Aula magna do curso de Relações Internacionais recebeu o embaixador Marcos Azambuja e o economista Roberto Teixeira da Costa


DATA


COMPARTILHE


2023810143818

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Os alunos do curso de Relações Internacionais tiveram a oportunidade de ouvir um pouco sobre a trajetória do economista Roberto Teixeira da Costa, que acompanhado do embaixador Marcos Azambuja, estiveram na FAAP, em 09 de agosto, para a aula magna do curso e lançamento do livro do economista, “Is Brazil Afraid of the World? Discussing Brazilian Foreign Affairs and Challenges”.


Roberto Teixeira contou histórias interessantes sobre os primeiros passos da sua carreira e a escolha pela Economia, que o tornaram um dos mais importantes nomes do mercado financeiro no Brasil. “A Economia abriu meus horizontes em uma época que não era uma área muito disputada”, disse o convidado.

O embaixador Marcos Azambuja falou sobre o livro, cujo prefácio foi escrito por ele: “as pesquisas feitas por Roberto no livro, são o resultado de uma madura e sempre atualizada reflexão e de contatos frequentes, em vários países, com atores públicos e privados que promovem as mudanças de expectativas e das regras do jogo com que hoje nos defrontamos”.

A obra aborda assuntos importantes sobre a inserção internacional do país, discute hipóteses sobre o isolamento do Brasil no cenário global e fala sobre parcerias estratégicas.

Sobre a política externa, o embaixador frisou que o país está vivendo o seu melhor momento. “O Brasil é um ator essencial na tomada de decisão e há um consenso na importância da voz do país lá fora. Temos uma matriz energética dos sonhos, território, população e PIB impossíveis de ignorar. Com isso vem as responsabilidades ambientais, sociais e políticas”, concluiu.

Com mediação da coordenadora do curso, Fernanda Magnotta, e com o tema “O Brasil tem medo do mundo? Discutindo relações exteriores e desafios brasileiros”, os convidados responderam a questões dos alunos quanto à participação do Brasil no G20, como os jovens podem atuar nas discussões internacionais que envolvem diplomacia e lideranças, e se os outros países também têm medo do Brasil e o porquê. Ao final do evento foram sorteados 40 livros entre os estudantes.


Fotos: Fernando Silveira/FAAP


DATA


faap-bcm-banner-home

Business Communication and Media

Saiba mais
sebastian-pandelache-hBki3p82xQ4-unsplash

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Na FAAP

40 escolas participaram da 21ª edição do Fórum FAAP

Entre os dias 30 de abril e 03 de maio de 2025, a Fundação Armando Alvares Penteado realizou a 21ª edição do Fórum FAAP – o modelo ONU da FAAP -, organizado por mais de 220 estudantes de todas as graduações da FAAP para mais de 561 delegados de 40 escolas participantes de São Paulo e do Espírito Santo.  Dividido em doze comitês temáticos, os estudantes são pautados pela metodologia Role-Play, encarando o papel de Diplomatas, substanciados pelo ferramentário de Problem Based Learning, buscando criar resoluções consensuais para os temas de agenda internacional propostos pelos guias de estudos escritos por estudantes de Relações Internacionais e supervisionados por professores da graduação.  Adicionalmente, usando toda infraestrutura da FAAP, também temos um Comitê de Comunicação, em que os alunos simulam jornalistas cobrindo essas pautas em meios digitais como blogs e podcasts, audiovisuais, como jornal de TV ao vivo, e impresso, no jornal fictício “Fórum em Foco”.    A abertura do evento foi feita pelo Sr. Silvio Cascione, Diretor do Eurásia Group no Brasil. Na ocasião, ele comentou sobre os 10 principais acontecimentos do momento e como os estudantes podem usar da análise de risco geopolítico para orientar sua atuação.  No encerramento, o Prof. Victor Grinberg – coordenador do evento -, destacou que “enquanto o Fórum começa sua terceira década de vida com esse primeiro evento, tentando abraçar as mudanças metodológicas das simulações, olhando para os 80 anos de vida das Nações Unidas, e pensando no mundo que queremos ter, vejo que o nível de zelo e preocupação de vocês em criar algo à altura do desafio foi notável. Ainda que, em alguns momentos, a gente faça a premiação de alguns, entendam-se todos como vitoriosos. O malhete não é o fim e sim, por mais clichê que isso pareça, os amigos que fizeram, as risadas e choros, as noites de pesquisa, os bilhetinhos escritos e a sensação de dever cumprido.”  O evento premiou 61 delegados de destaque de 23 escolas diferentes, consagrando o colégio Emilie de Villeneuve como pentacampeão de melhor delegação, pelo aproveito percentual de premiações individuais.  Parabenizamos todos os alunos participantes e suas escolas, e esperamos todos de volta em Novembro para o 2º Fórum FAAP –


Business and International Affairs

FAAP leva alunos ao Vaticano para cobertura inédita do Conclave

Assista abaixo a entrevista das alunas do BIA à rede de televisão CNN Em mais uma iniciativa que reforça seu compromisso com a excelência acadêmica e a formação cultural de seus alunos, a FAAP embarca hoje, segunda-feira, com um grupo do BIA rumo ao Vaticano para uma missão única: acompanhar, de perto, os bastidores do Conclave que definirá o novo papa. A viagem faz parte do programa Missões Estudantis FAAP, uma oportunidade singular que só um centro universitário com o prestígio e a estrutura da FAAP poderia proporcionar. Os alunos chegam à Santa Sé na terça-feira e permanecem até a segunda seguinte, imersos em uma vivência que mistura jornalismo, cultura, política internacional e religião – tudo em tempo real, direto de uma das instituições mais influentes do mundo. A FAAP conseguiu para os estudantes uma credencial oficial de imprensa do Vaticano, permitindo acesso privilegiado às coberturas e eventos durante o Conclave. Além da cobertura jornalística, os estudantes, sob coordenação do professor Igor Alves Dantas de Oliveira, estão desenvolvendo o projeto digital @conclave.2025, uma rede social criada especialmente para a missão. Nela, cada aluno é responsável por montar o perfil de um dos 137 cardeais – mapeando as trajetórias e as influências de cada potencial sucessor do Santo Padre. A plataforma também trará análises, reflexões e conteúdos educativos sobre o processo do Conclave e sua importância global. A programação inclui ainda visitas culturais e institucionais, como uma imersão guiada pelo patrimônio religioso do Vaticano, além de encontros na Embaixada do Brasil em Roma e na representação brasileira junto à Santa Sé – reforçando o caráter diplomático e antropológico da missão. Mais do que uma viagem, a iniciativa representa uma inserção inédita da FAAP no cenário internacional. “Não há registro de outra instituição de ensino superior com esse nível de acesso durante um Conclave. Estamos oferecendo aos nossos alunos não apenas uma experiência única, mas a chance de fazer história”, afirma Victor Grinberg, Coordenador de Service Learning, Imersões e Experiência do Aluno. Com esse projeto, a FAAP reafirma seu papel como protagonista na formação de estudantes preparados para atuar de forma crítica e criativa em um mundo globalizado – e mostra, mais uma vez, que o conhecimento não tem fronteiras quando se trata de transformar o

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter