PROJETO DE RELAÇÕES PÚBLICAS INVESTIGA TRANSFORMAÇÕES URBANAS DA MOOCA

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


Mooca, bairro que guarda memórias paulistanas, é o foco de uma investigação de alunas do curso de Relações Públicas coordenada pela professora Vivian Blaso. A pesquisa “Mooca: histórias e trajetórias da identidade paulistana em transformação” é uma oportunidade única das futuras profissionais de RP observarem comunidades e suas múltiplas camadas de influência inseridas nos seus territórios, uma maneira de as alunas desenvolverem a habilidade de gestão de conflitos. 

Para a aluna do quinto semestre de RP Lara de Araújo, o projeto é uma maneira de desenvolver a analisar os diferentes pontos de vista. “Conversei e pesquisei sobre vários públicos, como um representante do Shopping Mooca, os moradores do bairro e o responsável pelo coletivo Muda Mooca. Entender o que eles estão passando e como podemos auxiliar foi uma experiência enriquecedora. Nunca tinha vivenciado algo parecido a esse projeto”, conta Lara. 

O projeto teve parceria do curso de Arquitetura e Urbanismo. “Poucos permanecerão no bairro, morando nos novos imóveis. A maioria será obrigada a procurar outro lugar para morar, isto é, onde possa comprar uma nova moradia”, explica o professor do curso, Sérgio Sandler, que deixou às alunas de RP a seguinte reflexão: “O que acontece com os moradores tradicionais e tudo o que os representa no bairro da Mooca? Além disso, a pesquisa utilizou os recursos de dados secundários, etnografia urbana, entrevistas e aplicação de um questionário que contou com o apoio do professor Lisandro Cordeiro, da disciplina de Pesquisa. “As pesquisas ajudarão as alunas coletarem e, principalmente, entenderem as opiniões e pontos de vista de cada um dos agentes envolvidos e impactados pelo processo de verticalização do bairro da Mooca”, comenta o docente.


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Mooca, bairro que guarda memórias paulistanas, é o foco de uma investigação de alunas do curso de Relações Públicas coordenada pela professora Vivian Blaso. A pesquisa “Mooca: histórias e trajetórias da identidade paulistana em transformação” é uma oportunidade única das futuras profissionais de RP observarem comunidades e suas múltiplas camadas de influência inseridas nos seus territórios, uma maneira de as alunas desenvolverem a habilidade de gestão de conflitos. 

Para a aluna do quinto semestre de RP Lara de Araújo, o projeto é uma maneira de desenvolver a analisar os diferentes pontos de vista. “Conversei e pesquisei sobre vários públicos, como um representante do Shopping Mooca, os moradores do bairro e o responsável pelo coletivo Muda Mooca. Entender o que eles estão passando e como podemos auxiliar foi uma experiência enriquecedora. Nunca tinha vivenciado algo parecido a esse projeto”, conta Lara. 

O projeto teve parceria do curso de Arquitetura e Urbanismo. “Poucos permanecerão no bairro, morando nos novos imóveis. A maioria será obrigada a procurar outro lugar para morar, isto é, onde possa comprar uma nova moradia”, explica o professor do curso, Sérgio Sandler, que deixou às alunas de RP a seguinte reflexão: “O que acontece com os moradores tradicionais e tudo o que os representa no bairro da Mooca? Além disso, a pesquisa utilizou os recursos de dados secundários, etnografia urbana, entrevistas e aplicação de um questionário que contou com o apoio do professor Lisandro Cordeiro, da disciplina de Pesquisa. “As pesquisas ajudarão as alunas coletarem e, principalmente, entenderem as opiniões e pontos de vista de cada um dos agentes envolvidos e impactados pelo processo de verticalização do bairro da Mooca”, comenta o docente.


DATA



CATEGORIA

faap-bcm-banner-home

Business Communication and Media

Saiba mais
sebastian-pandelache-hBki3p82xQ4-unsplash

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

ENEM 2024: Consulte o seu resultado e matricule-se na FAAP 

A FAAP aceita a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como forma de ingresso e oferece bolsas de estudo que variam de 5% a 100% de desconto, de acordo com a pontuação obtida nas provas realizadas nos últimos cinco anos.  Serão concedidas bolsas de 100% para os 10 primeiros candidatos que comprovarem nota superior a 800 pontos no ENEM, de acordo com a ordem de convocação. As convocações ocorrem diariamente, desde 1º de outubro de 2024, e serão encerradas em 02 de fevereiro de 2025, data limite para o processo seletivo FAAP 2025/1. Confira a tabela abaixo: GRUPO NOTA MÁXIMA NOTA MÍNIMA BOLSA 1 – 800 100% 2 799 750 75% 3 749 700 30% 4 699 600 15% 5 599 550 5% O resultado do ENEM 2024 já está disponível para consulta na Página do Participante. Para acessar as notas, é preciso usar o login gov.br, com CPF e senha do candidato. Esta é mais uma chance para os estudantes que desejam ingressar em uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do país e dar início a uma trajetória acadêmica de excelência.    Para mais informações sobre as condições da bolsa ENEM, confira o Edital. É de exclusiva responsabilidade do candidato manter-se ciente e atualizado acerca do calendário de matrícula e convocações.  NOSSOS CURSOS     Confira os nossos cursos de alta qualidade para você fazer a melhor escolha para a sua carreira:     Programa de tripla titulação: Business and International Affairs (BIA) – Administração, Economia e Relações Internacionais – Diurno / Noturno    Programa de tripla titulação: Business Communication and Media (BCM) – Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas – Diurno / Noturno      Administração – Diurno / Noturno    Animação – Diurno  Arquitetura e Urbanismo – Diurno  Artes Visuais – Diurno  Cinema – Diurno / Noturno     Design – Diurno  Direito – Diurno  Economia – Diurno / Noturno     Jornalismo – Diurno / Noturno     Moda – Diurno / Vespertino  Produção Audiovisual – Noturno     Publicidade e Propaganda – Diurno / Noturno    Relações Internacionais – Diurno / Noturno    Relações Públicas – Diurno / Noturno    Para mais informações entre em contato com o setor de Relacionamento FAAP – vestibular@faap.br / Whatsapp: 11


Na FAAP

FAAPCast recebe Eduardo Toldi, Diretor Criativo da Egrey e ex-aluno de economia da FAAP 

Personalidade, sofisticação e beleza definem Eduardo Toldi, criador da marca de roupas Egrey e ex-aluno de Economia da FAAP. Após se formar e trabalhar no mercado financeiro, com a crise financeira de 2008, Eduardo decidiu mudar de setor e resgatar o trabalho com moda e tecelagem, ramo com o qual sua mãe e avós já tinham experiência. Até que, em 2011, Eduardo fundou a própria marca de moda contemporânea, a Egrey . “Egrey é a mistura de cinza com Eduardo. E cinza é a mistura de preto com branco e tem muitas nuances entre o preto e o branco. E eu acho que eu sempre fui meio detalhista”, afirma o Diretor Criativo.   A Egrey atende diversos estados do Brasil, porém o seu foco de vendas é o estado de São Paulo, principalmente no eixo que se divide entre os bairros Higienópolis, Jardins e Itaim, onde inclusive se localizam as duas lojas físicas, uma na rua da Consolação e a outra no Shopping Iguatemi.   Eduardo considera importante as colaborações entre os criadores. Uma coleção cápsula que fez muito sucesso entre as suas clientes foi fruto da parceria com Lucas Nascimento, “dentro dessa jornada do cliente eu acho que as colaborações são muito importantes. E tem tantas pessoas talentosas, como o Lucas Nascimento, que já ganhou muitos prêmios fora do Brasil. Eu achei que as minhas clientes iam gostar de conhecer os produtos dele”.   Outra collab que merece destaque foi realizada em 2020 com a consultora de estilo, Gloria Kalil.  “O processo começa na parte do desenho, no que a gente imagina, no público que a gente quer atingir, no que a gente quer trazer de novidade, depois vem a pesquisa, pilotagem, escolha do tecido etc, e só depois a comercialização. É uma jornada longa”, explica Eduardo sobre a criação de coleções.  Para saber mais sobre a trajetória de Eduardo Toldi e da sua marca Egrey, acesse o canal oficial do FAAPCast no Youtube.

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter