Quem sabe trabalhar com imagens pode comemorar: a rede que mais cresceu em 2015 em número de seguidores de perfis de marcas foi o Instagram. Os números são da nova edição do relatório Mídias Sociais 360º, desenvolvido pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP em parceria com a Socialbakers.
Comparando os resultados do último trimestre de 2014 com o mesmo período de 2015 fica claro o quanto cresceu a plataforma de imagens e vídeos curtos. As Top 100 marcas no Brasil (em número de interações) tinham 49.762 seguidores no último trimestre de 2014. Já no último trimestre de 2015 esse número saltou para 324.246.
O infográfico #MS360FAAP mostra também que outro importante destaque de 2015 foi o YouTube que aumentou mais que o dobro do número médio de assinantes nos canais de marcas de um ano para outro. No último trimestre de 2014, esse número era de 16.598. Já em outubro, novembro e dezembro de 2015, ficou em 36.315. A média de crescimento de assinantes por trimestre era de 3.282 em 2014, nos últimos três meses daquele ano, chegando a 7.203 em igual período de 2015.
Outros destaques da pesquisa: o tempo médio de resposta no Facebook aos usuários das Top 100 Marcas no Brasil foi de 3 horas e 39 minutos no último trimestre de 2015; os vídeos das principais marcas nacionais no YouTube têm, em média, duração de 2 minutos e 45 segundos; e 36% das publicações das Top 100 Marcas no Brasil usam de duas a três hashtags no Instagram.
O relatório completo pode ser baixado em www.faap.br/ms360faap.