COM NOTA MÁXIMA, FAAP É CREDENCIADA COMO CENTRO UNIVERSITÁRIO PELO MEC

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A FAAP recebeu nota máxima e foi credenciada como Centro Universitário pelo Ministério da Educação (MEC). A nova classificação garante à instituição maior autonomia, flexibilidade e agilidade em seus processos acadêmicos, para a criação de novos cursos, a promoção de sinergias e a transversalidade entre as áreas, de acordo com as exigências do mercado. 

“A autorização do MEC para o Centro Universitário FAAP irá permitir a organização da trajetória formativa dos alunos, com estágios supervisionados, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), atividades práticas e de extensão, além de projetos integradores. Com um currículo dinâmico e a orientação de nossos professores, vamos oferecer uma transição entre as disciplinas obrigatórias e complementares, além da consolidação de competências emocionais (soft skills), formando profissionais aptos para atuar em qualquer área do mercado”, afirma Rogério Massaro Suriani, assessor de Assuntos Acadêmicos da FAAP. 

Os conceitos pedagógicos da instituição, já aplicados nos programas de ensino atuais, foram importantes no credenciamento para Centro Universitário. Entre eles estão a transversalidade, interdisciplinaridade, globalização e internacionalização, integração entre teoria e prática, aprendizagem digital, processos colaborativos e cooperativos, além do uso integrado de tecnologias digitais nas modalidades presenciais e a distância. 

Alterações curriculares voltadas ao mercado 

Prestes a completar 75 anos, a FAAP se posiciona como uma referência em diversas áreas do conhecimento e tem muitos de seus 19 cursos de graduação com a nota máxima nos critérios do MEC que avaliam a qualidade do ensino, como corpo docente, infraestrutura e projeto pedagógico. 

Além disso, desde 2019, Grupos de Trabalho estudam o contexto institucional, bem como os cenários nacional e internacional do ensino superior, fortemente impactados pela pandemia de COVID-19. Essa nova realidade exigiu de professores e alunos mudanças significativas nos processos de ensino e aprendizagem e nas práticas pedagógicas em busca de transformação e inovação. 

Entre as mudanças, os cursos de graduação vêm ganhando, há alguns anos, maior foco em questões sociais e ambientais, além de serem atualizados com práticas e soluções desafios reais de empresas, ONGs e projetos de comunidade que recebem a mentoria de alunos e profissionais da instituição. As parcerias nesse sentido são firmadas por áreas como FAAP Responsabilidade Social, Business Hub e Gestão de Carreiras. 

“A FAAP se prepara para ser uma instituição que se define como um oceano de possibilidades formativas, com a perspectiva da geração de profissionais competitivos e preparados para os desafios de um mundo instável, líquido e incerto”, conclui Massaro.

Excelência

Desde o último mês de outubro, a FAAP vem utilizando uma campanha de reposicionamento de sua marca. De acordo com a pesquisa realizada com alunos e candidatos a ingresso na instituição, o renome no campo das artes, a qualidade superior do ensino, por estar entre as instituições mais bem avaliadas em rankings e acreditações, além do reconhecimento e tradição nas áreas de educação e cultura são os atributos que motivam os jovens a optarem pela FAAP. 

A maioria desses estudantes busca boas oportunidades na carreira escolhida, com um leque de conhecimentos que os tornem pessoas criativas e visionárias.A qualidade dos cursos, com atividades e conteúdos complementares, e um corpo docente próximo e de alto nível, composto por acadêmicos e profissionais de mercado, conferindo atualizações constantes ao programa, são outros atributos apontados pelos alunos que participaram da pesquisa interna.

Dos alunos consultados, 74% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o curso; 78% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com os professores. Didática, conteúdo, excelência e dedicação foram as principais características consideradas em relação aos professores. 

A pesquisa mostrou, ainda, a importância da vivência internacional que a FAAP proporciona, nesse momento de retomada pós-pandemia. Dos alunos consultados pela pesquisa, 88% foram impactados por alguma atividade, entre os cursos ou programas oferecidos pelo Departamento de Internacionalização e Idiomas. Com a volta da possibilidade de intercâmbios internacionais, a área possui, hoje, convênios com mais de 300 universidades, em cinco continentes.

Com um grande número de alunos em cursos clássicos, como Administração, Direito e Economia, a FAAP é referência também nas áreas de Arquitetura, Cinema, Animação e Design, que estão no ranking de cursos mais procurados, ao lado de Moda, Relações Internacionais, Publicidade e Propaganda e Artes Visuais. 


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A FAAP recebeu nota máxima e foi credenciada como Centro Universitário pelo Ministério da Educação (MEC). A nova classificação garante à instituição maior autonomia, flexibilidade e agilidade em seus processos acadêmicos, para a criação de novos cursos, a promoção de sinergias e a transversalidade entre as áreas, de acordo com as exigências do mercado. 

“A autorização do MEC para o Centro Universitário FAAP irá permitir a organização da trajetória formativa dos alunos, com estágios supervisionados, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), atividades práticas e de extensão, além de projetos integradores. Com um currículo dinâmico e a orientação de nossos professores, vamos oferecer uma transição entre as disciplinas obrigatórias e complementares, além da consolidação de competências emocionais (soft skills), formando profissionais aptos para atuar em qualquer área do mercado”, afirma Rogério Massaro Suriani, assessor de Assuntos Acadêmicos da FAAP. 

Os conceitos pedagógicos da instituição, já aplicados nos programas de ensino atuais, foram importantes no credenciamento para Centro Universitário. Entre eles estão a transversalidade, interdisciplinaridade, globalização e internacionalização, integração entre teoria e prática, aprendizagem digital, processos colaborativos e cooperativos, além do uso integrado de tecnologias digitais nas modalidades presenciais e a distância. 

Alterações curriculares voltadas ao mercado 

Prestes a completar 75 anos, a FAAP se posiciona como uma referência em diversas áreas do conhecimento e tem muitos de seus 19 cursos de graduação com a nota máxima nos critérios do MEC que avaliam a qualidade do ensino, como corpo docente, infraestrutura e projeto pedagógico. 

Além disso, desde 2019, Grupos de Trabalho estudam o contexto institucional, bem como os cenários nacional e internacional do ensino superior, fortemente impactados pela pandemia de COVID-19. Essa nova realidade exigiu de professores e alunos mudanças significativas nos processos de ensino e aprendizagem e nas práticas pedagógicas em busca de transformação e inovação. 

Entre as mudanças, os cursos de graduação vêm ganhando, há alguns anos, maior foco em questões sociais e ambientais, além de serem atualizados com práticas e soluções desafios reais de empresas, ONGs e projetos de comunidade que recebem a mentoria de alunos e profissionais da instituição. As parcerias nesse sentido são firmadas por áreas como FAAP Responsabilidade Social, Business Hub e Gestão de Carreiras. 

“A FAAP se prepara para ser uma instituição que se define como um oceano de possibilidades formativas, com a perspectiva da geração de profissionais competitivos e preparados para os desafios de um mundo instável, líquido e incerto”, conclui Massaro.

Excelência

Desde o último mês de outubro, a FAAP vem utilizando uma campanha de reposicionamento de sua marca. De acordo com a pesquisa realizada com alunos e candidatos a ingresso na instituição, o renome no campo das artes, a qualidade superior do ensino, por estar entre as instituições mais bem avaliadas em rankings e acreditações, além do reconhecimento e tradição nas áreas de educação e cultura são os atributos que motivam os jovens a optarem pela FAAP. 

A maioria desses estudantes busca boas oportunidades na carreira escolhida, com um leque de conhecimentos que os tornem pessoas criativas e visionárias.A qualidade dos cursos, com atividades e conteúdos complementares, e um corpo docente próximo e de alto nível, composto por acadêmicos e profissionais de mercado, conferindo atualizações constantes ao programa, são outros atributos apontados pelos alunos que participaram da pesquisa interna.

Dos alunos consultados, 74% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o curso; 78% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com os professores. Didática, conteúdo, excelência e dedicação foram as principais características consideradas em relação aos professores. 

A pesquisa mostrou, ainda, a importância da vivência internacional que a FAAP proporciona, nesse momento de retomada pós-pandemia. Dos alunos consultados pela pesquisa, 88% foram impactados por alguma atividade, entre os cursos ou programas oferecidos pelo Departamento de Internacionalização e Idiomas. Com a volta da possibilidade de intercâmbios internacionais, a área possui, hoje, convênios com mais de 300 universidades, em cinco continentes.

Com um grande número de alunos em cursos clássicos, como Administração, Direito e Economia, a FAAP é referência também nas áreas de Arquitetura, Cinema, Animação e Design, que estão no ranking de cursos mais procurados, ao lado de Moda, Relações Internacionais, Publicidade e Propaganda e Artes Visuais. 


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FAAP realiza a 3ª edição da Jornada Profissional com sucesso e diversidade de temas 

Nos dias 8, 9 e 10 de setembro, a FAAP promoveu a 3ª edição da Jornada Profissional, um evento que proporcionou aos alunos uma imersão no futuro das diversas carreiras, com uma programação rica e variada.  Curso de Direito  Os alunos de Direito assistiram à palestra da Dra. Fernanda Herbella, Delegada de Polícia e graduada pela National Academy do FBI, que discutiu sua atuação e as funções da Polícia Civil. No terceiro dia, a Defensora Pública-Geral do Estado de São Paulo, Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho, compartilhou sua trajetória e destacou a importância da instituição na promoção do acesso à justiça e na defesa dos direitos fundamentais.  Curso de Produção Audiovisual  Carolina Gazal, especialista em Transformação Digital e Conteúdo Multiplataforma, falou aos alunos de Produção Audiovisual sobre o mercado de mídia e entretenimento, combinando entretenimento, jornalismo e tecnologia.  Inteligência Artificial  Veri Lobo, CEO da Cubos, apresentou uma palestra sobre empreendedorismo, automação e o uso de IA como fator decisivo no mercado competitivo global. Ele compartilhou sua trajetória profissional, inspirando os alunos com relatos de seus erros e acertos.  Programa BCM  O Programa BCM teve um encontro promovido em parceria com a App Brasil, Globo e Propmark, discutindo “Criatividade em equilíbrio: quando a mente pede pausa em um mercado que nunca para”. A palestra “A Doença da Eficiência”, conduzida por Edmar Bulla, abriu o evento, seguida por um painel com profissionais de diversas áreas.  Curso de Cinema  Os alunos de Cinema tiveram uma experiência marcante com a exibição do filme “Homem com H” e um debate com o cineasta Esmir Filho. Além disso, a ex-aluna Beatriz Carvalho compartilhou os processos de criação e gestão de produções audiovisuais.  Curso de Animação  O curso de Animação contou com a presença do game designer Fabiano Onça, que realizou uma simulação prática de desenvolvimento de um jogo, esclarecendo a lógica por trás do processo criativo.  Curso de Moda  A fundadora da Conceria Artefatos em Couro, Jessica Janetti, conversou com os alunos sobre o processo artesanal de criação de bolsas e acessórios em couro. No Auditório 1, a jornalista Maria Prata compartilhou sua trajetória profissional e vivências no universo da moda.  Curso de Jornalismo  Renata Piza, redatora-chefe da Elle Brasil, conduziu uma palestra sobre “Jornalismo na Moda”, explorando temas como o mercado editorial e publicitário.  Curso de Design  Patricia Urquiola, renomada arquiteta e designer, compartilhou sua visão sobre o papel do designer na criação de experiências que geram conexões reais e enfatizou a importância do design responsável e sustentável.  Fórum O Otimista  A 7ª edição do Fórum O Otimista trouxe lideranças públicas, privadas e acadêmicas para discutir temas cruciais para a transformação do Brasil. O evento teve início com a presença ilustre do Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, que destacou a importância do tema da segurança para a sociedade. Outro painel discutiu “Os impactos das novas políticas comerciais entre Brasil e EUA”, moderado pela Profa. Dra. Fernanda Magnotta e com participação de André Vasconcelos, Allisson David de Oliveira Martins e Leandro Almeida.  Encerramento com Diplomacia  O Programa BIA encerrou a Jornada com uma palestra sobre a “Vida de diplomata” com o Embaixador Nelson Antonio Tabajara de Oliveira, Chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo.  Conclusão  A Jornada Profissional FAAP 2025 foi um evento de grande relevância, proporcionando aos alunos uma visão ampla e atualizada das diversas áreas profissionais. Com mais de 50 atividades, o evento reafirmou o compromisso da FAAP em preparar seus estudantes para os desafios do mercado de trabalho, incentivando a excelência e a responsabilidade


Business and International Affairs

Alunos do Programa BIA realizam visita no Escape 60′ para aula prática sobre inovação e gestão 

Os estudantes do Programa BIA (Business and International Affairs), e o Prof. Victor Grinberg, Coordenador de Service Learning, Imersões e Experiência do Aluno, realizaram mais uma visita externa educativa, desta vez para conhecer as instalações e o modelo de negócios do Escape 60′, empresa pioneira no segmento de escape rooms no Brasil.  Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com Caio Sposito, Gerente de Inovação, e Valmir Bastos, Gerente de Unidades, que apresentaram detalhes sobre a trajetória da empresa e os desafios enfrentados ao longo de uma década de operação no mercado brasileiro, funcionando como uma aula prática de introdução aos princípios de administração e inovação.  Os executivos da Escape 60′ explicaram aos estudantes como funciona a estrutura híbrida da empresa, que combina gestão centralizada de unidades próprias com o sistema de franquias. O modelo engloba ainda uma plataforma de licenciamento, desenvolvimento de salas temáticas, parcerias estratégicas com marcas e propriedades intelectuais, além de estratégias específicas para captação e retenção de clientes.  Como primeira empresa de escape room a se estabelecer no Brasil há 10 anos, a Escape 60′ compartilhou sua experiência sobre a evolução do setor e os desafios impostos pela chegada da concorrência. Os gestores destacaram como a empresa tem se reinventado constantemente para continuar cativando públicos de todas as idades, mantendo-se relevante em um mercado cada vez mais competitivo.   Esta foi mais uma oportunidade proporcionada pelo Programa BIA da FAAP, que oferece experiências únicas de aprendizado, transformando estudantes em profissionais preparados para o mercado

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