ALUNOS DA FAAP DESTACAM-SE EM FESTIVAIS DE CINEMA

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


Os festivais de cinema são a porta de entrada dos jovens cineastas, que encontram nesses eventos a possibilidade de apresentar a sua obra e obter o retorno do público e dos outros profissionais do mercado. Nesse sentido, a FAAP estimula seus alunos para que participem, dando todo o apoio para a inscrição dos projetos, principalmente os trabalhos de conclusão. 

Confira abaixo as últimas seleções e premiações obtidas pelos alunos: 

Paloma

Dirigido pelo aluno Alex Reis, o curta-metragem de animação foi premiado na 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, na categoria +8. O filme já foi premiado diversas vezes e, entre as conquistas, está o prêmio de melhor curta-metragem latino-americano no 11º Festival REC – Festival de Estudiantes de Artes Audiovisuales de Universidades Públicas Y Privadas, que ocorreu em Buenos Aires. 

Sinopse: No meio da Praça da Sé, em São Paulo, Paloma – uma pomba como qualquer outra – engole um chip e ganha consciência. Mas, o que era para ser algo positivo, acaba revelando algo terrível: ela, assim como todas as pombas, sempre comeu restos. Diante disso, Paloma vai atrás de justiça para as pombas e, ao lado de Pru, descobrir mais sobre quem se tornou e o seu lugar entre pernas, ratos e outros habitantes da cidade. 

Caixinha de Música 

A produção foi premiada como melhor curta-metragem internacional de animação de terror no African International Horror Film Festival, realizado de 18 a 20 de outubro. Caixinha de Música também participou, em junho, do 16º Festival de Cinema de Ouro Preto. A direção é da aluna Ana Carolina do Monte. 

Sinopse: Marie, uma pequena estudante de balé, é a mais desajeitada da turma e o olhar repreensivo de sua professora a desanima. Um dia, porém, ela recebe uma caixinha de música de presente de uma senhora estranha na rua. Ao chegar em casa e dar corda, a pequena bailarina que girava dentro da caixinha toma vida e vira uma menina de verdade! Com o tempo, as duas se tornam amigas e a menina que estava na caixinha ajuda Marie a dançar melhor e ter mais confiança. Mas, nem tudo é o que parece, e logo Marie descobre que a Caixinha guarda um segredo cruel. 

Andar de Cima 

O curta-metragem dirigido pelo aluno Tomás Fernandes da Silva foi selecionado para a edição de 2021 do FESTin – Festival Itinerante da Língua Portuguesa, que ocorrerá no formato híbrido. A edição presencial ocorrerá em Lisboa, de 18 a 21 de novembro, e online, de 18 a 24 de novembro, pela plataforma festinon.com. 

Sinopse: Em uma madrugada, Clara, uma garota de 15 anos, derruba sem querer uma garrafa de cerveja da cobertura de seu prédio e mata o porteiro. Seu pai, Marcelo, é o síndico do prédio e, sem saber que o acidente foi causado pela própria filha, busca resolver as consequências acarretadas pela morte do funcionário. Porém, a tarefa se mostra mais difícil do que parecia, quando Marcelo se confronta com problemas legais e com os moradores egoístas do prédio. Então, o síndico decide ir atrás do culpado, para que ele arque com as suas responsabilidades, enquanto Clara tenta não ser descoberta. 

Miado

A produção dirigida pela aluna Victória Costa foi eleita como melhor-curta-metragem na categoria Júri Popular no 13º Festival MacacuCine, realizado no primeiro semestre de 2021. 

Sinopse: O curta-metragem retrata a história de Nick, um gato que vive em um asilo e é conhecido por acertar as mortes dos idosos sempre que deita em frente à porta deles. Certo dia, o animal estava deitado na porta de Dona Socorro, uma velhinha de 94 anos, carismática, alegre e sempre de bom humor. Quando Dona Socorro aparece vivíssima no dia seguinte, Nick se questiona, confuso, de como pôde ter errado pela primeira vez. Indignado e nada satisfeito, decide que aquilo não será um erro e inicia uma missão: tentar matar a velhinha. Durante uma de suas diversas tentativas, algo dá errado, e Nick e Dona Socorro trocam de corpo. Agora Nick precisa lidar com um corpo nada flexível e suas dificuldades


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Os festivais de cinema são a porta de entrada dos jovens cineastas, que encontram nesses eventos a possibilidade de apresentar a sua obra e obter o retorno do público e dos outros profissionais do mercado. Nesse sentido, a FAAP estimula seus alunos para que participem, dando todo o apoio para a inscrição dos projetos, principalmente os trabalhos de conclusão. 

Confira abaixo as últimas seleções e premiações obtidas pelos alunos: 

Paloma

Dirigido pelo aluno Alex Reis, o curta-metragem de animação foi premiado na 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, na categoria +8. O filme já foi premiado diversas vezes e, entre as conquistas, está o prêmio de melhor curta-metragem latino-americano no 11º Festival REC – Festival de Estudiantes de Artes Audiovisuales de Universidades Públicas Y Privadas, que ocorreu em Buenos Aires. 

Sinopse: No meio da Praça da Sé, em São Paulo, Paloma – uma pomba como qualquer outra – engole um chip e ganha consciência. Mas, o que era para ser algo positivo, acaba revelando algo terrível: ela, assim como todas as pombas, sempre comeu restos. Diante disso, Paloma vai atrás de justiça para as pombas e, ao lado de Pru, descobrir mais sobre quem se tornou e o seu lugar entre pernas, ratos e outros habitantes da cidade. 

Caixinha de Música 

A produção foi premiada como melhor curta-metragem internacional de animação de terror no African International Horror Film Festival, realizado de 18 a 20 de outubro. Caixinha de Música também participou, em junho, do 16º Festival de Cinema de Ouro Preto. A direção é da aluna Ana Carolina do Monte. 

Sinopse: Marie, uma pequena estudante de balé, é a mais desajeitada da turma e o olhar repreensivo de sua professora a desanima. Um dia, porém, ela recebe uma caixinha de música de presente de uma senhora estranha na rua. Ao chegar em casa e dar corda, a pequena bailarina que girava dentro da caixinha toma vida e vira uma menina de verdade! Com o tempo, as duas se tornam amigas e a menina que estava na caixinha ajuda Marie a dançar melhor e ter mais confiança. Mas, nem tudo é o que parece, e logo Marie descobre que a Caixinha guarda um segredo cruel. 

Andar de Cima 

O curta-metragem dirigido pelo aluno Tomás Fernandes da Silva foi selecionado para a edição de 2021 do FESTin – Festival Itinerante da Língua Portuguesa, que ocorrerá no formato híbrido. A edição presencial ocorrerá em Lisboa, de 18 a 21 de novembro, e online, de 18 a 24 de novembro, pela plataforma festinon.com. 

Sinopse: Em uma madrugada, Clara, uma garota de 15 anos, derruba sem querer uma garrafa de cerveja da cobertura de seu prédio e mata o porteiro. Seu pai, Marcelo, é o síndico do prédio e, sem saber que o acidente foi causado pela própria filha, busca resolver as consequências acarretadas pela morte do funcionário. Porém, a tarefa se mostra mais difícil do que parecia, quando Marcelo se confronta com problemas legais e com os moradores egoístas do prédio. Então, o síndico decide ir atrás do culpado, para que ele arque com as suas responsabilidades, enquanto Clara tenta não ser descoberta. 

Miado

A produção dirigida pela aluna Victória Costa foi eleita como melhor-curta-metragem na categoria Júri Popular no 13º Festival MacacuCine, realizado no primeiro semestre de 2021. 

Sinopse: O curta-metragem retrata a história de Nick, um gato que vive em um asilo e é conhecido por acertar as mortes dos idosos sempre que deita em frente à porta deles. Certo dia, o animal estava deitado na porta de Dona Socorro, uma velhinha de 94 anos, carismática, alegre e sempre de bom humor. Quando Dona Socorro aparece vivíssima no dia seguinte, Nick se questiona, confuso, de como pôde ter errado pela primeira vez. Indignado e nada satisfeito, decide que aquilo não será um erro e inicia uma missão: tentar matar a velhinha. Durante uma de suas diversas tentativas, algo dá errado, e Nick e Dona Socorro trocam de corpo. Agora Nick precisa lidar com um corpo nada flexível e suas dificuldades


DATA



CATEGORIA

banner-horizontal-home-1

Vestibular FAAP

Inscreva-se
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Business Communication and Media

TMC e Business Communication and Media, da FAAP, lançam programa de estágio para formar talentos da comunicação digital

Produzir conteúdo para plataformas digitais, acompanhar coberturas jornalísticas, desenvolver estratégias de comunicação, participar da criação de campanhas e vivenciar a rotina de uma empresa de mídia em plena transformação digital. Essas serão algumas das experiências oferecidas, por meio do novo Programa de Estágio TMC + FAAP, aos estudantes do BCM – Business Communication and Media, que integra as formações de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, na FAAP. A parceria disponibilizará quatro vagas de estágio nas áreas de Jornalismo, Esporte, Marketing e Relações Públicas, conectando os alunos aos desafios e às oportunidades de um mercado cada vez mais orientado por plataformas digitais, conteúdo multiplataforma e novas formas de relacionamento com as audiências. O programa foi concebido para proporcionar uma experiência prática e imersiva, permitindo que os estudantes atuem em projetos reais e desenvolvam competências valorizadas pelo mercado contemporâneo da comunicação. Ao longo do estágio, os participantes trabalharão ao lado de profissionais da TMC, acompanhando processos editoriais, criativos e estratégicos em diferentes áreas da empresa. O processo seletivo também reflete as linguagens que hoje marcam o setor. Os candidatos deverão produzir um vídeo em formato vertical, nos moldes de plataformas como TikTok, Reels e Shorts, abordando temas relacionados à área de atuação escolhida. A proposta é identificar criatividade, capacidade de comunicação, domínio narrativo e compreensão dos formatos que vêm transformando a produção e a circulação de conteúdo. Segundo Augusto Dolenga, diretor de Conteúdo da TMC, a parceria nasce da necessidade de aproximar a universidade das novas demandas da comunicação. “Estamos vivendo uma transformação profunda na forma como as pessoas consomem informação e se relacionam com as marcas. A comunicação de hoje exige profissionais capazes de produzir para diferentes plataformas, compreender as audiências e dominar novas linguagens. Essa parceria com a FAAP é uma oportunidade de contribuir para a formação dessa nova geração, oferecendo uma experiência prática, em contato com os desafios reais de uma empresa de mídia em plena transformação digital”, afirma. Para Edilamar Galvão, coordenadora do curso de Jornalismo e uma das responsáveis pelo programa BCM – desenvolvido em conjunto com o professor Eric Messa, coordenador dos cursos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda -, a iniciativa amplia as oportunidades de integração entre formação acadêmica e mercado: “O BCM foi criado a partir da convicção de que a formação em comunicação acontece pela combinação entre reflexão crítica, domínio técnico e prático. Nossos estudantes já vivenciam experiências de produção em laboratórios, e projetos ao longo da graduação. Esta parceria acrescenta mais uma dimensão a esse percurso, ao colocá-los no ambiente profissional com as transformações que estão redesenhando o mercado da comunicação”, afirma. Para Agatha Tavares, aluna do 5º semestre de Jornalismo do BCM, a iniciativa cria uma ponte importante entre universidade e mercado. “Para nós, estudantes de jornalismo em formação, esta parceria é essencial. Ela nos permite vivenciar na prática os conceitos estudados em sala de aula”. João Duque, estudante do 2º semestre de Publicidade e Propaganda, destaca o caráter inspirador da iniciativa para quem está começando a trajetória universitária. “Essa parceria da TMC com a FAAP é uma oportunidade incrível! A área da comunicação precisa cada vez mais de jovens preparados e com vontade de fazer a diferença, e essa iniciativa da TMC proporciona exatamente isso. Além de ampliar nosso conhecimento como estudantes, também nos dá a chance de levar informação verdadeira e responsável para o público.” As inscrições para o programa foram abertas em junho, com início das atividades previsto para agosto de 2026. Inscreva-se clicando


Na FAAP

Dicas para o Vestibular FAAP deste domingo, dia 21 de junho

O dia do vestibular da FAAP é sempre carregado de expectativa e ansiedade. É a hora de ver o resultado de toda a dedicação aos estudos para iniciar uma nova fase, a graduação! Para quem ainda não se inscreveu, inscreva-se até dia 20 de junho.     Para ajudar nossos candidatos a se prepararem para o grande dia, aqui estão algumas dicas importantes sobre como chegar e o que é permitido levar no dia da prova, domingo, 21 de junho:       Como chegar?   Acesse o endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis.   O que eu posso levar?    Documentos: é obrigatório levar um documento de identificação original e com foto. Pode ser RG, CNH, carteira de trabalho ou passaporte (para estrangeiros).     Alimentos e bebidas: chocolates, doces e garrafa de água transparente são permitidos. Eles devem ser colocados ao lado da carteira.    Materiais permitidos na carteira: lápis, borracha e caneta esferográfica preta ou azul.   Todos os objetos, como celulares, smartwatches e outros equipamentos eletrônicos, devem ser desligados e serão colocados dentro de sacolinhas fornecidas pelo fiscal antes da prova.    O que eu não posso levar:   Artigos de chapelaria: bonés, chapéus, boinas, viseiras e similares não são permitidos e devem ser evitados. Na sala, serão colocados nos sacos plásticos.    Equipamentos eletrônicos: celulares, smartwatches, tablets, calculadoras, agendas eletrônicas, pen drives, alarmes, chaves com alarme, fones de ouvido ou qualquer outro componente eletrônico são proibidos.    Óculos escuros e relógios: não é permitido usar óculos escuros ou qualquer tipo de relógio.    Materiais de escrita não permitidos: canetas que não sejam transparentes, lapiseiras, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos e anotações não serão permitidos.    Lembre-se de seguir essas orientações para evitar imprevistos e garantir que tudo corra bem no dia da prova. Boa prova!    VESTIBULAR FAAP – 21 de junho de 2026  Para os candidatos  8h – Abertura dos Portões    10h – Início da Prova     11h45 – Os candidatos que tiverem terminado a prova podem ser liberados    12h30 – Término do exame    12h30-13h – Candidatos com necessidade educacional especial poderão solicitar até 30 minutos a mais de prova, mediante laudo médico    13h – Encerramento geral    Para os Pais e Responsáveis    8h – Abertura dos portões, acesso ao campus    10h – Palestra com o Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé, no Teatro FAAP    11h – Reunião com os coordenadores do curso escolhido     13h – Encerramento geral    FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado    Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo – SP,


Na FAAP

FAAP e Arte1 firmam parceria estratégica para produção e difusão de conteúdo audiovisual

A FAAP e o canal Arte1 oficializaram nesta quarta-feira, no Centro de Convenções da Fundação, uma parceria estratégica que aproxima dois nomes de peso da cultura, da educação e da comunicação no Brasil. O acordo prevê que, a partir do segundo semestre de 2026, a redação do Arte1 passe a funcionar dentro do nosso centro universitário, em um espaço próprio, com estúdio, ilhas de edição e áreas dedicadas à convivência e à troca de experiências entre profissionais do canal, estudantes e professores da FAAP. A cerimônia foi aberta por Celita Procopio de Carvalho,  presidente do Conselho Curador da FAAP, e teve sequência com João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em um momento marcado pelo simbolismo da união entre tradição, formação e inovação. Esta é a primeira vez que um canal de televisão se instala dentro de uma universidade. “Ao recebermos a equipe do Arte1 em nosso campus, criamos algo raro e profundamente contemporâneo: um ambiente em que educação e mercado convivem diariamente; em que a sala de aula dialoga com a produção profissional; em que estudantes, professores, pesquisadores, jornalistas, produtores e artistas compartilham experiências, ideias e projetos”, afirmou dona Celita. Na prática, a intenção é que a parceria entre as duas instituições aconteça de forma orgânica. Instalado na FAAP, o Arte1 poderá utilizar a infraestrutura da faculdade, como estúdios e laboratórios, além de selecionar alunos para programas de estágio e incluir no radar de sua curadoria a produção audiovisual desenvolvida em sala de aula. “Esta parceria reforça a vocação da FAAP como um polo de inovação, cultura e formação de excelência”, afirmou Luis Sobral, CEO da FAAP. “Ao aproximar nossos alunos, professores e pesquisadores de uma operação profissional de audiovisual, criamos um ambiente único, em que o conteúdo acadêmico ganha escala e visibilidade, ao mesmo tempo em que o mercado se beneficia da criatividade, do talento e da reflexão crítica produzidos dentro da instituição.” Para o diretor executivo do Arte1, Caio Carvalho, o acordo concretiza um desejo antigo. “Uma parceria estratégica que irá fortalecer a excelência de produção cultural do Canal Arte1 e contribuir para revelar muitos novos talentos criativos dentro da diversidade e qualidade dos cursos de graduação da FAAP. A colaboração também prevê esforços conjuntos para a captação de financiamentos de terceiros, voltados à sustentação de projetos compartilhados, além do desenvolvimento de planos e estratégias para viabilizar a parceria e as exibições previstas, inclusive a partir de projetos artísticos relevantes ofertados por parceiros estratégicos. Para Pilar Guillon Liotti, membro do Conselho da FAAP, a união amplia o alcance das duas instituições. “Ao unir a infraestrutura e o capital intelectual da FAAP à experiência do Arte1, ampliamos o alcance de iniciativas artísticas e educacionais relevantes, estimulamos novas gerações de profissionais e contribuímos para um cenário cultural mais rico e diverso”, disse. Assinatura do termo ficou a cargo de Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, diretor-presidente da FAAP e de Jonnhy Saad. O clima da assinatura  foi de celebração

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter