ENCONTROS SOBRE A ARTE CONTEMPORÂNEA E A MODA REÚNEM NA FAAP A CRÍTICA DE ARTE PAULA ALZUGARAY, A ARTISTA PLÁSTICA LAURA BELÉM, O CONSULTOR LUIZ DE MAIO E A EMPRESÁRIA MARIANA RIBEIRO – INSCREVA-SE

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


A Faculdade de Artes Plásticas da FAAP inicia a programação de 2018 com dois encontros gratuitos e abertos ao público, que têm o objetivo de debater importantes temas das áreas de Artes Visuais e Moda.

O primeiro evento tem como tema as “Questões de Gênero na Arte Contemporânea” e ocorrerá no dia 21/02 (quarta-feira). No dia seguinte (22/02), será a vez do encontro sobre “Comportamento do Consumidor e os Impactos no Varejo de Moda”.

Os encontros pretendem promover uma ampla reflexão sobre gênero e pertencimento, bem como avaliar a drástica mudança no processo atual de consumo.”

Questões de Gênero na Arte Contemporânea” contará com a participação de dois grandes nomes na área de produção artística: a crítica de arte da revista Select, Paula Alzugaray, e a artista plástica, Laura Belém, que apresentarão suas experiências e farão relatos sobre o lugar da mulher e do feminino na produção artística contemporânea brasileira, além de destacar como enfrentaram os rótulos que as envolveram no decorrer de suas trajetórias.

O segundo encontro – “Comportamento do Consumidor e os Impactos no Varejo de Moda” – reunirá o consultor Luiz de Maio e a CEO da plataforma iLovee, Mariana Ribeiro. Eles debaterão a experiência de compra – que pode e deve continuar sendo emocional – e identificarão quais apelos, sugestões e motivos definem os atos de consumo na atualidade.

Os eventos destacam a importância dos temas que integram as grades curriculares da pós-graduação da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP para 2018: Design de Interiores – Repertório Projetual, Design Gráfico – Conceito e Aplicação, Gestão Estratégica em Negócios e Varejo de Moda, História da Arte e Práticas Artísticas Contemporâneas. Os cursos estão com as inscrições abertas e as aulas começam em março.

Encontros abertos ao público – Faculdade de Artes Plásticas

Questões de Gênero na Arte Contemporânea

Data: 21/02/2018

Horário: 19h30

Inscrições: http://bit.ly/FAAP-PÓS-21FEV

Local: FAAP – Rua Alagoas, 903 – Higienópolis

Informações: (11) 3662-7449

Comportamento do Consumidor e os Impactos no Varejo de Moda

Data: 22/02/2018

Horário: 19h30

Inscrições: http://bit.ly/FAAP-PÓS-22FEV

Local: FAAP – Rua Alagoas, 903 – Higienópolis

Informações: (11) 3662-7449

Sobre os palestrantes:

Paula Alzugaray

É curadora independente, crítica de arte, editora e jornalista especializada em artes visuais. É diretora de redação da revista cultural Select, editora da seção quinzenal de artes visuais da revista IstoÉ e autora do livro Regina Vater: Quatro Ecologias. Entre seus projetos curatoriais recentes incluem-se as exposições “A invenção da Praia: Cassino” e “Circuitos Cruzados – Centre Pompidou Encontra o MAM”.

Laura Belém

Mestre em Artes Plásticas pela Central Saint Martins College of Art, em Londres, recebeu o CIFO Grants and Commissions Program da Cisneros Fontanals Art Foundation (Miami, EUA) e foi selecionada para o Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas. Recebeu, ainda, a Bolsa Pampulha, do Museu de Arte da Pampulha (Belo Horizonte), e participa de exposições no Brasil e no exterior. É especialista na investigação dos campos da instalação, da escultura contemporânea e do desenho.

Mariana Vilela Ribeiro

A especialista em Marketing, Mariana Ribeiro, fundou a plataforma iLovee em 2012, aos 26 anos, após trabalhar com moda, branding e planejamento estratégico com Ana Lúcia Zambon, da Tastemakers. Hoje, o modelo de negócios é composto pelo site agregador de mais de 40 e-commerces e a agência multimídia focada em serviços para marcas e lojas voltadas para o público feminino.

Luiz de Maio

Com experiência de mais de 30 anos em varejo, atua como executivo de grandes empresas e em consultoria própria, onde atende mais de 50 clientes em diferentes formatos e segmentos de mercado. Tem sólida experiência em desenvolvimento de coleções (estilo, planejamento e compras), revisão de processos, análise de resultados e monitoramento do mercado nacional e internacional.


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A Faculdade de Artes Plásticas da FAAP inicia a programação de 2018 com dois encontros gratuitos e abertos ao público, que têm o objetivo de debater importantes temas das áreas de Artes Visuais e Moda.

O primeiro evento tem como tema as “Questões de Gênero na Arte Contemporânea” e ocorrerá no dia 21/02 (quarta-feira). No dia seguinte (22/02), será a vez do encontro sobre “Comportamento do Consumidor e os Impactos no Varejo de Moda”.

Os encontros pretendem promover uma ampla reflexão sobre gênero e pertencimento, bem como avaliar a drástica mudança no processo atual de consumo.”

Questões de Gênero na Arte Contemporânea” contará com a participação de dois grandes nomes na área de produção artística: a crítica de arte da revista Select, Paula Alzugaray, e a artista plástica, Laura Belém, que apresentarão suas experiências e farão relatos sobre o lugar da mulher e do feminino na produção artística contemporânea brasileira, além de destacar como enfrentaram os rótulos que as envolveram no decorrer de suas trajetórias.

O segundo encontro – “Comportamento do Consumidor e os Impactos no Varejo de Moda” – reunirá o consultor Luiz de Maio e a CEO da plataforma iLovee, Mariana Ribeiro. Eles debaterão a experiência de compra – que pode e deve continuar sendo emocional – e identificarão quais apelos, sugestões e motivos definem os atos de consumo na atualidade.

Os eventos destacam a importância dos temas que integram as grades curriculares da pós-graduação da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP para 2018: Design de Interiores – Repertório Projetual, Design Gráfico – Conceito e Aplicação, Gestão Estratégica em Negócios e Varejo de Moda, História da Arte e Práticas Artísticas Contemporâneas. Os cursos estão com as inscrições abertas e as aulas começam em março.

Encontros abertos ao público – Faculdade de Artes Plásticas

Questões de Gênero na Arte Contemporânea

Data: 21/02/2018

Horário: 19h30

Inscrições: http://bit.ly/FAAP-PÓS-21FEV

Local: FAAP – Rua Alagoas, 903 – Higienópolis

Informações: (11) 3662-7449

Comportamento do Consumidor e os Impactos no Varejo de Moda

Data: 22/02/2018

Horário: 19h30

Inscrições: http://bit.ly/FAAP-PÓS-22FEV

Local: FAAP – Rua Alagoas, 903 – Higienópolis

Informações: (11) 3662-7449

Sobre os palestrantes:

Paula Alzugaray

É curadora independente, crítica de arte, editora e jornalista especializada em artes visuais. É diretora de redação da revista cultural Select, editora da seção quinzenal de artes visuais da revista IstoÉ e autora do livro Regina Vater: Quatro Ecologias. Entre seus projetos curatoriais recentes incluem-se as exposições “A invenção da Praia: Cassino” e “Circuitos Cruzados – Centre Pompidou Encontra o MAM”.

Laura Belém

Mestre em Artes Plásticas pela Central Saint Martins College of Art, em Londres, recebeu o CIFO Grants and Commissions Program da Cisneros Fontanals Art Foundation (Miami, EUA) e foi selecionada para o Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas. Recebeu, ainda, a Bolsa Pampulha, do Museu de Arte da Pampulha (Belo Horizonte), e participa de exposições no Brasil e no exterior. É especialista na investigação dos campos da instalação, da escultura contemporânea e do desenho.

Mariana Vilela Ribeiro

A especialista em Marketing, Mariana Ribeiro, fundou a plataforma iLovee em 2012, aos 26 anos, após trabalhar com moda, branding e planejamento estratégico com Ana Lúcia Zambon, da Tastemakers. Hoje, o modelo de negócios é composto pelo site agregador de mais de 40 e-commerces e a agência multimídia focada em serviços para marcas e lojas voltadas para o público feminino.

Luiz de Maio

Com experiência de mais de 30 anos em varejo, atua como executivo de grandes empresas e em consultoria própria, onde atende mais de 50 clientes em diferentes formatos e segmentos de mercado. Tem sólida experiência em desenvolvimento de coleções (estilo, planejamento e compras), revisão de processos, análise de resultados e monitoramento do mercado nacional e internacional.


DATA



CATEGORIA

faap-bcm-banner-home

Business Communication and Media

Saiba mais
sebastian-pandelache-hBki3p82xQ4-unsplash

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

Totó Parente, Secretário Municipal da Cultura, visita a FAAP 

A FAAP recebeu, nesta última terça-feira, 06 de maio, a visita de José Antônio “Totó” Parente, atual Secretário de Cultura do Município de São Paulo para um encontro na sede da Mantenedora.   Na pauta do encontro, diversos assuntos que reforçam a parceria da FAAP com este órgão público de extrema importância para nossa rotina de trabalho no mundo acadêmico e social.   Na ocasião, a FAAP demonstrou o interesse der ter a SMC e a SP Negócios como parceiros na Res Artis, a maior rede global de programas de residência artística – que será realizada na FAAP, em setembro. Também na agenda, um projeto em conjunto com o Polo Cultural e Criativo Chácara do Jockey, no Butantã, com ativações da cadeia produtiva da moda junto com nosso programa de Práticas Extensionistas.  A FAAP também se prontificou a colaborar com a formação de mais de 450 jovens, potenciais agentes da cultura, abrindo nossas operações de teatro, oficinas, ateliês e exposições para treinamento e qualificação desse pessoal para que, no futuro, possam prestar serviços nos equipamentos, instituições, museus culturais privados e públicos de São Paulo.  Totó Parente, acompanhado de Carol Lafemina, ex-aluna da FAAP, e atual Secretária Adjunta de Cultura e Economia Criativa, e Fabio Portela, o atual Secretário de Comunicação da cidade de São Paulo, ex-gerente de Comunicação da FAAP, foram recebidos por Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP.  Na reunião, também estavam presentes Luis Sobral, CEO da FAAP, Rogério Massaro, Diretor-Acadêmico da FAAP, Marcos Moraes, Diretor-Geral do Museu de Arte Brasileira FAAP e Alessandra Andrade, Gestora do nosso Business HUB e atual Presidente da SP Negócios.


Na FAAP

FAAPCast recebe Adriana Alcântara, Diretora-Geral da Audible Brasil e ex-aluna de Publicidade e Propaganda 

O FAAPCast desta semana recebeu Adriana Alcântara, Diretora-Geral da Audible Brasil e ex-aluna de Publicidade e Propaganda da FAAP. Mestre em artes e ciências pela Universidade de Nova York (NYU), ela foi professora de cursos de pós-graduação nas áreas de negócios, conteúdo e marketing da FAAP, por mais de catorze anos.  Adriana lançou, recentemente, o seu segundo livro e audiobook, Conexões, narrado por ela mesma. Também é coautora do livro Uma sobe e puxa a outra (vol. 2), lançado no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, que conta a trajetória profissional dela e de outras mulheres inspiradoras.   A autora alcançou o sucesso em empresas nacionais e internacionais, sempre valorizando a importância das conexões pessoais e profissionais e o empoderamento de outras mulheres. Numa eficiente mistura de relatos e exemplos práticos, ao longo do episódio Adriana nos conta que Conexões nos mostra como o amor e a dedicação tanto pelo trabalho quanto por quem está ao nosso lado movem montanhas e abrem as portas para as mais diversas oportunidades.   Do mundo da publicidade e televisão, passando por empresas como Nickelodeon e Cartoon Network, até sua ascensão no mundo corporativo, como a Audible Brasil, Adriana Alcântara defende que confiança, transparência, sinergia e empatia são ingredientes indispensáveis para criar vínculos verdadeiros e um ambiente de trabalho saudável e colaborativo.  Alcântara, também é coautora do livro Uma sobe e puxa a outra (vol. 2), lançado no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, que conta a trajetória profissional dela e de outras mulheres inspiradoras.  Atualmente, Alcântara lidera a estratégia comercial, o lançamento das operações e a estruturação do serviço da Audible no país e, além disso, possui uma carreira de destaque na indústria de conteúdo e mídia, já tendo ocupado cargos de liderança nas áreas de desenvolvimento de negócios, produção, marketing e branding, no Brasil e na América Latina, em grandes empresas, como Warner Bros. Discovery, Apple, OiTV, Globosat, Viacom Networks Brasil e MSNBC, em Nova York.   Além de suas conquistas no mundo corporativo, já foi apresentadora de TV e atriz de teatro e novelas brasileiras, o que enriqueceu ainda mais sua experiência na indústria do entretenimento. Para saber mais sobre a sua trajetória acesse a entrevista completa no canal oficial do FAAPCast no


Na FAAP

40 escolas participaram da 21ª edição do Fórum FAAP

Entre os dias 30 de abril e 03 de maio de 2025, a Fundação Armando Alvares Penteado realizou a 21ª edição do Fórum FAAP – o modelo ONU da FAAP -, organizado por mais de 220 estudantes de todas as graduações da FAAP para mais de 561 delegados de 40 escolas participantes de São Paulo e do Espírito Santo.  Dividido em doze comitês temáticos, os estudantes são pautados pela metodologia Role-Play, encarando o papel de Diplomatas, substanciados pelo ferramentário de Problem Based Learning, buscando criar resoluções consensuais para os temas de agenda internacional propostos pelos guias de estudos escritos por estudantes de Relações Internacionais e supervisionados por professores da graduação.  Adicionalmente, usando toda infraestrutura da FAAP, também temos um Comitê de Comunicação, em que os alunos simulam jornalistas cobrindo essas pautas em meios digitais como blogs e podcasts, audiovisuais, como jornal de TV ao vivo, e impresso, no jornal fictício “Fórum em Foco”.    A abertura do evento foi feita pelo Sr. Silvio Cascione, Diretor do Eurásia Group no Brasil. Na ocasião, ele comentou sobre os 10 principais acontecimentos do momento e como os estudantes podem usar da análise de risco geopolítico para orientar sua atuação.  No encerramento, o Prof. Victor Grinberg – coordenador do evento -, destacou que “enquanto o Fórum começa sua terceira década de vida com esse primeiro evento, tentando abraçar as mudanças metodológicas das simulações, olhando para os 80 anos de vida das Nações Unidas, e pensando no mundo que queremos ter, vejo que o nível de zelo e preocupação de vocês em criar algo à altura do desafio foi notável. Ainda que, em alguns momentos, a gente faça a premiação de alguns, entendam-se todos como vitoriosos. O malhete não é o fim e sim, por mais clichê que isso pareça, os amigos que fizeram, as risadas e choros, as noites de pesquisa, os bilhetinhos escritos e a sensação de dever cumprido.”  O evento premiou 61 delegados de destaque de 23 escolas diferentes, consagrando o colégio Emilie de Villeneuve como pentacampeão de melhor delegação, pelo aproveito percentual de premiações individuais.  Parabenizamos todos os alunos participantes e suas escolas, e esperamos todos de volta em Novembro para o 2º Fórum FAAP –

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter