A nova edição do estudo Mídias Sociais 360º, desenvolvido pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP em parceria com a Socialbakers, aponta que a categoria Celebridades, que inclui influenciadores digitais, artistas, entre outros, sofreu uma queda na quantidade de seguidores no Instagram.
No primeiro trimestre de 2018, a média de seguidores das celebridades era de 9.900.078. Entre abril e junho, o número de followers caiu para 5.497.600 – uma redução de, aproximadamente, 45% em apenas três meses.
Essa queda deve-se à limpeza de perfis feita pelo Instagram e, também, pelo Facebook, após o escândalo da Cambridge Analytica. Muitos influenciadores digitais usavam ferramentas para inflar seus perfis e grande parte desses recursos foi bloqueada pelas plataformas.
Enquanto as celebridades estão perdendo seguidores, as marcas cresceram sua base de fãs, ainda que sutilmente. No primeiro trimestre de 2018, a média de seguidores era de 1.087.966 e no segundo trimestre passou para 1.199.516.
O Facebook foi a plataforma que mais sofreu nos últimos meses com denúncias de manipulação e fake news. No entanto, segundo o estudo, as marcas não tiveram uma queda tão significativa no número de curtidas como ocorreu no Instagram. Outro segmento analisado pelo relatório do NiMD foi o de “Mídia/Notícias” – normalmente o que possui mais seguidores –, que também teve uma pequena queda: de 3.710.670 de fãs passou para 3.671.810 no período analisado.
Outros números
– O número médio de postagens no Instagram das marcas subiu de 19 para 22 por semana. As celebridades também registraram números parecidos, de 11 para 14.?
– Enquanto as marcas costumam ter uma média de 4.182 interações em cada publicação no Instagram, as celebridades conseguem uma média de 67.815 (curtidas e comentários).
O relatório Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP) mede as atividades dos 100 perfis empresariais com mais interações nas mídias sociais do Brasil dos setores Mídias e Notícias, Bens de Consumo, Entretenimento, E-Commerce e Marcas/Institucional. Desde o trimestre passado, passou a trazer também dados dos 100 principais influenciadores digitais. Os relatórios estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap.