O MAB FAAP recebe até 31 de agosto as inscrições para o projeto “Mezanino Aberto 2023”, que selecionará um artista para expor seus trabalhos de março a abril do próximo ano. Podem participar artistas formados pela FAAP, professores ou pessoas que fizeram parte da história da instituição, como os ex-professores. É necessário ter pelo menos 10 anos de atuação no cenário artístico.
O objetivo do projeto é prestigiar esses artistas, dando a oportunidade de mostrar suas obras ao público. Além do espaço para exposição, o artista terá uma verba para produção, equipe para montagem, identidade visual, orientador de público, entre outros apoios.O processo de inscrição é a primeira de três fases. O candidato deve apresentar um texto descrevendo e justificando o seu projeto, a lista de obras que irá compor sua participação, currículo e proposta de cenografia, além do regulamento assinado. Essa fase vai até 30 de agosto.
A segunda e terceiras fases compreendem a seleção e a divulgação do resultado, que ocorrerá em setembro de 2022. A terceira parte será a implementação do projeto, em 2023.
Mais informações podem ser encontradas no regulamento, disponível no site do MAB FAAP.
Outros detalhes sobre as inscrições também podem ser obtidos pelo e-mail museu.adm@faap.br.
Contemplados
Paulo Almeida foi o primeiro artista selecionado do projeto Mezanino Aberto, no concurso lançado em 2020. O artista apresentou em 2021 a instalação “Da Coleção: 1961 – 2021”, composta por três telas pintadas exclusivamente para a mostra. Formado em Artes Visuais pela FAAP, Almeida já teve suas obras expostas em diversos países e ganhou prêmios como o 15º Cultura Inglesa Festival.
Em 2022, o contemplado foi Laerte Ramos, que expôs uma série de xilogravuras desenvolvida durante 18 anos (2000 – 2018), denominada “Sobre Rodas”. A obra apresentou diversos maquinários imaginados sobre rodas, que sofreram transformações ao longo de aproximadamente duas décadas de produção. O artista, formado em Artes Visuais pela FAAP, já participou de importantes mostras coletivas e, nos últimos 25 anos, realizou diversas exposições individuais, no Brasil e no exterior. Recentemente, representou o Brasil na Expo Milano 2015.