ESTUDO REVELA QUE CELEBRIDADES TÊM PERDIDO SEGUIDORES NO INSTAGRAM

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


A nova edição do estudo Mídias Sociais 360º, desenvolvido pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP em parceria com a Socialbakers, aponta que a categoria Celebridades, que inclui influenciadores digitais, artistas, entre outros, sofreu uma queda na quantidade de seguidores no Instagram.

No primeiro trimestre de 2018, a média de seguidores das celebridades era de 9.900.078. Entre abril e junho, o número de followers caiu para 5.497.600 – uma redução de, aproximadamente, 45% em apenas três meses.

Essa queda deve-se à limpeza de perfis feita pelo Instagram e, também, pelo Facebook, após o escândalo da Cambridge Analytica. Muitos influenciadores digitais usavam ferramentas para inflar seus perfis e grande parte desses recursos foi bloqueada pelas plataformas.

Enquanto as celebridades estão perdendo seguidores, as marcas cresceram sua base de fãs, ainda que sutilmente. No primeiro trimestre de 2018, a média de seguidores era de 1.087.966 e no segundo trimestre passou para 1.199.516.

 

Facebook

O Facebook foi a plataforma que mais sofreu nos últimos meses com denúncias de manipulação e fake news. No entanto, segundo o estudo, as marcas não tiveram uma queda tão significativa no número de curtidas como ocorreu no Instagram. Outro segmento analisado pelo relatório do NiMD foi o de “Mídia/Notícias” – normalmente o que possui mais seguidores –, que também teve uma pequena queda: de 3.710.670 de fãs passou para 3.671.810 no período analisado.

 

Outros números

 

 – O número médio de postagens no Instagram das marcas subiu de 19 para 22 por semana. As celebridades também registraram números parecidos, de 11 para 14.?

 – Enquanto as marcas costumam ter uma média de 4.182 interações em cada publicação no Instagram, as celebridades conseguem uma média de 67.815 (curtidas e comentários).

 

O relatório Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP) mede as atividades dos 100 perfis empresariais com mais interações nas mídias sociais do Brasil dos setores Mídias e Notícias, Bens de Consumo, Entretenimento, E-Commerce e Marcas/Institucional. Desde o trimestre passado, passou a trazer também dados dos 100 principais influenciadores digitais. Os relatórios estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap.

 


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A nova edição do estudo Mídias Sociais 360º, desenvolvido pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP em parceria com a Socialbakers, aponta que a categoria Celebridades, que inclui influenciadores digitais, artistas, entre outros, sofreu uma queda na quantidade de seguidores no Instagram.

No primeiro trimestre de 2018, a média de seguidores das celebridades era de 9.900.078. Entre abril e junho, o número de followers caiu para 5.497.600 – uma redução de, aproximadamente, 45% em apenas três meses.

Essa queda deve-se à limpeza de perfis feita pelo Instagram e, também, pelo Facebook, após o escândalo da Cambridge Analytica. Muitos influenciadores digitais usavam ferramentas para inflar seus perfis e grande parte desses recursos foi bloqueada pelas plataformas.

Enquanto as celebridades estão perdendo seguidores, as marcas cresceram sua base de fãs, ainda que sutilmente. No primeiro trimestre de 2018, a média de seguidores era de 1.087.966 e no segundo trimestre passou para 1.199.516.

 

Facebook

O Facebook foi a plataforma que mais sofreu nos últimos meses com denúncias de manipulação e fake news. No entanto, segundo o estudo, as marcas não tiveram uma queda tão significativa no número de curtidas como ocorreu no Instagram. Outro segmento analisado pelo relatório do NiMD foi o de “Mídia/Notícias” – normalmente o que possui mais seguidores –, que também teve uma pequena queda: de 3.710.670 de fãs passou para 3.671.810 no período analisado.

 

Outros números

 

 – O número médio de postagens no Instagram das marcas subiu de 19 para 22 por semana. As celebridades também registraram números parecidos, de 11 para 14.?

 – Enquanto as marcas costumam ter uma média de 4.182 interações em cada publicação no Instagram, as celebridades conseguem uma média de 67.815 (curtidas e comentários).

 

O relatório Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP) mede as atividades dos 100 perfis empresariais com mais interações nas mídias sociais do Brasil dos setores Mídias e Notícias, Bens de Consumo, Entretenimento, E-Commerce e Marcas/Institucional. Desde o trimestre passado, passou a trazer também dados dos 100 principais influenciadores digitais. Os relatórios estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap.

 


DATA



CATEGORIA

faap-bcm-banner-home

Business Communication and Media

Saiba mais
sebastian-pandelache-hBki3p82xQ4-unsplash

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

FAAPCast recebe Carlos Monaretta, participante da Residência Artística FAAP – São Paulo

O artista Carlos Monaretta é um dos participantes da atual edição da Residência Artística FAAP – São Paulo. Ele escolheu o programa pela possibilidade de permanecer por mais tempo na capital paulista, o que contribui diretamente para o desenvolvimento de sua pesquisa, voltada às relações com o espaço público. Antes de chegar à FAAP, Carlos participou de outra residência artística, onde conheceu um artista argentino que o indicou o programa. A troca entre artistas é uma das principais características da Residência Artística FAAP, que recebe criadores do mundo todo. Ele conta que já conviveu com artistas da França, Portugal, Porto Rico, Chile, entre outros, e essa diversidade gera conexões e amplia seu olhar como artista. Seu percurso como artista é atravessado pela história migratória de sua família e pela vivência com o skate, elementos que despertaram seu interesse pelas dinâmicas da rua e do espaço urbano – temas centrais em sua produção. Carlos conta que estar no centro de São Paulo tem sido fundamental para seu trabalho, que lida diretamente com os usos e disputas do espaço público. Além de artista, atua como produtor e educador. Segundo ele, a residência tem sido um espaço valioso para se dedicar com mais profundidade à sua prática artística, por ser um tempo que permite foco, experimentação e amadurecimento de ideias. Na conversa, ele também compartilhou dicas importantes para quem deseja se inscrever em programas de residência artística, incentivando artistas a apostarem em propostas genuínas, que dialoguem com seus percursos pessoais e com os contextos em que desejam atuar. Confira o episódio completo em:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter