FAAPCAST recebe Beta Whately, CEO da Agência Fizz e criadora de conteúdo digital
Uma das maiores criadoras de conteúdo e influenciadoras digitais do Brasil, ex-aluna de Relações Públicas da FAAP e CEO da Agência FIZZ, Beta Whately, compartilha com Ana Julia Ribeiro a sua trajetória profissional e experiência como estudante da FAAP. Beta conta que começou a trabalhar muito cedo, pois sempre buscou independência. Por incentivo da mãe, que a prometeu um carro apenas se ela entrasse na faculdade, Beta decidiu prestar FAAP. A princípio, queria Publicidade e Propaganda, mas foi aconselhada por ninguém menos que Nizan Guanaes a cursar Relações Públicas, algo que estaria mais alinhado com o seu perfil comunicativo e expansivo. A empresária traz boas lembranças de seus tempos como universitária e frequentadora da famosa “Beverly” da FAAP. Naquela época, lembra que os blogs dominavam este mercado que hoje conhecemos como “Creator Economy” e que suas melhores amigas, a maioria delas também alunas da FAAP, faziam sucesso como blogueiras. Foi nessa convivência com as meninas – mais como espectadora do que como criadora de fato, que ela deu seus primeiros e promissores passos neste universo do qual hoje é uma referência profissional. A veia empreendedora sempre esteve presente na vida de Beta. A ex-aluna conta que até chegar aonde está hoje, como fundadora de duas grandes agências de marketing de influência, a Agência Fizz e a Agência Vozz, tentou e errou algumas vezes, mas tudo serviu como experiência e contribuiu para a sua maturidade e sucesso. Ao se aliar à sua amiga Priscila, encontrou o par perfeito para construir a sua carreira. Formada em Publicidade e com um pensamento estratégico no planejamento financeiro, Priscila complementou as habilidades de gestão e atendimento comercial de Beta. Quando iniciaram a agência, a ideia era gerar conexão e a criação de conteúdo para blogs. A proposta na época era vender banners e rodapés para as blogueiras e marcas que ambas já tinham em seus portfólios. Até que por volta de 2016, Beta recorda que houve essa grande transformação no mercado digital, nas plataformas e com isso a expansão dos influenciadores nativos digitais. Beta destaca a velocidade com que as coisas vão mudando no mundo digital e, com isso, a necessidade de se adaptar às tendências, fazendo com que se migre de plataforma, ou mude de perfil para acompanhar as transformações. A CEO da Agência Fizz reforça como o Brasil é um dos países com o maior poder de influência, uma vez que os brasileiros passam em média quase 4h por dia em redes sociais ou conectados às plataformas de streaming. A empresária pontua que os criadores de conteúdo fazem parte da “Creator Economy”, assim como os influenciadores, as mídias, o SEO, o Google, porque tudo gera conexão. Durante a pandemia, Beta relembra que as marcas utilizaram muito os influenciadores como mídia e acabaram vendendo muito rápido e cada vez mais. Destaca, porém, que hoje o cenário mudou. Atualmente, o custo de um influenciador está muito mais atrelado a um funil de consumo dentro de um planejamento, do que apenas uma afinidade do tipo “vou utilizar esse influenciador porque eu gosto do conteúdo dele e pronto”. Está muito mais vinculado a qual vai ser o objetivo do influencer para a sua marca nessa jornada do consumidor. Para assistir ao episódio completo e acompanhar mais sobre a trajetória de sucesso e destaque de Beta Whately, acesse o canal do FAAPCast no Youtube ou então, acompanhe através da plataforma Spotify.