NOVO ESTUDO DA FAAP REVELA FREQUENTE INCIDÊNCIA DE SEGUIDORES FALSOS NO PERFIL DE INFLUENCIADORES BRASILEIROS

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


Ter seguidores falsos é algo inevitável para os influenciadores digitais. É o que aponta o novo estudo desenvolvido pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP, que analisou 25 importantes perfis da área de moda, beleza e estilo de vida.

O estudo mostra que os influenciadores, independente do nível de abrangência, possuem cerca de 15% e até 25% de seus seguidores formados por perfis falsos ou que utilizam ferramentas para gerar interações automatizadas.

Os dados apontam para a hipótese de que a existência de contas falsas (fake followers) é uma constante que não se pode evitar, seja para influenciadores com mais de um milhão de seguidores ou mesmo para os menores, com até 10 mil. A existência de seguidores falsos não é uma prova concreta da compra de fake followers. Para que passem despercebidas, contas falsas começam a seguir influenciadores por iniciativa própria.

Isso evidencia que o volume de seguidores de um influenciador digital não é uma boa métrica para medir o resultado de uma publicação. Para isso, existem métricas mais eficazes como a de engajamento autêntico, que são as interações identificadas pela ferramenta de análise como feitas por pessoas reais. Outra medição utilizada é o índice de qualidade de audiência, que faz o cruzamento de métricas.

Esse é o primeiro estudo feito pelo CooLAB, uma nova área do NiMD criada para desenvolver análises com a colaboração de professores, alunos e ex-alunos. A finalidade dessa nova área é apresentar dados e insights em prol do desenvolvimento do mercado.

O estudo completo desenvolvido pelo CooLAB, da FAAP, pode ser baixado no link: www.faap.br/nimd. Nele, é possível visualizar todos os detalhes e quadros comparativos dos cinco grupos analisados.


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Ter seguidores falsos é algo inevitável para os influenciadores digitais. É o que aponta o novo estudo desenvolvido pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP, que analisou 25 importantes perfis da área de moda, beleza e estilo de vida.

O estudo mostra que os influenciadores, independente do nível de abrangência, possuem cerca de 15% e até 25% de seus seguidores formados por perfis falsos ou que utilizam ferramentas para gerar interações automatizadas.

Os dados apontam para a hipótese de que a existência de contas falsas (fake followers) é uma constante que não se pode evitar, seja para influenciadores com mais de um milhão de seguidores ou mesmo para os menores, com até 10 mil. A existência de seguidores falsos não é uma prova concreta da compra de fake followers. Para que passem despercebidas, contas falsas começam a seguir influenciadores por iniciativa própria.

Isso evidencia que o volume de seguidores de um influenciador digital não é uma boa métrica para medir o resultado de uma publicação. Para isso, existem métricas mais eficazes como a de engajamento autêntico, que são as interações identificadas pela ferramenta de análise como feitas por pessoas reais. Outra medição utilizada é o índice de qualidade de audiência, que faz o cruzamento de métricas.

Esse é o primeiro estudo feito pelo CooLAB, uma nova área do NiMD criada para desenvolver análises com a colaboração de professores, alunos e ex-alunos. A finalidade dessa nova área é apresentar dados e insights em prol do desenvolvimento do mercado.

O estudo completo desenvolvido pelo CooLAB, da FAAP, pode ser baixado no link: www.faap.br/nimd. Nele, é possível visualizar todos os detalhes e quadros comparativos dos cinco grupos analisados.


DATA



CATEGORIA

banner-horizontal-home-1

Estude ainda este ano!

Vestibular FAAP 2025 2º semestre
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

Vestibular da FAAP: Gabarito disponível e resultados em até 72 horas

Centenas de vestibulandos e familiares estiveram no campus da FAAP neste último domingo,15, para realizar o exame do Vestibular 2º Semestre 2025 e Antecipado 2026.   O gabarito da prova realizada presencialmente já está disponível, confira acessando este link. Os resultados oficiais serão divulgados em até 72 horas. O candidato receberá um e-mail com o status do seu processo de inscrição, fique atento!  Saiba como foi o dia do vestibular na FAAP  Em busca de apoio e acolhimento emocional, muitos alunos chegaram acompanhados por pais, familiares e responsáveis. Para recebê-los, a FAAP preparou uma programação especial, visando não apenas preencher o tempo, mas, sobretudo, permitir que vivenciassem a atmosfera do campus e sentissem um pouco do que é fazer parte da Comunidade FAAP.  Primeiramente, os responsáveis foram recepcionados em nosso Auditório 1, por nosso CEO, Luis Sobral, que deu as boas-vindas a todos e afirmou que “a FAAP oferece os cursos e a formação de forma transversal. Independente se a escolha for de Artes Visuais, ou Direito, essa é uma instituição criativa, que oferece formação de criatividade nos negócios e para os negócios criativos”.  Em seguida, o renomado Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé, deu uma palestra sobre o mundo contemporâneo, tecnologia e educação. Na sequência, os convidados foram conduzidos a encontros com os coordenadores dos cursos, onde puderam esclarecer dúvidas e conhecer melhor as diversas oportunidades que a FAAP oferece.  Se você é vestibulando e tem alguma dúvida, a Central de Relacionamento FAAP pode te ajudar! Entre em contato através do e-mail cr@faap.br ou pelo WhatsApp (11) 3662-7208. Se preferir, venha pessoalmente de segunda a sexta-feira, das 8h às

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter