Inteligência artificial, processos transformadores e descarte adequado de embalagens plásticas pós-consumo são os temas das palestras que professores do curso de Engenharia da FAAP apresentarão na “Plástico Brasil”, feira que reúne os últimos avanços tecnológicos e as principais tendências globais dos segmentos da cadeia produtiva do plástico. O evento, que também contará com a exposição de novos produtos desenvolvidos pelos alunos da FAAP, acontecerá de 25 a 29 de março, em São Paulo.
As palestras ocorrem a partir de terça-feira (26/03), com o professor Antonio Jorge Ferreira Pires, que falará sobre os desafios da Engenharia do futuro nos processos transformadores. Na quarta-feira (27/03), será a vez do professor Gustavo Corrêa Mirapalheta, que destacará o glamour dos novos aplicativos de inteligência artificial nas empresas. A professora Cristiane Lima Cortez abordará o destino das embalagens plásticas pós-consumo, na quinta-feira (28/03).
Um dos projetos apresentados pelos alunos tem foco na área de Moda: uma roupa em tricô, produzida com fio de polipropileno, que venceu o concurso realizado pela Braskem e participou do último desfile no SP Fashion Week. As autoras da inovação são as alunas Raíza Marques e Maria Eduarda Costa. O outro é na área do Design, da ex-aluna Ana Paula Naccarato, que construiu peças, como bandejas, luminária e relógio de parede, a partir de resina da mamona e borra de café. Atualmente, Ana possui uma empresa, a Recoffee, que produz e vende as peças.
A Plástico Brasil é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) e das principais entidades do setor.