Alunos da FAAP são selecionados para shortlist do BDA 

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


todos_faap1

Alunos do 5º semestre do curso de Design da FAAP selecionados para a shortlist do Brazilian Design Award


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Estudantes do curso de Design da FAAP foram selecionados para compor a shortlist do Brazilian Design Award (BDA) na categoria “Interatividade – Projetos Estudantis”, com dois projetos inovadores desenvolvidos na disciplina Design de Jogos, no 5º semestre, sob orientação do Prof. Alan Richard da Luz.  

Entre os trabalhos selecionados está o Capi Jogos: Biomas, um conjunto de quatro jogos de tabuleiro que utilizam narrativas jogáveis para promover a consciência socioambiental e celebrar a riqueza cultural dos biomas brasileiros, explorando desafios, personagens e elementos característicos de cada região de forma lúdica, crítica e engajadora. A equipe inclui Beatriz Mattos, Clara Visibelli, Giselle Garrido, Guilherme Paiola, Maria Thereza Scarcelli, Paola Orue, Pedro Henrique Torres e Vitória Kolekoski.  

Já o Icamiabas: A Noite do Ritual mergulha na mitologia indígena brasileira, destacando o universo das Icamiabas e seus rituais por meio de elementos simbólicos e narrativos ancestrais, oferecendo uma experiência interativa que reforça a importância dos povos originários na identidade nacional. Entre os responsáveis pelo projeto estão Gabriel Roberti, Madú Gasparete e Rafaela Ramos. 

Essa seleção representa um reconhecimento nacional à excelência do curso, que prioriza um design com propósito, valorizando a cultura local, os povos originários e a biodiversidade brasileira, por meio de pesquisas sólidas, sensibilidade estética e atenção às questões sociais e ambientais contemporâneas. 

Ambos os projetos concorrem ao voto popular, acesse Capi Jogos: Biomas e Icamiabas: A Noite do Ritual para apoiar esses talentos. A cerimônia de premiação ocorrerá na Sala São Paulo, em 15 de dezembro, o que amplia a visibilidade do curso de Design da FAAP no cenário nacional e destaca a criatividade de seus alunos. 


DATA



CATEGORIA

banners-site-faap_des1

Design na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_des2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Design

FAAP participa de conferência internacional sobre design sistêmico em Roma 

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) participou da conferência internacional Systemic Design e Made in Italy. Le nuove rotte internazionali della progettazione, tra heritage e innovazione, realizada neste mês, no Metropolitano Urban Center, em Roma. Promovido pelo ISIA Roma Design, o encontro reuniu instituições acadêmicas, designers, pesquisadores e convidados internacionais para discutir os desafios contemporâneos do design, com ênfase na relação entre tradição, inovação e transformação social, cultural e ambiental.  A professora Polise Moreira De Marchi, Ph.D., coordenadora do curso de Design da FAAP, foi uma das palestrantes do evento, integrando a mesa temática The design of global mobility. Em sua apresentação, abordou o processo de aproximação institucional entre a FAAP e o ISIA Roma Design, destacando iniciativas conjuntas desenvolvidas no âmbito de cooperações acadêmicas internacionais e evidenciando o fortalecimento de uma rede de colaboração voltada à formação em design alinhada aos desafios globais contemporâneos.  Na ocasião, a docente também apresentou a proposta pedagógica do curso de Design da FAAP, ressaltando sua articulação com experiências práticas e projetos colaborativos internacionais, como o workshop São Paulo Design Experience, que promoveu a troca de conhecimentos entre estudantes e professores, com foco em sustentabilidade, inovação e contexto urbano.  Inserido no projeto Creative Competencies for Social Change: Tradition and Future of Made in Italy, apoiado pelo Ministério das Universidades e Pesquisa da Itália, o evento proporcionou um espaço de intercâmbio sobre o papel do design como agente de transformação em escala global. A participação da FAAP reforça o compromisso institucional com a internacionalização do ensino e com a construção de práticas projetuais voltadas a um futuro mais sustentável e integrado.  O curso de Design da FAAP destaca-se por sua abordagem contemporânea, interdisciplinar e conectada às demandas emergentes da sociedade. Com ênfase em sustentabilidade, inovação e responsabilidade social, a formação prepara estudantes para atuar de maneira crítica e propositiva em contextos complexos, consolidando o design como campo de conhecimento e prática capaz de articular saberes, promover transformação e contribuir de forma ativa para a construção de futuros mais justos e sustentáveis, em sintonia com as discussões e parcerias internacionais fortalecidas na conferência em


Design

Alunos de Design são selecionados para shortlist do iF Design Student Award 2026 com projeto de Biomateriais

Alunos do curso de Design estão na shortlist do iF Design Student Award 2026, uma das mais importantes premiações internacionais voltadas a projetos acadêmicos na área de design. O reconhecimento destaca iniciativas inovadoras que articulam criatividade, relevância social e impacto contemporâneo.  O projeto selecionado, OcaViva, foi desenvolvido pelos estudantes Lucia Mattos Di Curzio, João Figueiredo de Paula e Silva e Maria Bento Sarques, sob orientação do professor Milton Francisco Junior. A proposta consiste em um sistema de vasos modulares produzidos a partir de biomaterial à base de casca de ovo. O sistema de encaixe permite a expansão contínua das estruturas e a criação de superfícies vegetais, favorecendo diferentes configurações de uso. Ao final do ciclo de vida, o material pode ser devolvido à terra, reintegrando-se à natureza e possibilitando a inserção de novos módulos, em uma lógica alinhada aos princípios de circularidade e regeneração.  O projeto é resultado de uma abordagem pedagógica que integra design e biologia, incorporada à matriz curricular do curso. A iniciativa busca ampliar a compreensão dos estudantes sobre os ciclos de vida dos materiais e suas implicações ambientais, estimulando o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis e sistêmicas.  A seleção para a shortlist do prêmio reforça a relevância dessa abordagem no contexto contemporâneo e evidencia o potencial dos alunos em propor respostas inovadoras aos desafios atuais.  O resultado também reafirma a consistência do curso de Design da FAAP, que vem se destacando pela sua proposta pedagógica inovadora e pelo compromisso com a formação de designers capazes de atuar de maneira crítica, sistêmica e alinhada às transformações do mundo

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter