CONHEÇA OS VENCEDORES DA 8ª EDIÇÃO DO EMPREENDA FAAP

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


O Desafio #EmpreendaFAAP 2021, realizado pelo Business HUB (B-Hub) FAAP teve sua etapa final realizada em 02/12, no formato reality show, e buscou trazer um olhar especial, diferenciando negócios tradicionais, startups e iniciativas de impacto social. 

De acordo com a professora Alessandra Andrade, gestora do B-Hub, o novo formato foi uma adaptação aos tempos de pandemia “visando uma maior entrega dos participantes em seus pitchs e uma maior interação com a banca avaliadora e com o público”. 

Nesta edição, no time de avaliadores estavam: Marcus Bastianello, gerente sênior de Marketing da FAAP, Pedro Teberga, especialista em desenvolvimento de negócios digitais e sócio da Polinize, Charles Bonani, especialista em empreendedorismo e inovação, Laura Gurgel, CEO do Clube de Negócios, Tania Gomes, estrategista de negócios e empreendedora, e Thiago de Mello, founder do Eshows. 

O desafio foi aberto para a participação de alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação da FAAP, além do público externo, desde que o grupo contasse com estudantes da Instituição em sua composição.Os projetos classificados tiveram acesso a uma série de workshops e sessões de mentoria no decorrer das etapas. Problema e modelagem de negócios, estudo de mercado e cliente, validação do problema de mercado, design de solução e pitch training foram alguns dos assuntos abordados. 

Os participantes foram avaliados levando em conta os seguintes critérios: oportunidade mercadológica identificada, solução desenvolvida, modelo de negócio, engajamento e competência da equipe em fazer o projeto/negócio avançar, apresentação e condução do pitch

Conheça os vencedores 

Primeiro lugar: Consigoo 

O projeto do ex-aluno de Relações Internacionais Fernando Mendes tem por objetivo ser um marketplace de crédito, oferecendo empréstimos rápidos, fáceis e sem burocracia. “Oferecemos um crédito consciente ao nosso cliente, pensando sempre na melhor opção dentro das diversas linhas de crédito dos principais bancos e financeiras do mercado. Além disso, nosso processo é 100% digital. Por isso, temos eficiência em nossos custos e conseguimos fazer os empréstimos serem mais baratos”, explica Fernando. 

Para Fernando o #EmpreendaFAAP trouxe uma visão diferente sobre o seu negócio, ajudando a identificar melhor os erros e acertos. “Ter feedbacks contínuos como os que tivemos nestes últimos três meses nos ajudou a projetar um negócio mais sustentável.”

Segundo lugar: Belitá

Isabela Dias, aluna do sexto semestre do curso de Moda, é a empreendedora por trás da Belitá, uma loja online focada em sleepwear. “Eu sempre quis empreender. Então, em 2018, criei minha marca, e decidi entrar na faculdade de moda no ano seguinte para poder me aprimorar”, explica Isabela. 

De acordo com Isabela o #EmpreendaFAAP possibilitou que ela tivesse um novo olhar sobre estratégia, cliente e produto. “Me deixou com mais brilho nos olhos do que eu já tinha antes pelo meu negócio. Ficar em segundo lugar me fez perceber que estou no caminho certo e que pessoas apoiam a minha ideia. Não existe nada mais gratificante.” 

Terceiro lugar: 150 FOTO ORG 

A iniciativa da ex-aluna de Comunicação Social – Rádio e TV Flávia Padrão é um projeto que mobiliza artistas da fotografia para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo, entregando cestas básicas e promovendo projetos educacionais em comunidades. 

Formada em 2001, Flávia diz que sempre teve uma visão empreendedora nos projetos em que se envolveu ao longo da sua carreira e que o #EmpreendaFAAP trouxe para ela muitas reflexões. “O mais rico da experiência foi a troca de ideias com as mentorias. O que busquei foi um caminho, um guia para conseguir estruturar minha ideia de negócio. Quando soube do Empreenda, fiquei animada com a possibilidade de voltar para a FAAP empoderada como empreendedora” finaliza. 


COMPARTILHE

COMPARTILHE

O Desafio #EmpreendaFAAP 2021, realizado pelo Business HUB (B-Hub) FAAP teve sua etapa final realizada em 02/12, no formato reality show, e buscou trazer um olhar especial, diferenciando negócios tradicionais, startups e iniciativas de impacto social. 

De acordo com a professora Alessandra Andrade, gestora do B-Hub, o novo formato foi uma adaptação aos tempos de pandemia “visando uma maior entrega dos participantes em seus pitchs e uma maior interação com a banca avaliadora e com o público”. 

Nesta edição, no time de avaliadores estavam: Marcus Bastianello, gerente sênior de Marketing da FAAP, Pedro Teberga, especialista em desenvolvimento de negócios digitais e sócio da Polinize, Charles Bonani, especialista em empreendedorismo e inovação, Laura Gurgel, CEO do Clube de Negócios, Tania Gomes, estrategista de negócios e empreendedora, e Thiago de Mello, founder do Eshows. 

O desafio foi aberto para a participação de alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação da FAAP, além do público externo, desde que o grupo contasse com estudantes da Instituição em sua composição.Os projetos classificados tiveram acesso a uma série de workshops e sessões de mentoria no decorrer das etapas. Problema e modelagem de negócios, estudo de mercado e cliente, validação do problema de mercado, design de solução e pitch training foram alguns dos assuntos abordados. 

Os participantes foram avaliados levando em conta os seguintes critérios: oportunidade mercadológica identificada, solução desenvolvida, modelo de negócio, engajamento e competência da equipe em fazer o projeto/negócio avançar, apresentação e condução do pitch

Conheça os vencedores 

Primeiro lugar: Consigoo 

O projeto do ex-aluno de Relações Internacionais Fernando Mendes tem por objetivo ser um marketplace de crédito, oferecendo empréstimos rápidos, fáceis e sem burocracia. “Oferecemos um crédito consciente ao nosso cliente, pensando sempre na melhor opção dentro das diversas linhas de crédito dos principais bancos e financeiras do mercado. Além disso, nosso processo é 100% digital. Por isso, temos eficiência em nossos custos e conseguimos fazer os empréstimos serem mais baratos”, explica Fernando. 

Para Fernando o #EmpreendaFAAP trouxe uma visão diferente sobre o seu negócio, ajudando a identificar melhor os erros e acertos. “Ter feedbacks contínuos como os que tivemos nestes últimos três meses nos ajudou a projetar um negócio mais sustentável.”

Segundo lugar: Belitá

Isabela Dias, aluna do sexto semestre do curso de Moda, é a empreendedora por trás da Belitá, uma loja online focada em sleepwear. “Eu sempre quis empreender. Então, em 2018, criei minha marca, e decidi entrar na faculdade de moda no ano seguinte para poder me aprimorar”, explica Isabela. 

De acordo com Isabela o #EmpreendaFAAP possibilitou que ela tivesse um novo olhar sobre estratégia, cliente e produto. “Me deixou com mais brilho nos olhos do que eu já tinha antes pelo meu negócio. Ficar em segundo lugar me fez perceber que estou no caminho certo e que pessoas apoiam a minha ideia. Não existe nada mais gratificante.” 

Terceiro lugar: 150 FOTO ORG 

A iniciativa da ex-aluna de Comunicação Social – Rádio e TV Flávia Padrão é um projeto que mobiliza artistas da fotografia para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo, entregando cestas básicas e promovendo projetos educacionais em comunidades. 

Formada em 2001, Flávia diz que sempre teve uma visão empreendedora nos projetos em que se envolveu ao longo da sua carreira e que o #EmpreendaFAAP trouxe para ela muitas reflexões. “O mais rico da experiência foi a troca de ideias com as mentorias. O que busquei foi um caminho, um guia para conseguir estruturar minha ideia de negócio. Quando soube do Empreenda, fiquei animada com a possibilidade de voltar para a FAAP empoderada como empreendedora” finaliza. 


DATA



CATEGORIA

banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Concurso FAAP Moda

Sofia Duarte é a grande vencedora da 20ª edição do Concurso FAAP MODA  

Sofia Duarte, estudante do curso de Moda da FAAP, foi a grande vencedora da noite que celebrou os 20 anos do Concurso FAAP MODA. Sua coleção, intitulada Topomorpho, conquistou o júri estrelado desta edição, consolidando-se como o destaque do evento.  Desde sua criação em 2004, o Concurso FAAP MODA – idealizado pela Fundação Armando Alvares Penteado em parceria com as ex-alunas e organizadoras Renata Paternostro e Marianna Dal Canton – tem como missão revelar novos talentos ao mercado da moda, promovendo a criatividade e a inovação entre jovens estilistas.  “Estou em êxtase! É uma felicidade imensa. Entrei na FAAP com esse objetivo – participar do Concurso FAAP MODA. Era essa a imagem que eu tinha há quatro anos. E, ao ver o que aconteceu nas edições anteriores, consigo imaginar um futuro na moda. Isso me impulsiona a sonhar ainda mais com essa carreira!”, declarou Sofia, emocionada.  Inspirada na topologia – ramo da matemática que estuda as transformações das formas sem perda de suas propriedades essenciais – a coleção Topomorpho propõe uma reflexão sobre o corpo em constante mutação. A proposta se apresenta como uma metáfora visual e conceitual de um corpo topológico: moldado pelas experiências, mas que preserva sua essência.  O segundo lugar ficou com a aluna Duda Alves, autora da coleção De Tanto Pensar, Senti. Em terceiro, foi premiada a coleção The Old Lie, desenvolvida em parceria por Gabriel Pascolato e Daniel Haddad. Já o prêmio de voto popular foi conquistado por Alana Segatto, com a coleção Dos Rabiscos Às Garatujas.  Apresentado por Carol Ribeiro e Lilian Pacce, o evento lotou o Teatro FAAP e contou com transmissão ao vivo pelo YouTube, ampliando o alcance da celebração. O júri foi composto por grandes nomes da moda brasileira, entre estilistas, empresários, jornalistas e diretores criativos, como Ana Luisa Fernandes, Andrea Bogosian, André Lima, Carlos Esser, Eduardo Toldi, Gloria Coelho, Gloria Kalil, João Pimenta, Leandro Porto, Marcelo Sommer, Rafaella Caniello, Reinaldo Lourenço, Renata e Lily Sarti, e Samuel Cirnansck.  A Fundação foi representada na cerimônia pela Sra. Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP; pela Sra. Pilar Guillon Liotti, conselheira do MAB FAAP; e pelo Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da instituição.  Confira na galeria de fotos os momentos mais marcantes da noite ou assista ao evento completo


Internacional

FAAP participa da conferência dos Institutos Confúcio em Pequim

O Instituto Confúcio para Negócios da FAAP (BCI FAAP) participou da Conferência dos Institutos Confúcio, organizada pelo Center for Language Education and Cooperation, pela Chinese International Education Foundation e pela International Society for Chinese Language Teaching, que ocorreu em Pequim entre 15 e 16 de novembro de 2025.  A diretora chinesa, Dra. Zhu Xiaoshu, e a diretora local, Dra. Lourdes Zilberberg, participaram do evento, que reuniu mais de 5.000 delegados de mais de 160 países. Além dos delegados estrangeiros, também participaram delegados locais de universidades chinesas. O evento teve como lema “Innovation Leads, AI Empowers: Learning Chinese Without Borders” (Inovação lidera, IA empodera: aprendendo chinês sem fronteiras). Entre os temas discutidos esteve o uso da Inteligência Artificial na educação, que integra as diretrizes do governo chinês para o setor educacional.  O ministro da Educação da República Popular da China, Dr. Huai Jinpeng, moderou a cerimônia de abertura, que contou com discursos de delegados estrangeiros e chineses, comentou sobre os avanços do ensino de chinês no mundo e sobre o uso da IA como nova ferramenta para o estudo do idioma. Além do ministro, a cerimônia de abertura contou com o discurso do vice‑primeiro‑ministro Ding Xuexiang, membro do Comitê Permanente do Politburo do Comitê Central do Partido Comunista da China, que também ressaltou o uso da IA em todo o sistema educacional chinês, inclusive no ensino de línguas, e destacou a importância dos Institutos Confúcio.  A China é conhecida por seus avanços na área de tecnologia, especialmente com a criação do DeepSeek, e pelo investimento em educação, ciência e tecnologia. Dessa forma, o ensino da língua chinesa no mundo também poderá utilizar ferramentas de apoio, incluindo Inteligência Artificial, por meio da IA Cloud Platform criada pelo governo e lançada no evento.  A Dra. Zhu Xiaoshu e a Dra. Lourdes Zilberberg também participaram de reunião na University of International Business and Economics (UIBE), parceira da FAAP no âmbito do BCI FAAP, e apresentaram as diversas atividades desenvolvidas em

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter