Alunos da FAAP criam agências e campanhas para ajudar na comunicação de organizações da sociedade civil


DATA


COMPARTILHE


A Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) desenvolveu com os alunos das áreas de Comunicação e Marketing o projeto TRANSFORM(AÇÃO), que busca soluções para movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

Idealizado pelo professor Valdir Cimino e apoiado pelos coordenadores dos cursos de Produção Audiovisual e Rádio e TV da FAAP, o projeto pretende estimular o empreendedorismo entre os alunos a partir da criação de agências de comunicação que desenvolvam campanhas alinhadas aos objetivos das instituições escolhidas.

Além da estratégia de comunicação, esses grupos foram responsáveis pelo desenvolvimento de todo o conteúdo comunicacional de publicidade e propaganda nos formatos de spots de 15” e 30”, vídeo institucional e podcasts que serão veiculados inicialmente nas redes sociais, na TV e Rádio FAAP.

Os alunos de Produção Audiovisual formaram quatro agências experimentais (Actie, Diversa, Femina e Bloom), enquanto os de Rádio e Televisão desenvolveram quatro podcasts com foco na promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Stygma e Beverly).

Os trabalhos serão apresentados no canal da FAAP no Youtube, nos dias 8 e 9 de junho, às 19h, durante evento com a presença dos representantes da FAAP – Rodrigo Baggio, Nádia Rebouças e Alessandra Andrade, do FAAP Business Hub – e de jornalistas, como Eliane Trindade e Rosenildo Ferreira representando o movimento Catalyst, além de membros das organizações beneficiadas.

 

Os projetos desenvolvidos pelos alunos são:

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Agência Actie

•Representante: Eloisa (Elô) Bueno

•Integrantes: Clara Benatti, Fábio Safadi, Rafael Jacob, Eloisa Bueno, Júnior, Gabriel Lada, Lucas Paris e Luís Gustavo

•Instituição atendida: Movimento Catalyst 2030/Folha de São Paulo

 

Agência Diversa

•Representante: Pedro do Ó

•Integrantes: Marcus Telles, Jackeline Martins, Gustavo Nascimento, Maria Rita Miranda, Mike Gomes, Helena Rubano e Pedro do Ó

•Instituição atendida: Atados.org

 

Agência Bloom

•Representantes: Gustavo Salton e Mariana Costa

  •Integrantes: Giuliano Annunziata, Gustavo Salton, Leonardo Ferraz, Luisa Guerra, Mariana Costa e Yan Marrese

•Instituição atendida: Naia.org

 

Agência Femina

•Representantes: Rafa Frateschi e Esther

•Integrantes: Esther, Fernanda, Laura, Sofia, Rafa Frateschi e Érika

•Instituição atendida: Comitê de Humanização do Instituto de Infectologia Emílio Ribas

 

RÁDIO E TELEVISÃO – PRODUÇÃO DE PODCAST

Agência Berverly

•Representantes: Rogério Afonso e Luis Augusto

•Integrantes: Dominique Bueno Martins Coura, Gabriela Zatta de Souza, Julia Zeviani Beneduzi, Luís Augusto Vasconcelos, Rodrigo Garcia, Rogério Afonso Oliveira e Victoria Zanetti

•Instituição atendida: Catalyst

 

Agência Stygma

•Representantes: Maria Lúcia Azevedo e Maria Luiza Teixeira

•Integrantes: Maria Luiza de Almeida; Maria Lúcia Azevedo, Maria Luiza Teixeira, Guilherme Marconato, Larissa Gama, Lara Godoy

•Instituição atendida: Catalyst

 

SOBRE AS ORGANIZAÇÕES BENEFICIADAS:

Instituto Emílio Ribas:

•Levanta a bandeira da conscientização. Ao observar o crescimento da contaminação de jovens e idosos com HIV, sentiu a necessidade de disseminar novas informações por meio de uma campanha em prol do uso de preservativos e outras formas de proteção, além do alerta para o momento da pandemia.

•Representantes da Instituição: Dr. Luiz Pereira Jr (Diretor Técnico da Instituição), Dr. Ralcyon Teixeira e Andreia Zumbini (Comitê de Humanização da Saúde).

Naia:

•Organização da sociedade civil que oferece suporte educacional, psicossocial e profissionalizante a crianças, adolescentes e suas famílias, garantindo assistência básica necessária aos atendidos.

•Representantes da Instituição: Arnaldo Augusto da Silva (Presidente).

Atados:

•Plataforma que faz a união entre pessoas que estão querendo realizar trabalho voluntário com diversas instituições no Brasil e que precisam de ajuda. Também promove eventos e cursos de formação para voluntários e gestores das organizações que os recebem.

•Representantes da Instituição: Fernanda Dall Antonia (gerente de projetos da Atados) e Isabela Beato (coordenadora de Projetos).

Catalyst 2030:

•Movimento que potencializa as ações realizadas pelas organizações da sociedade civil e os empreendedores brasileiros participantes do prêmio Empreendedor da Folha de São Paulo e Fundação Schwab nos últimos 15 anos. O foco é alertar para a urgência de atender a uma agenda global de sustentabilidade baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser atendidos até o ano de 2030.•Representantes da Instituição: GT de Comunicação –Rodrigo Baggio, Nádia Rebouças, Eliane Trindade, Gisela Solymos, Rosenildo Ferreira, entre outros.

Apresentação dos trabalhos do Projeto TRANSFORM(AÇÃO)

Datas:8 e 9 de junho

Horário:19h às 20:30h

Local:Canal da FAAP no Youtube

 

 


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) desenvolveu com os alunos das áreas de Comunicação e Marketing o projeto TRANSFORM(AÇÃO), que busca soluções para movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

Idealizado pelo professor Valdir Cimino e apoiado pelos coordenadores dos cursos de Produção Audiovisual e Rádio e TV da FAAP, o projeto pretende estimular o empreendedorismo entre os alunos a partir da criação de agências de comunicação que desenvolvam campanhas alinhadas aos objetivos das instituições escolhidas.

Além da estratégia de comunicação, esses grupos foram responsáveis pelo desenvolvimento de todo o conteúdo comunicacional de publicidade e propaganda nos formatos de spots de 15” e 30”, vídeo institucional e podcasts que serão veiculados inicialmente nas redes sociais, na TV e Rádio FAAP.

Os alunos de Produção Audiovisual formaram quatro agências experimentais (Actie, Diversa, Femina e Bloom), enquanto os de Rádio e Televisão desenvolveram quatro podcasts com foco na promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Stygma e Beverly).

Os trabalhos serão apresentados no canal da FAAP no Youtube, nos dias 8 e 9 de junho, às 19h, durante evento com a presença dos representantes da FAAP – Rodrigo Baggio, Nádia Rebouças e Alessandra Andrade, do FAAP Business Hub – e de jornalistas, como Eliane Trindade e Rosenildo Ferreira representando o movimento Catalyst, além de membros das organizações beneficiadas.

 

Os projetos desenvolvidos pelos alunos são:

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Agência Actie

•Representante: Eloisa (Elô) Bueno

•Integrantes: Clara Benatti, Fábio Safadi, Rafael Jacob, Eloisa Bueno, Júnior, Gabriel Lada, Lucas Paris e Luís Gustavo

•Instituição atendida: Movimento Catalyst 2030/Folha de São Paulo

 

Agência Diversa

•Representante: Pedro do Ó

•Integrantes: Marcus Telles, Jackeline Martins, Gustavo Nascimento, Maria Rita Miranda, Mike Gomes, Helena Rubano e Pedro do Ó

•Instituição atendida: Atados.org

 

Agência Bloom

•Representantes: Gustavo Salton e Mariana Costa

  •Integrantes: Giuliano Annunziata, Gustavo Salton, Leonardo Ferraz, Luisa Guerra, Mariana Costa e Yan Marrese

•Instituição atendida: Naia.org

 

Agência Femina

•Representantes: Rafa Frateschi e Esther

•Integrantes: Esther, Fernanda, Laura, Sofia, Rafa Frateschi e Érika

•Instituição atendida: Comitê de Humanização do Instituto de Infectologia Emílio Ribas

 

RÁDIO E TELEVISÃO – PRODUÇÃO DE PODCAST

Agência Berverly

•Representantes: Rogério Afonso e Luis Augusto

•Integrantes: Dominique Bueno Martins Coura, Gabriela Zatta de Souza, Julia Zeviani Beneduzi, Luís Augusto Vasconcelos, Rodrigo Garcia, Rogério Afonso Oliveira e Victoria Zanetti

•Instituição atendida: Catalyst

 

Agência Stygma

•Representantes: Maria Lúcia Azevedo e Maria Luiza Teixeira

•Integrantes: Maria Luiza de Almeida; Maria Lúcia Azevedo, Maria Luiza Teixeira, Guilherme Marconato, Larissa Gama, Lara Godoy

•Instituição atendida: Catalyst

 

SOBRE AS ORGANIZAÇÕES BENEFICIADAS:

Instituto Emílio Ribas:

•Levanta a bandeira da conscientização. Ao observar o crescimento da contaminação de jovens e idosos com HIV, sentiu a necessidade de disseminar novas informações por meio de uma campanha em prol do uso de preservativos e outras formas de proteção, além do alerta para o momento da pandemia.

•Representantes da Instituição: Dr. Luiz Pereira Jr (Diretor Técnico da Instituição), Dr. Ralcyon Teixeira e Andreia Zumbini (Comitê de Humanização da Saúde).

Naia:

•Organização da sociedade civil que oferece suporte educacional, psicossocial e profissionalizante a crianças, adolescentes e suas famílias, garantindo assistência básica necessária aos atendidos.

•Representantes da Instituição: Arnaldo Augusto da Silva (Presidente).

Atados:

•Plataforma que faz a união entre pessoas que estão querendo realizar trabalho voluntário com diversas instituições no Brasil e que precisam de ajuda. Também promove eventos e cursos de formação para voluntários e gestores das organizações que os recebem.

•Representantes da Instituição: Fernanda Dall Antonia (gerente de projetos da Atados) e Isabela Beato (coordenadora de Projetos).

Catalyst 2030:

•Movimento que potencializa as ações realizadas pelas organizações da sociedade civil e os empreendedores brasileiros participantes do prêmio Empreendedor da Folha de São Paulo e Fundação Schwab nos últimos 15 anos. O foco é alertar para a urgência de atender a uma agenda global de sustentabilidade baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser atendidos até o ano de 2030.•Representantes da Instituição: GT de Comunicação –Rodrigo Baggio, Nádia Rebouças, Eliane Trindade, Gisela Solymos, Rosenildo Ferreira, entre outros.

Apresentação dos trabalhos do Projeto TRANSFORM(AÇÃO)

Datas:8 e 9 de junho

Horário:19h às 20:30h

Local:Canal da FAAP no Youtube

 

 

banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Na FAAP

FAAP realiza 36ª Campanha de Doação de Sangue  

Na manhã desta quarta-feira, 5, a Fundação Armando Alvares Penteado promoveu a 36ª edição da tradicional Campanha de Doação de Sangue em parceria com a Fundação Pró Sangue, do Hemocentro de São Paulo. A ação aconteceu no Centro de Convenções, sala Anexa, reunindo alunos, professores, funcionários e membros da comunidade interessados em fazer a diferença.  “Na FAAP, acreditamos que responsabilidade social também se expressa em gestos de solidariedade que salvam vidas. Doar sangue é um deles: um ato simples, rápido e de profundo impacto humano.Por meio das campanhas realizadas anualmente em parceria com a Fundação Pró-Sangue, buscamos sensibilizar nossa comunidade acadêmica sobre a importância de manter esse compromisso coletivo com a vida”, afirma Bianca Rosetti, Gerente do setor de Responsabilidade Socioambiental. Desde 2001, o FAAP Social realiza periodicamente campanhas de doação de sangue, que já mobilizaram mais de 5 mil doadores. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com valores de solidariedade, cidadania e responsabilidade social, incentivando cada participante a contribuir diretamente para salvar vidas.  Durante o período da manhã, entre 8h30 e 11h15, o espaço recebeu um fluxo constante de doadores, muitos realizando o gesto pela primeira vez. Para participar, os 56 voluntários precisaram atender aos critérios básicos estabelecidos pelo Hemocentro, como estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, estar descansado e ter feito uma refeição leve antes da doação.  A FAAP agradece a todos que participaram da campanha e reforça a importância desse ato simples e generoso que ajuda a manter os estoques de sangue dos hospitais e hemocentros sempre


Na FAAP

FAAP celebra o Dia Nacional da Cultura com intervenções culturais 

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), que nasceu com o propósito de ser uma Escola de Belas Artes e tem a cultura em seu DNA, celebra o Dia Nacional da Cultura com a Semana Cultural FAAP. A iniciativa acontece a partir do dia 3 de novembro e reforça o compromisso da instituição com a promoção das artes, da criatividade e do pensamento crítico.  Reconhecida como um dos mais importantes complexos multiculturais de São Paulo, a FAAP abriga em seu campus o Museu de Arte Brasileira MAB FAAP, o Teatro FAAP e, mais recentemente, o Cine FAAP, espaços que, juntos, formam um ecossistema dedicado à difusão cultural e à formação de públicos diversos.  A Semana Cultural FAAP destaca a importância de valorizar a cultura como parte essencial da formação acadêmica e da vida em sociedade.   “A cultura é um elemento transformador. Ela amplia horizontes, estimula a empatia e fortalece a identidade. Ao criarmos a Semana Cultural, queremos não apenas celebrar o Dia Nacional da Cultura, mas também reafirmar o papel da FAAP como um espaço onde arte, educação e inovação caminham juntos”, afirma Sobral.  A programação da semana inclui apresentações de dança, música, cinema, mágica, stand-up comedy e performances artísticas diversas, com destaque para a participação de nomes reconhecidos e também de talentos da própria comunidade FAAP. Confira alguns dos destaques que já se apresentaram: Ballet Stagium – apresentação da tradicional companhia de dança brasileira, T.F. Companhia de Dança – apresentação de Rastro, MB Circo – cortejo banda e palhaços, Mágicos Ricardo Malerbi e Rudi Solon – Intervenções de ilusionismo e humor.   A Semana Cultural FAAP é aberta à comunidade acadêmica e busca proporcionar uma experiência imersiva, acessível e plural. Mais do que uma comemoração, é uma oportunidade de vivenciar a arte em suas múltiplas formas e refletir sobre seu papel na construção de um futuro mais criativo e


Business Communication and Media

Agência Lupa, em parceria com a FAAP, lança relatório com participação de alunos do BCM

Esta semana, a FAAP e a Agência Lupa apresentaram o relatório “O Brasil do Zap”, estudo que revela um panorama inédito sobre os conteúdos que circulam em grupos públicos de WhatsApp no país. O trabalho foi coordenado pela professora da FAAP Beatriz Farrugia e contou com a participação dos alunos do Programa BCM.  O evento de lançamento do relatório aconteceu no B-Hub e contou com o debate “Entre mensagens e mentiras: a realidade da desinformação no WhatsApp”, mediado pela coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, Edilamar Galvão. Além do debate, os alunos assistiram às falas de Natália Leal (CEO da Lupa), Cristina Tardáguila (fundadora da Lupa, em participação remota), Luis Fakhouri (Palver), Amaralina Machado Rodrigues Xavier (Meedan) e Ítalo Rômany, repórter da Lupa.  Produzida pelo Observatório Lupa, a pesquisa analisou 325 mil mensagens únicas em português, coletadas em mais de 100 mil grupos públicos entre julho de 2024 e julho de 2025. A partir disso, foram examinados em profundidade 10.351 conteúdos, incluindo 9.163 pedidos de verificação recebidos pela Lupa, 468 checagens publicadas por veículos especializados e 720 mensagens amplamente encaminhadas na plataforma.  Ao final, os alunos de BCM receberam os certificados do Projeto Lupinhas, reconhecendo sua atuação na pesquisa. O projeto integra áreas como Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas em um exercício prático e interdisciplinar de análise crítica do ecossistema informacional.  Além de gerar dados inéditos sobre o comportamento informativo no WhatsApp, o relatório também funcionou como um importante laboratório acadêmico: os estudantes participaram da sistematização e classificação de conteúdos pela Taxonomia Lupa, supervisionados por profissionais e em ambiente seguro para manejo de material


Design

Alunos de Design visitam o Laboratório Cazoolo – Braskem 

Os alunos do 6º semestre do curso de Design da FAAP realizaram, na última quinta-feira, 30, uma visita técnica ao Laboratório Cazoolo – Braskem, espaço de inovação dedicado ao desenvolvimento de soluções sustentáveis e colaborativas para o design de embalagens.  Durante a atividade, os estudantes conheceram o trabalho do designer Fábio Santana, diretor do Laboratório e ex-aluno da FAAP. Santana apresentou aos visitantes as diretrizes do Cazoolo, que atua como um hub de projetos voltado à aplicação da inteligência coletiva e à experimentação de novos materiais e processos nas áreas de design circular, inovação e responsabilidade socioambiental.  A visita foi acompanhada pela Profa. Didiana Prata, responsável pela disciplina Projeto de Inovações Disruptivas, ministrada em parceria com o professor Fábio Righetto, além do professor Cláudio Parra. Ao longo da experiência, os alunos puderam relacionar os conceitos estudados em sala de aula com práticas reais de mercado, explorando os novos paradigmas do design contemporâneo, que articulam design de produto, gráfico e de serviço.  “As parcerias entre as pesquisas dos alunos do Centro Universitário e laboratórios de ponta, como o Cazoolo, são fundamentais para o fortalecimento de um ensino mais engajado e conectado com as demandas atuais do mercado”, afirma a Profa. Didiana Prata.  A atividade reforça o compromisso da FAAP em estimular a integração entre ensino, pesquisa e prática profissional, preparando os alunos para atuarem de forma crítica, criativa e sustentável no cenário do design

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter


Fatal error: Uncaught wfWAFStorageFileException: Unable to save temporary file for atomic writing. in /var/www/prodportalfaap/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:34 Stack trace: #0 /var/www/prodportalfaap/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(658): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents() #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig() #2 {main} thrown in /var/www/prodportalfaap/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 34