FAAP adere ao movimento Fashion Revolution Brasil com palestras e oficinas abertas ao público


DATA


COMPARTILHE


O curso de Publicidade e Propaganda da FAAP realizará um novo ciclo de aulas abertas, com a participação de convidados da área. Temas como branded content, e-sports, pesquisa agile e blockchain, entre outros, serão discutidos durante o mês de Maio. 

“Neste momento em que o ensino superior continua com aulas em formato remoto, aproveitamos para criar uma oportunidade que permite a um público maior de pessoas se beneficiar do conhecimento compartilhado em nossas aulas”, explica o professor Eric Messa, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP. 

Para assistir às aulas, é necessário fazer inscrição. Os participantes receberão certificado da FAAP. 

Confira a programação do mês de maio: 


3/5 – das 20h30 às 22h 

A era do Branded Content 

A professora Márcia Pudelko, de Mídia, recebe o ex-aluno Fernando Nadai.

Formado em Publicidade e em Rádio e TV, ambas pela FAAP-SP, Fernando Nadai tem passagem por grandes veículos de comunicação como TV Globo, Netflix, Discovery Networks e Turner. É Mestre em Criação de Formatos de Entretenimento pela produtora Endemol Shine (Barcelona). 

Inscrições: https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=PWAEBCSP_03.05.21 


6/5, das 19h às 21h 

Comprar impressões não impressiona! Estratégias para marcas que querem virar creators nativos! 

O professor João Rocha, de Planejamento Estratégico, recebe o publicitário Daniel Silber

Formado em Marketing e com MBA em Estratégias de Negócios, Daniel Silber está sempre buscando formas criativas de resolver problemas reais. Possui mais de 10 anos de experiência no mercado de bens de consumo, com passagens pela Nivea, Mondeléz e Ambev, onde, atualmente, é head de marketing de Guaraná Antarctica. Daniel sempre acreditou que um bom departamento de marketing deve ir além de fazer comunicação, ajudando a nortear decisões estratégicas. 

Inscrições: https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=PWACINSP_06.05.21 


10/5, das 7h30 às 09h00 

11/5, das 11h às 12h50 

14/5, das 20h50 às 22h30 

Cenário E-Sports e Marketing no Brasil 

O professor Fernando Dinelli, de Marketing, recebe Adriano Echeverria 

Adriano Echeverria é CMO da 7W Play, responsável pela estratégia e pela comunicação de contas como Federação Paulista de Futebol, Corinthians E-Football, Wet´n Wild, e da maior liga independente de Futebol Virtual da América Latina, a KOEL, que está na sua segunda temporada e conta com patrocínio do C6 Bank e Mastercard. Atua há mais de 15 anos na gestão de projetos pioneiros em marketing digital e de performance para grandes marcas como Philips, projetos omnichannel para a Harley-Davidson, envolvendo eventos itinerantes, gestão de dados e ativação nos pontos de venda. Também atuou com ações digitais e branding para empresas como, ConectCar, Postos Ipiranga, UZ Games, Grupo Ultra, Shewin-Williams e HyperX. 

O mesmo evento ocorrerá em três datas diferentes, basta escolher e realizar a inscrição: 

10/5, das 7h30 às 09h00

https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=PWACEMSP_10.05.21 

11/5, das 11h às 12h50

https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=PWACEMSP_11.05.21 

14/5, das 20h50 às 22h30

https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=PWACEMSP_14.05.21 


13/5, das 19h às 21h 

B é o novo A na comunicação? Novos modelos para um mundo em transformação 

O professor João Rocha, de Planejamento Estratégico, recebe os publicitários Davi Cury e Saulo Sanchez

Davi Cury é publicitário com experiência internacional. Ingressou na carreira em agências, em 2009, depois de atuar por quase 10 anos no marketing de empresas do primeiro, segundo e terceiro setor. Como atendimento, liderou contas como McDonald’s, Kimberly Clark, Brasil Kirin/Heineken, Unilever, Sony e Sanofi em disciplinas de digital e live marketing. Mais recentemente, Davi trabalhou em Nova York atendendo a Samsung e startups como Casper e CR7.com. De volta ao Brasil, em janeiro de 2019, juntou-se ao time de Sócio-Diretores da BPool para liderar o relacionamento com os parceiros criativos. 

Saulo Sanchez é co-fundador da Monkey-land, um estúdio criativo, livre, leve e solto. É publicitário com mais de vinte anos de experiência trabalhando para marcas globais como Nike, Google, P&G, Unilever, Mondeléz, ABInBev, Volkswagen, GM e Mercedes-Benz. Possui MBA. com ênfase em Marketing pela U.S.P., especialização em Marketing pela University of California, Berkeley e marketing internacional pela University of California, Los Angeles (UCLA). 

Inscrições: https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=PWANCNSP_13.05.21 


20/5, das 9h20 às 11h 

A importância da pesquisa agile nos dias de hoje 

O professor Lissandro Cordeiro, de Pesquisa, recebe Renata Bendit

Renata Bendit atua em pesquisas de mercado há mais de 18 anos, com grande expertise em planejamento e gestão de projetos junto aos clientes, além de desenvolver insights. Graduada em Administração de Empresas pela FAAP e em Master in Business Communication pela FGV, concluiu seu trabalho com foco no tema “Painel Customizado Online”. Possui ampla experiência em outros institutos de pesquisa, especificamente na área de pesquisa online. Em fevereiro de 2019, ingressou na Toluna como Líder de Equipe Digital Latam. Desde março de 2020, atua como Customer Success Manager Team Leader Latam com o objetivo de expandir e melhorar a experiência do cliente. 

Inscrições: https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=PWAIPASP_20.05.21 


25/5, das 9h20 às 11h 

Blockchain e contratos inteligentes: o impacto na comunicação, na arte, na gestão de dados pessoais e na economia 

A professora Ana Roberta Alcântara, de Comunicação e Mercado, recebe David Contreras

David Contreras é gerente de Produtos da Blockchain Academy. Publicitário formado pela FAAP, em 2005, com especialidade em planejamento de comunicação e gestão de projetos. Atuou por seis anos em produção de conteúdo e 12 anos em agências de Live Marketing e Comunicação 

Inscrições: https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=PWABCISP_25.05.21 


COMPARTILHE

COMPARTILHE

O curso de Publicidade e Propaganda da FAAP realizará um novo ciclo de aulas abertas, com a participação de convidados da área. Temas como branded content, e-sports, pesquisa agile e blockchain, entre outros, serão discutidos durante o mês de Maio. 

“Neste momento em que o ensino superior continua com aulas em formato remoto, aproveitamos para criar uma oportunidade que permite a um público maior de pessoas se beneficiar do conhecimento compartilhado em nossas aulas”, explica o professor Eric Messa, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP. 

Para assistir às aulas, é necessário fazer inscrição. Os participantes receberão certificado da FAAP. 

Confira a programação do mês de maio: 


3/5 – das 20h30 às 22h 

A era do Branded Content 

A professora Márcia Pudelko, de Mídia, recebe o ex-aluno Fernando Nadai.

Formado em Publicidade e em Rádio e TV, ambas pela FAAP-SP, Fernando Nadai tem passagem por grandes veículos de comunicação como TV Globo, Netflix, Discovery Networks e Turner. É Mestre em Criação de Formatos de Entretenimento pela produtora Endemol Shine (Barcelona). 

Inscrições: https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=PWAEBCSP_03.05.21 


6/5, das 19h às 21h 

Comprar impressões não impressiona! Estratégias para marcas que querem virar creators nativos! 

O professor João Rocha, de Planejamento Estratégico, recebe o publicitário Daniel Silber

Formado em Marketing e com MBA em Estratégias de Negócios, Daniel Silber está sempre buscando formas criativas de resolver problemas reais. Possui mais de 10 anos de experiência no mercado de bens de consumo, com passagens pela Nivea, Mondeléz e Ambev, onde, atualmente, é head de marketing de Guaraná Antarctica. Daniel sempre acreditou que um bom departamento de marketing deve ir além de fazer comunicação, ajudando a nortear decisões estratégicas. 

Inscrições: https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=PWACINSP_06.05.21 


10/5, das 7h30 às 09h00 

11/5, das 11h às 12h50 

14/5, das 20h50 às 22h30 

Cenário E-Sports e Marketing no Brasil 

O professor Fernando Dinelli, de Marketing, recebe Adriano Echeverria 

Adriano Echeverria é CMO da 7W Play, responsável pela estratégia e pela comunicação de contas como Federação Paulista de Futebol, Corinthians E-Football, Wet´n Wild, e da maior liga independente de Futebol Virtual da América Latina, a KOEL, que está na sua segunda temporada e conta com patrocínio do C6 Bank e Mastercard. Atua há mais de 15 anos na gestão de projetos pioneiros em marketing digital e de performance para grandes marcas como Philips, projetos omnichannel para a Harley-Davidson, envolvendo eventos itinerantes, gestão de dados e ativação nos pontos de venda. Também atuou com ações digitais e branding para empresas como, ConectCar, Postos Ipiranga, UZ Games, Grupo Ultra, Shewin-Williams e HyperX. 

O mesmo evento ocorrerá em três datas diferentes, basta escolher e realizar a inscrição: 

10/5, das 7h30 às 09h00

https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=PWACEMSP_10.05.21 

11/5, das 11h às 12h50

https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=PWACEMSP_11.05.21 

14/5, das 20h50 às 22h30

https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=PWACEMSP_14.05.21 


13/5, das 19h às 21h 

B é o novo A na comunicação? Novos modelos para um mundo em transformação 

O professor João Rocha, de Planejamento Estratégico, recebe os publicitários Davi Cury e Saulo Sanchez

Davi Cury é publicitário com experiência internacional. Ingressou na carreira em agências, em 2009, depois de atuar por quase 10 anos no marketing de empresas do primeiro, segundo e terceiro setor. Como atendimento, liderou contas como McDonald’s, Kimberly Clark, Brasil Kirin/Heineken, Unilever, Sony e Sanofi em disciplinas de digital e live marketing. Mais recentemente, Davi trabalhou em Nova York atendendo a Samsung e startups como Casper e CR7.com. De volta ao Brasil, em janeiro de 2019, juntou-se ao time de Sócio-Diretores da BPool para liderar o relacionamento com os parceiros criativos. 

Saulo Sanchez é co-fundador da Monkey-land, um estúdio criativo, livre, leve e solto. É publicitário com mais de vinte anos de experiência trabalhando para marcas globais como Nike, Google, P&G, Unilever, Mondeléz, ABInBev, Volkswagen, GM e Mercedes-Benz. Possui MBA. com ênfase em Marketing pela U.S.P., especialização em Marketing pela University of California, Berkeley e marketing internacional pela University of California, Los Angeles (UCLA). 

Inscrições: https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=PWANCNSP_13.05.21 


20/5, das 9h20 às 11h 

A importância da pesquisa agile nos dias de hoje 

O professor Lissandro Cordeiro, de Pesquisa, recebe Renata Bendit

Renata Bendit atua em pesquisas de mercado há mais de 18 anos, com grande expertise em planejamento e gestão de projetos junto aos clientes, além de desenvolver insights. Graduada em Administração de Empresas pela FAAP e em Master in Business Communication pela FGV, concluiu seu trabalho com foco no tema “Painel Customizado Online”. Possui ampla experiência em outros institutos de pesquisa, especificamente na área de pesquisa online. Em fevereiro de 2019, ingressou na Toluna como Líder de Equipe Digital Latam. Desde março de 2020, atua como Customer Success Manager Team Leader Latam com o objetivo de expandir e melhorar a experiência do cliente. 

Inscrições: https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=PWAIPASP_20.05.21 


25/5, das 9h20 às 11h 

Blockchain e contratos inteligentes: o impacto na comunicação, na arte, na gestão de dados pessoais e na economia 

A professora Ana Roberta Alcântara, de Comunicação e Mercado, recebe David Contreras

David Contreras é gerente de Produtos da Blockchain Academy. Publicitário formado pela FAAP, em 2005, com especialidade em planejamento de comunicação e gestão de projetos. Atuou por seis anos em produção de conteúdo e 12 anos em agências de Live Marketing e Comunicação 

Inscrições: https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=PWABCISP_25.05.21 

banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Na FAAP

FAAP realiza 36ª Campanha de Doação de Sangue  

Na manhã desta quarta-feira, 5, a Fundação Armando Alvares Penteado promoveu a 36ª edição da tradicional Campanha de Doação de Sangue em parceria com a Fundação Pró Sangue, do Hemocentro de São Paulo. A ação aconteceu no Centro de Convenções, sala Anexa, reunindo alunos, professores, funcionários e membros da comunidade interessados em fazer a diferença.  “Na FAAP, acreditamos que responsabilidade social também se expressa em gestos de solidariedade que salvam vidas. Doar sangue é um deles: um ato simples, rápido e de profundo impacto humano.Por meio das campanhas realizadas anualmente em parceria com a Fundação Pró-Sangue, buscamos sensibilizar nossa comunidade acadêmica sobre a importância de manter esse compromisso coletivo com a vida”, afirma Bianca Rosetti, Gerente do setor de Responsabilidade Socioambiental. Desde 2001, o FAAP Social realiza periodicamente campanhas de doação de sangue, que já mobilizaram mais de 5 mil doadores. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com valores de solidariedade, cidadania e responsabilidade social, incentivando cada participante a contribuir diretamente para salvar vidas.  Durante o período da manhã, entre 8h30 e 11h15, o espaço recebeu um fluxo constante de doadores, muitos realizando o gesto pela primeira vez. Para participar, os 56 voluntários precisaram atender aos critérios básicos estabelecidos pelo Hemocentro, como estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, estar descansado e ter feito uma refeição leve antes da doação.  A FAAP agradece a todos que participaram da campanha e reforça a importância desse ato simples e generoso que ajuda a manter os estoques de sangue dos hospitais e hemocentros sempre


Na FAAP

FAAP celebra o Dia Nacional da Cultura com intervenções culturais 

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), que nasceu com o propósito de ser uma Escola de Belas Artes e tem a cultura em seu DNA, celebra o Dia Nacional da Cultura com a Semana Cultural FAAP. A iniciativa acontece a partir do dia 3 de novembro e reforça o compromisso da instituição com a promoção das artes, da criatividade e do pensamento crítico.  Reconhecida como um dos mais importantes complexos multiculturais de São Paulo, a FAAP abriga em seu campus o Museu de Arte Brasileira MAB FAAP, o Teatro FAAP e, mais recentemente, o Cine FAAP, espaços que, juntos, formam um ecossistema dedicado à difusão cultural e à formação de públicos diversos.  A Semana Cultural FAAP destaca a importância de valorizar a cultura como parte essencial da formação acadêmica e da vida em sociedade.   “A cultura é um elemento transformador. Ela amplia horizontes, estimula a empatia e fortalece a identidade. Ao criarmos a Semana Cultural, queremos não apenas celebrar o Dia Nacional da Cultura, mas também reafirmar o papel da FAAP como um espaço onde arte, educação e inovação caminham juntos”, afirma Sobral.  A programação da semana inclui apresentações de dança, música, cinema, mágica, stand-up comedy e performances artísticas diversas, com destaque para a participação de nomes reconhecidos e também de talentos da própria comunidade FAAP. Confira alguns dos destaques que já se apresentaram: Ballet Stagium – apresentação da tradicional companhia de dança brasileira, T.F. Companhia de Dança – apresentação de Rastro, MB Circo – cortejo banda e palhaços, Mágicos Ricardo Malerbi e Rudi Solon – Intervenções de ilusionismo e humor.   A Semana Cultural FAAP é aberta à comunidade acadêmica e busca proporcionar uma experiência imersiva, acessível e plural. Mais do que uma comemoração, é uma oportunidade de vivenciar a arte em suas múltiplas formas e refletir sobre seu papel na construção de um futuro mais criativo e


Business Communication and Media

Agência Lupa, em parceria com a FAAP, lança relatório com participação de alunos do BCM

Esta semana, a FAAP e a Agência Lupa apresentaram o relatório “O Brasil do Zap”, estudo que revela um panorama inédito sobre os conteúdos que circulam em grupos públicos de WhatsApp no país. O trabalho foi coordenado pela professora da FAAP Beatriz Farrugia e contou com a participação dos alunos do Programa BCM.  O evento de lançamento do relatório aconteceu no B-Hub e contou com o debate “Entre mensagens e mentiras: a realidade da desinformação no WhatsApp”, mediado pela coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, Edilamar Galvão. Além do debate, os alunos assistiram às falas de Natália Leal (CEO da Lupa), Cristina Tardáguila (fundadora da Lupa, em participação remota), Luis Fakhouri (Palver), Amaralina Machado Rodrigues Xavier (Meedan) e Ítalo Rômany, repórter da Lupa.  Produzida pelo Observatório Lupa, a pesquisa analisou 325 mil mensagens únicas em português, coletadas em mais de 100 mil grupos públicos entre julho de 2024 e julho de 2025. A partir disso, foram examinados em profundidade 10.351 conteúdos, incluindo 9.163 pedidos de verificação recebidos pela Lupa, 468 checagens publicadas por veículos especializados e 720 mensagens amplamente encaminhadas na plataforma.  Ao final, os alunos de BCM receberam os certificados do Projeto Lupinhas, reconhecendo sua atuação na pesquisa. O projeto integra áreas como Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas em um exercício prático e interdisciplinar de análise crítica do ecossistema informacional.  Além de gerar dados inéditos sobre o comportamento informativo no WhatsApp, o relatório também funcionou como um importante laboratório acadêmico: os estudantes participaram da sistematização e classificação de conteúdos pela Taxonomia Lupa, supervisionados por profissionais e em ambiente seguro para manejo de material


Design

Alunos de Design visitam o Laboratório Cazoolo – Braskem 

Os alunos do 6º semestre do curso de Design da FAAP realizaram, na última quinta-feira, 30, uma visita técnica ao Laboratório Cazoolo – Braskem, espaço de inovação dedicado ao desenvolvimento de soluções sustentáveis e colaborativas para o design de embalagens.  Durante a atividade, os estudantes conheceram o trabalho do designer Fábio Santana, diretor do Laboratório e ex-aluno da FAAP. Santana apresentou aos visitantes as diretrizes do Cazoolo, que atua como um hub de projetos voltado à aplicação da inteligência coletiva e à experimentação de novos materiais e processos nas áreas de design circular, inovação e responsabilidade socioambiental.  A visita foi acompanhada pela Profa. Didiana Prata, responsável pela disciplina Projeto de Inovações Disruptivas, ministrada em parceria com o professor Fábio Righetto, além do professor Cláudio Parra. Ao longo da experiência, os alunos puderam relacionar os conceitos estudados em sala de aula com práticas reais de mercado, explorando os novos paradigmas do design contemporâneo, que articulam design de produto, gráfico e de serviço.  “As parcerias entre as pesquisas dos alunos do Centro Universitário e laboratórios de ponta, como o Cazoolo, são fundamentais para o fortalecimento de um ensino mais engajado e conectado com as demandas atuais do mercado”, afirma a Profa. Didiana Prata.  A atividade reforça o compromisso da FAAP em estimular a integração entre ensino, pesquisa e prática profissional, preparando os alunos para atuarem de forma crítica, criativa e sustentável no cenário do design

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter