Alunos da FAAP criam agências e campanhas para ajudar na comunicação de organizações da sociedade civil


DATA


COMPARTILHE


A Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) desenvolveu com os alunos das áreas de Comunicação e Marketing o projeto TRANSFORM(AÇÃO), que busca soluções para movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

Idealizado pelo professor Valdir Cimino e apoiado pelos coordenadores dos cursos de Produção Audiovisual e Rádio e TV da FAAP, o projeto pretende estimular o empreendedorismo entre os alunos a partir da criação de agências de comunicação que desenvolvam campanhas alinhadas aos objetivos das instituições escolhidas.

Além da estratégia de comunicação, esses grupos foram responsáveis pelo desenvolvimento de todo o conteúdo comunicacional de publicidade e propaganda nos formatos de spots de 15” e 30”, vídeo institucional e podcasts que serão veiculados inicialmente nas redes sociais, na TV e Rádio FAAP.

Os alunos de Produção Audiovisual formaram quatro agências experimentais (Actie, Diversa, Femina e Bloom), enquanto os de Rádio e Televisão desenvolveram quatro podcasts com foco na promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Stygma e Beverly).

Os trabalhos serão apresentados no canal da FAAP no Youtube, nos dias 8 e 9 de junho, às 19h, durante evento com a presença dos representantes da FAAP – Rodrigo Baggio, Nádia Rebouças e Alessandra Andrade, do FAAP Business Hub – e de jornalistas, como Eliane Trindade e Rosenildo Ferreira representando o movimento Catalyst, além de membros das organizações beneficiadas.

 

Os projetos desenvolvidos pelos alunos são:

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Agência Actie

•Representante: Eloisa (Elô) Bueno

•Integrantes: Clara Benatti, Fábio Safadi, Rafael Jacob, Eloisa Bueno, Júnior, Gabriel Lada, Lucas Paris e Luís Gustavo

•Instituição atendida: Movimento Catalyst 2030/Folha de São Paulo

 

Agência Diversa

•Representante: Pedro do Ó

•Integrantes: Marcus Telles, Jackeline Martins, Gustavo Nascimento, Maria Rita Miranda, Mike Gomes, Helena Rubano e Pedro do Ó

•Instituição atendida: Atados.org

 

Agência Bloom

•Representantes: Gustavo Salton e Mariana Costa

  •Integrantes: Giuliano Annunziata, Gustavo Salton, Leonardo Ferraz, Luisa Guerra, Mariana Costa e Yan Marrese

•Instituição atendida: Naia.org

 

Agência Femina

•Representantes: Rafa Frateschi e Esther

•Integrantes: Esther, Fernanda, Laura, Sofia, Rafa Frateschi e Érika

•Instituição atendida: Comitê de Humanização do Instituto de Infectologia Emílio Ribas

 

RÁDIO E TELEVISÃO – PRODUÇÃO DE PODCAST

Agência Berverly

•Representantes: Rogério Afonso e Luis Augusto

•Integrantes: Dominique Bueno Martins Coura, Gabriela Zatta de Souza, Julia Zeviani Beneduzi, Luís Augusto Vasconcelos, Rodrigo Garcia, Rogério Afonso Oliveira e Victoria Zanetti

•Instituição atendida: Catalyst

 

Agência Stygma

•Representantes: Maria Lúcia Azevedo e Maria Luiza Teixeira

•Integrantes: Maria Luiza de Almeida; Maria Lúcia Azevedo, Maria Luiza Teixeira, Guilherme Marconato, Larissa Gama, Lara Godoy

•Instituição atendida: Catalyst

 

SOBRE AS ORGANIZAÇÕES BENEFICIADAS:

Instituto Emílio Ribas:

•Levanta a bandeira da conscientização. Ao observar o crescimento da contaminação de jovens e idosos com HIV, sentiu a necessidade de disseminar novas informações por meio de uma campanha em prol do uso de preservativos e outras formas de proteção, além do alerta para o momento da pandemia.

•Representantes da Instituição: Dr. Luiz Pereira Jr (Diretor Técnico da Instituição), Dr. Ralcyon Teixeira e Andreia Zumbini (Comitê de Humanização da Saúde).

Naia:

•Organização da sociedade civil que oferece suporte educacional, psicossocial e profissionalizante a crianças, adolescentes e suas famílias, garantindo assistência básica necessária aos atendidos.

•Representantes da Instituição: Arnaldo Augusto da Silva (Presidente).

Atados:

•Plataforma que faz a união entre pessoas que estão querendo realizar trabalho voluntário com diversas instituições no Brasil e que precisam de ajuda. Também promove eventos e cursos de formação para voluntários e gestores das organizações que os recebem.

•Representantes da Instituição: Fernanda Dall Antonia (gerente de projetos da Atados) e Isabela Beato (coordenadora de Projetos).

Catalyst 2030:

•Movimento que potencializa as ações realizadas pelas organizações da sociedade civil e os empreendedores brasileiros participantes do prêmio Empreendedor da Folha de São Paulo e Fundação Schwab nos últimos 15 anos. O foco é alertar para a urgência de atender a uma agenda global de sustentabilidade baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser atendidos até o ano de 2030.•Representantes da Instituição: GT de Comunicação –Rodrigo Baggio, Nádia Rebouças, Eliane Trindade, Gisela Solymos, Rosenildo Ferreira, entre outros.

Apresentação dos trabalhos do Projeto TRANSFORM(AÇÃO)

Datas:8 e 9 de junho

Horário:19h às 20:30h

Local:Canal da FAAP no Youtube

 

 


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) desenvolveu com os alunos das áreas de Comunicação e Marketing o projeto TRANSFORM(AÇÃO), que busca soluções para movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

Idealizado pelo professor Valdir Cimino e apoiado pelos coordenadores dos cursos de Produção Audiovisual e Rádio e TV da FAAP, o projeto pretende estimular o empreendedorismo entre os alunos a partir da criação de agências de comunicação que desenvolvam campanhas alinhadas aos objetivos das instituições escolhidas.

Além da estratégia de comunicação, esses grupos foram responsáveis pelo desenvolvimento de todo o conteúdo comunicacional de publicidade e propaganda nos formatos de spots de 15” e 30”, vídeo institucional e podcasts que serão veiculados inicialmente nas redes sociais, na TV e Rádio FAAP.

Os alunos de Produção Audiovisual formaram quatro agências experimentais (Actie, Diversa, Femina e Bloom), enquanto os de Rádio e Televisão desenvolveram quatro podcasts com foco na promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Stygma e Beverly).

Os trabalhos serão apresentados no canal da FAAP no Youtube, nos dias 8 e 9 de junho, às 19h, durante evento com a presença dos representantes da FAAP – Rodrigo Baggio, Nádia Rebouças e Alessandra Andrade, do FAAP Business Hub – e de jornalistas, como Eliane Trindade e Rosenildo Ferreira representando o movimento Catalyst, além de membros das organizações beneficiadas.

 

Os projetos desenvolvidos pelos alunos são:

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Agência Actie

•Representante: Eloisa (Elô) Bueno

•Integrantes: Clara Benatti, Fábio Safadi, Rafael Jacob, Eloisa Bueno, Júnior, Gabriel Lada, Lucas Paris e Luís Gustavo

•Instituição atendida: Movimento Catalyst 2030/Folha de São Paulo

 

Agência Diversa

•Representante: Pedro do Ó

•Integrantes: Marcus Telles, Jackeline Martins, Gustavo Nascimento, Maria Rita Miranda, Mike Gomes, Helena Rubano e Pedro do Ó

•Instituição atendida: Atados.org

 

Agência Bloom

•Representantes: Gustavo Salton e Mariana Costa

  •Integrantes: Giuliano Annunziata, Gustavo Salton, Leonardo Ferraz, Luisa Guerra, Mariana Costa e Yan Marrese

•Instituição atendida: Naia.org

 

Agência Femina

•Representantes: Rafa Frateschi e Esther

•Integrantes: Esther, Fernanda, Laura, Sofia, Rafa Frateschi e Érika

•Instituição atendida: Comitê de Humanização do Instituto de Infectologia Emílio Ribas

 

RÁDIO E TELEVISÃO – PRODUÇÃO DE PODCAST

Agência Berverly

•Representantes: Rogério Afonso e Luis Augusto

•Integrantes: Dominique Bueno Martins Coura, Gabriela Zatta de Souza, Julia Zeviani Beneduzi, Luís Augusto Vasconcelos, Rodrigo Garcia, Rogério Afonso Oliveira e Victoria Zanetti

•Instituição atendida: Catalyst

 

Agência Stygma

•Representantes: Maria Lúcia Azevedo e Maria Luiza Teixeira

•Integrantes: Maria Luiza de Almeida; Maria Lúcia Azevedo, Maria Luiza Teixeira, Guilherme Marconato, Larissa Gama, Lara Godoy

•Instituição atendida: Catalyst

 

SOBRE AS ORGANIZAÇÕES BENEFICIADAS:

Instituto Emílio Ribas:

•Levanta a bandeira da conscientização. Ao observar o crescimento da contaminação de jovens e idosos com HIV, sentiu a necessidade de disseminar novas informações por meio de uma campanha em prol do uso de preservativos e outras formas de proteção, além do alerta para o momento da pandemia.

•Representantes da Instituição: Dr. Luiz Pereira Jr (Diretor Técnico da Instituição), Dr. Ralcyon Teixeira e Andreia Zumbini (Comitê de Humanização da Saúde).

Naia:

•Organização da sociedade civil que oferece suporte educacional, psicossocial e profissionalizante a crianças, adolescentes e suas famílias, garantindo assistência básica necessária aos atendidos.

•Representantes da Instituição: Arnaldo Augusto da Silva (Presidente).

Atados:

•Plataforma que faz a união entre pessoas que estão querendo realizar trabalho voluntário com diversas instituições no Brasil e que precisam de ajuda. Também promove eventos e cursos de formação para voluntários e gestores das organizações que os recebem.

•Representantes da Instituição: Fernanda Dall Antonia (gerente de projetos da Atados) e Isabela Beato (coordenadora de Projetos).

Catalyst 2030:

•Movimento que potencializa as ações realizadas pelas organizações da sociedade civil e os empreendedores brasileiros participantes do prêmio Empreendedor da Folha de São Paulo e Fundação Schwab nos últimos 15 anos. O foco é alertar para a urgência de atender a uma agenda global de sustentabilidade baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser atendidos até o ano de 2030.•Representantes da Instituição: GT de Comunicação –Rodrigo Baggio, Nádia Rebouças, Eliane Trindade, Gisela Solymos, Rosenildo Ferreira, entre outros.

Apresentação dos trabalhos do Projeto TRANSFORM(AÇÃO)

Datas:8 e 9 de junho

Horário:19h às 20:30h

Local:Canal da FAAP no Youtube

 

 

banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Business Communication and Media

FAAP em parceria com o Estadão recebe Simon Cook, CEO do Cannes Lions  

A FAAP recebeu Simon Cook, CEO do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, para uma conversa com profissionais do mercado publicitário e estudantes, em uma iniciativa da parceria entre a FAAP, Lions e o Estadão, representante do festival no Brasil.    Simon Cook trouxe uma análise sobre o estado atual da criatividade e do papel das marcas no mundo contemporâneo, destacando que o propósito do festival é compartilhar conhecimento. Em suas palavras, “o que acontece em Cannes não deve ficar apenas em Cannes”. A análise realizada a partir das campanhas premiadas na edição deste ano trouxe insights valiosos.   A partir da proposta de quatro grandes tendências que reúnem as melhores campanhas de Cannes Lions 2025, denominada de Marketing Jiu-Jitsu, Desconto Criativo, Aliados Acrobáticos e Convite para Jogar, o CEO de Lions mostrou que a criatividade hoje está intrinsecamente relacionada à inteligência estratégica. Ideias vencedoras são aquelas capazes de transformar limitações em oportunidades, unir relevância social e resultado de negócio, e propor novas formas de participação entre marcas e pessoas.   Mais do que uma aula sobre publicidade, a visita simbolizou o reconhecimento da FAAP como um espaço de convergência entre formação acadêmica e práticas de mercado. A mensagem final foi de que o ato de criar sempre será necessário. Fazer isso com consciência, mais ainda.    Para a FAAP, o encontro reafirma seu compromisso em preparar profissionais capazes de atuar nesse cenário em que criatividade, tecnologia e valores caminham juntos, moldando o futuro da


Na FAAP

FAAP recebe Sua Alteza Sereníssima Príncipe Albert II de Mônaco em evento sobre empreendedorismo sustentável

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) teve o prazer de receber, na última sexta-feira (7), Sua Alteza Sereníssima Príncipe Albert II de Mônaco para o evento Building Tomorrow Together, dedicado à reflexão sobre inovação e empreendedorismo com foco na sustentabilidade. O encontro, realizado nas dependências da FAAP, reuniu estudantes de diversas áreas do conhecimento, além de empreendedores comprometidos com soluções de impacto socioambiental. A visita do Príncipe à FAAP marca seu retorno à instituição, onde já esteve anteriormente por ocasião da exposição Os Anos Grace Kelly, Princesa de Mônaco. A escolha da FAAP como palco para esse importante diálogo internacional reforça o papel da Fundação como centro de excelência acadêmica e de articulação de temas globais relevantes. A recepção oficial foi conduzida pela Sra. Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP, que deu as boas-vindas à comitiva monegasca. Também participaram da cerimônia a Sra. Pilar Guillon Liotti, conselheira do MAB FAAP e o Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP. Em conversa reservada, Sua Alteza, o Príncipe, e a Mantenedora da FAAP falaram sobre interesses em comum de ambas as Fundações e sobre parcerias futuras, planos, eventos e projetos mais estruturados no que diz respeito às áreas de artes e negócios. O Sr. Arnoldo Wald, Cônsul Honorário de Mônaco no Brasil e presidente da filial latino-americana da Fundação Príncipe Albert II de Mônaco; o Príncipe Dom João de Orléans e Bragança e o Príncipe Charles Philippe d’Orléans estiveram presentes juntamente com outras autoridades e convidados ilustres. O evento, mediado pela professora Fernanda Magnotta, coordenadora do programa BIA, destacou dez jovens empreendedores latino-americanos, que apresentaram iniciativas inovadoras alinhadas às pautas da COP30. As soluções abordaram desafios ambientais urgentes, demonstrando o potencial transformador do empreendedorismo sustentável. Em seu discurso de boas-vindas, Sra. Celita lembrou que “os objetivos da Fundação Príncipe Albert II vêm ao encontro dos objetivos do nosso centro de inovação e empreendedorismo – o FAAP Business Hub – cuja meta é trabalhar o perfil empreendedor de nosso corpo discente e, para que isso se realize na prática, são desenvolvidos uma série de programas para todos os estágios de desenvolvimento, transformando ideias em ações, como também inserindo conteúdos de sustentabilidade em todos os seus cursos”. Dois alunos da graduação da FAAP também participaram ativamente do encontro. Gabriela Guimarães, do 3º semestre de Moda compartilhou projetos desenvolvidos na própria instituição, como os programas “Start. From Ideas to Action”, “FAABRICA” e “Empreenda FAAP”. Essas iniciativas refletem o compromisso da FAAP com a formação de lideranças criativas e engajadas, além de abrirem espaço para novos diálogos e parcerias estratégicas. Cauê Micheletti, do 8° semestre de Cinema, falou como a FAAP tem papel fundamental em seu desenvolvimento pessoal. “A FAAP me ensinou que conhecimento não é apenas informação – é matéria-prima para a transformação. Há setenta e oito anos, esta instituição forma gerações de pensadores, criadores e inovadores. E eu tenho orgulho de fazer parte desse legado. Mas o que mais me inspira é ver como a FAAP continua evoluindo. É uma instituição que ousa estar à frente do seu tempo. Aqui, descobri meus talentos e aprendi a transformá-los em vocação. Percebi que o sucesso não é privilégio de poucos – é de quem acredita em si mesmo, de quem arrisca, de quem sonha grande”, disse a todos os presentes. Em suas considerações finais, Sua Alteza Sereníssima Príncipe Albert II enfatizou a profunda transformação ecológica, social, econômica e tecnológica em curso no mundo contemporâneo e agradeceu à FAAP pela disponibilidade em sediar evento tão importante, comprovando nossa relevância internacional e nosso protagonismo como instituição de ensino superior comprometida com a inovação, a sustentabilidade e a formação de cidadãos


Business Communication and Media

Professor e ex-aluna FAAP são finalistas do Prêmio “Amigos do Mercado” 

O Professor e Coordenador do Programa BCM da FAAP, Eric Messa, é finalista da 9ª edição do Prêmio Amigos do Mercado, na categoria “Professor”. A indicação é um reconhecimento ao trabalho de destaque na formação de novos profissionais da comunicação e à contribuição constante para o fortalecimento do mercado publicitário brasileiro.  “Essa indicação é um reconhecimento muito significativo porque mostra que o trabalho que desenvolvo na academia também tem visibilidade no mercado”, afirma o Prof. Eric Messa.   Além dele, a ex-aluna Ana Beatriz De Caro, formada em Publicidade e Propaganda em 2021, também é finalista, na categoria “Projetos Especiais / Branded Content”. Atualmente, Ana Beatriz atua no Núcleo de Integração Marca e Conteúdo da emissora Record, onde desenvolve iniciativas que aproximam marcas e narrativas de entretenimento, um reflexo do olhar inovador construído ainda nos tempos de FAAP.  O Prêmio Amigos do Mercado chega à sua 9ª edição consolidado como uma das principais iniciativas de valorização de talentos da publicidade. Os 180 finalistas, distribuídos em 18 categorias, foram indicados pelos Top 100 Gestores, líderes de agências, anunciantes e veículos de comunicação selecionados pela comunidade Amigos do Mercado, que hoje reúne mais de 90 mil publicitários em todo o país.  A categoria “Professor” celebra os educadores que atuam como pontes entre o ambiente acadêmico e o mercado, inspirando e preparando as novas gerações de profissionais. A presença de um docente da FAAP entre os finalistas reafirma o compromisso da instituição com a excelência no ensino e com a formação crítica e criativa de seus alunos.  A votação para o prêmio já está aberta e pode ser feita através do site comunidade.amigosdomercado.com.br, onde os profissionais do setor podem selecionar até três nomes em cada categoria. O resultado será divulgado em breve, em evento que reunirá representantes de diferentes segmentos da comunicação brasileira.  Sobre o Amigos do Mercado  Criado há nove anos a partir de um grupo de WhatsApp, o Amigos do Mercado nasceu com a missão de unir profissionais do setor, promovendo conexões, oportunidades e reconhecimento por meio de suas redes e eventos. Hoje, a iniciativa é uma comunidade consolidada, que estimula a troca de ideias, o compartilhamento de vagas e projetos, e promove a valorização das pessoas que constroem, diariamente, o mercado publicitário


Na FAAP

FAAP realiza 36ª Campanha de Doação de Sangue  

Na manhã desta quarta-feira, 5, a Fundação Armando Alvares Penteado promoveu a 36ª edição da tradicional Campanha de Doação de Sangue em parceria com a Fundação Pró Sangue, do Hemocentro de São Paulo. A ação aconteceu no Centro de Convenções, sala Anexa, reunindo alunos, professores, funcionários e membros da comunidade interessados em fazer a diferença.  “Na FAAP, acreditamos que responsabilidade social também se expressa em gestos de solidariedade que salvam vidas. Doar sangue é um deles: um ato simples, rápido e de profundo impacto humano.Por meio das campanhas realizadas anualmente em parceria com a Fundação Pró-Sangue, buscamos sensibilizar nossa comunidade acadêmica sobre a importância de manter esse compromisso coletivo com a vida”, afirma Bianca Rosetti, Gerente do setor de Responsabilidade Socioambiental. Desde 2001, o FAAP Social realiza periodicamente campanhas de doação de sangue, que já mobilizaram mais de 5 mil doadores. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com valores de solidariedade, cidadania e responsabilidade social, incentivando cada participante a contribuir diretamente para salvar vidas.  Durante o período da manhã, entre 8h30 e 11h15, o espaço recebeu um fluxo constante de doadores, muitos realizando o gesto pela primeira vez. Para participar, os 56 voluntários precisaram atender aos critérios básicos estabelecidos pelo Hemocentro, como estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, estar descansado e ter feito uma refeição leve antes da doação.  A FAAP agradece a todos que participaram da campanha e reforça a importância desse ato simples e generoso que ajuda a manter os estoques de sangue dos hospitais e hemocentros sempre


Na FAAP

FAAP celebra o Dia Nacional da Cultura com intervenções culturais 

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), que nasceu com o propósito de ser uma Escola de Belas Artes e tem a cultura em seu DNA, celebra o Dia Nacional da Cultura com a Semana Cultural FAAP. A iniciativa acontece a partir do dia 3 de novembro e reforça o compromisso da instituição com a promoção das artes, da criatividade e do pensamento crítico.  Reconhecida como um dos mais importantes complexos multiculturais de São Paulo, a FAAP abriga em seu campus o Museu de Arte Brasileira MAB FAAP, o Teatro FAAP e, mais recentemente, o Cine FAAP, espaços que, juntos, formam um ecossistema dedicado à difusão cultural e à formação de públicos diversos.  A Semana Cultural FAAP destaca a importância de valorizar a cultura como parte essencial da formação acadêmica e da vida em sociedade.   “A cultura é um elemento transformador. Ela amplia horizontes, estimula a empatia e fortalece a identidade. Ao criarmos a Semana Cultural, queremos não apenas celebrar o Dia Nacional da Cultura, mas também reafirmar o papel da FAAP como um espaço onde arte, educação e inovação caminham juntos”, afirma Sobral.  A programação da semana inclui apresentações de dança, música, cinema, mágica, stand-up comedy e performances artísticas diversas, com destaque para a participação de nomes reconhecidos e também de talentos da própria comunidade FAAP. Confira alguns dos destaques que já se apresentaram: Ballet Stagium – apresentação da tradicional companhia de dança brasileira, T.F. Companhia de Dança – apresentação de Rastro, MB Circo – cortejo banda e palhaços, Mágicos Ricardo Malerbi e Rudi Solon – Intervenções de ilusionismo e humor.   A Semana Cultural FAAP é aberta à comunidade acadêmica e busca proporcionar uma experiência imersiva, acessível e plural. Mais do que uma comemoração, é uma oportunidade de vivenciar a arte em suas múltiplas formas e refletir sobre seu papel na construção de um futuro mais criativo e

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter