A HISTÓRIA DE 75 ANOS DA FAAP É CONTADA A PARTIR DO OLHAR DE SEUS ALUNOS DE JORNALISMO

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


Laboratório de Produção de Conteúdos Jornalísticos (LabJor FAAP) lança uma série de reportagens sobre a história da instituição 

Em comemoração aos 75 anos da Fundação Armando Alvares Penteado FAAP, celebrados em 2022, o Laboratório de Produção de Conteúdos Jornalísticos (LabJor FAAP) lançou uma série de reportagens que contam a história da instituição a partir do olhar dos alunos do 5º semestre do curso de Jornalismo. As reportagens abordam curiosidades, fatos marcantes, personagens inesquecíveis e a longa jornada de crescimento da então Escola de Artes, de 1947, até alcançar o posto de Centro Universitário, em 2021. 

Em seu trabalho, as alunas Giovanna Oriani e Maria Paula Trilha contam que a Fundação nasceu como Escola de Artes, fruto do sonho do conde Armando Alvares Penteado, um dos mecenas da Semana de Arte de 1922, que deixou as diretrizes para a criação da FAAP em seu testamento. 

Em reportagem da aluna Maria Sampaio, o personagem é o Museu de Arte Brasileira (MAB FAAP), cujo acervo conta com cerca de 3,6 mil obras e uma coleção de moda com aproximadamente 320 peças. Em seis décadas de existência, já recebeu diversas exposições importantes, como o Barroco Brasileiro, que deixou como legado as réplicas dos famosos Profetas de Aleijadinho, presentes até hoje na entrada do Museu. 

O Teatro da FAAP, que em 50 anos já recebeu três milhões de espectadores e 233 espetáculos, é retratado em reportagem da aluna Bia Falcão. Já passaram por seu palco artistas como Marília Pêra, Wagner Moura, Mateus Solano, Marieta Severo, Lázaro Ramos, Taís Araujo, Glória Menezes, Irene Ravache, Marcos Caruso e Tarcísio Meira.

A reportagem da aluna Beatriz Negrão fala sobre os cursos de artes da FAAP que são referência nacional. E do começo dessa história, quando Annie, esposa do conde Armando Alvares Penteado, levou os cursos do Museu de Arte de São Paulo (MASP) temporariamente para a instituição. Essa iniciativa deu início ao Instituto de Arte Contemporânea (IAC) que passaria a ser, dois anos mais tarde, a Escola de Artes da Fundação Armando Alvares Penteado. 

A Residência Artística da FAAP, criada em 2005 e única iniciativa universitária desse gênero na América Latina, é o tema da reportagem da aluna Ana Luiza Peixoto. O programa recebe artistas de outros países e de diferentes Estados brasileiros em um imóvel histórico no centro de São Paulo, o Edifício Lutetia. Além desse espaço em São Paulo, a cada seis meses a FAAP recebe inscrições daqueles que desejam desenvolver seus projetos artísticos em Paris. 

A aluna Camila Piva conta um pouco da história de alguns professores que marcaram a trajetória de sete décadas e meia da instituição. O diretor de Comunicação e Marketing da FAAP, Rubens Fernandes Junior, há 49 anos na instituição, é um deles. 

A reportagem do aluno Daniel Chammas Schwartz fala do momento atual da FAAP, do credenciamento junto ao Ministério da Educação como Centro Universitário, que possibilita mais agilidade e flexibilidade para que a instituição proponha conteúdos inovadores e a aposta no modelo híbrido de ensino para os próximos anos. 

A série de reportagens é finalizada com um depoimento do professor de Direito Penal, Mario Luiz Sarrubbo, procurador-geral do Ministério Público de São Paulo. 

O conteúdo produzido pelos alunos pode ser acompanhado pelas redes sociais do LabJor FAAP.


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Laboratório de Produção de Conteúdos Jornalísticos (LabJor FAAP) lança uma série de reportagens sobre a história da instituição 

Em comemoração aos 75 anos da Fundação Armando Alvares Penteado FAAP, celebrados em 2022, o Laboratório de Produção de Conteúdos Jornalísticos (LabJor FAAP) lançou uma série de reportagens que contam a história da instituição a partir do olhar dos alunos do 5º semestre do curso de Jornalismo. As reportagens abordam curiosidades, fatos marcantes, personagens inesquecíveis e a longa jornada de crescimento da então Escola de Artes, de 1947, até alcançar o posto de Centro Universitário, em 2021. 

Em seu trabalho, as alunas Giovanna Oriani e Maria Paula Trilha contam que a Fundação nasceu como Escola de Artes, fruto do sonho do conde Armando Alvares Penteado, um dos mecenas da Semana de Arte de 1922, que deixou as diretrizes para a criação da FAAP em seu testamento. 

Em reportagem da aluna Maria Sampaio, o personagem é o Museu de Arte Brasileira (MAB FAAP), cujo acervo conta com cerca de 3,6 mil obras e uma coleção de moda com aproximadamente 320 peças. Em seis décadas de existência, já recebeu diversas exposições importantes, como o Barroco Brasileiro, que deixou como legado as réplicas dos famosos Profetas de Aleijadinho, presentes até hoje na entrada do Museu. 

O Teatro da FAAP, que em 50 anos já recebeu três milhões de espectadores e 233 espetáculos, é retratado em reportagem da aluna Bia Falcão. Já passaram por seu palco artistas como Marília Pêra, Wagner Moura, Mateus Solano, Marieta Severo, Lázaro Ramos, Taís Araujo, Glória Menezes, Irene Ravache, Marcos Caruso e Tarcísio Meira.

A reportagem da aluna Beatriz Negrão fala sobre os cursos de artes da FAAP que são referência nacional. E do começo dessa história, quando Annie, esposa do conde Armando Alvares Penteado, levou os cursos do Museu de Arte de São Paulo (MASP) temporariamente para a instituição. Essa iniciativa deu início ao Instituto de Arte Contemporânea (IAC) que passaria a ser, dois anos mais tarde, a Escola de Artes da Fundação Armando Alvares Penteado. 

A Residência Artística da FAAP, criada em 2005 e única iniciativa universitária desse gênero na América Latina, é o tema da reportagem da aluna Ana Luiza Peixoto. O programa recebe artistas de outros países e de diferentes Estados brasileiros em um imóvel histórico no centro de São Paulo, o Edifício Lutetia. Além desse espaço em São Paulo, a cada seis meses a FAAP recebe inscrições daqueles que desejam desenvolver seus projetos artísticos em Paris. 

A aluna Camila Piva conta um pouco da história de alguns professores que marcaram a trajetória de sete décadas e meia da instituição. O diretor de Comunicação e Marketing da FAAP, Rubens Fernandes Junior, há 49 anos na instituição, é um deles. 

A reportagem do aluno Daniel Chammas Schwartz fala do momento atual da FAAP, do credenciamento junto ao Ministério da Educação como Centro Universitário, que possibilita mais agilidade e flexibilidade para que a instituição proponha conteúdos inovadores e a aposta no modelo híbrido de ensino para os próximos anos. 

A série de reportagens é finalizada com um depoimento do professor de Direito Penal, Mario Luiz Sarrubbo, procurador-geral do Ministério Público de São Paulo. 

O conteúdo produzido pelos alunos pode ser acompanhado pelas redes sociais do LabJor FAAP.


DATA



CATEGORIA

faap-bcm-banner-home

Business Communication and Media

Saiba mais
sebastian-pandelache-hBki3p82xQ4-unsplash

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Na FAAP

FAAPCast recebe Eduardo Mitelman, cofundador e CEO da DNA Conteúdo Digital e ex-aluno de Publicidade da FAAP 

O FAAPCast desta semana recebeu Eduardo Mitelman, cofundador e CEO da Conteúdo Digital e ex-aluno de Publicidade e Propaganda da FAAP. Durante a entrevista, o visionário Mitelman falou sobre como surgiu a ideia para o que seria sua futura empresa, a DNA Conteúdo Digital, uma edtech especializada no desenvolvimento de experiências educacionais digitais para o mercado corporativo, que quebra barreiras e potencializa resultados.  Por meio do conceito de edutainment, a desenvolvedora de escolas on-line traz um olhar disruptivo para as experiências de educação e atrai grandes empresas do país.   Com ampla experiência no mercado, Eduardo também é Co-fundador da recém-lançada Inner AI. A inteligência artificial vai funcionar como um hub de criação de conteúdo para as empresas. Por ali, companhias poderão criar de forma muito mais prática reports, e-mails, comunicados e até vídeos com ajuda dos robôs. Os usuários terão a possibilidade de transformar um conteúdo já existente em outro formato, por exemplo, um texto em vídeo.  Além disso, Mitelman já passou por grandes empresas do setor de comunicação e produção audiovisual, como Young&Rubicam e Conspiração Filmes, atendendo projetos do HSBC, P&G, Crayola, WWF, Canal Fox, SBT e MTV.   Para saber mais sobre a trajetória de Eduardo Mitelman, acompanhe a entrevista na íntegra no canal oficial do FAAPCast no Youtube.


Na FAAP

Totó Parente, Secretário Municipal da Cultura, visita a FAAP 

A FAAP recebeu, nesta última terça-feira, 06 de maio, a visita de José Antônio “Totó” Parente, atual Secretário de Cultura do Município de São Paulo para um encontro na sede da Mantenedora.   Na pauta do encontro, diversos assuntos que reforçam a parceria da FAAP com este órgão público de extrema importância para nossa rotina de trabalho no mundo acadêmico e social.   Na ocasião, a FAAP demonstrou o interesse der ter a SMC e a SP Negócios como parceiros na Res Artis, a maior rede global de programas de residência artística – que será realizada na FAAP, em setembro. Também na agenda, um projeto em conjunto com o Polo Cultural e Criativo Chácara do Jockey, no Butantã, com ativações da cadeia produtiva da moda junto com nosso programa de Práticas Extensionistas.  A FAAP também se prontificou a colaborar com a formação de mais de 450 jovens, potenciais agentes da cultura, abrindo nossas operações de teatro, oficinas, ateliês e exposições para treinamento e qualificação desse pessoal para que, no futuro, possam prestar serviços nos equipamentos, instituições, museus culturais privados e públicos de São Paulo.  Totó Parente, acompanhado de Carol Lafemina, ex-aluna da FAAP, e atual Secretária Adjunta de Cultura e Economia Criativa, e Fabio Portela, o atual Secretário de Comunicação da cidade de São Paulo, ex-gerente de Comunicação da FAAP, foram recebidos por Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP.  Na reunião, também estavam presentes Luis Sobral, CEO da FAAP, Rogério Massaro, Diretor-Acadêmico da FAAP, Marcos Moraes, Diretor-Geral do Museu de Arte Brasileira FAAP e Alessandra Andrade, Gestora do nosso Business HUB e atual Presidente da SP Negócios.


Na FAAP

FAAPCast recebe Adriana Alcântara, Diretora-Geral da Audible Brasil e ex-aluna de Publicidade e Propaganda 

O FAAPCast desta semana recebeu Adriana Alcântara, Diretora-Geral da Audible Brasil e ex-aluna de Publicidade e Propaganda da FAAP. Mestre em artes e ciências pela Universidade de Nova York (NYU), ela foi professora de cursos de pós-graduação nas áreas de negócios, conteúdo e marketing da FAAP, por mais de catorze anos.  Adriana lançou, recentemente, o seu segundo livro e audiobook, Conexões, narrado por ela mesma. Também é coautora do livro Uma sobe e puxa a outra (vol. 2), lançado no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, que conta a trajetória profissional dela e de outras mulheres inspiradoras.   A autora alcançou o sucesso em empresas nacionais e internacionais, sempre valorizando a importância das conexões pessoais e profissionais e o empoderamento de outras mulheres. Numa eficiente mistura de relatos e exemplos práticos, ao longo do episódio Adriana nos conta que Conexões nos mostra como o amor e a dedicação tanto pelo trabalho quanto por quem está ao nosso lado movem montanhas e abrem as portas para as mais diversas oportunidades.   Do mundo da publicidade e televisão, passando por empresas como Nickelodeon e Cartoon Network, até sua ascensão no mundo corporativo, como a Audible Brasil, Adriana Alcântara defende que confiança, transparência, sinergia e empatia são ingredientes indispensáveis para criar vínculos verdadeiros e um ambiente de trabalho saudável e colaborativo.  Alcântara, também é coautora do livro Uma sobe e puxa a outra (vol. 2), lançado no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, que conta a trajetória profissional dela e de outras mulheres inspiradoras.  Atualmente, Alcântara lidera a estratégia comercial, o lançamento das operações e a estruturação do serviço da Audible no país e, além disso, possui uma carreira de destaque na indústria de conteúdo e mídia, já tendo ocupado cargos de liderança nas áreas de desenvolvimento de negócios, produção, marketing e branding, no Brasil e na América Latina, em grandes empresas, como Warner Bros. Discovery, Apple, OiTV, Globosat, Viacom Networks Brasil e MSNBC, em Nova York.   Além de suas conquistas no mundo corporativo, já foi apresentadora de TV e atriz de teatro e novelas brasileiras, o que enriqueceu ainda mais sua experiência na indústria do entretenimento. Para saber mais sobre a sua trajetória acesse a entrevista completa no canal oficial do FAAPCast no

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter