Alunos da FAAP criam agências e campanhas para ajudar na comunicação de organizações da sociedade civil


DATA


COMPARTILHE


A Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) desenvolveu com os alunos das áreas de Comunicação e Marketing o projeto TRANSFORM(AÇÃO), que busca soluções para movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

Idealizado pelo professor Valdir Cimino e apoiado pelos coordenadores dos cursos de Produção Audiovisual e Rádio e TV da FAAP, o projeto pretende estimular o empreendedorismo entre os alunos a partir da criação de agências de comunicação que desenvolvam campanhas alinhadas aos objetivos das instituições escolhidas.

Além da estratégia de comunicação, esses grupos foram responsáveis pelo desenvolvimento de todo o conteúdo comunicacional de publicidade e propaganda nos formatos de spots de 15” e 30”, vídeo institucional e podcasts que serão veiculados inicialmente nas redes sociais, na TV e Rádio FAAP.

Os alunos de Produção Audiovisual formaram quatro agências experimentais (Actie, Diversa, Femina e Bloom), enquanto os de Rádio e Televisão desenvolveram quatro podcasts com foco na promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Stygma e Beverly).

Os trabalhos serão apresentados no canal da FAAP no Youtube, nos dias 8 e 9 de junho, às 19h, durante evento com a presença dos representantes da FAAP – Rodrigo Baggio, Nádia Rebouças e Alessandra Andrade, do FAAP Business Hub – e de jornalistas, como Eliane Trindade e Rosenildo Ferreira representando o movimento Catalyst, além de membros das organizações beneficiadas.

 

Os projetos desenvolvidos pelos alunos são:

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Agência Actie

•Representante: Eloisa (Elô) Bueno

•Integrantes: Clara Benatti, Fábio Safadi, Rafael Jacob, Eloisa Bueno, Júnior, Gabriel Lada, Lucas Paris e Luís Gustavo

•Instituição atendida: Movimento Catalyst 2030/Folha de São Paulo

 

Agência Diversa

•Representante: Pedro do Ó

•Integrantes: Marcus Telles, Jackeline Martins, Gustavo Nascimento, Maria Rita Miranda, Mike Gomes, Helena Rubano e Pedro do Ó

•Instituição atendida: Atados.org

 

Agência Bloom

•Representantes: Gustavo Salton e Mariana Costa

  •Integrantes: Giuliano Annunziata, Gustavo Salton, Leonardo Ferraz, Luisa Guerra, Mariana Costa e Yan Marrese

•Instituição atendida: Naia.org

 

Agência Femina

•Representantes: Rafa Frateschi e Esther

•Integrantes: Esther, Fernanda, Laura, Sofia, Rafa Frateschi e Érika

•Instituição atendida: Comitê de Humanização do Instituto de Infectologia Emílio Ribas

 

RÁDIO E TELEVISÃO – PRODUÇÃO DE PODCAST

Agência Berverly

•Representantes: Rogério Afonso e Luis Augusto

•Integrantes: Dominique Bueno Martins Coura, Gabriela Zatta de Souza, Julia Zeviani Beneduzi, Luís Augusto Vasconcelos, Rodrigo Garcia, Rogério Afonso Oliveira e Victoria Zanetti

•Instituição atendida: Catalyst

 

Agência Stygma

•Representantes: Maria Lúcia Azevedo e Maria Luiza Teixeira

•Integrantes: Maria Luiza de Almeida; Maria Lúcia Azevedo, Maria Luiza Teixeira, Guilherme Marconato, Larissa Gama, Lara Godoy

•Instituição atendida: Catalyst

 

SOBRE AS ORGANIZAÇÕES BENEFICIADAS:

Instituto Emílio Ribas:

•Levanta a bandeira da conscientização. Ao observar o crescimento da contaminação de jovens e idosos com HIV, sentiu a necessidade de disseminar novas informações por meio de uma campanha em prol do uso de preservativos e outras formas de proteção, além do alerta para o momento da pandemia.

•Representantes da Instituição: Dr. Luiz Pereira Jr (Diretor Técnico da Instituição), Dr. Ralcyon Teixeira e Andreia Zumbini (Comitê de Humanização da Saúde).

Naia:

•Organização da sociedade civil que oferece suporte educacional, psicossocial e profissionalizante a crianças, adolescentes e suas famílias, garantindo assistência básica necessária aos atendidos.

•Representantes da Instituição: Arnaldo Augusto da Silva (Presidente).

Atados:

•Plataforma que faz a união entre pessoas que estão querendo realizar trabalho voluntário com diversas instituições no Brasil e que precisam de ajuda. Também promove eventos e cursos de formação para voluntários e gestores das organizações que os recebem.

•Representantes da Instituição: Fernanda Dall Antonia (gerente de projetos da Atados) e Isabela Beato (coordenadora de Projetos).

Catalyst 2030:

•Movimento que potencializa as ações realizadas pelas organizações da sociedade civil e os empreendedores brasileiros participantes do prêmio Empreendedor da Folha de São Paulo e Fundação Schwab nos últimos 15 anos. O foco é alertar para a urgência de atender a uma agenda global de sustentabilidade baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser atendidos até o ano de 2030.•Representantes da Instituição: GT de Comunicação –Rodrigo Baggio, Nádia Rebouças, Eliane Trindade, Gisela Solymos, Rosenildo Ferreira, entre outros.

Apresentação dos trabalhos do Projeto TRANSFORM(AÇÃO)

Datas:8 e 9 de junho

Horário:19h às 20:30h

Local:Canal da FAAP no Youtube

 

 


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) desenvolveu com os alunos das áreas de Comunicação e Marketing o projeto TRANSFORM(AÇÃO), que busca soluções para movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

Idealizado pelo professor Valdir Cimino e apoiado pelos coordenadores dos cursos de Produção Audiovisual e Rádio e TV da FAAP, o projeto pretende estimular o empreendedorismo entre os alunos a partir da criação de agências de comunicação que desenvolvam campanhas alinhadas aos objetivos das instituições escolhidas.

Além da estratégia de comunicação, esses grupos foram responsáveis pelo desenvolvimento de todo o conteúdo comunicacional de publicidade e propaganda nos formatos de spots de 15” e 30”, vídeo institucional e podcasts que serão veiculados inicialmente nas redes sociais, na TV e Rádio FAAP.

Os alunos de Produção Audiovisual formaram quatro agências experimentais (Actie, Diversa, Femina e Bloom), enquanto os de Rádio e Televisão desenvolveram quatro podcasts com foco na promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Stygma e Beverly).

Os trabalhos serão apresentados no canal da FAAP no Youtube, nos dias 8 e 9 de junho, às 19h, durante evento com a presença dos representantes da FAAP – Rodrigo Baggio, Nádia Rebouças e Alessandra Andrade, do FAAP Business Hub – e de jornalistas, como Eliane Trindade e Rosenildo Ferreira representando o movimento Catalyst, além de membros das organizações beneficiadas.

 

Os projetos desenvolvidos pelos alunos são:

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Agência Actie

•Representante: Eloisa (Elô) Bueno

•Integrantes: Clara Benatti, Fábio Safadi, Rafael Jacob, Eloisa Bueno, Júnior, Gabriel Lada, Lucas Paris e Luís Gustavo

•Instituição atendida: Movimento Catalyst 2030/Folha de São Paulo

 

Agência Diversa

•Representante: Pedro do Ó

•Integrantes: Marcus Telles, Jackeline Martins, Gustavo Nascimento, Maria Rita Miranda, Mike Gomes, Helena Rubano e Pedro do Ó

•Instituição atendida: Atados.org

 

Agência Bloom

•Representantes: Gustavo Salton e Mariana Costa

  •Integrantes: Giuliano Annunziata, Gustavo Salton, Leonardo Ferraz, Luisa Guerra, Mariana Costa e Yan Marrese

•Instituição atendida: Naia.org

 

Agência Femina

•Representantes: Rafa Frateschi e Esther

•Integrantes: Esther, Fernanda, Laura, Sofia, Rafa Frateschi e Érika

•Instituição atendida: Comitê de Humanização do Instituto de Infectologia Emílio Ribas

 

RÁDIO E TELEVISÃO – PRODUÇÃO DE PODCAST

Agência Berverly

•Representantes: Rogério Afonso e Luis Augusto

•Integrantes: Dominique Bueno Martins Coura, Gabriela Zatta de Souza, Julia Zeviani Beneduzi, Luís Augusto Vasconcelos, Rodrigo Garcia, Rogério Afonso Oliveira e Victoria Zanetti

•Instituição atendida: Catalyst

 

Agência Stygma

•Representantes: Maria Lúcia Azevedo e Maria Luiza Teixeira

•Integrantes: Maria Luiza de Almeida; Maria Lúcia Azevedo, Maria Luiza Teixeira, Guilherme Marconato, Larissa Gama, Lara Godoy

•Instituição atendida: Catalyst

 

SOBRE AS ORGANIZAÇÕES BENEFICIADAS:

Instituto Emílio Ribas:

•Levanta a bandeira da conscientização. Ao observar o crescimento da contaminação de jovens e idosos com HIV, sentiu a necessidade de disseminar novas informações por meio de uma campanha em prol do uso de preservativos e outras formas de proteção, além do alerta para o momento da pandemia.

•Representantes da Instituição: Dr. Luiz Pereira Jr (Diretor Técnico da Instituição), Dr. Ralcyon Teixeira e Andreia Zumbini (Comitê de Humanização da Saúde).

Naia:

•Organização da sociedade civil que oferece suporte educacional, psicossocial e profissionalizante a crianças, adolescentes e suas famílias, garantindo assistência básica necessária aos atendidos.

•Representantes da Instituição: Arnaldo Augusto da Silva (Presidente).

Atados:

•Plataforma que faz a união entre pessoas que estão querendo realizar trabalho voluntário com diversas instituições no Brasil e que precisam de ajuda. Também promove eventos e cursos de formação para voluntários e gestores das organizações que os recebem.

•Representantes da Instituição: Fernanda Dall Antonia (gerente de projetos da Atados) e Isabela Beato (coordenadora de Projetos).

Catalyst 2030:

•Movimento que potencializa as ações realizadas pelas organizações da sociedade civil e os empreendedores brasileiros participantes do prêmio Empreendedor da Folha de São Paulo e Fundação Schwab nos últimos 15 anos. O foco é alertar para a urgência de atender a uma agenda global de sustentabilidade baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser atendidos até o ano de 2030.•Representantes da Instituição: GT de Comunicação –Rodrigo Baggio, Nádia Rebouças, Eliane Trindade, Gisela Solymos, Rosenildo Ferreira, entre outros.

Apresentação dos trabalhos do Projeto TRANSFORM(AÇÃO)

Datas:8 e 9 de junho

Horário:19h às 20:30h

Local:Canal da FAAP no Youtube

 

 

banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Internacional

FAAP participa da conferência dos Institutos Confúcio em Pequim

O Instituto Confúcio para Negócios da FAAP (BCI FAAP) participou da Conferência dos Institutos Confúcio, organizada pelo Center for Language Education and Cooperation, pela Chinese International Education Foundation e pela International Society for Chinese Language Teaching, que ocorreu em Pequim entre 15 e 16 de novembro de 2025.  A diretora chinesa, Dra. Zhu Xiaoshu, e a diretora local, Dra. Lourdes Zilberberg, participaram do evento, que reuniu mais de 5.000 delegados de mais de 160 países. Além dos delegados estrangeiros, também participaram delegados locais de universidades chinesas. O evento teve como lema “Innovation Leads, AI Empowers: Learning Chinese Without Borders” (Inovação lidera, IA empodera: aprendendo chinês sem fronteiras). Entre os temas discutidos esteve o uso da Inteligência Artificial na educação, que integra as diretrizes do governo chinês para o setor educacional.  O ministro da Educação da República Popular da China, Dr. Huai Jinpeng, moderou a cerimônia de abertura, que contou com discursos de delegados estrangeiros e chineses, comentou sobre os avanços do ensino de chinês no mundo e sobre o uso da IA como nova ferramenta para o estudo do idioma. Além do ministro, a cerimônia de abertura contou com o discurso do vice‑primeiro‑ministro Ding Xuexiang, membro do Comitê Permanente do Politburo do Comitê Central do Partido Comunista da China, que também ressaltou o uso da IA em todo o sistema educacional chinês, inclusive no ensino de línguas, e destacou a importância dos Institutos Confúcio.  A China é conhecida por seus avanços na área de tecnologia, especialmente com a criação do DeepSeek, e pelo investimento em educação, ciência e tecnologia. Dessa forma, o ensino da língua chinesa no mundo também poderá utilizar ferramentas de apoio, incluindo Inteligência Artificial, por meio da IA Cloud Platform criada pelo governo e lançada no evento.  A Dra. Zhu Xiaoshu e a Dra. Lourdes Zilberberg também participaram de reunião na University of International Business and Economics (UIBE), parceira da FAAP no âmbito do BCI FAAP, e apresentaram as diversas atividades desenvolvidas em


Business Communication and Media

FAAP em parceria com o Estadão recebe Simon Cook, CEO do Cannes Lions  

A FAAP recebeu Simon Cook, CEO do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, para uma conversa com profissionais do mercado publicitário e estudantes, em uma iniciativa da parceria entre a FAAP, Lions e o Estadão, representante do festival no Brasil.    Simon Cook trouxe uma análise sobre o estado atual da criatividade e do papel das marcas no mundo contemporâneo, destacando que o propósito do festival é compartilhar conhecimento. Em suas palavras, “o que acontece em Cannes não deve ficar apenas em Cannes”. A análise realizada a partir das campanhas premiadas na edição deste ano trouxe insights valiosos.   A partir da proposta de quatro grandes tendências que reúnem as melhores campanhas de Cannes Lions 2025, denominada de Marketing Jiu-Jitsu, Desconto Criativo, Aliados Acrobáticos e Convite para Jogar, o CEO de Lions mostrou que a criatividade hoje está intrinsecamente relacionada à inteligência estratégica. Ideias vencedoras são aquelas capazes de transformar limitações em oportunidades, unir relevância social e resultado de negócio, e propor novas formas de participação entre marcas e pessoas.   Mais do que uma aula sobre publicidade, a visita simbolizou o reconhecimento da FAAP como um espaço de convergência entre formação acadêmica e práticas de mercado. A mensagem final foi de que o ato de criar sempre será necessário. Fazer isso com consciência, mais ainda.    Para a FAAP, o encontro reafirma seu compromisso em preparar profissionais capazes de atuar nesse cenário em que criatividade, tecnologia e valores caminham juntos, moldando o futuro da


Na FAAP

FAAP recebe Sua Alteza Sereníssima Príncipe Albert II de Mônaco em evento sobre empreendedorismo sustentável

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) teve o prazer de receber, na última sexta-feira (7), Sua Alteza Sereníssima Príncipe Albert II de Mônaco para o evento Building Tomorrow Together, dedicado à reflexão sobre inovação e empreendedorismo com foco na sustentabilidade. O encontro, realizado nas dependências da FAAP, reuniu estudantes de diversas áreas do conhecimento, além de empreendedores comprometidos com soluções de impacto socioambiental. A visita do Príncipe à FAAP marca seu retorno à instituição, onde já esteve anteriormente por ocasião da exposição Os Anos Grace Kelly, Princesa de Mônaco. A escolha da FAAP como palco para esse importante diálogo internacional reforça o papel da Fundação como centro de excelência acadêmica e de articulação de temas globais relevantes. A recepção oficial foi conduzida pela Sra. Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP, que deu as boas-vindas à comitiva monegasca. Também participaram da cerimônia a Sra. Pilar Guillon Liotti, conselheira do MAB FAAP e o Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP. Em conversa reservada, Sua Alteza, o Príncipe, e a Mantenedora da FAAP falaram sobre interesses em comum de ambas as Fundações e sobre parcerias futuras, planos, eventos e projetos mais estruturados no que diz respeito às áreas de artes e negócios. O Sr. Arnoldo Wald, Cônsul Honorário de Mônaco no Brasil e presidente da filial latino-americana da Fundação Príncipe Albert II de Mônaco; o Príncipe Dom João de Orléans e Bragança e o Príncipe Charles Philippe d’Orléans estiveram presentes juntamente com outras autoridades e convidados ilustres. O evento, mediado pela professora Fernanda Magnotta, coordenadora do programa BIA, destacou dez jovens empreendedores latino-americanos, que apresentaram iniciativas inovadoras alinhadas às pautas da COP30. As soluções abordaram desafios ambientais urgentes, demonstrando o potencial transformador do empreendedorismo sustentável. Em seu discurso de boas-vindas, Sra. Celita lembrou que “os objetivos da Fundação Príncipe Albert II vêm ao encontro dos objetivos do nosso centro de inovação e empreendedorismo – o FAAP Business Hub – cuja meta é trabalhar o perfil empreendedor de nosso corpo discente e, para que isso se realize na prática, são desenvolvidos uma série de programas para todos os estágios de desenvolvimento, transformando ideias em ações, como também inserindo conteúdos de sustentabilidade em todos os seus cursos”. Dois alunos da graduação da FAAP também participaram ativamente do encontro. Gabriela Guimarães, do 3º semestre de Moda compartilhou projetos desenvolvidos na própria instituição, como os programas “Start. From Ideas to Action”, “FAABRICA” e “Empreenda FAAP”. Essas iniciativas refletem o compromisso da FAAP com a formação de lideranças criativas e engajadas, além de abrirem espaço para novos diálogos e parcerias estratégicas. Cauê Micheletti, do 8° semestre de Cinema, falou como a FAAP tem papel fundamental em seu desenvolvimento pessoal. “A FAAP me ensinou que conhecimento não é apenas informação – é matéria-prima para a transformação. Há setenta e oito anos, esta instituição forma gerações de pensadores, criadores e inovadores. E eu tenho orgulho de fazer parte desse legado. Mas o que mais me inspira é ver como a FAAP continua evoluindo. É uma instituição que ousa estar à frente do seu tempo. Aqui, descobri meus talentos e aprendi a transformá-los em vocação. Percebi que o sucesso não é privilégio de poucos – é de quem acredita em si mesmo, de quem arrisca, de quem sonha grande”, disse a todos os presentes. Em suas considerações finais, Sua Alteza Sereníssima Príncipe Albert II enfatizou a profunda transformação ecológica, social, econômica e tecnológica em curso no mundo contemporâneo e agradeceu à FAAP pela disponibilidade em sediar evento tão importante, comprovando nossa relevância internacional e nosso protagonismo como instituição de ensino superior comprometida com a inovação, a sustentabilidade e a formação de cidadãos

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter