COM NOTA MÁXIMA, FAAP É CREDENCIADA COMO CENTRO UNIVERSITÁRIO PELO MEC

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


A FAAP recebeu nota máxima e foi credenciada como Centro Universitário pelo Ministério da Educação (MEC). A nova classificação garante à instituição maior autonomia, flexibilidade e agilidade em seus processos acadêmicos, para a criação de novos cursos, a promoção de sinergias e a transversalidade entre as áreas, de acordo com as exigências do mercado. 

“A autorização do MEC para o Centro Universitário FAAP irá permitir a organização da trajetória formativa dos alunos, com estágios supervisionados, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), atividades práticas e de extensão, além de projetos integradores. Com um currículo dinâmico e a orientação de nossos professores, vamos oferecer uma transição entre as disciplinas obrigatórias e complementares, além da consolidação de competências emocionais (soft skills), formando profissionais aptos para atuar em qualquer área do mercado”, afirma Rogério Massaro Suriani, assessor de Assuntos Acadêmicos da FAAP. 

Os conceitos pedagógicos da instituição, já aplicados nos programas de ensino atuais, foram importantes no credenciamento para Centro Universitário. Entre eles estão a transversalidade, interdisciplinaridade, globalização e internacionalização, integração entre teoria e prática, aprendizagem digital, processos colaborativos e cooperativos, além do uso integrado de tecnologias digitais nas modalidades presenciais e a distância. 

Alterações curriculares voltadas ao mercado 

Prestes a completar 75 anos, a FAAP se posiciona como uma referência em diversas áreas do conhecimento e tem muitos de seus 19 cursos de graduação com a nota máxima nos critérios do MEC que avaliam a qualidade do ensino, como corpo docente, infraestrutura e projeto pedagógico. 

Além disso, desde 2019, Grupos de Trabalho estudam o contexto institucional, bem como os cenários nacional e internacional do ensino superior, fortemente impactados pela pandemia de COVID-19. Essa nova realidade exigiu de professores e alunos mudanças significativas nos processos de ensino e aprendizagem e nas práticas pedagógicas em busca de transformação e inovação. 

Entre as mudanças, os cursos de graduação vêm ganhando, há alguns anos, maior foco em questões sociais e ambientais, além de serem atualizados com práticas e soluções desafios reais de empresas, ONGs e projetos de comunidade que recebem a mentoria de alunos e profissionais da instituição. As parcerias nesse sentido são firmadas por áreas como FAAP Responsabilidade Social, Business Hub e Gestão de Carreiras. 

“A FAAP se prepara para ser uma instituição que se define como um oceano de possibilidades formativas, com a perspectiva da geração de profissionais competitivos e preparados para os desafios de um mundo instável, líquido e incerto”, conclui Massaro.

Excelência

Desde o último mês de outubro, a FAAP vem utilizando uma campanha de reposicionamento de sua marca. De acordo com a pesquisa realizada com alunos e candidatos a ingresso na instituição, o renome no campo das artes, a qualidade superior do ensino, por estar entre as instituições mais bem avaliadas em rankings e acreditações, além do reconhecimento e tradição nas áreas de educação e cultura são os atributos que motivam os jovens a optarem pela FAAP. 

A maioria desses estudantes busca boas oportunidades na carreira escolhida, com um leque de conhecimentos que os tornem pessoas criativas e visionárias.A qualidade dos cursos, com atividades e conteúdos complementares, e um corpo docente próximo e de alto nível, composto por acadêmicos e profissionais de mercado, conferindo atualizações constantes ao programa, são outros atributos apontados pelos alunos que participaram da pesquisa interna.

Dos alunos consultados, 74% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o curso; 78% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com os professores. Didática, conteúdo, excelência e dedicação foram as principais características consideradas em relação aos professores. 

A pesquisa mostrou, ainda, a importância da vivência internacional que a FAAP proporciona, nesse momento de retomada pós-pandemia. Dos alunos consultados pela pesquisa, 88% foram impactados por alguma atividade, entre os cursos ou programas oferecidos pelo Departamento de Internacionalização e Idiomas. Com a volta da possibilidade de intercâmbios internacionais, a área possui, hoje, convênios com mais de 300 universidades, em cinco continentes.

Com um grande número de alunos em cursos clássicos, como Administração, Direito e Economia, a FAAP é referência também nas áreas de Arquitetura, Cinema, Animação e Design, que estão no ranking de cursos mais procurados, ao lado de Moda, Relações Internacionais, Publicidade e Propaganda e Artes Visuais. 


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A FAAP recebeu nota máxima e foi credenciada como Centro Universitário pelo Ministério da Educação (MEC). A nova classificação garante à instituição maior autonomia, flexibilidade e agilidade em seus processos acadêmicos, para a criação de novos cursos, a promoção de sinergias e a transversalidade entre as áreas, de acordo com as exigências do mercado. 

“A autorização do MEC para o Centro Universitário FAAP irá permitir a organização da trajetória formativa dos alunos, com estágios supervisionados, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), atividades práticas e de extensão, além de projetos integradores. Com um currículo dinâmico e a orientação de nossos professores, vamos oferecer uma transição entre as disciplinas obrigatórias e complementares, além da consolidação de competências emocionais (soft skills), formando profissionais aptos para atuar em qualquer área do mercado”, afirma Rogério Massaro Suriani, assessor de Assuntos Acadêmicos da FAAP. 

Os conceitos pedagógicos da instituição, já aplicados nos programas de ensino atuais, foram importantes no credenciamento para Centro Universitário. Entre eles estão a transversalidade, interdisciplinaridade, globalização e internacionalização, integração entre teoria e prática, aprendizagem digital, processos colaborativos e cooperativos, além do uso integrado de tecnologias digitais nas modalidades presenciais e a distância. 

Alterações curriculares voltadas ao mercado 

Prestes a completar 75 anos, a FAAP se posiciona como uma referência em diversas áreas do conhecimento e tem muitos de seus 19 cursos de graduação com a nota máxima nos critérios do MEC que avaliam a qualidade do ensino, como corpo docente, infraestrutura e projeto pedagógico. 

Além disso, desde 2019, Grupos de Trabalho estudam o contexto institucional, bem como os cenários nacional e internacional do ensino superior, fortemente impactados pela pandemia de COVID-19. Essa nova realidade exigiu de professores e alunos mudanças significativas nos processos de ensino e aprendizagem e nas práticas pedagógicas em busca de transformação e inovação. 

Entre as mudanças, os cursos de graduação vêm ganhando, há alguns anos, maior foco em questões sociais e ambientais, além de serem atualizados com práticas e soluções desafios reais de empresas, ONGs e projetos de comunidade que recebem a mentoria de alunos e profissionais da instituição. As parcerias nesse sentido são firmadas por áreas como FAAP Responsabilidade Social, Business Hub e Gestão de Carreiras. 

“A FAAP se prepara para ser uma instituição que se define como um oceano de possibilidades formativas, com a perspectiva da geração de profissionais competitivos e preparados para os desafios de um mundo instável, líquido e incerto”, conclui Massaro.

Excelência

Desde o último mês de outubro, a FAAP vem utilizando uma campanha de reposicionamento de sua marca. De acordo com a pesquisa realizada com alunos e candidatos a ingresso na instituição, o renome no campo das artes, a qualidade superior do ensino, por estar entre as instituições mais bem avaliadas em rankings e acreditações, além do reconhecimento e tradição nas áreas de educação e cultura são os atributos que motivam os jovens a optarem pela FAAP. 

A maioria desses estudantes busca boas oportunidades na carreira escolhida, com um leque de conhecimentos que os tornem pessoas criativas e visionárias.A qualidade dos cursos, com atividades e conteúdos complementares, e um corpo docente próximo e de alto nível, composto por acadêmicos e profissionais de mercado, conferindo atualizações constantes ao programa, são outros atributos apontados pelos alunos que participaram da pesquisa interna.

Dos alunos consultados, 74% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o curso; 78% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com os professores. Didática, conteúdo, excelência e dedicação foram as principais características consideradas em relação aos professores. 

A pesquisa mostrou, ainda, a importância da vivência internacional que a FAAP proporciona, nesse momento de retomada pós-pandemia. Dos alunos consultados pela pesquisa, 88% foram impactados por alguma atividade, entre os cursos ou programas oferecidos pelo Departamento de Internacionalização e Idiomas. Com a volta da possibilidade de intercâmbios internacionais, a área possui, hoje, convênios com mais de 300 universidades, em cinco continentes.

Com um grande número de alunos em cursos clássicos, como Administração, Direito e Economia, a FAAP é referência também nas áreas de Arquitetura, Cinema, Animação e Design, que estão no ranking de cursos mais procurados, ao lado de Moda, Relações Internacionais, Publicidade e Propaganda e Artes Visuais. 


DATA



CATEGORIA

banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

FAAP participa de evento de Integração Sul promovido pelo CEAL Brasil e Uruguai em Montevidéu

Entre os dias 15 e 17 de outubro de 2025, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) participou da Missão organizada pelo Conselho Empresarial de América Latina (CEAL), reunindo representantes da região.  O evento, sediado nas instalações da ALADI (Associação Latino-Americana de Integração) e na Zonamerica (zona franca de Montevidéu), foi palco de discussões estratégicas sobre o futuro econômico, social e político do continente.  Com o intuito de fortalecer a integração regional baseada no protagonismo de líderes empresariais e institucionais, o encontro contou com a participação de figuras-chave de diversos setores, que debateram desafios e oportunidades emergentes na conjuntura geopolítica atual. Em um momento marcado por intensas transformações internacionais, a Missão CEAL destacou a necessidade urgente de cooperação pragmática entre países da América Latina, especialmente diante dos impactos causados pelas recentes mudanças no cenário global.  O evento contou com a participação da Presidente em exercício do Uruguai, Carolina Cosse, além de autoridades de diversos países da América Latina. Pela FAAP, estiveram presentes Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP e Vice-Presidente do CEAL Brasil; o Sr. Luis Sobral, CEO da FAAP; e Dra. Lourdes Zilberberg, Diretora de Internacionalização da FAAP.    Durante o evento, os participantes se engajaram em painéis e mesas-redondas que abordaram questões fundamentais para a região, incluindo: Agroindústria e Segurança Estratégica, Geopolítica e Transformação Digital e Diálogo Político e Econômico Regional.  Neste contexto, a FAAP, representada por seu Diretor-Presidente, Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, sublinhou a relevância central da educação como motor do desenvolvimento sustentável e enfatizou que a educação precisa ser reimaginada para estimular competências críticas, digitais, tecnológicas e humanas, preparando líderes aptos a impulsionar a prosperidade nos próximos anos.  Como destaque especial, foi anunciada a formação da Aliança Acadêmica América Latina de Liderança. Essa iniciativa inovadora, conduzida no âmbito do CEAL, visa integrar instituições de educação superior sul-americanas, solidificando parcerias, intercâmbios e projetos colaborativos para a formação de lideranças regionais.  Além disso, representa um compromisso institucional para intensificar a colaboração educacional e intelectual como base para uma América Latina mais unida, competitiva e socialmente


Relações Internacionais

Alunos da FAAP exploram a magia na Missão Estudantil em Orlando

Entre os dias 10 e 18 de outubro, um grupo de estudantes de Relações Internacionais participou de mais uma edição da Missão Estudantil à Cidade de Orlando – uma iniciativa estratégica da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) que visa promover discussões e análises sobre Hospitalidade, Turismo, Gestão e Criatividade na “capital mundial do entretenimento”.  Sob a curadoria e acompanhamento do professor Victor Grinberg, Coordenador de Service Learning, Missões e Imersões da FAAP e ex-Cast Member dos parques da Disney, os discentes cumpriram uma agenda abrangente que combinou exercícios observacionais nos parques temáticos da Disney e da Universal, sessões de diálogo com executivos, Cast Members e influenciadores – os quais forneceram diversas perspectivas dos negócios atrelados a esta indústria – e visitas especializadas.  As visitas incluíram a Visit Orlando – empresa responsável pela promoção turística da cidade –, o Consulado-Geral do Brasil em Orlando – onde foram recebidos pelo Cônsul-Geral, Sr. João Lucas Quental Novaes de Almeida –, a sede do Disney Programs – local onde realizaram um tour exclusivo, acompanharam atividades acadêmicas e participaram de uma Special Engagement Session com duas personalidades de destaque da empresa, Bob Weis e Djuan Rivers, que atuaram, respectivamente, como presidente da Walt Disney Imagineering e vice-presidente do Disney’s Animal Kingdom –, além de uma masterclass com visitação à Rosen College – University of Central Florida, uma das mais prestigiadas instituições de ensino no setor de hospitalidade.  “Essa viagem se configura como uma das mais valiosas experiências interdisciplinares que oferecemos. Embora, superficialmente, haja o componente recreativo de estar na Disney, conforme os próprios estudantes ressaltam, abordar essa vivência com uma ótica acadêmica, observando pessoas, processos e a atuação em tempo real, agrega uma nuance significativa às teorias ligadas a Customer Experience, Liderança e Inovação, o que é altamente relevante para seus currículos. Compreender o ‘padrão Disney’ é um diferencial no mercado de trabalho e, por essa razão, esses alunos se destacam profissionalmente”, salienta o professor Grinberg.  A Missão Estudantil foi precedida por atividades preparatórias. Semanas antes da viagem, o grupo visitou a sede da The Walt Disney Company no Brasil para dialogar com a equipe de Parks & Resorts, responsável pela promoção dessa linha de negócios no país. Nesse encontro, foram abordados tópicos como Marketing, Comunicação, Relações Públicas e projetos especiais, que, inegavelmente, estabeleceram uma base sólida para as observações in loco. O ciclo da Missão será finalizado nesta semana com uma roda de conversa on-line com a equipe da Vekoma, uma das principais fabricantes globais de sistemas de atrações e montanhas-russas.  “Embora eu já tenha participado de diversas Missões da FAAP, no 8º semestre e estagiando em uma multinacional que também valoriza a relação com o cliente, foi extremamente enriquecedor descobrir o que está por trás da magia – incluindo a análise de como outras empresas do segmento operam e como a cidade, e até mesmo a diplomacia brasileira, reage a todo esse ecossistema. Foi uma experiência notável!”, afirma Renata Pertusi, uma das participantes da Missão.  Esta é a terceira vez que a FAAP realiza essa imersão, e a cada edição, a instituição busca oferecer mais exclusividade, acesso e conhecimento aos seus participantes.  Para obter mais informações sobre as Missões e Imersões que a FAAP promoverá para todos os cursos de graduação em 2026, recomenda-se acompanhar os canais oficiais da instituição, onde todos os detalhes serão divulgados em


Na FAAP

FAAP recebe Seminário Internacional para discutir a saúde em SP 

Durante os dias 15 e 16 de outubro, a Fundação Armando Alvares Penteado recebeu em seu Auditório 1 o “Seminário Internacional de Redes Regionais de Atenção à Saúde”. O evento, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, em conjunto com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde da América Latina, reuniu representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Instituto de Estudos Para Políticas de Saúde (IEPS) para discutir e aprimorar a organização do sistema de saúde no estado de São Paulo, focando na constituição e eficiência das redes regionais de atenção à saúde.  Na abertura do seminário, Luis Sobral, o CEO da FAAP, destacou ser uma grande honra para a instituição receber um evento de tamanha relevância para a saúde paulista. Em seu discurso, também deu as boas-vindas a Eleuses Paiva, Secretário Estadual de Saúde de São Paulo, a Renilson Rehem, Consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) e Coordenador do Projeto de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo, ao Dr. Luiz Carlos Zamarco, Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, além de saudar todos os profissionais presentes na ocasião.   Sobre o “Seminário Internacional de Redes Regionais de Atenção à Saúde”  O estado de São Paulo está em pleno processo de Regionalização da Saúde, comprometido em induzir mudanças nas práticas de governança que reforcem as Redes Regionais de Atenção à Saúde (RRAS), com o propósito de assegurar a abrangência completa do cuidado, promovendo a integração harmoniosa de ações e serviços de saúde, e garantindo uma oferta contínua, abrangente, responsável e de alta qualidade, centrada no usuário.  Faz parte desse processo o fomento à troca de experiências nacionais e internacionais sobre Regionalização e a organização das Redes de Atenção à Saúde, com um olhar sobre a utilização de recursos, coerência entre necessidade e oferta, integração das RRAS e fluxos assistenciais. O evento reuniu especialistas internacionais e nacionais para compartilhar experiências, pesquisas inovadoras e estratégias bem-sucedidas implementadas em diferentes contextos ao redor do mundo.  Confira aqui a programação completa dos dois dias de

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter