Professora Fernanda Magnotta é condecorada com a Ordem de Rio Branco


DATA


COMPARTILHE


WhatsApp Image 2025-05-27 at 12.22.01

Fernanda Magnotta


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A professora de Relações Internacionais e coordenadora do BIA, Fernanda Magnotta foi condecorada com a medalha da Ordem de Rio Branco, a mais alta honraria concedida pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

A cerimônia, realizada na manhã desta terça-feira, no Palácio Itamaraty, em Brasília, foi conduzida pelo Vice-Presidente Geraldo Alckmin, o Ministro de Relações Exteriores Mauro Vieira, a Secretária-Geral do Itamaraty Maria Laura da Rocha e chefes de departamento do Ministério.

Magnotta foi admitida no grau de Oficial, uma das cinco categorias da Ordem. A distinção reconhece personalidades que se destacam por serviços relevantes prestados ao país, projetando o Brasil internacionalmente em seus respectivos campos de atuação. Entre os condecorados estavam ministros, governadores, deputados e senadores, além de empresários e pessoas públicas.

Instituída em 1963, a Ordem de Rio Branco homenageia o Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira, e tem como objetivo valorizar méritos e virtudes cívicas, incentivando ações de elevado significado público.

“Ser agraciada com a mais alta honraria concedida pelo Ministério de Relações Exteriores é motivo de profunda alegria e emoção. É um reconhecimento ainda mais significativo por ser mulher, jovem e educadora. Foram muitos anos de dedicação à promoção das relações internacionais por meio da articulação entre pessoas, comunidades e instituições – sempre com o compromisso de qualificar e ampliar o acesso ao debate público nesse campo essencial. Essa distinção não apenas reconhece o esforço contínuo e os desafios enfrentados ao longo da jornada, mas também serve como um estímulo valioso para seguir em frente, inspirando outros e fortalecendo um diálogo mais plural e inclusivo no Brasil”, afirma Fernanda.

A condecoração de Fernanda Magnotta celebra sua trajetória como referência nas áreas de política internacional, diplomacia pública e educação. O reconhecimento reafirma a relevância de seu trabalho na projeção global do Brasil. É com grande orgulho que a FAAP celebra, junto com Fernanda, essa conquista.

Recorte do jornal CNN 360º – 28 de maio de 2025

DATA


banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Jornalismo

Encontro Folha FAAP reúne gerações de jornalista e afirma a relevância da profissão 

A FAAP recebeu, no dia 28 de novembro, o “Encontro Folha-FAAP – O Jornalismo Muda o Mundo”, parceria entre a Folha de S.Paulo e a instituição que reuniu nomes de destaque da imprensa, professores e jornalistas em início de carreira para discutir os bastidores da produção de notícias, os desafios e a relevância da profissão.  O encontro aconteceu no Centro de Convenções da FAAP, com uma programação que se estendeu ao longo do dia, composta por mesas de debate e entrevistas. Na abertura, Sérgio Dávila, Diretor de redação da Folha e Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, deram as boas-vindas e apresentaram a proposta do evento.   A iniciativa, aberta ao público, ofereceu uma oportunidade única para estudantes e interessados na área conhecerem de perto o trabalho de profissionais de referência, trocarem experiências e refletirem sobre o papel fundamental da profissão.  A primeira mesa teve como tema “Os bastidores da notícia”. Com mediação de Eduardo Scolese, editor-líder do núcleo de Treinamento e Projetos Especiais da Folha, os participantes discutiram como se constrói um furo de reportagem, os momentos de tensão da apuração e projetos bem-sucedidos na imprensa. Participaram da mesa Basília Rodrigues, analista de política e apresentadora do SBT News;  Mônica Bergamo, colunista da Folha e Bruno Paes Manso, jornalista e Prof. da FAAP.  A segunda mesa, “Ponto de partida”, reuniu jornalistas em fase inicial de carreira para compartilharem experiências de impacto no início de sua atuação profissional, da sala de aula à redação. Com mediação de Naief Haddad, repórter especial da Folha, participaram da mesa Carol Pfeiffer, repórter do Folhateen e aluna de Jornalismo da FAAP; Priscila Camazano, apresentadora da TV Folha e Gabriel Barnabé, repórter de Mundo da Folha e ex-aluno da FAAP.  Já no período da tarde aconteceu o último debate, sobre “Jornalismo e Política”. Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP e Fernanda Mena, repórter da Folha e Profa. da FAAP entrevistaram Renata Lo Prete, âncora do Jornal da Globo.    Todos os convidados responderam a perguntas elaboradas pelo público presente. O evento promoveu uma troca de experiências intergeracional muito enriquecedora, marcando assim mais uma oportunidade única que a FAAP oferece aos seus alunos, unindo a teoria, prática e

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter