O campus da FAAP não possui fronteiras. Além de receber mais de 300 estrangeiros, anualmente, a instituição também envia alunos, todos os anos, para programas de intercâmbio em universidades nos cinco continentes. Isso só é possível em razão das parcerias com universidades ao redor do mundo, dentro de um tradicional programa de internacionalização.
Para intensificar ainda mais a cooperação com outras instituições de ensino, a FAAP participará, mais uma vez, da Conferência e Exposição Anual – EAIE, da Associação Europeia para a Educação Internacional, que está na 32ª edição. Considerado o maior encontro internacional da educação, o evento ocorrerá de 13 a 16 de setembro, em Barcelona, na Espanha.
“A FAAP participa no evento desde 2006 para desenvolver novas parcerias internacionais, além de criar projetos, a partir da experiência das outras instituições”, diz a diretora de Internacionalização da FAAP, Lourdes Zilberberg. Segundo ela, o evento contará com a presença de cerca de 250 expositores.
Com sede em Amsterdã, na Holanda, a EAIE foi fundada em 1989 com o intuito de discutir e promover a educação superior internacional. “Surgiu no marco da integração europeia (Comunidade Econômica Europeia e posteriormente União Europeia), uma década antes da Declaração de Bolonha (1999), que deu início ao processo com o mesmo nome, que instituiu o Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES), do qual participam 49 países”, finaliza Lourdes.
Além da FAAP, como instituição de ensino brasileira, o evento contará também com um estande da FAUBAI (Associação Brasileira de Educação Internacional), que reúne gestores de internacionalização de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras associadas.