ALUNOS DO CURSO DE ARQUITETURA DA FAAP APOSTAM EM PROJETOS SUSTENTÁVEIS

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


Sustentabilidade é a palavra-chave do curso de Arquitetura da FAAP. Desde 2008, os alunos do terceiro semestre desenvolvem propostas de reciclagem para a aula de Morfologia da Estrutura, observando as características funcionais e estruturais de materiais descartados. Cada turma apresenta produtos inovadores, utilizando materiais diferenciados e destinados a vários segmentos da construção civil.

A ideia da disciplina é conscientizar os futuros profissionais sobre a necessidade de desenvolver produtos, com base na sustentabilidade, além de ensiná-los a empreender – de forma prática – trabalhando o aprendizado pelo método problem based learning (aprender com base em problemas).

A criação dos produtos é pautada na desmaterialização e aplicação dos 3 Rs – redução, reúso e reciclagem, criando produtos para a arquitetura e construção com componentes das mais diversas áreas produtivas e de consumo, utilizando uma variedade de materiais para revestimentos, como garrafas pet, potes de esmaltes descartados, placas impermeáveis a partir de entulhos, isolamentos térmicos e acústicos com filtros de carro etc.

Entre os projetos apresentados neste final do primeiro semestre destacam-se placas de revestimentos de paredes e mobílias com garrafas pet; placas para piso criadas a partir do aproveitamento de resíduos da construção civil e do plástico automotivo reciclado; pastilhas para revestimentos de parede e piso a partir de matérias-primas recicladas do plástico, metal e papel; e o piso cerâmico com coloração desenvolvida com tinta em pó reciclada.

O intuito desse método de ensino é mudar a postura das aulas tradicionais e teóricas, conduzindo o aluno ao protagonismo da ação. Ao empreender sobre um problema, como a redução de consumo de recursos naturais não renováveis, por exemplo, o aluno – como futuro profissional – aprende a mensurar o impacto que a substituição de materiais pode trazer para a construção civil.

Os projetos contaram com a colaboração e apoio da equipe da FAAP: diretor da Faculdade de Artes Plásticas, Prof. Fábio Righetto, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Luiz Augusto Contier; professora dos cursos de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo, Sasquia Obata; e o coordenador dos laboratórios da Faculdade de Artes Plásticas, prof. Victor Campos.


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Sustentabilidade é a palavra-chave do curso de Arquitetura da FAAP. Desde 2008, os alunos do terceiro semestre desenvolvem propostas de reciclagem para a aula de Morfologia da Estrutura, observando as características funcionais e estruturais de materiais descartados. Cada turma apresenta produtos inovadores, utilizando materiais diferenciados e destinados a vários segmentos da construção civil.

A ideia da disciplina é conscientizar os futuros profissionais sobre a necessidade de desenvolver produtos, com base na sustentabilidade, além de ensiná-los a empreender – de forma prática – trabalhando o aprendizado pelo método problem based learning (aprender com base em problemas).

A criação dos produtos é pautada na desmaterialização e aplicação dos 3 Rs – redução, reúso e reciclagem, criando produtos para a arquitetura e construção com componentes das mais diversas áreas produtivas e de consumo, utilizando uma variedade de materiais para revestimentos, como garrafas pet, potes de esmaltes descartados, placas impermeáveis a partir de entulhos, isolamentos térmicos e acústicos com filtros de carro etc.

Entre os projetos apresentados neste final do primeiro semestre destacam-se placas de revestimentos de paredes e mobílias com garrafas pet; placas para piso criadas a partir do aproveitamento de resíduos da construção civil e do plástico automotivo reciclado; pastilhas para revestimentos de parede e piso a partir de matérias-primas recicladas do plástico, metal e papel; e o piso cerâmico com coloração desenvolvida com tinta em pó reciclada.

O intuito desse método de ensino é mudar a postura das aulas tradicionais e teóricas, conduzindo o aluno ao protagonismo da ação. Ao empreender sobre um problema, como a redução de consumo de recursos naturais não renováveis, por exemplo, o aluno – como futuro profissional – aprende a mensurar o impacto que a substituição de materiais pode trazer para a construção civil.

Os projetos contaram com a colaboração e apoio da equipe da FAAP: diretor da Faculdade de Artes Plásticas, Prof. Fábio Righetto, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Luiz Augusto Contier; professora dos cursos de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo, Sasquia Obata; e o coordenador dos laboratórios da Faculdade de Artes Plásticas, prof. Victor Campos.


DATA



CATEGORIA

banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Relações Internacionais

Estudantes de RI da FAAP visitam Representação do Itamaraty em São Paulo 

Na quinta-feira, 21, um grupo de alunos do curso de Relações Internacionais da FAAP foi recebido pelo Embaixador Nelson Antonio Tabajara de Oliveira no Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (ERESP).   Durante o encontro, o Embaixador Tabajara, Chefe da unidade, apresentou as atribuições do ERESP, falou sobre o pilar educacional fomentado pelo MONUEM – do qual a FAAP é parceira desde a primeira edição – e explicou as possibilidades de estágio em São Paulo. Ele também compartilhou experiências de sua trajetória em Embaixadas, Órgãos Multilaterais e em Brasília, respondendo dúvidas dos alunos. A visita faz parte da proposta da FAAP de aproximar seus estudantes do mercado de trabalho, especialmente aqueles interessados na carreira diplomática.  Acompanhado pela Primeira-Secretária Mariana Lobato e pela estagiária Julia Targino, o diplomata destacou os desafios e a relevância de uma carreira voltada à diplomacia, reforçando a importância de internacionalistas em formação investirem nesse caminho.  O professor Victor Grinberg, responsável por acompanhar o grupo, ressaltou a relevância da atividade:  “O ERESP é um parceiro de longa data e uma forma dos calouros conhecerem de perto algo que ouvem tanto, que é o CACD e a carreira diplomática. Foi uma ótima conversa e as alunas ficaram animadas em poder participar do MONUEM e se engajarem no futuro.”   A iniciativa integra a agenda do Programa BIA, que oferece aos estudantes experiências práticas ao longo do semestre. Além da visita ao ERESP, estão previstas atividades em instituições como o Centro de Distribuição da Amazon, a Riot Games, o Espace 60’, entre

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter