas: a fase de inscrição e a fase de elaboração das coleções. Para garantir total imparcialidade na seleção das ideias, os alunos devem utilizar pseudônimos durante a seleção anônima realizada pelos jurados.

Uma oficina conduzida pelos professores Lorenzo Melino e Monayna Pinheiro estará disponível para auxiliar os alunos durante a primeira fase, oferecendo orientações e atendimentos mediante agendamento prévio , até o encerramento das inscrições.

No evento, destacou-se a participação de Magê Boccuto, segundo lugar no concurso em 201 9 e vencedora da categoria Público em 2023. A ex-aluna compartilhou suas experiências, desafios e dicas, visando proporcionar uma jornada mais organizada e tranquila aos atuais participantes. Além disso, apresentou seus projetos como referência para os alunos interessados.

O vencedor da 19ª edição do concurso terá a oportunidade de vivenciar uma experiência em Londres, na renomada University of the Arts London (UAL), durante o verão europeu 2025. Jeremy Madeley, representante da instituição, esteve presente para oferecer informações sobre a parceria da instituição com a FAAP, as oportunidades disponíveis e a excelência do ensino oferecido pela universidade, ressaltando o impacto positivo que essa experiência pode ter no desenvolvimento profissional dos participantes. Estilistas como Alexander McQueen, John Galliano e Stella McCartney são alguns dos grandes nomes que também estudaram na UAL.

O estilista, criador e empresário Rodrigo Rosner também esteve presente no encontro e compartilhou um pouco de sua trajetória e desafios enfrentados no universo da moda, encerrando o evento ao esclarecer dúvidas dos alunos sobre seu processo criativo e o funcionamento das tendências de moda no mundo real.

As inscrições para o concurso do FAAP Moda estarão abertas de 18 de março a 24 de maio de 2024. Os projetos devem ser entregues na sala de Apoio à Coordenação de Artes Plásticas, localizada no prédio 1, das 10h às 16h.


FOTOS

Marcos Anjos/FAAP


DATA


banners-site-faap_moda1

Moda na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_moda2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

FAAP celebra o Dia Nacional da Cultura com intervenções culturais 

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), que nasceu com o propósito de ser uma Escola de Belas Artes e tem a cultura em seu DNA, celebra o Dia Nacional da Cultura com a Semana Cultural FAAP. A iniciativa acontece a partir do dia 3 de novembro e reforça o compromisso da instituição com a promoção das artes, da criatividade e do pensamento crítico.  Reconhecida como um dos mais importantes complexos multiculturais de São Paulo, a FAAP abriga em seu campus o Museu de Arte Brasileira MAB FAAP, o Teatro FAAP e, mais recentemente, o Cine FAAP, espaços que, juntos, formam um ecossistema dedicado à difusão cultural e à formação de públicos diversos.  A Semana Cultural FAAP destaca a importância de valorizar a cultura como parte essencial da formação acadêmica e da vida em sociedade.   “A cultura é um elemento transformador. Ela amplia horizontes, estimula a empatia e fortalece a identidade. Ao criarmos a Semana Cultural, queremos não apenas celebrar o Dia Nacional da Cultura, mas também reafirmar o papel da FAAP como um espaço onde arte, educação e inovação caminham juntos”, afirma Sobral.  A programação da semana inclui apresentações de dança, música, cinema, mágica, stand-up comedy e performances artísticas diversas, com destaque para a participação de nomes reconhecidos e também de talentos da própria comunidade FAAP. Confira alguns dos destaques que já se apresentaram: Ballet Stagium – apresentação da tradicional companhia de dança brasileira, T.F. Companhia de Dança – apresentação de Rastro, MB Circo – cortejo banda e palhaços, Mágicos Ricardo Malerbi e Rudi Solon – Intervenções de ilusionismo e humor.   A Semana Cultural FAAP é aberta à comunidade acadêmica e busca proporcionar uma experiência imersiva, acessível e plural. Mais do que uma comemoração, é uma oportunidade de vivenciar a arte em suas múltiplas formas e refletir sobre seu papel na construção de um futuro mais criativo e


Business Communication and Media

Agência Lupa, em parceria com a FAAP, lança relatório com participação de alunos do BCM

Esta semana, a FAAP e a Agência Lupa apresentaram o relatório “O Brasil do Zap”, estudo que revela um panorama inédito sobre os conteúdos que circulam em grupos públicos de WhatsApp no país. O trabalho foi coordenado pela professora da FAAP Beatriz Farrugia e contou com a participação dos alunos do Programa BCM.  O evento de lançamento do relatório aconteceu no B-Hub e contou com o debate “Entre mensagens e mentiras: a realidade da desinformação no WhatsApp”, mediado pela coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, Edilamar Galvão. Além do debate, os alunos assistiram às falas de Natália Leal (CEO da Lupa), Cristina Tardáguila (fundadora da Lupa, em participação remota), Luis Fakhouri (Palver), Amaralina Machado Rodrigues Xavier (Meedan) e Ítalo Rômany, repórter da Lupa.  Produzida pelo Observatório Lupa, a pesquisa analisou 325 mil mensagens únicas em português, coletadas em mais de 100 mil grupos públicos entre julho de 2024 e julho de 2025. A partir disso, foram examinados em profundidade 10.351 conteúdos, incluindo 9.163 pedidos de verificação recebidos pela Lupa, 468 checagens publicadas por veículos especializados e 720 mensagens amplamente encaminhadas na plataforma.  Ao final, os alunos de BCM receberam os certificados do Projeto Lupinhas, reconhecendo sua atuação na pesquisa. O projeto integra áreas como Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas em um exercício prático e interdisciplinar de análise crítica do ecossistema informacional.  Além de gerar dados inéditos sobre o comportamento informativo no WhatsApp, o relatório também funcionou como um importante laboratório acadêmico: os estudantes participaram da sistematização e classificação de conteúdos pela Taxonomia Lupa, supervisionados por profissionais e em ambiente seguro para manejo de material


Design

Alunos de Design visitam o Laboratório Cazoolo – Braskem 

Os alunos do 6º semestre do curso de Design da FAAP realizaram, na última quinta-feira, 30, uma visita técnica ao Laboratório Cazoolo – Braskem, espaço de inovação dedicado ao desenvolvimento de soluções sustentáveis e colaborativas para o design de embalagens.  Durante a atividade, os estudantes conheceram o trabalho do designer Fábio Santana, diretor do Laboratório e ex-aluno da FAAP. Santana apresentou aos visitantes as diretrizes do Cazoolo, que atua como um hub de projetos voltado à aplicação da inteligência coletiva e à experimentação de novos materiais e processos nas áreas de design circular, inovação e responsabilidade socioambiental.  A visita foi acompanhada pela Profa. Didiana Prata, responsável pela disciplina Projeto de Inovações Disruptivas, ministrada em parceria com o professor Fábio Righetto, além do professor Cláudio Parra. Ao longo da experiência, os alunos puderam relacionar os conceitos estudados em sala de aula com práticas reais de mercado, explorando os novos paradigmas do design contemporâneo, que articulam design de produto, gráfico e de serviço.  “As parcerias entre as pesquisas dos alunos do Centro Universitário e laboratórios de ponta, como o Cazoolo, são fundamentais para o fortalecimento de um ensino mais engajado e conectado com as demandas atuais do mercado”, afirma a Profa. Didiana Prata.  A atividade reforça o compromisso da FAAP em estimular a integração entre ensino, pesquisa e prática profissional, preparando os alunos para atuarem de forma crítica, criativa e sustentável no cenário do design

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter