DADOS DO ESTUDO #MS360FAAP MOSTRAM QUE INÍCIO DA QUARENTENA CAUSADA PELA COVID-19 IMPULSIONOU OS PERFIS DE CRIADORES DE CONTEÚDO E INFLUENCIADORES NO INSTAGRAM

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O mundo mudou completamente com a crise causada pelo novo coronavírus. Como vitrine de tudo o que acontece e, ao mesmo tempo, válvula de escape, as redes sociais estão sendo ainda mais utilizadas neste período muito por conta do confinamento, já que os usuários ficam conectados praticamente o tempo todo.

Diante deste cenário, os criadores de conteúdo, influenciadores digitais e as celebridades ganharam mais seguidores no Instagram. É o que indica o mais recente relatório #MS360FAAP, produzido pela Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP), por meio de seu Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD), em parceria com a plataforma Socialbakers.

Em sua primeira edição do ano, o relatório, que mede trimestralmente o comportamento das 100 marcas e celebridades brasileiras com mais interações no Facebook e Instagram, mostra que, em relação ao trimestre anterior, a média de crescimento de seguidores de celebridades e influenciadores digitais foi de 17,3% (Instagram), com número médio de seguidores chegando a mais de 13 milhões. No fim do ano passado, esse número era de 11,7 milhões.

Essa atitude pode ser explicada pelo interesse do usuário em buscar referências externas. Neste período de quarentena, cresceu a busca por conhecer e seguir pessoas que possam indicar algum tipo de comportamento considerado ideal.

Ao contrário das celebridades, as marcas não traçaram o mesmo caminho de crescimento no Instagram. Talvez pela dificuldade que as pessoas tenham em consumir algo agora ou pelo interesse geral estar voltado a outros assuntos. De janeiro a março deste ano, o volume médio de seguidores do segmento foi de 1.954.007 para 2.097.368 – um crescimento de 7,33%.

 

Facebook

Na outra rede de Mark Zuckerberg, o que chamou a atenção foi a queda no número médio de seguidores das páginas de todas as categorias analisadas. No segmento “Mídia/Notícias”, por exemplo, o primeiro trimestre de 2020 ficou com uma média de 3,4 milhões de fãs. Já no período imediatamente anterior, em 2019, o número médio era de 5,5 milhões.

Uma possível explicação para essa diminuição no número de fãs das páginas do Facebook é a quantidade de informações desencontradas e campanhas de desinformação a que todos fomos submetidos desde o início da pandemia.

Como o compartilhamento de informações é maior pelas próprias características da plataforma, a confiança dos usuários a respeito do conteúdo encontrado acabou diminuindo.

Mais números

· No Facebook, o segmento que mais investiu em impulsionamento no primeiro trimestre deste ano foi o de “Bens de Consumo”: 63% das postagens tiveram algum investimento.

· No Instagram, as marcas publicaram, em média, 19 vezes por semana durante os três primeiros meses de 2020.

· Nesse mesmo período, em 26% das publicações no Instagram não houve nenhuma hashtag.

· O tempo médio de resposta das 100 maiores páginas do Facebook no início do ano de 2020 foi de 33 horas e 34 minutos.

 

Os relatórios do estudo “Mídias Sociais 360º” (#MS360FAAP) estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap.


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O mundo mudou completamente com a crise causada pelo novo coronavírus. Como vitrine de tudo o que acontece e, ao mesmo tempo, válvula de escape, as redes sociais estão sendo ainda mais utilizadas neste período muito por conta do confinamento, já que os usuários ficam conectados praticamente o tempo todo.

Diante deste cenário, os criadores de conteúdo, influenciadores digitais e as celebridades ganharam mais seguidores no Instagram. É o que indica o mais recente relatório #MS360FAAP, produzido pela Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP), por meio de seu Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD), em parceria com a plataforma Socialbakers.

Em sua primeira edição do ano, o relatório, que mede trimestralmente o comportamento das 100 marcas e celebridades brasileiras com mais interações no Facebook e Instagram, mostra que, em relação ao trimestre anterior, a média de crescimento de seguidores de celebridades e influenciadores digitais foi de 17,3% (Instagram), com número médio de seguidores chegando a mais de 13 milhões. No fim do ano passado, esse número era de 11,7 milhões.

Essa atitude pode ser explicada pelo interesse do usuário em buscar referências externas. Neste período de quarentena, cresceu a busca por conhecer e seguir pessoas que possam indicar algum tipo de comportamento considerado ideal.

Ao contrário das celebridades, as marcas não traçaram o mesmo caminho de crescimento no Instagram. Talvez pela dificuldade que as pessoas tenham em consumir algo agora ou pelo interesse geral estar voltado a outros assuntos. De janeiro a março deste ano, o volume médio de seguidores do segmento foi de 1.954.007 para 2.097.368 – um crescimento de 7,33%.

 

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Na outra rede de Mark Zuckerberg, o que chamou a atenção foi a queda no número médio de seguidores das páginas de todas as categorias analisadas. No segmento “Mídia/Notícias”, por exemplo, o primeiro trimestre de 2020 ficou com uma média de 3,4 milhões de fãs. Já no período imediatamente anterior, em 2019, o número médio era de 5,5 milhões.

Uma possível explicação para essa diminuição no número de fãs das páginas do Facebook é a quantidade de informações desencontradas e campanhas de desinformação a que todos fomos submetidos desde o início da pandemia.

Como o compartilhamento de informações é maior pelas próprias características da plataforma, a confiança dos usuários a respeito do conteúdo encontrado acabou diminuindo.

Mais números

· No Facebook, o segmento que mais investiu em impulsionamento no primeiro trimestre deste ano foi o de “Bens de Consumo”: 63% das postagens tiveram algum investimento.

· No Instagram, as marcas publicaram, em média, 19 vezes por semana durante os três primeiros meses de 2020.

· Nesse mesmo período, em 26% das publicações no Instagram não houve nenhuma hashtag.

· O tempo médio de resposta das 100 maiores páginas do Facebook no início do ano de 2020 foi de 33 horas e 34 minutos.

 

Os relatórios do estudo “Mídias Sociais 360º” (#MS360FAAP) estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap.


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Internacional

FAAP participa da conferência dos Institutos Confúcio em Pequim

O Instituto Confúcio para Negócios da FAAP (BCI FAAP) participou da Conferência dos Institutos Confúcio, organizada pelo Center for Language Education and Cooperation, pela Chinese International Education Foundation e pela International Society for Chinese Language Teaching, que ocorreu em Pequim entre 15 e 16 de novembro de 2025.  A diretora chinesa, Dra. Zhu Xiaoshu, e a diretora local, Dra. Lourdes Zilberberg, participaram do evento, que reuniu mais de 5.000 delegados de mais de 160 países. Além dos delegados estrangeiros, também participaram delegados locais de universidades chinesas. O evento teve como lema “Innovation Leads, AI Empowers: Learning Chinese Without Borders” (Inovação lidera, IA empodera: aprendendo chinês sem fronteiras). Entre os temas discutidos esteve o uso da Inteligência Artificial na educação, que integra as diretrizes do governo chinês para o setor educacional.  O ministro da Educação da República Popular da China, Dr. Huai Jinpeng, moderou a cerimônia de abertura, que contou com discursos de delegados estrangeiros e chineses, comentou sobre os avanços do ensino de chinês no mundo e sobre o uso da IA como nova ferramenta para o estudo do idioma. Além do ministro, a cerimônia de abertura contou com o discurso do vice‑primeiro‑ministro Ding Xuexiang, membro do Comitê Permanente do Politburo do Comitê Central do Partido Comunista da China, que também ressaltou o uso da IA em todo o sistema educacional chinês, inclusive no ensino de línguas, e destacou a importância dos Institutos Confúcio.  A China é conhecida por seus avanços na área de tecnologia, especialmente com a criação do DeepSeek, e pelo investimento em educação, ciência e tecnologia. Dessa forma, o ensino da língua chinesa no mundo também poderá utilizar ferramentas de apoio, incluindo Inteligência Artificial, por meio da IA Cloud Platform criada pelo governo e lançada no evento.  A Dra. Zhu Xiaoshu e a Dra. Lourdes Zilberberg também participaram de reunião na University of International Business and Economics (UIBE), parceira da FAAP no âmbito do BCI FAAP, e apresentaram as diversas atividades desenvolvidas em


Na FAAP

FAAP recebe Sua Alteza Sereníssima Príncipe Albert II de Mônaco em evento sobre empreendedorismo sustentável

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) teve o prazer de receber, na última sexta-feira (7), Sua Alteza Sereníssima Príncipe Albert II de Mônaco para o evento Building Tomorrow Together, dedicado à reflexão sobre inovação e empreendedorismo com foco na sustentabilidade. O encontro, realizado nas dependências da FAAP, reuniu estudantes de diversas áreas do conhecimento, além de empreendedores comprometidos com soluções de impacto socioambiental. A visita do Príncipe à FAAP marca seu retorno à instituição, onde já esteve anteriormente por ocasião da exposição Os Anos Grace Kelly, Princesa de Mônaco. A escolha da FAAP como palco para esse importante diálogo internacional reforça o papel da Fundação como centro de excelência acadêmica e de articulação de temas globais relevantes. A recepção oficial foi conduzida pela Sra. Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP, que deu as boas-vindas à comitiva monegasca. Também participaram da cerimônia a Sra. Pilar Guillon Liotti, conselheira do MAB FAAP e o Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP. Em conversa reservada, Sua Alteza, o Príncipe, e a Mantenedora da FAAP falaram sobre interesses em comum de ambas as Fundações e sobre parcerias futuras, planos, eventos e projetos mais estruturados no que diz respeito às áreas de artes e negócios. O Sr. Arnoldo Wald, Cônsul Honorário de Mônaco no Brasil e presidente da filial latino-americana da Fundação Príncipe Albert II de Mônaco; o Príncipe Dom João de Orléans e Bragança e o Príncipe Charles Philippe d’Orléans estiveram presentes juntamente com outras autoridades e convidados ilustres. O evento, mediado pela professora Fernanda Magnotta, coordenadora do programa BIA, destacou dez jovens empreendedores latino-americanos, que apresentaram iniciativas inovadoras alinhadas às pautas da COP30. As soluções abordaram desafios ambientais urgentes, demonstrando o potencial transformador do empreendedorismo sustentável. Em seu discurso de boas-vindas, Sra. Celita lembrou que “os objetivos da Fundação Príncipe Albert II vêm ao encontro dos objetivos do nosso centro de inovação e empreendedorismo – o FAAP Business Hub – cuja meta é trabalhar o perfil empreendedor de nosso corpo discente e, para que isso se realize na prática, são desenvolvidos uma série de programas para todos os estágios de desenvolvimento, transformando ideias em ações, como também inserindo conteúdos de sustentabilidade em todos os seus cursos”. Dois alunos da graduação da FAAP também participaram ativamente do encontro. Gabriela Guimarães, do 3º semestre de Moda compartilhou projetos desenvolvidos na própria instituição, como os programas “Start. From Ideas to Action”, “FAABRICA” e “Empreenda FAAP”. Essas iniciativas refletem o compromisso da FAAP com a formação de lideranças criativas e engajadas, além de abrirem espaço para novos diálogos e parcerias estratégicas. Cauê Micheletti, do 8° semestre de Cinema, falou como a FAAP tem papel fundamental em seu desenvolvimento pessoal. “A FAAP me ensinou que conhecimento não é apenas informação – é matéria-prima para a transformação. Há setenta e oito anos, esta instituição forma gerações de pensadores, criadores e inovadores. E eu tenho orgulho de fazer parte desse legado. Mas o que mais me inspira é ver como a FAAP continua evoluindo. É uma instituição que ousa estar à frente do seu tempo. Aqui, descobri meus talentos e aprendi a transformá-los em vocação. Percebi que o sucesso não é privilégio de poucos – é de quem acredita em si mesmo, de quem arrisca, de quem sonha grande”, disse a todos os presentes. Em suas considerações finais, Sua Alteza Sereníssima Príncipe Albert II enfatizou a profunda transformação ecológica, social, econômica e tecnológica em curso no mundo contemporâneo e agradeceu à FAAP pela disponibilidade em sediar evento tão importante, comprovando nossa relevância internacional e nosso protagonismo como instituição de ensino superior comprometida com a inovação, a sustentabilidade e a formação de cidadãos


Business Communication and Media

Professor e ex-aluna FAAP são finalistas do Prêmio “Amigos do Mercado” 

O Professor e Coordenador do Programa BCM da FAAP, Eric Messa, é finalista da 9ª edição do Prêmio Amigos do Mercado, na categoria “Professor”. A indicação é um reconhecimento ao trabalho de destaque na formação de novos profissionais da comunicação e à contribuição constante para o fortalecimento do mercado publicitário brasileiro.  “Essa indicação é um reconhecimento muito significativo porque mostra que o trabalho que desenvolvo na academia também tem visibilidade no mercado”, afirma o Prof. Eric Messa.   Além dele, a ex-aluna Ana Beatriz De Caro, formada em Publicidade e Propaganda em 2021, também é finalista, na categoria “Projetos Especiais / Branded Content”. Atualmente, Ana Beatriz atua no Núcleo de Integração Marca e Conteúdo da emissora Record, onde desenvolve iniciativas que aproximam marcas e narrativas de entretenimento, um reflexo do olhar inovador construído ainda nos tempos de FAAP.  O Prêmio Amigos do Mercado chega à sua 9ª edição consolidado como uma das principais iniciativas de valorização de talentos da publicidade. Os 180 finalistas, distribuídos em 18 categorias, foram indicados pelos Top 100 Gestores, líderes de agências, anunciantes e veículos de comunicação selecionados pela comunidade Amigos do Mercado, que hoje reúne mais de 90 mil publicitários em todo o país.  A categoria “Professor” celebra os educadores que atuam como pontes entre o ambiente acadêmico e o mercado, inspirando e preparando as novas gerações de profissionais. A presença de um docente da FAAP entre os finalistas reafirma o compromisso da instituição com a excelência no ensino e com a formação crítica e criativa de seus alunos.  A votação para o prêmio já está aberta e pode ser feita através do site comunidade.amigosdomercado.com.br, onde os profissionais do setor podem selecionar até três nomes em cada categoria. O resultado será divulgado em breve, em evento que reunirá representantes de diferentes segmentos da comunicação brasileira.  Sobre o Amigos do Mercado  Criado há nove anos a partir de um grupo de WhatsApp, o Amigos do Mercado nasceu com a missão de unir profissionais do setor, promovendo conexões, oportunidades e reconhecimento por meio de suas redes e eventos. Hoje, a iniciativa é uma comunidade consolidada, que estimula a troca de ideias, o compartilhamento de vagas e projetos, e promove a valorização das pessoas que constroem, diariamente, o mercado publicitário

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