A aluna do 9º semestre do curso de Arquitetura, Amanda Mussato, foi premiada com menção honrosa na categoria Paisagem Urbana e Desigualdades Territoriais, no I Concurso Nacional de Fotografias do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.
Com o tema “Arquitetura e Urbanismo como instrumento de transformação social”, a primeira edição do concurso procurou valorizar a presença e o olhar feminino sobre o espaço urbano no território brasileiro.
Participaram do concurso mulheres cis ou trans, autoras de registros fotográficos em qualquer parte do Brasil, que exibissem edificações internas ou externas, detalhes arquitetônicos ou construtivos, cenas urbanas, paisagens e outras perspectivas ligadas ao tema.
Os critérios de julgamento levaram em consideração o potencial da fotografia para ilustrar a dimensão social e a transformação pela Arquitetura e Urbanismo, o impacto visual, a originalidade e o domínio da técnica e estética.
Amanda já é veterana na disciplina “prêmios”, entre 2018 e 2021, levou outros quatro para casa: Yázigi X Elephant Parade, Photo Nature Brasil, UrbsBrasil e Universo Feminino – Singular e Plural. Além disso, uma de suas maquetes foi destaque em matéria na Revista Veja São Paulo, sobre modelos de pensar habitações para Paraisópolis, onde a foto premiada foi tirada.
O Projeto da FAAP “Compartilhar na Comunidade” propõe que os alunos do curso pensem em maneiras de melhorar a paisagem de Paraisópolis, através de novas tipologias arquitetônicas capazes de se conectar a vida da comunidade e promover transformações sociais.
“A FAAP foi fundamental para o meu contato mais profundo com a região e também com a fotografia. Este é o prêmio mais especial e simbólico que já recebi. Ser reconhecida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil é uma honra e algo que ficará marcado para sempre em minha história, pois é algo que vai muito além da foto. Espero que possa trazer a visibilidade que a comunidade de Paraisópolis e seus moradores merecem”, explica Amanda.