ALUNOS DO CURSO DE ARQUITETURA DA FAAP APOSTAM EM PROJETOS SUSTENTÁVEIS

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


Sustentabilidade é a palavra-chave do curso de Arquitetura da FAAP. Desde 2008, os alunos do terceiro semestre desenvolvem propostas de reciclagem para a aula de Morfologia da Estrutura, observando as características funcionais e estruturais de materiais descartados. Cada turma apresenta produtos inovadores, utilizando materiais diferenciados e destinados a vários segmentos da construção civil.

A ideia da disciplina é conscientizar os futuros profissionais sobre a necessidade de desenvolver produtos, com base na sustentabilidade, além de ensiná-los a empreender – de forma prática – trabalhando o aprendizado pelo método problem based learning (aprender com base em problemas).

A criação dos produtos é pautada na desmaterialização e aplicação dos 3 Rs – redução, reúso e reciclagem, criando produtos para a arquitetura e construção com componentes das mais diversas áreas produtivas e de consumo, utilizando uma variedade de materiais para revestimentos, como garrafas pet, potes de esmaltes descartados, placas impermeáveis a partir de entulhos, isolamentos térmicos e acústicos com filtros de carro etc.

Entre os projetos apresentados neste final do primeiro semestre destacam-se placas de revestimentos de paredes e mobílias com garrafas pet; placas para piso criadas a partir do aproveitamento de resíduos da construção civil e do plástico automotivo reciclado; pastilhas para revestimentos de parede e piso a partir de matérias-primas recicladas do plástico, metal e papel; e o piso cerâmico com coloração desenvolvida com tinta em pó reciclada.

O intuito desse método de ensino é mudar a postura das aulas tradicionais e teóricas, conduzindo o aluno ao protagonismo da ação. Ao empreender sobre um problema, como a redução de consumo de recursos naturais não renováveis, por exemplo, o aluno – como futuro profissional – aprende a mensurar o impacto que a substituição de materiais pode trazer para a construção civil.

Os projetos contaram com a colaboração e apoio da equipe da FAAP: diretor da Faculdade de Artes Plásticas, Prof. Fábio Righetto, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Luiz Augusto Contier; professora dos cursos de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo, Sasquia Obata; e o coordenador dos laboratórios da Faculdade de Artes Plásticas, prof. Victor Campos.


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Sustentabilidade é a palavra-chave do curso de Arquitetura da FAAP. Desde 2008, os alunos do terceiro semestre desenvolvem propostas de reciclagem para a aula de Morfologia da Estrutura, observando as características funcionais e estruturais de materiais descartados. Cada turma apresenta produtos inovadores, utilizando materiais diferenciados e destinados a vários segmentos da construção civil.

A ideia da disciplina é conscientizar os futuros profissionais sobre a necessidade de desenvolver produtos, com base na sustentabilidade, além de ensiná-los a empreender – de forma prática – trabalhando o aprendizado pelo método problem based learning (aprender com base em problemas).

A criação dos produtos é pautada na desmaterialização e aplicação dos 3 Rs – redução, reúso e reciclagem, criando produtos para a arquitetura e construção com componentes das mais diversas áreas produtivas e de consumo, utilizando uma variedade de materiais para revestimentos, como garrafas pet, potes de esmaltes descartados, placas impermeáveis a partir de entulhos, isolamentos térmicos e acústicos com filtros de carro etc.

Entre os projetos apresentados neste final do primeiro semestre destacam-se placas de revestimentos de paredes e mobílias com garrafas pet; placas para piso criadas a partir do aproveitamento de resíduos da construção civil e do plástico automotivo reciclado; pastilhas para revestimentos de parede e piso a partir de matérias-primas recicladas do plástico, metal e papel; e o piso cerâmico com coloração desenvolvida com tinta em pó reciclada.

O intuito desse método de ensino é mudar a postura das aulas tradicionais e teóricas, conduzindo o aluno ao protagonismo da ação. Ao empreender sobre um problema, como a redução de consumo de recursos naturais não renováveis, por exemplo, o aluno – como futuro profissional – aprende a mensurar o impacto que a substituição de materiais pode trazer para a construção civil.

Os projetos contaram com a colaboração e apoio da equipe da FAAP: diretor da Faculdade de Artes Plásticas, Prof. Fábio Righetto, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Luiz Augusto Contier; professora dos cursos de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo, Sasquia Obata; e o coordenador dos laboratórios da Faculdade de Artes Plásticas, prof. Victor Campos.


DATA



CATEGORIA

banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

Alunos da FAAP participam de visita à CCXP

Nos dias 4 e 5 de dezembro a FAAP realizou a Imersão na CCXP, levando alunos dos programas BIA e BCM, além dos cursos de Animação, Cinema e Produção Audiovisual para o maior evento de cultura pop do mundo, a CCXP, que acontece anualmente na cidade de São Paulo. O grupo contou com 23 estudantes, acompanhados dos professores Thiago Costa e Victor Grinberg, que os levaram para visitas monitoradas aos estandes, assistir a palestras e apresentações, e também encontros com artistas e executivos, que dedicaram tempo e atenção exclusiva aos alunos da FAAP. “Tivemos conversas que mostraram, na prática, toda força da indústria do entretenimento aos nossos estudantes”, empolga-se o Prof. Thiago Costa, que complementa explicando que existem possibilidades para todas as áreas nesse segmento, o que explica a pluralidade de cursos envolvidos nessa missão. Durante a CCXP houve encontros dos alunos com Ivan Costa, um dos sócios do evento e ex-aluno FAAP, e também conversas com Igor Marto Reis, diretor de marketing da área de Consumer Products da Warner Bros., e Ana Miranda, head de patrocínios da Visa. Na parte artística, desenhistas e roteiristas explicaram seus processos criativos e de distribuição, entre eles Hugo Canuto, Germana Viana, Alex Mir e o professor da FAAP, Ricardo Troula. “Foi uma missão extremamente produtiva. Os alunos puderam tirar dúvidas práticas, desde como acontece a criação de um evento como esse, até os resultados desejados e obtidos, seja por grandes marcas ou artistas independentes”, finaliza o Prof. Thiago

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter