Nos dias 19 e 20 de fevereiro, a Pós-graduação da FAAP, por meio de seus cursos de Escrita Criativa, Roteiro para Cinema e Televisão, Produção Executiva de TV e Produtos Multiplataforma, Documentário: Estéticas e Práticas e Gestão de Produção e Negócios Audiovisuais, realiza a palestra “O pensamento e a obra: da criação à distribuição na literatura e no audiovisual”.
Estarão presentes nomes consagrados no meio, como Lourenço Mutarelli, escritor, artista gráfico, roteirista e ator; Paula Pripas, sócia da produtora Filmes de Abril; Silvia Hayashi, montadora e professora; Humberto Neiva, cineasta e coordenador do curso de Cinema da FAAP; Ana Saito, produtora executiva da Gullane, Helena Tassara, socióloga, escritora, documentarista e cineasta; entre outros.
O evento é aberto ao público. Os interessados deverão fazer a inscrição.
CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR DOS EVENTOS DO DIA 19
CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR DOS EVENTOS DO DIA 20
Confira a programação:
Data: 19/2/18 (segunda-feira)
Local: Auditório 1
13h às 14h45 – Workshop: O Texto como Produção Visual – com Lourenço Mutarelli
15h às 17h – Workshop: A Produção na Era do Fundo Setorial – com Paula Pripas
19h às 22h – Debate: Literatura e Cinema – Fronteiras entre os Registros Ficcional e Documental – com Helena Tassara e Josélia Aguiar
Palestrantes:
LOURENÇO MUTARELLIEscritor, artista gráfico, roteirista e ator, publicou diversos álbuns de histórias em quadrinhos. O cheiro do ralo, seu primeiro romance, foi lançado em 2002 e virou filme, dirigido por Heitor Dhalia. Participou ativamente de negociações comerciais com canais de TV (Globo, SBT, Record, TV Cultura) e programas de licenciamentos de produtos com empresas de todos os setores (Mc Donalds, AmBev, Grendene, Editora Abril, Unilever, Panini, Malwee, entre outras).
PAULA PRIPAS Sócia da produtora Filmes de Abril. Atuou como produtora executiva em diversos filmes premiados, como o documentário Os dias com ele, dirigido por Maria Clara Escobar; e as ficções Páginas de menina, por Monica Palazzo, e Depois do almoço, por Rodrigo Diaz Diaz. Atuou como professora de Produção Executiva e Direção de Documentário na Escuela Internacional de Cine de Cuba (EICTV). Atualmente, desenvolve diversos projetos já premiados em editais e produz Desterro, primeira ficção dirigida por Maria Clara Escobar (em pós-produção).
HELENA TASSARASocióloga, escritora, documentarista e cineasta. É doutora e pós-doutora em Ciências da Comunicação (Artes) pela ECA-USP. Há mais de 30 anos, atua na pesquisa e idealização, criação e desenvolvimento, direção e execução de projetos culturais (museus, exposições), educacionais (multimídias, fascículos, livros) e de comunicação (filmes, audiovisuais) em diferentes suportes e mídias.
JOSÉLIA AGUIAR Jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre e doutoranda em história pela Universidade de São Paulo (USP). Na Folha de S. Paulo, foi repórter, redatora e correspondente em Londres. Assinou uma coluna e um blog de livros. Editou a EntreLivros, revista mensal sobre livros, de 2005 a 2008. Foi curadora do Festival da Mantiqueira (2014) e é pelo segundo ano curadora da Festa Literária Internacional de Paraty (2017-2018). É professora do Núcleo de não ficção do Instituto Vera Cruz. Participou de júris de prêmios como Oceanos, Portugal Telecom e São Paulo de Literatura. A convite da editora Três Estrelas, escreveu a biografia do escritor Jorge Amado, projeto iniciado em 2011, cujo lançamento ocorrerá em julho deste ano.
Data 20/2
Local: Auditório 1
13h às 14h45 – Workshop: Montagem: A Relação com a Direção da Pré à Pós – com Silvia Hayashi
15h às 17h – Workshop: Apresentação de Projetos e Pitching – com Ana Saito
19h às 22h – Debate: Distribuição da Obra Audiovisual – com Humberto Neiva e Jorge Gonçalves
Palestrantes:
SILVIA HAYASHIDoutora em meios e processos audiovisuais. Foi bolsista da CAPES e pesquisadora visitante na York University (Toronto, Canadá). Trabalha como editora e realizadora de projetos audiovisuais. É professora conferencista da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
ANA SAITO Experiência em Cinema e Televisão, Projetos Sociais e Comunicação. Produtora executiva da Gullane. 10 anos de experiência direta nas áreas de Produção Executiva, Negócios e Relações Institucionais, com foco no financiamento de projetos, na composição e gerenciamento de parceiras e na atuação junto ao setor público e privado.
HUMBERTO NEIVA Nascido no Maranhão, em 1963, radicou-se em São Paulo, onde exerce a função de assessor de programação do Circuito Itaú de Cinema e Circuito Espaço, além de ser professor e cineasta. É formado em Cinema pela FAAP, com pós-graduação Master em Tecnologia Educacional (FAAP) e mestre em Cinema pela ECA-USP. É coordenador do curso de Cinema da FAAP e ministra as disciplinas Produção, Distribuição e Exibição.
JORGE GONÇALVESGraduado em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro e mestre em Comunicação Multimídia pela Universidade de Salamanca. Tem pós-graduação em Gestão e Negócio Audiovisual pela Media Business School e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas.Começou a sua carreira como produtor transmídia na beActive. Em 2011, em Londres, trabalhou como produtor executivo na Pure Grass Films, uma empresa do grupo Endemol. Em 2012, regressou a São Paulo para trabalhar no Bando Studio/Mosquito Project como gerente de projetos. Em 2013, assumiu a produção executiva e direção financeira do estúdio de animação Split Studio. Em 2015, foi convidado para trabalhar com política pública na Spcine, tendo atuado na empresa paulista como coordenador de desenvolvimento econômico e responsável pela concepção e gestão dos principais programas de investimento e de formação da empresa no período.