Recentemente, foi celebrado um protocolo trilateral entre o Ministério das Relações Exteriores, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e faculdades parceiras, entre elas a FAAP, visando oferecer novas oportunidades aos alunos da rede pública por meio da adoção afetiva de escolas estaduais.
A iniciativa integra o Projeto “MONUEM”, que leva simulação das Nações Unidas aos estudantes das escolas e prevê a realização de aulas teóricas com o objetivo de ensinar os principais conceitos de relações e organizações internacionais, sistema internacional e diplomacia.
Durante o evento de assinatura da parceria, a Fundação foi representada por Rogério Massaro Suriani, assessor acadêmico da Instituição, e pelo professor Victor Grinberg, coordenador do Projeto “MONUEM” pela FAAP. Ambos assinaram o termo de adoção da Escola Estadual Fernão Dias Paes.
As atividades serão desenvolvidas por 12 semanas e acompanhadas por alunos e professores do curso de Relações Internacionais da FAAP. Os estudantes assistidos terão a oportunidade de conhecer sobre o universo das relações internacionais, além de compreender melhor o seu papel na comunidade e como transformar o mundo.
A FAAP apoia essa iniciativa desde sua concepção, em 2018, e no Fórum FAAP de Discussão Estudantil 2019, que acontecerá de 17 a 20 de abril, irá receber 10 alunos da Escola Estadual Costa Manso, que já passaram pelo Projeto “MONUEM”.
O Fórum FAAP, que acontece desde 2005, é pioneiro em simulação educativa para o ensino médio no Estado de São Paulo e já teve a participação de mais de 3.000 alunos, que trocaram importantes experiências para seu futuro profissional e pessoal. O projeto foi criado e mantido por alunos do curso de Relações Internacionais da FAAP e é composto por comitês que trabalham temas de relevância internacional.