ESTUDO DO NiMD FAAP E SOCIALBAKERS REVELA QUE QUARENTENA MUDOU COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS DAS REDES SOCIAIS

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O estudo #MS360FAAP, desenvolvido a partir de uma parceria do NiMD FAAP com a Socialbakers, mostrou uma queda percentual – se comparado com o início do ano – na média de seguidores das celebridades no Instagram. A redução foi de aproximadamente 34%, saindo de um número médio de 13,175 milhões (no primeiro trimestre) para 8,680 milhões neste segundo trimestre.

Entre janeiro e março deste ano, os perfis das celebridades alcançavam um crescimento de 17,3% no número médio de seguidores, na comparação com o período imediatamente anterior. Ou seja, depois de uma subida considerável, teve uma queda percentual bem maior.

De acordo com os pesquisadores do NiMD FAAP, é possível atribuir essa queda dos seguidores ao empobrecimento do conteúdo gerado pelas celebridades. Outro ponto que pode ser considerado é o do mau exemplo dado por perfis conhecidos das redes, que não respeitaram as medidas restritivas e, por isso, foram “cancelados” pelo público.

As interações feitas pelos usuários do Instagram nos perfis das celebridades, por exemplo, sofreram uma diminuição de 42,47% do primeiro para o segundo trimestre de 2020, justamente no auge da pandemia. Saíram de uma média de 150.385 por postagem para 86.503.

Mas, enquanto a situação das celebridades no Instagram se mostra difícil, no Facebook quem sofre são as marcas. A plataforma continua mostrando um ritmo descendente desde o início de 2020.

Um exemplo desse cenário é o segmento de páginas categorizado como “Marcas/Institucional”. No primeiro trimestre deste ano, comparando com o último de 2019, o setor já havia sofrido uma diminuição de 31% na média de curtidores. De janeiro até o fim de junho, a queda foi menor, de somente 7%, porém manteve o viés de diminuição: a média de curtidores era de 2.939.968 no primeiro trimestre e em abril, maio e junho ficou em 2.729.411.

Em relação à amplificação de postagens, ou seja, na compra de mídia, das cinco categorias analisadas, três aumentaram a quantidade de conteúdo impulsionado (Marcas/Institucional, E-Commerce e Entretenimento). Já o setor de Mídia/Notícias manteve a quantidade. Apenas 7% dos conteúdos receberam impulso financeiro.

Na contramão, o segmento de Bens de Consumo diminuiu o percentual de posts amplificados, de 63% para 59%, como consequência direta do movimento Stop Hate For Profit, que teve início em junho nos Estados Unidos e, desde então, ganhou adesão de mais de 240 marcas que anunciaram o fim de suas campanhas de mídia no Facebook.

Mais achados de destaque da pesquisa

– O setor de “Entretenimento” foi o que mais postou no Facebook no 2º trimestre, com uma média de 30 conteúdos por semana.

– 92% das postagens feitas no Facebook em abril, maio e junho de 2020, pelas principais páginas de “Mídia e Notícias”, continham algum tipo de link que levava o leitor para fora da plataforma, ou seja, outra página.

– 28% dos conteúdos postados pelos 100 maiores perfis do Instagram no Brasil não aparecem com nenhuma hashtag no texto.

– O tipo de postagem que mais gera engajamento para marcas no Instagram é o Carrossel (mais de uma foto no mesmo post). No segundo trimestre deste ano, em média, os 100 maiores perfis receberam 14.183 curtidas em conteúdos desse tipo.

O estudo #MS360FAAP apresenta trimestralmente o comportamento das 100 marcas e celebridades com mais interações no Facebook e Instagram. Os relatórios estão disponíveis no site.


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O estudo #MS360FAAP, desenvolvido a partir de uma parceria do NiMD FAAP com a Socialbakers, mostrou uma queda percentual – se comparado com o início do ano – na média de seguidores das celebridades no Instagram. A redução foi de aproximadamente 34%, saindo de um número médio de 13,175 milhões (no primeiro trimestre) para 8,680 milhões neste segundo trimestre.

Entre janeiro e março deste ano, os perfis das celebridades alcançavam um crescimento de 17,3% no número médio de seguidores, na comparação com o período imediatamente anterior. Ou seja, depois de uma subida considerável, teve uma queda percentual bem maior.

De acordo com os pesquisadores do NiMD FAAP, é possível atribuir essa queda dos seguidores ao empobrecimento do conteúdo gerado pelas celebridades. Outro ponto que pode ser considerado é o do mau exemplo dado por perfis conhecidos das redes, que não respeitaram as medidas restritivas e, por isso, foram “cancelados” pelo público.

As interações feitas pelos usuários do Instagram nos perfis das celebridades, por exemplo, sofreram uma diminuição de 42,47% do primeiro para o segundo trimestre de 2020, justamente no auge da pandemia. Saíram de uma média de 150.385 por postagem para 86.503.

Mas, enquanto a situação das celebridades no Instagram se mostra difícil, no Facebook quem sofre são as marcas. A plataforma continua mostrando um ritmo descendente desde o início de 2020.

Um exemplo desse cenário é o segmento de páginas categorizado como “Marcas/Institucional”. No primeiro trimestre deste ano, comparando com o último de 2019, o setor já havia sofrido uma diminuição de 31% na média de curtidores. De janeiro até o fim de junho, a queda foi menor, de somente 7%, porém manteve o viés de diminuição: a média de curtidores era de 2.939.968 no primeiro trimestre e em abril, maio e junho ficou em 2.729.411.

Em relação à amplificação de postagens, ou seja, na compra de mídia, das cinco categorias analisadas, três aumentaram a quantidade de conteúdo impulsionado (Marcas/Institucional, E-Commerce e Entretenimento). Já o setor de Mídia/Notícias manteve a quantidade. Apenas 7% dos conteúdos receberam impulso financeiro.

Na contramão, o segmento de Bens de Consumo diminuiu o percentual de posts amplificados, de 63% para 59%, como consequência direta do movimento Stop Hate For Profit, que teve início em junho nos Estados Unidos e, desde então, ganhou adesão de mais de 240 marcas que anunciaram o fim de suas campanhas de mídia no Facebook.

Mais achados de destaque da pesquisa

– O setor de “Entretenimento” foi o que mais postou no Facebook no 2º trimestre, com uma média de 30 conteúdos por semana.

– 92% das postagens feitas no Facebook em abril, maio e junho de 2020, pelas principais páginas de “Mídia e Notícias”, continham algum tipo de link que levava o leitor para fora da plataforma, ou seja, outra página.

– 28% dos conteúdos postados pelos 100 maiores perfis do Instagram no Brasil não aparecem com nenhuma hashtag no texto.

– O tipo de postagem que mais gera engajamento para marcas no Instagram é o Carrossel (mais de uma foto no mesmo post). No segundo trimestre deste ano, em média, os 100 maiores perfis receberam 14.183 curtidas em conteúdos desse tipo.

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Business Communication and Media

Agência Lupa, em parceria com a FAAP, lança relatório com participação de alunos do BCM

Esta semana, a FAAP e a Agência Lupa apresentaram o relatório “O Brasil do Zap”, estudo que revela um panorama inédito sobre os conteúdos que circulam em grupos públicos de WhatsApp no país. O trabalho foi coordenado pela professora da FAAP Beatriz Farrugia e contou com a participação dos alunos do Programa BCM.  O evento de lançamento do relatório aconteceu no B-Hub e contou com o debate “Entre mensagens e mentiras: a realidade da desinformação no WhatsApp”, mediado pela coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, Edilamar Galvão. Além do debate, os alunos assistiram às falas de Natália Leal (CEO da Lupa), Cristina Tardáguila (fundadora da Lupa, em participação remota), Luis Fakhouri (Palver), Amaralina Machado Rodrigues Xavier (Meedan) e Ítalo Rômany, repórter da Lupa.  Produzida pelo Observatório Lupa, a pesquisa analisou 325 mil mensagens únicas em português, coletadas em mais de 100 mil grupos públicos entre julho de 2024 e julho de 2025. A partir disso, foram examinados em profundidade 10.351 conteúdos, incluindo 9.163 pedidos de verificação recebidos pela Lupa, 468 checagens publicadas por veículos especializados e 720 mensagens amplamente encaminhadas na plataforma.  Ao final, os alunos de BCM receberam os certificados do Projeto Lupinhas, reconhecendo sua atuação na pesquisa. O projeto integra áreas como Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas em um exercício prático e interdisciplinar de análise crítica do ecossistema informacional.  Além de gerar dados inéditos sobre o comportamento informativo no WhatsApp, o relatório também funcionou como um importante laboratório acadêmico: os estudantes participaram da sistematização e classificação de conteúdos pela Taxonomia Lupa, supervisionados por profissionais e em ambiente seguro para manejo de material


Design

Alunos de Design visitam o Laboratório Cazoolo – Braskem 

Os alunos do 6º semestre do curso de Design da FAAP realizaram, na última quinta-feira, 30, uma visita técnica ao Laboratório Cazoolo – Braskem, espaço de inovação dedicado ao desenvolvimento de soluções sustentáveis e colaborativas para o design de embalagens.  Durante a atividade, os estudantes conheceram o trabalho do designer Fábio Santana, diretor do Laboratório e ex-aluno da FAAP. Santana apresentou aos visitantes as diretrizes do Cazoolo, que atua como um hub de projetos voltado à aplicação da inteligência coletiva e à experimentação de novos materiais e processos nas áreas de design circular, inovação e responsabilidade socioambiental.  A visita foi acompanhada pela Profa. Didiana Prata, responsável pela disciplina Projeto de Inovações Disruptivas, ministrada em parceria com o professor Fábio Righetto, além do professor Cláudio Parra. Ao longo da experiência, os alunos puderam relacionar os conceitos estudados em sala de aula com práticas reais de mercado, explorando os novos paradigmas do design contemporâneo, que articulam design de produto, gráfico e de serviço.  “As parcerias entre as pesquisas dos alunos do Centro Universitário e laboratórios de ponta, como o Cazoolo, são fundamentais para o fortalecimento de um ensino mais engajado e conectado com as demandas atuais do mercado”, afirma a Profa. Didiana Prata.  A atividade reforça o compromisso da FAAP em estimular a integração entre ensino, pesquisa e prática profissional, preparando os alunos para atuarem de forma crítica, criativa e sustentável no cenário do design


Na FAAP

FAAP e FAAP Finance promovem o 1º Painel de Carreiras

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em parceria com a Liga Estudantil FAAP Finance, realiza no dia 30 de outubro de 2025 o 1º Painel de Carreiras FAAP Finance, evento que reunirá nomes de destaque do mercado financeiro para compartilhar experiências, trajetórias profissionais e aprendizados com o público acadêmico.  Com o objetivo de aproximar estudantes do universo corporativo, o encontro no Centro de Convenções da FAAP será dividido em três painéis temáticos, cada um com foco em diferentes perspectivas sobre o desenvolvimento de carreira e os desafios do setor financeiro.  1º painel  9h30 – 10h50  Palestrantes: Álvaro de Sá Freire (Versal Finance), Jair Ribeiro da Silva (co-fundador e ex-CEO do banco Patrimônio), José Guimarães Monforte (economista) e Marcelo Forbes (Brasilpar)  2º painel  11h20 – 12h10 Palestrantes: Marco Saravalle (sócio e CIO da XInvest), Robert Indech (XP Inc.) Piero Minardi (sócio-fundador e Executive Chairman da Lazuli Partners)  3º painel 12h10 – 13h00 Palestrantes: Marcelo Santucci (BTG Pactual) e Mariana Xavier Correa (BTG Pactual)  O evento é voltado especialmente para estudantes e jovens profissionais interessados em seguir carreira no setor financeiro. Além de oferecer uma visão prática sobre as diversas possibilidades de atuação no mercado, o painel também busca incentivar o networking entre os participantes e os profissionais convidados.  Com a presença de executivos renomados e especialistas do setor, o 1º Painel de Carreiras FAAP Finance se consolida como uma oportunidade única de aprendizado, troca de experiências e conexão com quem está à frente das transformações no mercado financeiro

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