CURSO DE CINEMA DA FAAP É O ÚNICO A CONQUISTAR NOTA MÁXIMA EM AVALIAÇÃO DO GUIA DA FACULDADE, DO “ESTADÃO”

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


O curso de Cinema da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) foi o único a receber nota máxima (5), segundo avaliação do Guia da Faculdade, do “Estadão”, que analisou a qualidade do projeto pedagógico do curso, o corpo docente e a infraestrutura da Instituição.

Nascido dos cursos livres que a FAAP oferecia nos anos 1950 e 1960, a graduação em Cinema foi oficialmente criada em 1976.

O curso é referência no mercado, formando profissionais de destaque. Nele, o aluno é estimulado a pensar de forma crítica e aprende diversas funções da área, desde fazer o roteiro até o lançamento, envolvendo direção do filme, de atores e de arte, cenografia, fotografia, animação, edição de imagem, som e pós-produção.

As disciplinas de Estratégias de Lançamento Audiovisual e de Memória, Acervo e Política de Preservação, inéditas no Brasil, fazem parte do currículo do curso e abordam, principalmente, a estratégia de lançamento de um filme, sua exibição em todas as plataformas audiovisuais e a discussão de políticas públicas de preservação da imagem digital e dos acervos existentes no cenário mundial.

O estudante possui intensa vivência técnica e prática, pois produz a cada semestre, em média, 20 curtas-metragens que participam de festivais de cinema no Brasil e no exterior. Tem acesso, ainda, a uma excelente infraestrutura de estúdios e equipamentos para a prática das atividades e professores atuantes no mercado, além de Semanas e Encontros de Comunicação com a participação de importantes profissionais, possibilitando uma rica aprendizagem.

O curso oferece também parceria com diversas instituições em mais de 25 países, com destaque para New York Film Academy (EUA); Vancouver Film School (Canadá), Queensland University of Technology (Austrália), Universidad Camilo José Cela e Universidad Carlos III (Espanha), entre outros.

A conquista reforça a imagem da FAAP como uma instituição comprometida com a excelência do ensino e com a formação de profissionais qualificados, que vão ocupar posições de destaque no mercado de trabalho.

 

Avaliação

 

O Guia da Faculdade nasceu de uma parceria entre o “Estadão” e uma das principais startups da área educacional do País, a Quero Educação.

Participaram da avaliação todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos), com a condição de que os cursos fossem presenciais, tivessem a titulação de bacharelado ou licenciatura e apresentassem ao menos uma primeira turma com alunos já formados.

A análise é feita com base em questionários preenchidos pelos coordenadores dos cursos. Mais de seis mil coordenadores e professores do Ensino Superior brasileiro se cadastraram para atuar como avaliadores do Guia. Cada curso é avaliado por seis professores e, a partir do resultado, eles são classificados como excelente (5 estrelas), muito bom (4 estrelas), bom (3 estrelas) e não estrelado.


COMPARTILHE

COMPARTILHE

O curso de Cinema da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) foi o único a receber nota máxima (5), segundo avaliação do Guia da Faculdade, do “Estadão”, que analisou a qualidade do projeto pedagógico do curso, o corpo docente e a infraestrutura da Instituição.

Nascido dos cursos livres que a FAAP oferecia nos anos 1950 e 1960, a graduação em Cinema foi oficialmente criada em 1976.

O curso é referência no mercado, formando profissionais de destaque. Nele, o aluno é estimulado a pensar de forma crítica e aprende diversas funções da área, desde fazer o roteiro até o lançamento, envolvendo direção do filme, de atores e de arte, cenografia, fotografia, animação, edição de imagem, som e pós-produção.

As disciplinas de Estratégias de Lançamento Audiovisual e de Memória, Acervo e Política de Preservação, inéditas no Brasil, fazem parte do currículo do curso e abordam, principalmente, a estratégia de lançamento de um filme, sua exibição em todas as plataformas audiovisuais e a discussão de políticas públicas de preservação da imagem digital e dos acervos existentes no cenário mundial.

O estudante possui intensa vivência técnica e prática, pois produz a cada semestre, em média, 20 curtas-metragens que participam de festivais de cinema no Brasil e no exterior. Tem acesso, ainda, a uma excelente infraestrutura de estúdios e equipamentos para a prática das atividades e professores atuantes no mercado, além de Semanas e Encontros de Comunicação com a participação de importantes profissionais, possibilitando uma rica aprendizagem.

O curso oferece também parceria com diversas instituições em mais de 25 países, com destaque para New York Film Academy (EUA); Vancouver Film School (Canadá), Queensland University of Technology (Austrália), Universidad Camilo José Cela e Universidad Carlos III (Espanha), entre outros.

A conquista reforça a imagem da FAAP como uma instituição comprometida com a excelência do ensino e com a formação de profissionais qualificados, que vão ocupar posições de destaque no mercado de trabalho.

 

Avaliação

 

O Guia da Faculdade nasceu de uma parceria entre o “Estadão” e uma das principais startups da área educacional do País, a Quero Educação.

Participaram da avaliação todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos), com a condição de que os cursos fossem presenciais, tivessem a titulação de bacharelado ou licenciatura e apresentassem ao menos uma primeira turma com alunos já formados.

A análise é feita com base em questionários preenchidos pelos coordenadores dos cursos. Mais de seis mil coordenadores e professores do Ensino Superior brasileiro se cadastraram para atuar como avaliadores do Guia. Cada curso é avaliado por seis professores e, a partir do resultado, eles são classificados como excelente (5 estrelas), muito bom (4 estrelas), bom (3 estrelas) e não estrelado.


DATA



CATEGORIA

banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Jornalismo

Encontro Folha FAAP reúne gerações de jornalista e afirma a relevância da profissão 

A FAAP recebeu, no dia 28 de novembro, o “Encontro Folha-FAAP – O Jornalismo Muda o Mundo”, parceria entre a Folha de S.Paulo e a instituição que reuniu nomes de destaque da imprensa, professores e jornalistas em início de carreira para discutir os bastidores da produção de notícias, os desafios e a relevância da profissão.  O encontro aconteceu no Centro de Convenções da FAAP, com uma programação que se estendeu ao longo do dia, composta por mesas de debate e entrevistas. Na abertura, Sérgio Dávila, Diretor de redação da Folha e Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, deram as boas-vindas e apresentaram a proposta do evento.   A iniciativa, aberta ao público, ofereceu uma oportunidade única para estudantes e interessados na área conhecerem de perto o trabalho de profissionais de referência, trocarem experiências e refletirem sobre o papel fundamental da profissão.  A primeira mesa teve como tema “Os bastidores da notícia”. Com mediação de Eduardo Scolese, editor-líder do núcleo de Treinamento e Projetos Especiais da Folha, os participantes discutiram como se constrói um furo de reportagem, os momentos de tensão da apuração e projetos bem-sucedidos na imprensa. Participaram da mesa Basília Rodrigues, analista de política e apresentadora do SBT News;  Mônica Bergamo, colunista da Folha e Bruno Paes Manso, jornalista e Prof. da FAAP.  A segunda mesa, “Ponto de partida”, reuniu jornalistas em fase inicial de carreira para compartilharem experiências de impacto no início de sua atuação profissional, da sala de aula à redação. Com mediação de Naief Haddad, repórter especial da Folha, participaram da mesa Carol Pfeiffer, repórter do Folhateen e aluna de Jornalismo da FAAP; Priscila Camazano, apresentadora da TV Folha e Gabriel Barnabé, repórter de Mundo da Folha e ex-aluno da FAAP.  Já no período da tarde aconteceu o último debate, sobre “Jornalismo e Política”. Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP e Fernanda Mena, repórter da Folha e Profa. da FAAP entrevistaram Renata Lo Prete, âncora do Jornal da Globo.    Todos os convidados responderam a perguntas elaboradas pelo público presente. O evento promoveu uma troca de experiências intergeracional muito enriquecedora, marcando assim mais uma oportunidade única que a FAAP oferece aos seus alunos, unindo a teoria, prática e


Na FAAP

Vestibular da FAAP: Gabarito disponível e resultados em até 72 horas

Centenas de vestibulandos e familiares estiveram no campus da FAAP neste último domingo, 30, para realizar o exame do Vestibular 2026.   O gabarito da prova realizada presencialmente já está disponível, confira acessando este link. Os resultados oficiais serão divulgados em até 72 horas. O candidato receberá um e-mail com o status do seu processo de inscrição, fique atento!  Saiba como foi o dia do vestibular na FAAP  Em busca de apoio e acolhimento emocional, muitos alunos chegaram acompanhados por pais, familiares e responsáveis. Para recebê-los, a FAAP preparou uma programação especial, visando não apenas preencher o tempo, mas, sobretudo, permitir que vivenciassem a atmosfera do campus e sentissem um pouco do que é fazer parte da Comunidade FAAP.  Primeiramente, os responsáveis foram recepcionados em nosso Auditório 1, por nosso CEO, Luis Sobral, que deu as boas-vindas a todos e afirmou que “a FAAP oferece os cursos e a formação de forma transversal. Independente se a escolha for de Artes Visuais, ou Direito, essa é uma instituição criativa, que oferece formação de criatividade nos negócios e para os negócios criativos”.  Em seguida, o renomado Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé, deu uma palestra sobre o mundo contemporâneo, tecnologia e educação. Na sequência, os convidados foram conduzidos a encontros com os coordenadores dos cursos, onde puderam esclarecer dúvidas e conhecer melhor as diversas oportunidades que a FAAP oferece.  Se você é vestibulando e tem alguma dúvida, a Central de Relacionamento FAAP pode te ajudar! Entre em contato através do e-mail cr@faap.br ou pelo WhatsApp (11) 3662-7208. Se preferir, venha pessoalmente de segunda a sexta-feira, das 8h às


Internacional

Conexões globais: missão acadêmica e cultural da FAAP na China

Por prof. Edson Canela  “A educação gera confiança. A confiança gera esperança. A esperança gera paz.” — Confúcio  Entre os dias 13 e 24 de outubro de 2025, a FAAP realizou mais uma etapa de seu projeto de internacionalização acadêmica: a Missão à China, organizada pelo Instituto Confúcio para Negócios FAAP e a UIBE, sob a coordenação do professor Edson Canela, onze alunos percorreram Beijing e Xangai em uma jornada que uniu tradição, modernidade e formação global.  A chegada a Beijing marcou o início de uma experiência que entrelaça dois mundos acadêmicos. O grupo foi recebido pela University of International Business and Economics (UIBE), instituição parceira da FAAP, em um encontro que reafirmou a solidez da cooperação entre as universidades. A recepção, que incluiu o vídeo da missão anterior e uma conversa com professores chineses, deu o tom da viagem: respeito mútuo, curiosidade intelectual e abertura ao diálogo cultural.  As primeiras caminhadas pela capital chinesa revelaram aos alunos a presença tangível de séculos de história. A visita à Cidade Proibida, com sua arquitetura monumental, e à Muralha da China, fizeram com que muitos percebessem, pela primeira vez, a escala impressionante da civilização que estudam nos livros.  Em Xangai, o cenário mudou — mas o impacto permaneceu. A missão seguiu na Shanghai Normal University, onde os estudantes participaram de aulas intensivas de mandarim e, com entusiasmo visível, se prepararam para prestar o exame HSK. Todos realizaram o HSK 1, e dois deles o HSK 2, um feito relevante para um grupo de iniciantes. A aula preparatória, ministrada na véspera do exame, transformou a ansiedade em energia coletiva: perguntas, risos, tentativas de pronúncia e uma dedicação que impressionou até os professores locais.  O conteúdo acadêmico não se limitou à língua. A universidade ofereceu uma aula especial sobre economia e desenvolvimento da China, despertando a curiosidade dos estudantes, que dialogaram, questionaram e buscaram compreender os mecanismos que transformaram o país em uma potência contemporânea. As atividades culturais — cerimônia do chá, corte de papel (jiǎnzhǐ) e caligrafia chinesa — completaram essa visão, mostrando que inovação e tradição, na China, convivem não como opostos, mas como partes de um mesmo sistema de valores.  Nas ruas de Xangai, entre o brilho do The Bund e as redondezas tranquilas de Wukang Road, os alunos descobriram uma cidade que impressiona pela eficiência, pela tecnologia e pela estética urbana. A experiência no trem-bala, capaz de cruzar longas distâncias com precisão quase silenciosa, reforçou a percepção de que a China é um país que se move rápido — e com clareza de propósito.  Para muitos, o que mais chamou atenção foi a segurança. Caminhar tarde da noite, circular em estações movimentadas ou explorar bairros desconhecidos tornou-se uma atividade natural. Somada à hospitalidade das pessoas, à preservação histórica e ao funcionamento impecável da infraestrutura, essa sensação marcou profundamente o grupo.  Ao refletir sobre a missão, resumo o espírito dessa aproximação entre países e instituições da seguinte forma: “A FAAP e a China compartilham a convicção de que a educação transforma. Levar nossos estudantes a outro continente, colocá-los diante de uma nova língua e convidá-los a dialogar com outra cultura é abrir caminho para uma formação mais plural, preparada e conectada ao mundo.”  A missão também reforçou pilares centrais da estratégia internacional da FAAP: a ampliação do ensino de mandarim, a formação global dos estudantes e a construção de uma rota acadêmica Brasil–China. Os resultados futuros — novos programas, intercâmbios, iniciativas conjuntas e novas edições da missão — já se delineiam como possibilidades concretas.  Os alunos retornaram ao Brasil maravilhados com a modernidade, a receptividade e a potência cultural que encontraram. A Missão à China 2025 cumpriu integralmente seu propósito: ampliar horizontes, fortalecer competências e criar pontes que, como ensinam os grandes pensadores chineses, só se sustentam quando construídas com respeito, curiosidade e vontade de

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter