FAAPCAST entrevistou a apresentadora do Shark Tank Brasil, Luitha Miraglia

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


2023928152135

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Luitha Miraglia, formada em Rádio e TV pela FAAP, iniciou sua carreira como produtora e roteirista. Foi apresentadora e repórter na MTV Brasil, onde cobriu atrações musicais como o festival de música eletrônica “Tomorrowland”, e comandou o programa semanal “MTV Móv3l”. Na Band TV, assumiu o bloco de dicas culturais, gastronômicas e de viagens no programa “Cozinha do Bork” e foi repórter do reality show “Masterchef”. 


Hoje é a apresentadora do “Shark Tank Brasil”, reality show de empreendedorismo, transmitido pelo canal Sony, mestre de cerimônias, produtora de conteúdo para as mídias sociais, embaixadora de marcas como Havaianas, Mercedes Benz, NuBank, Asus, Cyrela e Mistral e fundadora da Ayla, que atua com comunicação consciente. 

Luitha disse ter uma sensação de gratidão pela FAAP, “todas as vezes que falo sobre minha história eu cito minha formação, porque foi aqui na FAAP que realmente tudo começou. Não só sou muito grata a tudo que eu aprendi aqui, especialmente a parte prática, que a FAAP ensina muito bem e que me deu experiência para iniciar no mercado de trabalho lá atrás, mas também a todas as pessoas que eu conheci aqui, dos contatos que eu fiz e que me geraram muitas oportunidades de trabalho”. 

Sobre sua relação com a profissão explicou que na infância passava muito tempo na casa dos avós assistindo televisão, e por isso tem uma relação emocional com a TV. “Era um momento muito gostoso, eu adorava ficar com meus avós assistindo TV. Também faço teatro desde os 10 anos e sempre gostei de estar no palco e na frente das câmeras me comunicando. A FAAP esteve no colégio onde eu estudava para apresentar seus cursos. Foi quando eu conheci o curso de Rádio e TV e na hora soube que era isso que eu queria fazer”. 

Seu primeiro trabalho como apresentadora foi quando ganhou um reality da marca Riachuelo, “fui escolhida para ser a porta-voz deles na internet, eu entrevistava pessoas, era tipo uma blogueira/apresentadora, quando esse termo ainda estava muito no começo”, explica. 

Sobre a época da faculdade, Luitha conta que sente saudades de poder testar suas ideias sem compromisso e de ter um lugar seguro para a experimentação. “Tenho vários projetos na gaveta e tudo que eu queria era produzir, apresentar e ter um ou dois professores, como no meu TCC, para me falar isso aqui pode melhorar, isso está legal, sem ser o meu público. De ter um lugar seguro para a experimentação, como eu tinha aqui. Os professores daqui são joias, já acessei alguns deles várias vezes para pedir opinião”. 

Única apresentadora da história do Shark Tank no mundo, ela conta que essa função só existe na edição brasileira. “Meu papel no programa além de ser o fio condutor da narração é entrevistar os participantes. Só o Brasil acha essa função relevante e isso tem a ver com a nossa cultura, de ser empáticos de ter alguém ali para abraçar, consolar ou parabenizar os participantes e isso muda completamente o conteúdo, deixa tudo mais intenso, interessante e verdadeiro”. 

Assista aqui o episódio na íntegra. 

Apresentado pela professora Ana Júlia Ribeiro, o FAAPCAST é um videocast semanal, transmitido ao vivo do B-Hub, espaço de inovação da FAAP, que entrevista ex-alunos que se destacam em suas áreas de atuação. 

Os alunos podem assistir às entrevistas e colaborar com perguntas. O conteúdo pode ser acompanhado ao vivo pelos canais oficiais da FAAP no YouTube e no Spotify e ficará disponível para consumo nessas plataformas. 


DATA



CATEGORIA

banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

FAAP celebra o Dia Nacional da Cultura com intervenções culturais 

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), que nasceu com o propósito de ser uma Escola de Belas Artes e tem a cultura em seu DNA, celebra o Dia Nacional da Cultura com a Semana Cultural FAAP. A iniciativa acontece a partir do dia 3 de novembro e reforça o compromisso da instituição com a promoção das artes, da criatividade e do pensamento crítico.  Reconhecida como um dos mais importantes complexos multiculturais de São Paulo, a FAAP abriga em seu campus o Museu de Arte Brasileira MAB FAAP, o Teatro FAAP e, mais recentemente, o Cine FAAP, espaços que, juntos, formam um ecossistema dedicado à difusão cultural e à formação de públicos diversos.  A Semana Cultural FAAP destaca a importância de valorizar a cultura como parte essencial da formação acadêmica e da vida em sociedade.   “A cultura é um elemento transformador. Ela amplia horizontes, estimula a empatia e fortalece a identidade. Ao criarmos a Semana Cultural, queremos não apenas celebrar o Dia Nacional da Cultura, mas também reafirmar o papel da FAAP como um espaço onde arte, educação e inovação caminham juntos”, afirma Sobral.  A programação da semana inclui apresentações de dança, música, cinema, mágica, stand-up comedy e performances artísticas diversas, com destaque para a participação de nomes reconhecidos e também de talentos da própria comunidade FAAP. Confira alguns dos destaques que já se apresentaram: Ballet Stagium – apresentação da tradicional companhia de dança brasileira, T.F. Companhia de Dança – apresentação de Rastro, MB Circo – cortejo banda e palhaços, Mágicos Ricardo Malerbi e Rudi Solon – Intervenções de ilusionismo e humor.   A Semana Cultural FAAP é aberta à comunidade acadêmica e busca proporcionar uma experiência imersiva, acessível e plural. Mais do que uma comemoração, é uma oportunidade de vivenciar a arte em suas múltiplas formas e refletir sobre seu papel na construção de um futuro mais criativo e


Business Communication and Media

Agência Lupa, em parceria com a FAAP, lança relatório com participação de alunos do BCM

Esta semana, a FAAP e a Agência Lupa apresentaram o relatório “O Brasil do Zap”, estudo que revela um panorama inédito sobre os conteúdos que circulam em grupos públicos de WhatsApp no país. O trabalho foi coordenado pela professora da FAAP Beatriz Farrugia e contou com a participação dos alunos do Programa BCM.  O evento de lançamento do relatório aconteceu no B-Hub e contou com o debate “Entre mensagens e mentiras: a realidade da desinformação no WhatsApp”, mediado pela coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, Edilamar Galvão. Além do debate, os alunos assistiram às falas de Natália Leal (CEO da Lupa), Cristina Tardáguila (fundadora da Lupa, em participação remota), Luis Fakhouri (Palver), Amaralina Machado Rodrigues Xavier (Meedan) e Ítalo Rômany, repórter da Lupa.  Produzida pelo Observatório Lupa, a pesquisa analisou 325 mil mensagens únicas em português, coletadas em mais de 100 mil grupos públicos entre julho de 2024 e julho de 2025. A partir disso, foram examinados em profundidade 10.351 conteúdos, incluindo 9.163 pedidos de verificação recebidos pela Lupa, 468 checagens publicadas por veículos especializados e 720 mensagens amplamente encaminhadas na plataforma.  Ao final, os alunos de BCM receberam os certificados do Projeto Lupinhas, reconhecendo sua atuação na pesquisa. O projeto integra áreas como Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas em um exercício prático e interdisciplinar de análise crítica do ecossistema informacional.  Além de gerar dados inéditos sobre o comportamento informativo no WhatsApp, o relatório também funcionou como um importante laboratório acadêmico: os estudantes participaram da sistematização e classificação de conteúdos pela Taxonomia Lupa, supervisionados por profissionais e em ambiente seguro para manejo de material


Design

Alunos de Design visitam o Laboratório Cazoolo – Braskem 

Os alunos do 6º semestre do curso de Design da FAAP realizaram, na última quinta-feira, 30, uma visita técnica ao Laboratório Cazoolo – Braskem, espaço de inovação dedicado ao desenvolvimento de soluções sustentáveis e colaborativas para o design de embalagens.  Durante a atividade, os estudantes conheceram o trabalho do designer Fábio Santana, diretor do Laboratório e ex-aluno da FAAP. Santana apresentou aos visitantes as diretrizes do Cazoolo, que atua como um hub de projetos voltado à aplicação da inteligência coletiva e à experimentação de novos materiais e processos nas áreas de design circular, inovação e responsabilidade socioambiental.  A visita foi acompanhada pela Profa. Didiana Prata, responsável pela disciplina Projeto de Inovações Disruptivas, ministrada em parceria com o professor Fábio Righetto, além do professor Cláudio Parra. Ao longo da experiência, os alunos puderam relacionar os conceitos estudados em sala de aula com práticas reais de mercado, explorando os novos paradigmas do design contemporâneo, que articulam design de produto, gráfico e de serviço.  “As parcerias entre as pesquisas dos alunos do Centro Universitário e laboratórios de ponta, como o Cazoolo, são fundamentais para o fortalecimento de um ensino mais engajado e conectado com as demandas atuais do mercado”, afirma a Profa. Didiana Prata.  A atividade reforça o compromisso da FAAP em estimular a integração entre ensino, pesquisa e prática profissional, preparando os alunos para atuarem de forma crítica, criativa e sustentável no cenário do design

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter