RESIDÊNCIA ARTÍSTICA FAAP ABRE AS PORTAS PARA MAIS UM OPEN STUDIO DOS ARTISTAS RESIDENTES – 30 DE NOVEMBRO

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No dia 30 de novembro, os artistas residentes da Residência Artística FAAP participarão do último Open Studio do ano. São eles: Demps (Brasil/Rio de Janeiro), Gauri Kulkarni (Índia), Gabriela Godoi (Canadá/ Brasil), Maíra Dietrich (Brasil/ Santa Catarina), Tolis Tatolas (Grécia), Nathan Braga (Brasil/ Rio de Janeiro), Maria Palmeiro (Brasil/ Rio de Janeiro) e Andres Pasinovich (Argentina).

Durante o evento – gratuito –, o visitante terá a oportunidade de conhecer os artistas, suas diferentes culturas, bem como as pesquisas e os trabalhos que estão realizando, inclusive nos ateliês e oficinas da FAAP.

Além de suas formações, trajetórias e produções anteriores, as ações e experiências vividas por eles são objetos de discussões com alunos e interessados que frequentam também os Seminários de Investigações Contemporâneas I e II, promovidos pelos cursos de Artes Visuais da FAAP.

A Residência Artística FAAP tem como objetivo oferecer um espaço privilegiado para troca de experiências na área de artes visuais. Instalada no Edifício Lutetia, na Praça do Patriarca, a Residência Artística FAAP possui dez amplos estúdios para acomodar os artistas que participam do programa a partir de processo seletivo realizado a cada início de semestre. Mais de 350 artistas de todos os continentes já passaram pelo espaço.

Open Studio – Residência Artística FAAP

Data: 30/11 (sábado) Horário: das 13h às 18h

Local: Edifício Lutetia

Endereço: Praça do Patriarca, 78 – SéMais informações: (11) 3101-1776 ou resartisfaap.info@faap.brSite: http://www.faap.br/residenciaartistica

SAIBA MAIS SOBRE OS ARTISTAS RESIDENTES:

Gabriela Godoi (1988, São Paulo/SP)

Gabriela Godoi é artista plástica e educadora. Mestre em Artes Plásticas pela Emily Carr University of Art and Design (Vancouver, Canadá). Licenciada pela Belas Artes (São Paulo, SP), e bacharelado em Artes Plásticas pela FAAP (São Paulo, SP). Em anos prévios, foi selecionada para participar em exposições coletivas como o 44º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba e o 41º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto. Sua pesquisa aborda questões que permeiam o corpo, a identidade, relações interpessoais e a sexualidade. Trabalha primariamente com pintura e objetos manufaturados na intenção de expandir os limites binários entre figura e fundo, o revelar e ocultar, o Eu e o Outro. Vive e trabalha, atualmente, em Vancouver, no Canadá.

Gauri Kulkarni (1997, Índia)

Recém graduada pelo Instituto Srishti de Design de Arte e Tecnologia (Bangalore/Índia), a artista desenvolve projeto de um espaço público maior dobrando e desdobrando o caminho para a compreensão da arte natural em torno de nós.Sua prática é inclinada para pesquisa e como fazer com que cada movimento seu seja para a sustentabilidade. Usa cinco palavras para sua prática: 1. Sustentável, 2. Versátil, 3. Inovador, 4. Organizado, 5. Delineado. É uma artista multidisciplinar e designer. O design do espaço urbano sempre a intrigou. Além disso, também mantém uma profunda paixão e gosto pela vida selvagem e fotografia dessa vida.

Demps (1986, Rio de Janeiro/RJ)

Demps teve sua educação artística inicial em ateliês de escultura e de joalheria, assim como em grupos de pesquisa, estudos e produções artísticas. Participou de programas de formação com bolsas de estudo na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Fundamentação, Práticas Artísticas Contemporâneas, nível 2, Núcleo de Imagem em Movimento, entre outros). Atualmente, é mestrando no Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, onde desenvolve pesquisa sobre a estética do embaçamento de fronteiras entre práticas artísticas contemporâneas e processos cotidianos. Seu trabalho se propõe a lidar com as condições e imprecisões do uso da linguagem humana, tendo como referência o corpo e suas manifestações cotidianas e atravessando diversas mídias da produção artística. Desde 2013, participa de exposições coletivas no Brasil e no exterior, tendo sua primeira individual ocorrido em 2018, na Galeria Oriente (Rio de Janeiro, RJ).

Maíra Dietrich (1988, Florianópolis/SC)

Bacharel em Artes Plásticas pela UDESC-Florianópolis, mestre em Fine Arts pelo KASK-Ghent (Gante, Bélgica) e graduanda em Biblioteconomia na USP-São Paulo. Exposições individuais como Spelling P no 019, Gante, Visão periférica, no Paço das Artes, São Paulo, e Escrito, na Fundação Cultural BADESC, Florianópolis. Exposições coletivas no Musée des Abattoirs, Toulouse (França), e no Convent, espaço de arte contemporânea em Gante, entre outras. Participou de residências na Casa Tomada, em São Paulo, Proyecto ‘Ace, em Buenos Aires, e AFFECT, em Berlim. Desde 2015, colabora com a Casa do Povo, São Paulo, onde desenvolveu a Oficina de Anedotas Anecdote, em 2017. Desde 2012, coordena a editora freestyle A Missão.

Andres Pasinovich (1978, Argentina/Buenos Aires)

Andres Pasinovich, em sua formação, frequentou a oficina de Marina De Caro, os seminários de Ana Gallardo e o Centro de Investigação Artística (CIA). Ganhou, em 2019, o National Arts Fund Award e, em 2018, a Bolsa de Mobilidade do Secretário de Cultura da Nação. Em 2016, recebeu as Bolsas de Estudo do Bicentenário da FNA e da Oxenford, Patrocínio Cultural (2014-17). Participou das residências La Verdi CDMX, México, em 2019, PIVO, em São Paulo, e Shigaraki CCP, no Japão, em 2017. O artista teve as individuais “Horizonte” (Laboratório-Festival), “Sabotaje” (Fundação OSDE), “Ecuánime” (Galeria Sputnik), “A revolução da mágica” (Una.House) e “Temporária” (Art x Art Gallery). Participou das exposições coletivas: “Não é o rio que canta é el pantano” (María Casado Galería), “Como um flash” (Casa Nacional do Bicentenário), “Uma escala humana” (EAC Montevidéu), “Sobre mudança” (Estados Unidos do Banco Mundial), entre outros. Participou dos prêmios FNA, KLEMM, ITAÚ, UADE e Salón Nacional de Rosario, entre outros. Ele codirige o projeto Marabunta com Lucila Gradín, vive e trabalha em Buenos Aires.

Maria Palmeiro (Rio de Janeiro, 1983)

É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, da Escola de Comunicação da UFRJ. Sua dissertação, intitulada “Ateliê Performativo: Fazimento, Ocultamento, Deslocamento”, trata de pintura, performance e do status do ateliê como lugar de enunciação. Iniciou sua formação como pintora com João Magalhães, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, em 2011. Em 2012, foi aluna de Mel Prest, no California College of the Arts, e manteve ateliê na cidade de São Francisco. Seu trabalho conjuga reflexão teórica e pesquisa formal, aspectos que se manifestam tanto em sua produção artística quanto nos textos críticos que publica.

Nathan Braga (Rio de Janeiro, 1994)

Mestrando em Artes Visuais pela UERJ e pós-graduando na Especialização em Linguagens Artísticas, Cultural e Educação no IFRJ, Nathan Braga desenvolve um estudo investigativo sobre a morte e sua relação, ainda hoje um tabu para a sociedade. A interdisciplinaridade e a intermaterialidade são questões caras à sua poética pessoal. O artista é também técnico em Química e faz uso das especificidades dessa ciência em seus processos artísticos. A aproximação com a Química abre seus trabalhos para propostas de constituições múltiplas, tanto na escrita quanto na plasticidade, reafirmando a convulsão entre arte e escritura. E organiza-se a um só tempo como pesquisa teórica em arte e produção artística, uma vez que atualiza e materializa termos e conceitos como memento mori (lembre-se de que vc é mortal). Historicamente esses conceitos são difundidos e ligados à arte e à história da arte por meio das mitologias pessoais, que são violentadas por sua identidade latino-brasileira, marginal e por sua vivência na alegórica cidade do Rio de Janeiro, tratando, assim, a morte como alegoria.

Tolis Tatolas (1978, Grécia)

Bacharel (2008) pela Faculdade de Artes e Design de Vakalo e bacharel (2002) em biologia pela Universidade Aristóteles de Tessalônica. Teve oito exposições individuais e participou de vinte e uma exposições coletivas na Grécia, Reino Unido e Áustria. Escreveu o livro Animals in the Homeric Ages (2005, Erodios) e contribuiu para o volume Science and Tehcnology in Homeric Epics (2008, Springer). Textos e obras de sua autoria foram publicados na imprensa grega e internacional. No âmbito da sua atividade artística, criou os cenários e figurinos de obras de dramaturgos gregos e internacionais em Atenas. Suas obras fazem parte de coleções particulares na Grécia, EUA, Reino Unido, França, Canadá e República Tcheca. Ele é membro da Câmara de Belas Artes da Grécia desde 2014. Os interesses artísticos de Tatolas se concentram na geometria e na abstração, e em como eles podem refletir ideias e condições, criar e comunicar sentimentos de uma forma semelhante à arte representacional. Criativamente, ele emprega uma abordagem holística da estética, dentro de uma estrutura de unidade de todas as artes.

 


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No dia 30 de novembro, os artistas residentes da Residência Artística FAAP participarão do último Open Studio do ano. São eles: Demps (Brasil/Rio de Janeiro), Gauri Kulkarni (Índia), Gabriela Godoi (Canadá/ Brasil), Maíra Dietrich (Brasil/ Santa Catarina), Tolis Tatolas (Grécia), Nathan Braga (Brasil/ Rio de Janeiro), Maria Palmeiro (Brasil/ Rio de Janeiro) e Andres Pasinovich (Argentina).

Durante o evento – gratuito –, o visitante terá a oportunidade de conhecer os artistas, suas diferentes culturas, bem como as pesquisas e os trabalhos que estão realizando, inclusive nos ateliês e oficinas da FAAP.

Além de suas formações, trajetórias e produções anteriores, as ações e experiências vividas por eles são objetos de discussões com alunos e interessados que frequentam também os Seminários de Investigações Contemporâneas I e II, promovidos pelos cursos de Artes Visuais da FAAP.

A Residência Artística FAAP tem como objetivo oferecer um espaço privilegiado para troca de experiências na área de artes visuais. Instalada no Edifício Lutetia, na Praça do Patriarca, a Residência Artística FAAP possui dez amplos estúdios para acomodar os artistas que participam do programa a partir de processo seletivo realizado a cada início de semestre. Mais de 350 artistas de todos os continentes já passaram pelo espaço.

Open Studio – Residência Artística FAAP

Data: 30/11 (sábado) Horário: das 13h às 18h

Local: Edifício Lutetia

Endereço: Praça do Patriarca, 78 – SéMais informações: (11) 3101-1776 ou resartisfaap.info@faap.brSite: http://www.faap.br/residenciaartistica

SAIBA MAIS SOBRE OS ARTISTAS RESIDENTES:

Gabriela Godoi (1988, São Paulo/SP)

Gabriela Godoi é artista plástica e educadora. Mestre em Artes Plásticas pela Emily Carr University of Art and Design (Vancouver, Canadá). Licenciada pela Belas Artes (São Paulo, SP), e bacharelado em Artes Plásticas pela FAAP (São Paulo, SP). Em anos prévios, foi selecionada para participar em exposições coletivas como o 44º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba e o 41º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto. Sua pesquisa aborda questões que permeiam o corpo, a identidade, relações interpessoais e a sexualidade. Trabalha primariamente com pintura e objetos manufaturados na intenção de expandir os limites binários entre figura e fundo, o revelar e ocultar, o Eu e o Outro. Vive e trabalha, atualmente, em Vancouver, no Canadá.

Gauri Kulkarni (1997, Índia)

Recém graduada pelo Instituto Srishti de Design de Arte e Tecnologia (Bangalore/Índia), a artista desenvolve projeto de um espaço público maior dobrando e desdobrando o caminho para a compreensão da arte natural em torno de nós.Sua prática é inclinada para pesquisa e como fazer com que cada movimento seu seja para a sustentabilidade. Usa cinco palavras para sua prática: 1. Sustentável, 2. Versátil, 3. Inovador, 4. Organizado, 5. Delineado. É uma artista multidisciplinar e designer. O design do espaço urbano sempre a intrigou. Além disso, também mantém uma profunda paixão e gosto pela vida selvagem e fotografia dessa vida.

Demps (1986, Rio de Janeiro/RJ)

Demps teve sua educação artística inicial em ateliês de escultura e de joalheria, assim como em grupos de pesquisa, estudos e produções artísticas. Participou de programas de formação com bolsas de estudo na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Fundamentação, Práticas Artísticas Contemporâneas, nível 2, Núcleo de Imagem em Movimento, entre outros). Atualmente, é mestrando no Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, onde desenvolve pesquisa sobre a estética do embaçamento de fronteiras entre práticas artísticas contemporâneas e processos cotidianos. Seu trabalho se propõe a lidar com as condições e imprecisões do uso da linguagem humana, tendo como referência o corpo e suas manifestações cotidianas e atravessando diversas mídias da produção artística. Desde 2013, participa de exposições coletivas no Brasil e no exterior, tendo sua primeira individual ocorrido em 2018, na Galeria Oriente (Rio de Janeiro, RJ).

Maíra Dietrich (1988, Florianópolis/SC)

Bacharel em Artes Plásticas pela UDESC-Florianópolis, mestre em Fine Arts pelo KASK-Ghent (Gante, Bélgica) e graduanda em Biblioteconomia na USP-São Paulo. Exposições individuais como Spelling P no 019, Gante, Visão periférica, no Paço das Artes, São Paulo, e Escrito, na Fundação Cultural BADESC, Florianópolis. Exposições coletivas no Musée des Abattoirs, Toulouse (França), e no Convent, espaço de arte contemporânea em Gante, entre outras. Participou de residências na Casa Tomada, em São Paulo, Proyecto ‘Ace, em Buenos Aires, e AFFECT, em Berlim. Desde 2015, colabora com a Casa do Povo, São Paulo, onde desenvolveu a Oficina de Anedotas Anecdote, em 2017. Desde 2012, coordena a editora freestyle A Missão.

Andres Pasinovich (1978, Argentina/Buenos Aires)

Andres Pasinovich, em sua formação, frequentou a oficina de Marina De Caro, os seminários de Ana Gallardo e o Centro de Investigação Artística (CIA). Ganhou, em 2019, o National Arts Fund Award e, em 2018, a Bolsa de Mobilidade do Secretário de Cultura da Nação. Em 2016, recebeu as Bolsas de Estudo do Bicentenário da FNA e da Oxenford, Patrocínio Cultural (2014-17). Participou das residências La Verdi CDMX, México, em 2019, PIVO, em São Paulo, e Shigaraki CCP, no Japão, em 2017. O artista teve as individuais “Horizonte” (Laboratório-Festival), “Sabotaje” (Fundação OSDE), “Ecuánime” (Galeria Sputnik), “A revolução da mágica” (Una.House) e “Temporária” (Art x Art Gallery). Participou das exposições coletivas: “Não é o rio que canta é el pantano” (María Casado Galería), “Como um flash” (Casa Nacional do Bicentenário), “Uma escala humana” (EAC Montevidéu), “Sobre mudança” (Estados Unidos do Banco Mundial), entre outros. Participou dos prêmios FNA, KLEMM, ITAÚ, UADE e Salón Nacional de Rosario, entre outros. Ele codirige o projeto Marabunta com Lucila Gradín, vive e trabalha em Buenos Aires.

Maria Palmeiro (Rio de Janeiro, 1983)

É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, da Escola de Comunicação da UFRJ. Sua dissertação, intitulada “Ateliê Performativo: Fazimento, Ocultamento, Deslocamento”, trata de pintura, performance e do status do ateliê como lugar de enunciação. Iniciou sua formação como pintora com João Magalhães, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, em 2011. Em 2012, foi aluna de Mel Prest, no California College of the Arts, e manteve ateliê na cidade de São Francisco. Seu trabalho conjuga reflexão teórica e pesquisa formal, aspectos que se manifestam tanto em sua produção artística quanto nos textos críticos que publica.

Nathan Braga (Rio de Janeiro, 1994)

Mestrando em Artes Visuais pela UERJ e pós-graduando na Especialização em Linguagens Artísticas, Cultural e Educação no IFRJ, Nathan Braga desenvolve um estudo investigativo sobre a morte e sua relação, ainda hoje um tabu para a sociedade. A interdisciplinaridade e a intermaterialidade são questões caras à sua poética pessoal. O artista é também técnico em Química e faz uso das especificidades dessa ciência em seus processos artísticos. A aproximação com a Química abre seus trabalhos para propostas de constituições múltiplas, tanto na escrita quanto na plasticidade, reafirmando a convulsão entre arte e escritura. E organiza-se a um só tempo como pesquisa teórica em arte e produção artística, uma vez que atualiza e materializa termos e conceitos como memento mori (lembre-se de que vc é mortal). Historicamente esses conceitos são difundidos e ligados à arte e à história da arte por meio das mitologias pessoais, que são violentadas por sua identidade latino-brasileira, marginal e por sua vivência na alegórica cidade do Rio de Janeiro, tratando, assim, a morte como alegoria.

Tolis Tatolas (1978, Grécia)

Bacharel (2008) pela Faculdade de Artes e Design de Vakalo e bacharel (2002) em biologia pela Universidade Aristóteles de Tessalônica. Teve oito exposições individuais e participou de vinte e uma exposições coletivas na Grécia, Reino Unido e Áustria. Escreveu o livro Animals in the Homeric Ages (2005, Erodios) e contribuiu para o volume Science and Tehcnology in Homeric Epics (2008, Springer). Textos e obras de sua autoria foram publicados na imprensa grega e internacional. No âmbito da sua atividade artística, criou os cenários e figurinos de obras de dramaturgos gregos e internacionais em Atenas. Suas obras fazem parte de coleções particulares na Grécia, EUA, Reino Unido, França, Canadá e República Tcheca. Ele é membro da Câmara de Belas Artes da Grécia desde 2014. Os interesses artísticos de Tatolas se concentram na geometria e na abstração, e em como eles podem refletir ideias e condições, criar e comunicar sentimentos de uma forma semelhante à arte representacional. Criativamente, ele emprega uma abordagem holística da estética, dentro de uma estrutura de unidade de todas as artes.

 


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Na FAAP

FAAP promove ‘Semana de Responsabilidade Social’

Ao longo de três dias de evento (11,12 e 13/09), a FAAP recebeu em seu Campus cerca de 300 estudantes da ONG Camp Pinheiros para participar de vivências multidisciplinares. A programação faz parte da tradicional ‘Semana de Responsabilidade Social’, evento organizado anualmente pelo FAAP Social em parceria com os alunos da Instituição para ministrar palestras, bate-papos e oficinas com diferentes temas vinculados aos cursos que a FAAP oferece.   O objetivo é dar oportunidade aos jovens de baixa renda de visitarem os espaços do Centro Universitário, assim como democratizar o acesso à sua grade de ensino, gerando uma troca bilateral de conhecimento, uma vez que são os alunos que conduzem as atividades oferecidas aos convidados, colocando em prática o aprendizado da sala de aula.   Ocorreram mais de 40 oficinas, com 1h40 de duração cada, divididas em dois turnos, totalizando cerca de 360 vagas. O BHub abrigou uma das ações de destaque, o ‘Bate Papo com Influencers da FAAP’, mediado pela ProfªVera Pacheco, a conversa com Anna Egreja, Julia Rocha, Luana Loricchio e Priscila Jin foi sobre como crescer e ganhar destaque nas redes sociais, como uma possibilidade de carreira profissional.   “Juntamente com as minhas colegas de turma Victoria Bedaque e Gabriella Maurizio, tivemos o prazer de palestrar em duas oficinas da FAAP que com certeza nos lembraremos para sempre”, afirma a estudante Maria Fernanda Serafim. Foram mais de 130 alunos FAAP participantes como Staff, serão computadas mais de 3250 horas de Práticas Extensionistas aos alunos, 86,5% dos jovens participariam novamente do evento e 94% dos participantes deram nota máxima às oficinas.  Os estudantes de Direito organizaram palestras com temas de suma importância tais como ‘Bullying: Identificar, Entender e Agir’ e ‘Introdução aos direitos básicos’. E, encerrando a ‘Semana de Responsabilidade Social’, a Atlética FAAP organizou uma gincana de vôlei na quadra de Bech Tennis.  Já a oficina ‘Expressão Artística com materiais recicláveis’ conduzida pelos alunos de Artes Visuais, reuniu cerca de 20 estudantes da ONG Camp Pinheiros para ressignificar os materiais descartáveis e criar novos objetos de forma sustentável. A ‘Oficina de Monotipia: Cartografias Sensíveis da Cidade’, trabalhou a relação dos estudantes com a metrópole e, permitiu o acesso a fazer arte a partir de técnicas que envolvem o uso da prensa, na sala de Xilogravura.


Na FAAP

FAAPCAST | Victor Grinberg, Professor e Coordenador do Service Learning conta sobre a sua trajetória profissional 

Autor, Mestre em Política, Especialista em Sociedade e Contemporaneidade, Professor, Coordenador das Missões Estudantis, do Fórum FAAP e do Service Learning, Victor Grinberg compartilhou com o FAAPCast a sua trajetória profissional e o seu vínculo com a Instituição desde os tempos em que ainda era aluno do curso de Relações Internacionais, além de contar também sobre a sua paixão em relação à Disney.      Victor nos conta que sua relação com a FAAP começou muito cedo, em 2010, quando ainda estava no segundo ano do ensino médio e ele participou como delegado do Fórum FAAP, onde hoje ele assume o cargo de Coordenador.   A princípio, o seu primeiro cargo foi como Delegado da Austrália na OMC, o que foi uma experiência desafiadora pois ele ainda não se sentia à vontade para falar em público. O segundo passo foi se inscrever no Comitê Inglês, Counter-Terrorism Committee, que é uma subsidiária do Conselho de Segurança da ONU, momento ao qual ele já estava mais engajado nas participações e teve o insight de cursar Relações Internacionais ao ver o Secretário-Geral no Salão Cultural, discursando durante a Cerimônia de Encerramento.  Já ao realizar sua matrícula para RI, Victor também se associou ao Fórum FAAP, assim como buscou participar de outras atividades extracurriculares. No terceiro semestre Victor virou Monitor de Ciências Políticas e hoje ministra aulas dessa matéria. Ao final do curso, durante o período de conclusão, Grinberg recebeu o convite direto do Dr. Bias para continuar no quadro da FAAP, dando sequência em sua participação no Fórum e iniciando sua atuação como professor.    Paralelamente à carreira docente, Victor também é autor de 2 livros “Um guia de (sobre)vivência para amor, romance e outras coisas: minhas desventuras pessoais” e “TikTok: um olhar para a atenção e engajamento”, livro premiado e que ganhou grande repercussão.   O autor compartilha que a ideia para o livro surge quando ele estava escrevendo a sua dissertação de mestrado sobre a pré-campanha do Lula e do Bolsonaro nas eleições presidenciais, observando o perfil oficial deles no Facebook. Somado a isso, ao cursar a pós-graduação da FAAP em “Comunicação e Marketing Digital”, Victor tem uma nova vontade de explorar conteúdo sobre as redes sociais, porém com um olhar para as plataformas em si e o comportamento das pessoas, algo que despontou bastante na pandemia.   Victor também compartilhou com o FAAPCast a sua paixão pelo universo Disney. Paixão essa que começou ainda na infância, mas marcou bastante a sua vida, já que seu pai morou nos Estados Unidos e levava ele para comemorar seus aniversários por lá, além de também desfrutar do parque no período das férias, o que já soma mais de 20 visitas. Além de ir como visitante, Victor também chegou a trabalhar e morar na Disney.   Sua vasta experiência em ambientes internacionais, abriu portas para Grinberg coordenar as Missões Estudantis, missões que têm justamente como objetivo diminuir a distância entre o ambiente teórico e prático, e levar um pouco do mundo globalizado e profissional para o aprendizado dos estudantes.   Victor afirma que fazer coisas diferentes para os alunos e com os alunos é o que o deixa feliz, criar experiências únicas para os estudantes. Para assistir ao episódio de hoje, acesse o canal do FAAPCast no Youtube ou então, acompanhe através da plataforma


Artes Visuais

FAAP sediará a 34ª conferência anual da Res Artis, a maior instituição de residências artísticas do mundo

Em setembro de 2025, a FAAP será o palco da 34ª conferência anual da Res Artis, a mais importante rede global de residências artísticas. O evento proporcionará uma oportunidade única para artistas, pesquisadores, gestores culturais e pensadores de diversos países discutirem temas relevantes sobre as residências artísticas e o intercâmbio cultural.  Desde 1993, a Res Artis realiza conferências anuais ao redor do mundo, e a edição de 2025 marcará a primeira vez que o encontro será realizado na América Latina, uma conquista significativa para o Brasil. No país, a FAAP é uma instituição pioneira em programas de residências artísticas e é amplamente reconhecida por seu papel na formação em artes visuais.   “A realização deste evento se une a uma sequência de comemorações que marcam a história da FAAP. Em 2024, comemoramos os 60 anos da Anual de Arte FAAP, uma das mais importantes exposições de arte contemporânea. Em 2025, completamos 20 anos da Residência Artística FAAP – São Paulo e, portanto, para nós é muito significativo que sejamos a sede de um evento tão reconhecido e disputado internacionalmente”, afirma Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Armando Alvares Penteado. E complementa ainda que as comemorações seguirão em 2026 com os 30 anos da Residência Artística FAAP – Paris, finalizando em 2027, quando a Fundação completa 80 anos.  A conferência de 2024, realizada até o último domingo, dia 8 de setembro, em Taipei, Taiwan, teve como tema “Interweave the Spectrum: Beyond Collaboration”. Durante o encerramento, Eliza Dawson, diretora-executiva da Res Artis, anunciou oficialmente a FAAP como sede da edição de 2025.   O ‘Florescer do Sul Global’ em 2025  Com o tema “Florescer do Sul Global”, a Res Artis Conference 2025 contará com mais de 100 atividades programadas para acontecer na FAAP. O evento reunirá agentes culturais do Brasil, América Latina e África, que serão convidados a apresentar ideias, debater e refletir sobre as diversas questões que permeiam as residências artísticas. A programação incluirá conversas, workshops e apresentações em várias linguagens artísticas, celebrando a diversidade e as diferentes manifestações culturais.  Como a rede de residências artísticas mais antiga do mundo, a Res Artis conta com mais de 650 membros em 80 países. A FAAP é associada à Res Artis desde 2006 e, pela primeira vez, submeteu uma candidatura para sediar a conferência. Essa escolha reforça o papel da FAAP e da América Latina na ampliação das discussões sobre o potencial das residências artísticas no mundo


Cinema e Animação

‘América, do Sul’, curta-metragem da formanda Maria Clara recebe prêmio de ‘Melhor Filme’  

A formanda em cinema pela FAAP, Maria Clara Bastos dirigiu e roteirizou o curta-metragem “América, do Sul”, o qual foi premiado por voto popular como “Melhor Filme” da Mostra Primeiros Quadros Nacional. A mostra integra o Festival Curta Cinema que é realizado há 33 anos atuando na exibição e promoção de obras audiovisuais em curta-metragem, um dos mais importantes festivais do gênero na América Latina.   O curta, de 20 minutos, é um projeto de TCC e conta a história de América. Cansada de uma vida de batalhas perdidas, América (Zenaide) cai estrada afora quando escuta um rumor sobre um macaco mágico que realiza desejos no centro-oeste brasileiro. Determinada e destemida, América passa a viver em movimento, de galho em galho, ainda que dependa de caronas, escambo, favores, e de um pouco de sorte e da boa vontade de estranhos. No entanto, tudo muda quando ela é súbita e violentamente abandonada no meio do nada por seu namorado, Raimundo. América, então, é confrontada com a questão: continuar sua vida no banco do passageiro ou finalmente assumir a direção de sua vida?  A FAAP parabeniza Maria Clara Bastos e toda a equipe envolvida na produção do curta ‘América, do Sul’. Ficha Técnica (Cast and Crew)  Direção (Director)  Maria Clara Bastos  Roteiro (Screenplay)  Maria Clara Bastos e Pedro Linguitte  Assistente de Direção (Assistant Director)  Pedro Linguitte  Produção (Producer)  Clarice Duo  Direção de Fotografia (Cinematography)  Pedro Moreno  Som (Sound)  Miguel Monori  Trilha Sonora (Music)  Rafael Monteiro  Direção de Arte (Production Design)  Cami Crua  Montagem (Editing)  Pedro Linguitte  Mixagem de Som (Sound Design)  Raphael Lupo  Elenco (Cast)  Zenaide, Deusa, Juliana

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