ALUNOS DO CURSO DE ARQUITETURA DA FAAP APOSTAM EM PROJETOS SUSTENTÁVEIS

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


Sustentabilidade é a palavra-chave do curso de Arquitetura da FAAP. Desde 2008, os alunos do terceiro semestre desenvolvem propostas de reciclagem para a aula de Morfologia da Estrutura, observando as características funcionais e estruturais de materiais descartados. Cada turma apresenta produtos inovadores, utilizando materiais diferenciados e destinados a vários segmentos da construção civil.

A ideia da disciplina é conscientizar os futuros profissionais sobre a necessidade de desenvolver produtos, com base na sustentabilidade, além de ensiná-los a empreender – de forma prática – trabalhando o aprendizado pelo método problem based learning (aprender com base em problemas).

A criação dos produtos é pautada na desmaterialização e aplicação dos 3 Rs – redução, reúso e reciclagem, criando produtos para a arquitetura e construção com componentes das mais diversas áreas produtivas e de consumo, utilizando uma variedade de materiais para revestimentos, como garrafas pet, potes de esmaltes descartados, placas impermeáveis a partir de entulhos, isolamentos térmicos e acústicos com filtros de carro etc.

Entre os projetos apresentados neste final do primeiro semestre destacam-se placas de revestimentos de paredes e mobílias com garrafas pet; placas para piso criadas a partir do aproveitamento de resíduos da construção civil e do plástico automotivo reciclado; pastilhas para revestimentos de parede e piso a partir de matérias-primas recicladas do plástico, metal e papel; e o piso cerâmico com coloração desenvolvida com tinta em pó reciclada.

O intuito desse método de ensino é mudar a postura das aulas tradicionais e teóricas, conduzindo o aluno ao protagonismo da ação. Ao empreender sobre um problema, como a redução de consumo de recursos naturais não renováveis, por exemplo, o aluno – como futuro profissional – aprende a mensurar o impacto que a substituição de materiais pode trazer para a construção civil.

Os projetos contaram com a colaboração e apoio da equipe da FAAP: diretor da Faculdade de Artes Plásticas, Prof. Fábio Righetto, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Luiz Augusto Contier; professora dos cursos de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo, Sasquia Obata; e o coordenador dos laboratórios da Faculdade de Artes Plásticas, prof. Victor Campos.


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Sustentabilidade é a palavra-chave do curso de Arquitetura da FAAP. Desde 2008, os alunos do terceiro semestre desenvolvem propostas de reciclagem para a aula de Morfologia da Estrutura, observando as características funcionais e estruturais de materiais descartados. Cada turma apresenta produtos inovadores, utilizando materiais diferenciados e destinados a vários segmentos da construção civil.

A ideia da disciplina é conscientizar os futuros profissionais sobre a necessidade de desenvolver produtos, com base na sustentabilidade, além de ensiná-los a empreender – de forma prática – trabalhando o aprendizado pelo método problem based learning (aprender com base em problemas).

A criação dos produtos é pautada na desmaterialização e aplicação dos 3 Rs – redução, reúso e reciclagem, criando produtos para a arquitetura e construção com componentes das mais diversas áreas produtivas e de consumo, utilizando uma variedade de materiais para revestimentos, como garrafas pet, potes de esmaltes descartados, placas impermeáveis a partir de entulhos, isolamentos térmicos e acústicos com filtros de carro etc.

Entre os projetos apresentados neste final do primeiro semestre destacam-se placas de revestimentos de paredes e mobílias com garrafas pet; placas para piso criadas a partir do aproveitamento de resíduos da construção civil e do plástico automotivo reciclado; pastilhas para revestimentos de parede e piso a partir de matérias-primas recicladas do plástico, metal e papel; e o piso cerâmico com coloração desenvolvida com tinta em pó reciclada.

O intuito desse método de ensino é mudar a postura das aulas tradicionais e teóricas, conduzindo o aluno ao protagonismo da ação. Ao empreender sobre um problema, como a redução de consumo de recursos naturais não renováveis, por exemplo, o aluno – como futuro profissional – aprende a mensurar o impacto que a substituição de materiais pode trazer para a construção civil.

Os projetos contaram com a colaboração e apoio da equipe da FAAP: diretor da Faculdade de Artes Plásticas, Prof. Fábio Righetto, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Luiz Augusto Contier; professora dos cursos de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo, Sasquia Obata; e o coordenador dos laboratórios da Faculdade de Artes Plásticas, prof. Victor Campos.


DATA



CATEGORIA

banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Business and International Affairs

Alunos do Programa BIA realizam visita no Escape 60′ para aula prática sobre inovação e gestão 

Os estudantes do Programa BIA (Business and International Affairs), e o Prof. Victor Grinberg, Coordenador de Service Learning, Imersões e Experiência do Aluno, realizaram mais uma visita externa educativa, desta vez para conhecer as instalações e o modelo de negócios do Escape 60′, empresa pioneira no segmento de escape rooms no Brasil.  Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com Caio Sposito, Gerente de Inovação, e Valmir Bastos, Gerente de Unidades, que apresentaram detalhes sobre a trajetória da empresa e os desafios enfrentados ao longo de uma década de operação no mercado brasileiro, funcionando como uma aula prática de introdução aos princípios de administração e inovação.  Os executivos da Escape 60′ explicaram aos estudantes como funciona a estrutura híbrida da empresa, que combina gestão centralizada de unidades próprias com o sistema de franquias. O modelo engloba ainda uma plataforma de licenciamento, desenvolvimento de salas temáticas, parcerias estratégicas com marcas e propriedades intelectuais, além de estratégias específicas para captação e retenção de clientes.  Como primeira empresa de escape room a se estabelecer no Brasil há 10 anos, a Escape 60′ compartilhou sua experiência sobre a evolução do setor e os desafios impostos pela chegada da concorrência. Os gestores destacaram como a empresa tem se reinventado constantemente para continuar cativando públicos de todas as idades, mantendo-se relevante em um mercado cada vez mais competitivo.   Esta foi mais uma oportunidade proporcionada pelo Programa BIA da FAAP, que oferece experiências únicas de aprendizado, transformando estudantes em profissionais preparados para o mercado

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter