Em 2004, poucos anos depois que o curso de Relações Internacionais foi criado na antiga Faculdade de Economia da FAAP, os alunos abordaram a diretoria com o interesse de participar de um evento no exterior. Um evento que possibilitaria um exercício prático em diplomacia, algo quase inédito e desconhecido no Brasil – era o Harvard National Model United Nations, fruto da Assembleia Internacional e modelo que já chega à incrível marca de sete décadas de história.
Com o ideal de ser feito por alunos e para alunos, em 2005, apoiada por 31 escolas e 241 delegados, a FAAP sedia o 1º Fórum FAAP de Discussão Estudantil, um modelo do Ensino Superior exclusivamente para o Ensino Médio.
Tendo realizado mais de 20 edições presenciais e remotas, o Fórum FAAP sempre se caracterizou pela inovação, ousadia e transparência com as escolas, fortalecendo ano a ano seu formato, seus processos e o aprimoramento nas regras e procedimentos, criando um ambiente propenso para o desenvolvimento do seu aluno, sem perder o espaço para a diversão.
Entre grandes talentos do Ensino Médio dos colégios de São Paulo, seus alunos terão uma experiência única, diferente de tudo que vivenciam na sala de aula. E o engajamento global da escola, desde alunos, passando pelos professores e chegando no corpo diretor, vai além de garantir uma boa participação, conectando os envolvidos de uma forma inovadora e, em paralelo, estimulando a sensação de pertencimento à instituição e entre si.
Atuação em quatro pilares:
1) Forma alternativa de apresentar novos conteúdos acadêmicos
2) Promover interação e engajamento entre os estudantes
3) Promover curiosidade e criatividade dos estudantes
4) Diversão no ambiente educacional
Pré-evento: preparação do Guias de Estudos, que são cuidadosamente escritos e orientados por professores da graduação FAAP. Eles garantem que o nível de dificuldade proposto para o comitê seja adequado, e também possibilitam a apresentação de novos conteúdos acadêmicos e a promoção da curiosidade por meio da pesquisa acadêmica.
Durante: são trabalhadas ao longo do debate algumas formas alternativas de apresentar novos conteúdos acadêmicos, tanto pela fala dos delegados, quanto por meio de crises e intervenções. A interação e o engajamento entre os estudantes também acontece por meio de debates não moderados e na redação de documentos de trabalhos.
Após: atividades recreativas e sociais para integração entre delegados, professores e membros do staff.