RELATÓRIO #MS360FAAP REVELA QUE INSTAGRAM CRESCE ENTRE FÃS QUE UTILIZAM REDES SOCIAIS PARA ACOMPANHAR SEUS ÍDOLOS

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O Instagram tem se consolidado como uma plataforma de comunicação do público com as celebridades. É o que mostra o estudo #MS360FAAP, desenvolvido trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP e a Socialbakers.

A pesquisa analisa os 100 perfis brasileiros com mais interações nas plataformas de redes sociais, considerando celebridades e marcas. Nessa nova edição, revelou um crescimento de 80% no volume médio de seguidores de celebridades no Instagram, na comparação entre o segundo trimestre deste ano e o mesmo período de 2018.

Nos meses de abril, maio e junho do ano passado, as celebridades possuíam, em média, 5.497.600 seguidores no Instagram. A análise do mesmo período de 2019 mostra que esse número subiu para 9.851.696.

Por outro lado, no Twitter – que sempre foi uma plataforma reconhecida por aproximar as personalidades dos usuários – o crescimento médio de seguidores foi menor comparando os mesmos trimestres: de 3.280.711 em 2018 para 3.386.775 em 2019, o que representa um acréscimo de apenas 3,2%. Nessa rede social, a metodologia da pesquisa divide os perfis entre “Marcas” e “Não Marcas”, categoria na qual se encontram celebridades e políticos.

Mas não foram apenas as celebridades que tiveram crescimento no Instagram. Juntas, as 100 primeiras marcas com mais interação na plataforma saltaram de uma média de 1.199.516 seguidores, de abril a junho de 2018, para 1.742.355 no mesmo período de 2019, o que representa um crescimento de 45%.

 

Facebook e Twitter

No mesmo período analisado pelo estudo #MS360FAAP, o Facebook teve um aumento de 3,5% no segmento de páginas classificadas como “Marcas/Institucional”, que saiu de uma média de 2.996.034 fãs no segundo trimestre de 2018 para 3.100.941 em 2019.No Twitter, a categoria “Marcas” perdeu seguidores. A média em 2018 era de 333.980 fãs e no segundo trimestre de 2019 caiu para 324.808.

 

Outros destaques

• O segmento “Bens de Consumo” é o que mais impulsionou posts no Facebook no segundo trimestre de 2019: 69% de suas publicações tiveram impulso monetário.

•As marcas estudadas fazem, em média, 23 postagens no Instagram por semana.

•22% das postagens dos 100 maiores perfis brasileiros no Instagram usaram entre duas e três hashtags em abril, maio e junho de 2019.

•Os perfis da categoria “Não Marcas” do Twitter fizeram, no segundo trimestre deste ano, uma média de 27 tweets por dia.

Os dados completos do estudo estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap. O acesso é gratuito.


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O Instagram tem se consolidado como uma plataforma de comunicação do público com as celebridades. É o que mostra o estudo #MS360FAAP, desenvolvido trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP e a Socialbakers.

A pesquisa analisa os 100 perfis brasileiros com mais interações nas plataformas de redes sociais, considerando celebridades e marcas. Nessa nova edição, revelou um crescimento de 80% no volume médio de seguidores de celebridades no Instagram, na comparação entre o segundo trimestre deste ano e o mesmo período de 2018.

Nos meses de abril, maio e junho do ano passado, as celebridades possuíam, em média, 5.497.600 seguidores no Instagram. A análise do mesmo período de 2019 mostra que esse número subiu para 9.851.696.

Por outro lado, no Twitter – que sempre foi uma plataforma reconhecida por aproximar as personalidades dos usuários – o crescimento médio de seguidores foi menor comparando os mesmos trimestres: de 3.280.711 em 2018 para 3.386.775 em 2019, o que representa um acréscimo de apenas 3,2%. Nessa rede social, a metodologia da pesquisa divide os perfis entre “Marcas” e “Não Marcas”, categoria na qual se encontram celebridades e políticos.

Mas não foram apenas as celebridades que tiveram crescimento no Instagram. Juntas, as 100 primeiras marcas com mais interação na plataforma saltaram de uma média de 1.199.516 seguidores, de abril a junho de 2018, para 1.742.355 no mesmo período de 2019, o que representa um crescimento de 45%.

 

Facebook e Twitter

No mesmo período analisado pelo estudo #MS360FAAP, o Facebook teve um aumento de 3,5% no segmento de páginas classificadas como “Marcas/Institucional”, que saiu de uma média de 2.996.034 fãs no segundo trimestre de 2018 para 3.100.941 em 2019.No Twitter, a categoria “Marcas” perdeu seguidores. A média em 2018 era de 333.980 fãs e no segundo trimestre de 2019 caiu para 324.808.

 

Outros destaques

• O segmento “Bens de Consumo” é o que mais impulsionou posts no Facebook no segundo trimestre de 2019: 69% de suas publicações tiveram impulso monetário.

•As marcas estudadas fazem, em média, 23 postagens no Instagram por semana.

•22% das postagens dos 100 maiores perfis brasileiros no Instagram usaram entre duas e três hashtags em abril, maio e junho de 2019.

•Os perfis da categoria “Não Marcas” do Twitter fizeram, no segundo trimestre deste ano, uma média de 27 tweets por dia.

Os dados completos do estudo estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap. O acesso é gratuito.


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“Desafio Salvador Dalí – Uma Exposição Surreal na FAAP” recebe o Prêmio Arcanjo 2024

A exposição “Desafio Salvador Dalí – Uma Exposição Surreal na FAAP” recebeu o Prêmio Arcanjo 2024, idealizado e dirigido pelo jornalista cultural Miguel Arcanjo Prado, o prêmio celebra os melhores talentos nas categorias de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música, Redes, Streaming TV e Teatro, destacando a diversidade artística brasileira.  Em sua 6ª edição, o Prêmio Arcanjo consolida-se como referência na valorização da cultura nacional. Além de comandar o evento, Miguel Arcanjo Prado também é responsável pelo Blog do Arcanjo, um dos principais veículos de jornalismo cultural no país. O júri foi composto por Adriana de Barros, Bob Sousa, Hubert Alquéres, Zirlene Lemos e o próprio Miguel Arcanjo. A direção de produção é de Zé Guilherme Bueno, com produção executiva de David Godoi.  A mostra sobre Salvador Dalí tornou-se um marco cultural, atraiu mais de 220 mil visitantes ao explorar a vida e obra do pintor espanhol. Realizada em um espaço de 1.200 metros quadrados, a exposição apresentou mais de 100 trabalhos icônicos do artista, exibidos juntos pela primeira vez no Brasil. Essa realização foi possível graças às avançadas tecnologias de impressão, que preservaram as cores e texturas das obras originais. Os conteúdos inéditos, trazidos ao país sob a supervisão da Fundação Gala-Salvador Dalí, revelaram um mergulho fascinante no universo surrealista do


Na FAAP

Instituto Confúcio da FAAP, em parceria com a UIBE e CEBC realizam seminário sobre as relações bilaterais Brasil-China  

Ontem, 4, o Instituto Confúcio para Negócios da FAAP em parceria com a UIBE (University of International Business and Economics) e o CEBC (Conselho Empresarial Brasil China) promoveram o seminário “Relações Bilaterais Brasil-China: Novas Oportunidades e Desafios”. O evento reuniu especialistas de destaque para discutir temas como educação, comércio e inovação, além de celebrar os 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países.  O Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP, ao lado da Profa. Dra. Wen Jun, Vice-reitora da UIBE, deram início a programação assinando o novo acordo de cooperação entre a FAAP e a UIBE, o qual beneficiará diretamente os alunos e professores do Instituto Confúcio, do curso de Administração e do programa BIA (Business and International Affairs).   “O encontro de hoje aconteceu exatamente duas semanas depois da visita do Presidente da China ao Brasil, o Presidente Xi Jinping, e acho que foi uma oportunidade muito boa da gente refletir sobre o futuro dessa relação. Uma relação que já tem um peso econômico comercial bastante grande, mas tem um potencial para crescer ainda mais daqui para frente”, afirma Cláudia Trevisan, Diretora Executiva do CEBC que também palestrou durante o seminário. Ao seu lado, Júlio Cesar Forte Ramos, Secretário Adjunto da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério de Agricultura e Pecuária do Brasil, pontuou as inúmeras vantagens comerciais estabelecidas através dessa relação bilateral.   Já os palestrantes chineses, a Profa. Dra. Wang Zhihui, Vice-diretora da Faculdade de Administração da UIBE e o Prof. Dr. Ni Yaodong, Vice-diretor da Faculdade de Tecnologia da Informação e Administração da UIBE, seguiram apresentando dados sobre o e-commerce, o desenvolvimento tecnológico e as inovações que podem surgir através dessa parceria estabelecida entre os dois países.   “O livro consiste em um compilado de quatro anos e meio, de uma pesquisa de doutorado, tendo como estudo de caso a China, sobre a estratégia que a China usa na internacionalização do Ensino Superior para o processo de desenvolvimento econômico”, afirma a autora Dra. Rosi Vieira, Head do Departamento de Relações Internacionais do Centro Universitário Facens, que lançou o e-book “China: Estado, Universidade, Crescimento Econômico e Internacionalização Ativa do Ensino Superior”, durante o seminário. O download do e-book lançado pela Editora Cancioneiro é gratuito e está disponível no site oficial.   O seminário visou enriquecer o debate sobre as oportunidades e desafios que moldam essa parceria estratégica entre Brasil e China, abordando perspectivas inovadoras de cooperação bilateral. Ao final do evento, todos os participantes se reuniram para um Coffee no Instituto Confúcio para Negócios.


Na FAAP

FAAPCast recebe André Soler, fundador da ONG SP Invisível  

Apaixonado por imagens e fotografia, André Soler estudou Cinema na FAAP e ainda durante o seu período letivo deu início ao que viraria uma ONG exemplar no atendimento à população em situação de rua, a SP Invisível. O FAAPCast desta semana conta a trajetória dessa iniciativa que, só neste último ano, conseguiu atingir a métrica de 50 milhões de visualizações com o conteúdo das redes sociais do projeto, oferecer 50 mil refeições para pessoas desassistidas pelas ruas de São Paulo, doar 30 mil moletons e entregar 250 mil itens de higiene.   A ideia surgiu quando André era aluno da FAAP e ao mesmo tempo trabalhava com comunicação para uma igreja “a proposta era que todos os adolescentes da Igreja saíssem pela cidade de São Paulo e fotografassem aquilo que eles achavam invisível. Só que ninguém tinha colocado um limite ou algum apontamento assim, a gente iria descobrir, era uma experiência. Mas todos tiraram fotos da população em situação de rua”, compartilha Soler.    Tal fato chamou muito a atenção de André, foi quando em uma conversa com seu amigo Vinicius, estudante de Jornalismo, ambos decidiram escutar e divulgar as histórias da população em situação de rua. Na época os relatos eram compartilhados no Facebook e Soler conta que “essa curiosidade que até então achava que era só minha, descobri que também era a de muita gente, muitas pessoas queriam saber quem eram essas pessoas. Então, a SP Invisível nasce de um contexto de comunicar, de contar a história dessas pessoas e que acaba virando um trabalho de conscientização social e de humanização daquelas pessoas”.   Agora, com 10 anos de existência, o projeto se expandiu e se profissionalizou. O que começou com uma escuta ativa, se transformou em uma Instituição que arrecada e distribui alimentos, itens de higiene, roupas e, além disso, ainda faz o importante papel de capacitar tais pessoas para a reinserção no mercado de trabalho. A SP Invisível conta com mais de 1.800 voluntários, além de uma equipe fixa de 10 funcionários que atuam na captação de recursos, no planejamento estratégico a longo prazo, entre outros.   André ainda compartilha que até o final deste ano, pretendem lançar um projeto chamado “Dados Invisíveis”, onde ele e sua equipe estão compilando dados sobre a população em situação de rua e, estão criando uma forma visual para o que Brasil todo possa interagir com tais informações.   Todas as terças, quartas e quintas, a SP Invisível tem ações diretas nas ruas da capital.  Para se inscrever como voluntário e ter mais informações sobre o projeto acesse o site oficial e para acompanhar a entrevista na íntegra, acesse o canal oficial do FAAPCast no


Artes Visuais

Residência Artística FAAP – São Paulo encerra o semestre com último Open Studio de 2024

No sábado, 30 de novembro, a Residência Artística FAAP – São Paulo realizou o último Open Studio do semestre, oferecendo aos alunos e visitantes a oportunidade de explorar os estúdios dos artistas residentes e conhecer seus processos criativos. Participaram do evento os artistas Mónica Heller, Manuel La Rosa, Isabela Sá Roriz, Enero y Abril, Marcus Deusdedit, Lorenzo Beust, Helga Elsner Torres, Nicolas Linnert e Mab.ko, que apresentaram suas pesquisas e trabalhos desenvolvidos ao longo da residência.  Além de abrir seus estúdios, os artistas residentes têm uma relação estreita com o curso de Artes Visuais da FAAP, suas oficinas e ateliês, o que enriquece a experiência tanto dos residentes quanto dos estudantes. “As oficinas da FAAP estão, de certa forma, transpostas para os estúdios desses artistas. Essa é uma das mais tradicionais e respeitadas residências do Brasil, que em 2025 estará à frente de um dos eventos mais importantes do ano: a Conferência da ResArtis. Para quem perdeu o Open Studio deste semestre, nós estaremos de volta em março com o primeiro Open Studio de 2025”, destacou Marcos Moraes, coordenador do curso de Artes Visuais e diretor do MAB FAAP.  Localizada na Praça do Patriarca, no centro de São Paulo, a Residência Artística FAAP – São Paulo oferece um ambiente de imersão para artistas de diversas partes do mundo, proporcionando infraestrutura e tempo para o desenvolvimento de projetos em um cenário de intensa troca criativa e


Na FAAP

‘Hall of Fame’ homenageia os estudantes da FAAP 

A FAAP inaugurou hoje no B-hub o “Hall of Fame”, uma iniciativa do Centro Universitário como forma de reconhecer e celebrar o talento e a dedicação dos alunos que se destacaram durante o semestre, seja pelo desempenho acadêmico exemplar ou pela participação ativa e engajada nas atividades promovidas pela instituição. Os homenageados representam o melhor da comunidade FAAP, exemplificando os valores de excelência, inovação e compromisso social que a instituição busca incentivar em seus alunos.   Além de suas conquistas individuais, muitos desses alunos também atuaram como representantes, colaborando para fortalecer o vínculo entre a FAAP e seus estudantes, além de promover iniciativas que enriquecem a experiência acadêmica e o aprendizado coletivo.  O evento, apresentado por Alessandra Andrade (Gestora do B-Hub), contou com a presença do Dr. Antonio Bias Bueno Guillon (Diretor-Presidente da FAAP) e Rogério Massaro (Diretor Acadêmico da FAAP), além dos coordenadores dos cursos de graduação e familiares dos premiados.  Os estudantes receberam seus certificados das mãos dos coordenadores de seus respectivos cursos e de áreas como Eventos, Responsabilidade Social, Academia, Liga Agro e Cursos Livres. Além do espaço dedicado aos alunos no B-Hub, os homenageados também podem ser prestigiados no site oficial do Hall Of Fame.   O Hall of Fame é, portanto, mais do que uma homenagem – é um marco de reconhecimento e inspiração para toda a comunidade FAAP, celebrando aqueles que transformaram sua passagem pela instituição em um exemplo de dedicação e contribuição para o

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