NOVO ESTUDO #MS360FAAP APONTA QUE O NÚMERO DE SEGUIDORES DE EMPRESAS NO INSTAGRAM CRESCEU 33% EM 2018

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Compartilhar fotos com os amigos, seguir os ídolos, interagir e conversar diretamente com a marca preferida são alguns dos atrativos do Instagram, plataforma que mais cresceu nos últimos anos. Segundo o mais recente estudo Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP), em 2018, essa mídia social teve um crescimento de 33,83% no número de seguidores, considerados os 100 perfis de marcas brasileiras com mais interações.

O levantamento – realizado trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP em parceria com a plataforma de monitoramento Socialbakers – mede as atividades dos 100 primeiros perfis de negócios dentro dos setores Mídias e Notícias, Bens de Consumo, Entretenimento, E-Commerce e Marcas/Institucional. Traz, ainda, dados dos 100 perfis de influenciadores digitais com mais interações.

De acordo com o estudo, o setor “E-Commerce” no Facebook foi o único que demostrou um leve crescimento em 2018. No primeiro relatório do ano – referente aos meses de janeiro, fevereiro e março –, as marcas de E-commerce que fazem parte do levantamento possuíam juntas 1.605.398 fãs. No fim do ano, terminaram com média de 1.653.506.

Nas demais categorias, houve perda, com destaque para a de “Marcas/Institucional”, que caiu 14% na média de fãs durante 2018. Esse número pode explicar a diminuição do investimento publicitário desse segmento no Facebook. No primeiro trimestre do ano passado, 77% dos posts feitos nessas páginas eram impulsionados. Já nos meses de outubro, novembro e dezembro, essa porcentagem caiu para 63%.

 

Twitter

 

A plataforma mais utilizada por políticos, tanto no Brasil quanto no exterior, não passou incólume por 2018. No Twitter, o estudo #MS360FAAP divide a avaliação dos perfis por “Marcas” e “Não Marcas”, considerando celebridades, artistas e outras figuras públicas nessa última categoria.

Em janeiro, fevereiro e março de 2018, as 100 principais “Não Marcas” tinham, em média, 3.600.522 de seguidores. Esse número caiu para 3.185.652 no último trimestre do ano. Já para as “Marcas”, o número médio de seguidores, dentro da mesma comparação, caiu de 324.135 para 313.158.

 

Instagram

Acompanhando a subida no número de seguidores das marcas no Instagram, aumentou também a interação dos usuários com esses perfis. No início do ano passado, havia uma média de 4.617 interações nas postagens, terminando com 4.835. Já entre os perfis de celebridades, essa relação caiu de 163.980 para 104.534.

 

Outros achados da pesquisa

•No último trimestre de 2018, 89% das publicações do segmento de “Mídia/Notícias” no Facebook foram patrocinadas.

•As páginas de “E-Commerce” demoraram, em média, 5 horas e 31 minutos para responder aos usuários no Facebook no último período do ano.

•No 4º trimestre, quase um terço das publicações (29%) dos 100 maiores perfis brasileiros no Instagram não usou nenhuma hashtag.

 

Todos os relatórios do #MS360FAAP estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap.


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Compartilhar fotos com os amigos, seguir os ídolos, interagir e conversar diretamente com a marca preferida são alguns dos atrativos do Instagram, plataforma que mais cresceu nos últimos anos. Segundo o mais recente estudo Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP), em 2018, essa mídia social teve um crescimento de 33,83% no número de seguidores, considerados os 100 perfis de marcas brasileiras com mais interações.

O levantamento – realizado trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP em parceria com a plataforma de monitoramento Socialbakers – mede as atividades dos 100 primeiros perfis de negócios dentro dos setores Mídias e Notícias, Bens de Consumo, Entretenimento, E-Commerce e Marcas/Institucional. Traz, ainda, dados dos 100 perfis de influenciadores digitais com mais interações.

De acordo com o estudo, o setor “E-Commerce” no Facebook foi o único que demostrou um leve crescimento em 2018. No primeiro relatório do ano – referente aos meses de janeiro, fevereiro e março –, as marcas de E-commerce que fazem parte do levantamento possuíam juntas 1.605.398 fãs. No fim do ano, terminaram com média de 1.653.506.

Nas demais categorias, houve perda, com destaque para a de “Marcas/Institucional”, que caiu 14% na média de fãs durante 2018. Esse número pode explicar a diminuição do investimento publicitário desse segmento no Facebook. No primeiro trimestre do ano passado, 77% dos posts feitos nessas páginas eram impulsionados. Já nos meses de outubro, novembro e dezembro, essa porcentagem caiu para 63%.

 

Twitter

 

A plataforma mais utilizada por políticos, tanto no Brasil quanto no exterior, não passou incólume por 2018. No Twitter, o estudo #MS360FAAP divide a avaliação dos perfis por “Marcas” e “Não Marcas”, considerando celebridades, artistas e outras figuras públicas nessa última categoria.

Em janeiro, fevereiro e março de 2018, as 100 principais “Não Marcas” tinham, em média, 3.600.522 de seguidores. Esse número caiu para 3.185.652 no último trimestre do ano. Já para as “Marcas”, o número médio de seguidores, dentro da mesma comparação, caiu de 324.135 para 313.158.

 

Instagram

Acompanhando a subida no número de seguidores das marcas no Instagram, aumentou também a interação dos usuários com esses perfis. No início do ano passado, havia uma média de 4.617 interações nas postagens, terminando com 4.835. Já entre os perfis de celebridades, essa relação caiu de 163.980 para 104.534.

 

Outros achados da pesquisa

•No último trimestre de 2018, 89% das publicações do segmento de “Mídia/Notícias” no Facebook foram patrocinadas.

•As páginas de “E-Commerce” demoraram, em média, 5 horas e 31 minutos para responder aos usuários no Facebook no último período do ano.

•No 4º trimestre, quase um terço das publicações (29%) dos 100 maiores perfis brasileiros no Instagram não usou nenhuma hashtag.

 

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