PARCERIA COM EMPRESAS POSSIBILITA AOS ALUNOS VIVENCIAR DESAFIOS REAIS DA COMUNICAÇÃO

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


Na FAAP, a prática caminha junto com a teoria na busca pelo conhecimento e por uma formação de excelência. Com o Lab Experimental de Comunicação, criado pelo curso de Publicidade e Propaganda, além do contato próximo com empresas diversas, os alunos colocam a mão na massa ao desenvolver planos reais e solucionar problemas. Como exemplos, é possível citar os trabalhos realizados em parceria com a Nestlé, Sampapé e Ontex. 

“Nosso Laboratório Experimental promove a experimentação dentro da multidisciplinaridade, que hoje é tão valorizada na área da comunicação. É gratificante ver nossos alunos envolvidos em problemas reais de comunicação para diferentes tipos de clientes, ganhando experiência profissional ainda durante o curso”, comemora o professor e diretor criativo José Roberto D’Elboux, coordenador do Lab Experimental de Comunicação. 

Sampapé 

A Sampapé, organização sem fins lucrativos que promove a mobilidade a pé como forma de melhorar a relação das pessoas com a cidade, é o mais novo ‘cliente’ do Lab Experimental de Comunicação. Os alunos que participam do projeto iniciaram um processo de pesquisa para desenvolver um programa de rebranding para a ONG. O objetivo é estabelecer uma nova linha de posicionamento da comunicação. O projeto está previsto para ser finalizado ainda em 2022. 

Nestlé 

O desafio dado aos alunos pela equipe de marketing da Nestlé neste primeiro semestre de 2022 foi desenvolver ideias para a linha Homebaking da empresa, voltada para quem tem o hábito de cozinhar em casa. O intuito era comunicar com as camadas mais jovens. Desafio dado é desafio cumprido: os alunos que participaram do projeto chegaram à conclusão que era preciso criar colabs com outras empresas do segmento digital para conversar com a geração Z, além de ampliar a comunicação em redes sociais. 

Ontex 

A multinacional belga Ontex, do segmento de higiene pessoal, foi um dos primeiros clientes do Lab Experimental. Em junho de 2021, a empresa criou a Maratona de Criação, uma competição que contou com a participação de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Animação. 

Duas alunas do sexto semestre foram as vencedoras da ação, que garantiria a elas a participação exclusiva em um processo seletivo para uma vaga de estágio na empresa, além da escolha de uma instituição que receberia a doação de produtos: Giovanna Henriques Barbatto de Souza e Mariana Ibarra Marruffo criaram um plano de comunicação para os produtos Bigfral Pants Premium e Miss Premium. 

A vaga de estágio foi conquistada pela aluna Mariana, que acabou sendo efetivada pela Ontex e hoje é analista de marketing Jr em um dos produtos, a fralda Turma da Mônica Baby. A ONG escolhida por ela foi a Casa Ondina Lobo de amparo ao idoso, que recebeu a doação de 2 mil pacotes de fraldas descartáveis. 

“Foi emocionante ver o engajamento e crescimento dos alunos durante todo o processo”, disse Isadora Mendez, da equipe de Marketing da Ontex. 

Os outros dois finalistas foram as equipes formadas pelos alunos Anne Liz Bruno e Thiago Cavassani de Brito, e Bruno Sereno e Valentina de Luca. Todos os concorrentes receberam um certificado de participação.    


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Na FAAP, a prática caminha junto com a teoria na busca pelo conhecimento e por uma formação de excelência. Com o Lab Experimental de Comunicação, criado pelo curso de Publicidade e Propaganda, além do contato próximo com empresas diversas, os alunos colocam a mão na massa ao desenvolver planos reais e solucionar problemas. Como exemplos, é possível citar os trabalhos realizados em parceria com a Nestlé, Sampapé e Ontex. 

“Nosso Laboratório Experimental promove a experimentação dentro da multidisciplinaridade, que hoje é tão valorizada na área da comunicação. É gratificante ver nossos alunos envolvidos em problemas reais de comunicação para diferentes tipos de clientes, ganhando experiência profissional ainda durante o curso”, comemora o professor e diretor criativo José Roberto D’Elboux, coordenador do Lab Experimental de Comunicação. 

Sampapé 

A Sampapé, organização sem fins lucrativos que promove a mobilidade a pé como forma de melhorar a relação das pessoas com a cidade, é o mais novo ‘cliente’ do Lab Experimental de Comunicação. Os alunos que participam do projeto iniciaram um processo de pesquisa para desenvolver um programa de rebranding para a ONG. O objetivo é estabelecer uma nova linha de posicionamento da comunicação. O projeto está previsto para ser finalizado ainda em 2022. 

Nestlé 

O desafio dado aos alunos pela equipe de marketing da Nestlé neste primeiro semestre de 2022 foi desenvolver ideias para a linha Homebaking da empresa, voltada para quem tem o hábito de cozinhar em casa. O intuito era comunicar com as camadas mais jovens. Desafio dado é desafio cumprido: os alunos que participaram do projeto chegaram à conclusão que era preciso criar colabs com outras empresas do segmento digital para conversar com a geração Z, além de ampliar a comunicação em redes sociais. 

Ontex 

A multinacional belga Ontex, do segmento de higiene pessoal, foi um dos primeiros clientes do Lab Experimental. Em junho de 2021, a empresa criou a Maratona de Criação, uma competição que contou com a participação de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Animação. 

Duas alunas do sexto semestre foram as vencedoras da ação, que garantiria a elas a participação exclusiva em um processo seletivo para uma vaga de estágio na empresa, além da escolha de uma instituição que receberia a doação de produtos: Giovanna Henriques Barbatto de Souza e Mariana Ibarra Marruffo criaram um plano de comunicação para os produtos Bigfral Pants Premium e Miss Premium. 

A vaga de estágio foi conquistada pela aluna Mariana, que acabou sendo efetivada pela Ontex e hoje é analista de marketing Jr em um dos produtos, a fralda Turma da Mônica Baby. A ONG escolhida por ela foi a Casa Ondina Lobo de amparo ao idoso, que recebeu a doação de 2 mil pacotes de fraldas descartáveis. 

“Foi emocionante ver o engajamento e crescimento dos alunos durante todo o processo”, disse Isadora Mendez, da equipe de Marketing da Ontex. 

Os outros dois finalistas foram as equipes formadas pelos alunos Anne Liz Bruno e Thiago Cavassani de Brito, e Bruno Sereno e Valentina de Luca. Todos os concorrentes receberam um certificado de participação.    


DATA



CATEGORIA

banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Business Communication and Media

Agência Lupa, em parceria com a FAAP, lança relatório com participação de alunos do BCM

Esta semana, a FAAP e a Agência Lupa apresentaram o relatório “O Brasil do Zap”, estudo que revela um panorama inédito sobre os conteúdos que circulam em grupos públicos de WhatsApp no país. O trabalho foi coordenado pela professora da FAAP Beatriz Farrugia e contou com a participação dos alunos do Programa BCM.  O evento de lançamento do relatório aconteceu no B-Hub e contou com o debate “Entre mensagens e mentiras: a realidade da desinformação no WhatsApp”, mediado pela coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, Edilamar Galvão. Além do debate, os alunos assistiram às falas de Natália Leal (CEO da Lupa), Cristina Tardáguila (fundadora da Lupa, em participação remota), Luis Fakhouri (Palver), Amaralina Machado Rodrigues Xavier (Meedan) e Ítalo Rômany, repórter da Lupa.  Produzida pelo Observatório Lupa, a pesquisa analisou 325 mil mensagens únicas em português, coletadas em mais de 100 mil grupos públicos entre julho de 2024 e julho de 2025. A partir disso, foram examinados em profundidade 10.351 conteúdos, incluindo 9.163 pedidos de verificação recebidos pela Lupa, 468 checagens publicadas por veículos especializados e 720 mensagens amplamente encaminhadas na plataforma.  Ao final, os alunos de BCM receberam os certificados do Projeto Lupinhas, reconhecendo sua atuação na pesquisa. O projeto integra áreas como Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas em um exercício prático e interdisciplinar de análise crítica do ecossistema informacional.  Além de gerar dados inéditos sobre o comportamento informativo no WhatsApp, o relatório também funcionou como um importante laboratório acadêmico: os estudantes participaram da sistematização e classificação de conteúdos pela Taxonomia Lupa, supervisionados por profissionais e em ambiente seguro para manejo de material


Design

Alunos de Design visitam o Laboratório Cazoolo – Braskem 

Os alunos do 6º semestre do curso de Design da FAAP realizaram, na última quinta-feira, 30, uma visita técnica ao Laboratório Cazoolo – Braskem, espaço de inovação dedicado ao desenvolvimento de soluções sustentáveis e colaborativas para o design de embalagens.  Durante a atividade, os estudantes conheceram o trabalho do designer Fábio Santana, diretor do Laboratório e ex-aluno da FAAP. Santana apresentou aos visitantes as diretrizes do Cazoolo, que atua como um hub de projetos voltado à aplicação da inteligência coletiva e à experimentação de novos materiais e processos nas áreas de design circular, inovação e responsabilidade socioambiental.  A visita foi acompanhada pela Profa. Didiana Prata, responsável pela disciplina Projeto de Inovações Disruptivas, ministrada em parceria com o professor Fábio Righetto, além do professor Cláudio Parra. Ao longo da experiência, os alunos puderam relacionar os conceitos estudados em sala de aula com práticas reais de mercado, explorando os novos paradigmas do design contemporâneo, que articulam design de produto, gráfico e de serviço.  “As parcerias entre as pesquisas dos alunos do Centro Universitário e laboratórios de ponta, como o Cazoolo, são fundamentais para o fortalecimento de um ensino mais engajado e conectado com as demandas atuais do mercado”, afirma a Profa. Didiana Prata.  A atividade reforça o compromisso da FAAP em estimular a integração entre ensino, pesquisa e prática profissional, preparando os alunos para atuarem de forma crítica, criativa e sustentável no cenário do design


Na FAAP

FAAP e FAAP Finance promovem o 1º Painel de Carreiras

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em parceria com a Liga Estudantil FAAP Finance, realiza no dia 30 de outubro de 2025 o 1º Painel de Carreiras FAAP Finance, evento que reunirá nomes de destaque do mercado financeiro para compartilhar experiências, trajetórias profissionais e aprendizados com o público acadêmico.  Com o objetivo de aproximar estudantes do universo corporativo, o encontro no Centro de Convenções da FAAP será dividido em três painéis temáticos, cada um com foco em diferentes perspectivas sobre o desenvolvimento de carreira e os desafios do setor financeiro.  1º painel  9h30 – 10h50  Palestrantes: Álvaro de Sá Freire (Versal Finance), Jair Ribeiro da Silva (co-fundador e ex-CEO do banco Patrimônio), José Guimarães Monforte (economista) e Marcelo Forbes (Brasilpar)  2º painel  11h20 – 12h10 Palestrantes: Marco Saravalle (sócio e CIO da XInvest), Robert Indech (XP Inc.) Piero Minardi (sócio-fundador e Executive Chairman da Lazuli Partners)  3º painel 12h10 – 13h00 Palestrantes: Marcelo Santucci (BTG Pactual) e Mariana Xavier Correa (BTG Pactual)  O evento é voltado especialmente para estudantes e jovens profissionais interessados em seguir carreira no setor financeiro. Além de oferecer uma visão prática sobre as diversas possibilidades de atuação no mercado, o painel também busca incentivar o networking entre os participantes e os profissionais convidados.  Com a presença de executivos renomados e especialistas do setor, o 1º Painel de Carreiras FAAP Finance se consolida como uma oportunidade única de aprendizado, troca de experiências e conexão com quem está à frente das transformações no mercado financeiro

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter


Fatal error: Uncaught wfWAFStorageFileException: Unable to save temporary file for atomic writing. in /var/www/prodportalfaap/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:34 Stack trace: #0 /var/www/prodportalfaap/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(658): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents() #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig() #2 {main} thrown in /var/www/prodportalfaap/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 34