A HISTÓRIA DE 75 ANOS DA FAAP É CONTADA A PARTIR DO OLHAR DE SEUS ALUNOS DE JORNALISMO

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Laboratório de Produção de Conteúdos Jornalísticos (LabJor FAAP) lança uma série de reportagens sobre a história da instituição 

Em comemoração aos 75 anos da Fundação Armando Alvares Penteado FAAP, celebrados em 2022, o Laboratório de Produção de Conteúdos Jornalísticos (LabJor FAAP) lançou uma série de reportagens que contam a história da instituição a partir do olhar dos alunos do 5º semestre do curso de Jornalismo. As reportagens abordam curiosidades, fatos marcantes, personagens inesquecíveis e a longa jornada de crescimento da então Escola de Artes, de 1947, até alcançar o posto de Centro Universitário, em 2021. 

Em seu trabalho, as alunas Giovanna Oriani e Maria Paula Trilha contam que a Fundação nasceu como Escola de Artes, fruto do sonho do conde Armando Alvares Penteado, um dos mecenas da Semana de Arte de 1922, que deixou as diretrizes para a criação da FAAP em seu testamento. 

Em reportagem da aluna Maria Sampaio, o personagem é o Museu de Arte Brasileira (MAB FAAP), cujo acervo conta com cerca de 3,6 mil obras e uma coleção de moda com aproximadamente 320 peças. Em seis décadas de existência, já recebeu diversas exposições importantes, como o Barroco Brasileiro, que deixou como legado as réplicas dos famosos Profetas de Aleijadinho, presentes até hoje na entrada do Museu. 

O Teatro da FAAP, que em 50 anos já recebeu três milhões de espectadores e 233 espetáculos, é retratado em reportagem da aluna Bia Falcão. Já passaram por seu palco artistas como Marília Pêra, Wagner Moura, Mateus Solano, Marieta Severo, Lázaro Ramos, Taís Araujo, Glória Menezes, Irene Ravache, Marcos Caruso e Tarcísio Meira.

A reportagem da aluna Beatriz Negrão fala sobre os cursos de artes da FAAP que são referência nacional. E do começo dessa história, quando Annie, esposa do conde Armando Alvares Penteado, levou os cursos do Museu de Arte de São Paulo (MASP) temporariamente para a instituição. Essa iniciativa deu início ao Instituto de Arte Contemporânea (IAC) que passaria a ser, dois anos mais tarde, a Escola de Artes da Fundação Armando Alvares Penteado. 

A Residência Artística da FAAP, criada em 2005 e única iniciativa universitária desse gênero na América Latina, é o tema da reportagem da aluna Ana Luiza Peixoto. O programa recebe artistas de outros países e de diferentes Estados brasileiros em um imóvel histórico no centro de São Paulo, o Edifício Lutetia. Além desse espaço em São Paulo, a cada seis meses a FAAP recebe inscrições daqueles que desejam desenvolver seus projetos artísticos em Paris. 

A aluna Camila Piva conta um pouco da história de alguns professores que marcaram a trajetória de sete décadas e meia da instituição. O diretor de Comunicação e Marketing da FAAP, Rubens Fernandes Junior, há 49 anos na instituição, é um deles. 

A reportagem do aluno Daniel Chammas Schwartz fala do momento atual da FAAP, do credenciamento junto ao Ministério da Educação como Centro Universitário, que possibilita mais agilidade e flexibilidade para que a instituição proponha conteúdos inovadores e a aposta no modelo híbrido de ensino para os próximos anos. 

A série de reportagens é finalizada com um depoimento do professor de Direito Penal, Mario Luiz Sarrubbo, procurador-geral do Ministério Público de São Paulo. 

O conteúdo produzido pelos alunos pode ser acompanhado pelas redes sociais do LabJor FAAP.


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Laboratório de Produção de Conteúdos Jornalísticos (LabJor FAAP) lança uma série de reportagens sobre a história da instituição 

Em comemoração aos 75 anos da Fundação Armando Alvares Penteado FAAP, celebrados em 2022, o Laboratório de Produção de Conteúdos Jornalísticos (LabJor FAAP) lançou uma série de reportagens que contam a história da instituição a partir do olhar dos alunos do 5º semestre do curso de Jornalismo. As reportagens abordam curiosidades, fatos marcantes, personagens inesquecíveis e a longa jornada de crescimento da então Escola de Artes, de 1947, até alcançar o posto de Centro Universitário, em 2021. 

Em seu trabalho, as alunas Giovanna Oriani e Maria Paula Trilha contam que a Fundação nasceu como Escola de Artes, fruto do sonho do conde Armando Alvares Penteado, um dos mecenas da Semana de Arte de 1922, que deixou as diretrizes para a criação da FAAP em seu testamento. 

Em reportagem da aluna Maria Sampaio, o personagem é o Museu de Arte Brasileira (MAB FAAP), cujo acervo conta com cerca de 3,6 mil obras e uma coleção de moda com aproximadamente 320 peças. Em seis décadas de existência, já recebeu diversas exposições importantes, como o Barroco Brasileiro, que deixou como legado as réplicas dos famosos Profetas de Aleijadinho, presentes até hoje na entrada do Museu. 

O Teatro da FAAP, que em 50 anos já recebeu três milhões de espectadores e 233 espetáculos, é retratado em reportagem da aluna Bia Falcão. Já passaram por seu palco artistas como Marília Pêra, Wagner Moura, Mateus Solano, Marieta Severo, Lázaro Ramos, Taís Araujo, Glória Menezes, Irene Ravache, Marcos Caruso e Tarcísio Meira.

A reportagem da aluna Beatriz Negrão fala sobre os cursos de artes da FAAP que são referência nacional. E do começo dessa história, quando Annie, esposa do conde Armando Alvares Penteado, levou os cursos do Museu de Arte de São Paulo (MASP) temporariamente para a instituição. Essa iniciativa deu início ao Instituto de Arte Contemporânea (IAC) que passaria a ser, dois anos mais tarde, a Escola de Artes da Fundação Armando Alvares Penteado. 

A Residência Artística da FAAP, criada em 2005 e única iniciativa universitária desse gênero na América Latina, é o tema da reportagem da aluna Ana Luiza Peixoto. O programa recebe artistas de outros países e de diferentes Estados brasileiros em um imóvel histórico no centro de São Paulo, o Edifício Lutetia. Além desse espaço em São Paulo, a cada seis meses a FAAP recebe inscrições daqueles que desejam desenvolver seus projetos artísticos em Paris. 

A aluna Camila Piva conta um pouco da história de alguns professores que marcaram a trajetória de sete décadas e meia da instituição. O diretor de Comunicação e Marketing da FAAP, Rubens Fernandes Junior, há 49 anos na instituição, é um deles. 

A reportagem do aluno Daniel Chammas Schwartz fala do momento atual da FAAP, do credenciamento junto ao Ministério da Educação como Centro Universitário, que possibilita mais agilidade e flexibilidade para que a instituição proponha conteúdos inovadores e a aposta no modelo híbrido de ensino para os próximos anos. 

A série de reportagens é finalizada com um depoimento do professor de Direito Penal, Mario Luiz Sarrubbo, procurador-geral do Ministério Público de São Paulo. 

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Internacional

Conexões globais: missão acadêmica e cultural da FAAP na China

Por prof. Edson Canela  “A educação gera confiança. A confiança gera esperança. A esperança gera paz.” — Confúcio  Entre os dias 13 e 24 de outubro de 2025, a FAAP realizou mais uma etapa de seu projeto de internacionalização acadêmica: a Missão à China, organizada pelo Instituto Confúcio para Negócios FAAP e a UIBE, sob a coordenação do professor Edson Canela, onze alunos percorreram Beijing e Xangai em uma jornada que uniu tradição, modernidade e formação global.  A chegada a Beijing marcou o início de uma experiência que entrelaça dois mundos acadêmicos. O grupo foi recebido pela University of International Business and Economics (UIBE), instituição parceira da FAAP, em um encontro que reafirmou a solidez da cooperação entre as universidades. A recepção, que incluiu o vídeo da missão anterior e uma conversa com professores chineses, deu o tom da viagem: respeito mútuo, curiosidade intelectual e abertura ao diálogo cultural.  As primeiras caminhadas pela capital chinesa revelaram aos alunos a presença tangível de séculos de história. A visita à Cidade Proibida, com sua arquitetura monumental, e à Muralha da China, fizeram com que muitos percebessem, pela primeira vez, a escala impressionante da civilização que estudam nos livros.  Em Xangai, o cenário mudou — mas o impacto permaneceu. A missão seguiu na Shanghai Normal University, onde os estudantes participaram de aulas intensivas de mandarim e, com entusiasmo visível, se prepararam para prestar o exame HSK. Todos realizaram o HSK 1, e dois deles o HSK 2, um feito relevante para um grupo de iniciantes. A aula preparatória, ministrada na véspera do exame, transformou a ansiedade em energia coletiva: perguntas, risos, tentativas de pronúncia e uma dedicação que impressionou até os professores locais.  O conteúdo acadêmico não se limitou à língua. A universidade ofereceu uma aula especial sobre economia e desenvolvimento da China, despertando a curiosidade dos estudantes, que dialogaram, questionaram e buscaram compreender os mecanismos que transformaram o país em uma potência contemporânea. As atividades culturais — cerimônia do chá, corte de papel (jiǎnzhǐ) e caligrafia chinesa — completaram essa visão, mostrando que inovação e tradição, na China, convivem não como opostos, mas como partes de um mesmo sistema de valores.  Nas ruas de Xangai, entre o brilho do The Bund e as redondezas tranquilas de Wukang Road, os alunos descobriram uma cidade que impressiona pela eficiência, pela tecnologia e pela estética urbana. A experiência no trem-bala, capaz de cruzar longas distâncias com precisão quase silenciosa, reforçou a percepção de que a China é um país que se move rápido — e com clareza de propósito.  Para muitos, o que mais chamou atenção foi a segurança. Caminhar tarde da noite, circular em estações movimentadas ou explorar bairros desconhecidos tornou-se uma atividade natural. Somada à hospitalidade das pessoas, à preservação histórica e ao funcionamento impecável da infraestrutura, essa sensação marcou profundamente o grupo.  Ao refletir sobre a missão, resumo o espírito dessa aproximação entre países e instituições da seguinte forma: “A FAAP e a China compartilham a convicção de que a educação transforma. Levar nossos estudantes a outro continente, colocá-los diante de uma nova língua e convidá-los a dialogar com outra cultura é abrir caminho para uma formação mais plural, preparada e conectada ao mundo.”  A missão também reforçou pilares centrais da estratégia internacional da FAAP: a ampliação do ensino de mandarim, a formação global dos estudantes e a construção de uma rota acadêmica Brasil–China. Os resultados futuros — novos programas, intercâmbios, iniciativas conjuntas e novas edições da missão — já se delineiam como possibilidades concretas.  Os alunos retornaram ao Brasil maravilhados com a modernidade, a receptividade e a potência cultural que encontraram. A Missão à China 2025 cumpriu integralmente seu propósito: ampliar horizontes, fortalecer competências e criar pontes que, como ensinam os grandes pensadores chineses, só se sustentam quando construídas com respeito, curiosidade e vontade de


Concurso FAAP Moda

Sofia Duarte é a grande vencedora da 20ª edição do Concurso FAAP MODA  

Sofia Duarte, estudante do curso de Moda da FAAP, foi a grande vencedora da noite que celebrou os 20 anos do Concurso FAAP MODA. Sua coleção, intitulada Topomorpho, conquistou o júri estrelado desta edição, consolidando-se como o destaque do evento.  Desde sua criação em 2004, o Concurso FAAP MODA – idealizado pela Fundação Armando Alvares Penteado em parceria com as ex-alunas e organizadoras Renata Paternostro e Marianna Dal Canton – tem como missão revelar novos talentos ao mercado da moda, promovendo a criatividade e a inovação entre jovens estilistas.  “Estou em êxtase! É uma felicidade imensa. Entrei na FAAP com esse objetivo – participar do Concurso FAAP MODA. Era essa a imagem que eu tinha há quatro anos. E, ao ver o que aconteceu nas edições anteriores, consigo imaginar um futuro na moda. Isso me impulsiona a sonhar ainda mais com essa carreira!”, declarou Sofia, emocionada.  Inspirada na topologia – ramo da matemática que estuda as transformações das formas sem perda de suas propriedades essenciais – a coleção Topomorpho propõe uma reflexão sobre o corpo em constante mutação. A proposta se apresenta como uma metáfora visual e conceitual de um corpo topológico: moldado pelas experiências, mas que preserva sua essência.  O segundo lugar ficou com a aluna Duda Alves, autora da coleção De Tanto Pensar, Senti. Em terceiro, foi premiada a coleção The Old Lie, desenvolvida em parceria por Gabriel Pascolato e Daniel Haddad. Já o prêmio de voto popular foi conquistado por Alana Segatto, com a coleção Dos Rabiscos Às Garatujas.  Apresentado por Carol Ribeiro e Lilian Pacce, o evento lotou o Teatro FAAP e contou com transmissão ao vivo pelo YouTube, ampliando o alcance da celebração. O júri foi composto por grandes nomes da moda brasileira, entre estilistas, empresários, jornalistas e diretores criativos, como Ana Luisa Fernandes, Andrea Bogosian, André Lima, Carlos Esser, Eduardo Toldi, Gloria Coelho, Gloria Kalil, João Pimenta, Leandro Porto, Marcelo Sommer, Rafaella Caniello, Reinaldo Lourenço, Renata e Lily Sarti, e Samuel Cirnansck.  A Fundação foi representada na cerimônia pela Sra. Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP; pela Sra. Pilar Guillon Liotti, conselheira do MAB FAAP; e pelo Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da instituição.  Confira na galeria de fotos os momentos mais marcantes da noite ou assista ao evento completo aqui.   Assista, também, ao documentário comemorativo de 20 anos de FAAP Moda – com direção da ex-aluna FAAP, Renata


Internacional

FAAP participa da conferência dos Institutos Confúcio em Pequim

O Instituto Confúcio para Negócios da FAAP (BCI FAAP) participou da Conferência dos Institutos Confúcio, organizada pelo Center for Language Education and Cooperation, pela Chinese International Education Foundation e pela International Society for Chinese Language Teaching, que ocorreu em Pequim entre 15 e 16 de novembro de 2025.  A diretora chinesa, Dra. Zhu Xiaoshu, e a diretora local, Dra. Lourdes Zilberberg, participaram do evento, que reuniu mais de 5.000 delegados de mais de 160 países. Além dos delegados estrangeiros, também participaram delegados locais de universidades chinesas. O evento teve como lema “Innovation Leads, AI Empowers: Learning Chinese Without Borders” (Inovação lidera, IA empodera: aprendendo chinês sem fronteiras). Entre os temas discutidos esteve o uso da Inteligência Artificial na educação, que integra as diretrizes do governo chinês para o setor educacional.  O ministro da Educação da República Popular da China, Dr. Huai Jinpeng, moderou a cerimônia de abertura, que contou com discursos de delegados estrangeiros e chineses, comentou sobre os avanços do ensino de chinês no mundo e sobre o uso da IA como nova ferramenta para o estudo do idioma. Além do ministro, a cerimônia de abertura contou com o discurso do vice‑primeiro‑ministro Ding Xuexiang, membro do Comitê Permanente do Politburo do Comitê Central do Partido Comunista da China, que também ressaltou o uso da IA em todo o sistema educacional chinês, inclusive no ensino de línguas, e destacou a importância dos Institutos Confúcio.  A China é conhecida por seus avanços na área de tecnologia, especialmente com a criação do DeepSeek, e pelo investimento em educação, ciência e tecnologia. Dessa forma, o ensino da língua chinesa no mundo também poderá utilizar ferramentas de apoio, incluindo Inteligência Artificial, por meio da IA Cloud Platform criada pelo governo e lançada no evento.  A Dra. Zhu Xiaoshu e a Dra. Lourdes Zilberberg também participaram de reunião na University of International Business and Economics (UIBE), parceira da FAAP no âmbito do BCI FAAP, e apresentaram as diversas atividades desenvolvidas em

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