Pesquisa do NiMD da FAAP mostra novidades no universo das redes sociais


DATA


COMPARTILHE


dole777-EQSPI11rf68-unsplash

COMPARTILHE

COMPARTILHE

O Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP estimula o desenvolvimento da linguagem digital no campo da Comunicação e trimestralmente, desde 2014, trazem análises do Facebook e Instagram, no relatório Mídias Sociais 360º (o #MS360FAAP) em parceria com a Emplifi. 

De acordo com o estudo relativo dos meses de julho, agosto e setembro, 36,9% das postagens feitas por empresas no terceiro trimestre foi no formato reels, com o formato em foto ficando em segundo lugar, com 36,1% das postagens. Isso se dá possivelmente pelo melhor resultado de alcance que o formato reels oferece em geral. É a primeira vez que o reels ultrapassa os demais formatos nos perfis de marcas. 

No caso dos influenciadores digitais, a preferência tabém se mantém pelo reels com 45% do total de publicações. Curiosamente, o formato que mais gera interações é o carrossel, com mediana de 2.027 interações por postagem. 

Outro dado relevante encontrado na pesquisa é a consolidação na frequência de posts. Tanto marcas quanto influenciadores fazem, em média, 3 postagens por semana apenas e esse número pouco alterou em trimestres anteriores. Mas é importante lembrar que esse número trata apenas daquilo que vai para o feed, sem considerar stories. É possível ver que há uma transferência de conteúdos menos elaborados, que exigem menor produção, para esse formato. 

“É possível concluir que a menor quantidade de postagens está diretamente ligada à busca por maior qualidade na produção do conteúdo – visto que o reels exige mais detalhes, como a escolha de músicas e edição de vídeo mais cuidadosa”, explica o coordenador do Núcleo de Inovação em Mídia Digital e do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP, professor Eric Messa. 

O professor Adriano Cerullo, pesquisador envolvido no estudo comenta esses números: “O crescimento das páginas da categoria Comunidades indica como o Facebook está cada vez mais se tornando uma plataforma de troca de informações e experiências nichadas, com o usuário interessado em questões específicas e não gerais”. Para baixar o relatório completo, basta acessar: https://www.faap.br/nimd/ms360faap.asp 

Sobre o NIMD-FAAP 

O Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP, criado em 2013, tem como finalidade capacitar os profissionais da área, oferecer conhecimento prático aos estudantes de comunicação e ao público interessado no assunto e, especialmente, compartilhar com o mercado estudos e reflexões. A proposta é fomentar a evolução da linguagem digital e a comunicação entre marcas e seus consumidores. 


DATA


banners-site-faap_pp1

Publicidade e Propaganda na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_pp2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Cinema

Alunos de Cinema da FAAP são selecionados para a Mostra Tiradentes

Três projetos realizados por alunos da FAAP ganham destaque na programação da Mostra Tiradentes, um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil. O documentário “Fulano de Tal”, produzido por estudantes do quinto semestre do curso de Cinema, o curta-metragem de conclusão de curso “KM 100”, de Lucas Ribeiro, e o curta-metragem extracurricular “Coisas que eu lembro sobre vc” de Lucca Baraldi, serão exibidos em sessões especiais durante o evento. “Fulano de Tal” será apresentado ao ar livre, na programação da Praça, enquanto “KM 100” terá sua exibição no Cine-Teatro do Centro Cultural Yves Alves e o curta-metragem “Coisas que eu lembro sobre vc” será exibido no Cine-Tenda.   Sobre os filmes   Fulano de Tal   A produção revisita a obra do cineasta e jornalista Otoniel Santos Pereira, figura central do cinema da Boca do Lixo, que trabalhou ao lado de grandes nomes como Andrea Tonacci e Rogério Sganzerla. Autor de médias-metragens, Otoniel é conhecido pelo filme “O Pedestre” (1966), um dos marcos iniciais do cinema marginal brasileiro.   No curta de 2024, os estudantes da FAAP construíram uma narrativa que conecta o legado cinematográfico de Otoniel com imagens atuais captadas em Super-8. Entre cenas filmadas no apartamento do diretor em São Paulo e registros da cidade atual, “Fulano de Tal” reimagina o universo ficcional do artista, destacando sua importância para o cinema brasileiro e dando uma nova perspectiva à sua história.    Ficha técnica    Produção – Lune Pilipczuk   Direção – André P. Barata; Reinê Pires Muzzi; Vanessa Ferreira   Assistência em Direção – Lune Pilipczuk   Roteiro – Reinê Pires Muzzi; André P. Barata; Vane Ferreira; Lune Pilipczuk   Arte: Marvin Oliveira e Reinê Pires Muzzi   Foto: Reinê Pires Muzzi   Som: Uli Castex   Montagem: Marvin Oliveira   KM 100   Dirigido por Lucas Ribeiro, “KM 100” acompanha Miguel, um homem em busca de suas origens no Brasil do apagamento da memória negra, e em sua jornada encontra ecos de pertencimento em um povoado sem nome   “‘KM 100’ é uma exploração de sentimentos ligados à identidade, origem e ancestralidade, para brasileiros descendentes da diáspora africana, em um país caracterizado pelo apagamento da memória negra”, afirma o diretor Lucas Ribeiro.   Ficha técnica   Elenco – Vinícius Neri, Teka Romualdo, Davi Lima, Nádia Bittencourt e Valdo Boaventura   Roteiro e Direção – Lucas Ribeiro   Produção – Gabriela Saragosa, Marco Bueno e Sofia Gullane   Produção Executiva – Ricardo Monastero   Primeira Assistente de Direção – Isabel Amarante   Direção de Fotografia – Erica Duarte e Gabriela Piserni   Direção de Arte – Marcela Fornazari e Mariana Ruiz   Direção de Som – Luís Miguel Marquina   Montagem – Gabriela Piserni e Lucas Ribeiro   Trilha Original – Lucas Ribeiro e Talita Collado   Edição de Som e Mixagem – Igor Yamawaki   Coisas que eu lembro sobre vc  Toda a produção, incluindo roteiro, montagem, fotografia, direção de arte e som, foi realizada por Lucca Baraldi.    A FAAP parabeniza seus alunos por esta importante conquista, que celebra tanto a preservação da memória do cinema nacional quanto o debate de questões contemporâneas. A seleção dos filmes para a Mostra Tiradentes reflete o compromisso do curso de Cinema da FAAP em formar profissionais que unem inovação e relevância cultural, projetando o futuro do audiovisual no


Na FAAP

Alunos de Publicidade da FAAP ganham prêmio de melhor TCC pela APP Brasil 

Um grupo de formandos do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP teve seu TCC selecionado entre os três melhores do Brasil, no Concurso Universitário de Trabalho de Conclusão de Curso “Ricardo Ramos”, promovido pela Associação de Profissionais de Propaganda (APP Brasil), o qual avaliou 33 trabalhos de 21 instituições de ensino de todo o país.   “Chegar tão longe com nosso TCC foi uma experiência incrível, especialmente por termos vivido isso em grupo. Juntos, nos comprometemos não apenas com a entrega do projeto, mas com o que realmente importa: a compreensão do impacto que nossos trabalhos tem nos outros”, afirma a aluna Luana Guedes, uma das integrantes do grupo vencedor.   Na última quarta-feira, 11, os seis estudantes – Arthur Rodrigues Rua, Frederico da Costa Hornhardt, Gabriela de Carvalho Araujo Sêga, Gisele Kostka Muller de Oliveira Gomes, Luana Guedes Assaf e Victoria Amaral Santos – apresentaram o TCC no escritório da Rede Globo, para um júri de profissionais do mercado publicitário que selecionou o projeto em 2º lugar na categoria “Campanha Publicitária”.  Luana ainda pontua que “na cerimônia de premiação, levamos para casa muito mais do que um troféu. Conectamos com pessoas incríveis do mercado, recebemos feedbacks valiosos e vimos o impacto do nosso trabalho ao perceber que alguns se emocionaram com os projetos apresentados. Isso me mostrou que premiações como essa vão além do reconhecimento profissional — elas têm o poder de transformar e agregar valor às vidas das pessoas de forma significativa”.


Business Communication and Media

FAAP Talks apresenta o novo programa ‘Business Communication and Media’ 

Seguindo o tema “A Comunicação é o Futuro: o valor de um profissional global e multidisciplinar”, a FAAP reuniu professores e expoentes profissionais das áreas de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas para compor o painel do FAAP Talks, em um evento de divulgação do novo programa BCM (Business Communication and Media), reservado apenas para os candidatos do Vestibular 2025 e transmitido ao vivo via Youtube.   Luis Sobral, CEO da FAAP, e Rogério Massaro, Diretor Acadêmico da FAAP, abriram o FAAP Talks destacando a história do Centro Universitário e dando as boas-vindas para os futuros estudantes, pais e familiares presentes. “A FAAP, como sempre, pioneira em tudo o que oferece, uma Instituição que se atualiza todos os dias, há 77 anos. Visando as profissões do futuro, visando contribuir com as melhores práticas e com os melhores profissionais, em um futuro, ainda que seja incerto, mas que a gente tem obrigação de desenhá-lo para que a gente contribua com a sociedade brasileira”, celebra Sobral.   Esse formato inovador de graduação possibilita que o aluno conquiste tripla titulação em Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas, em até 6 anos. Com o objetivo de formar profissionais versáteis e multidisciplinares, capacitados a atuar num mercado global e a enfrentar desafios contemporâneos em tempos de I.A., revolução digital e bigtechs, o programa oferta uma estrutura curricular única no Brasil.  Para apresentar os diferenciais do BCM e destacar a importância de ter acesso a um programa de graduação alinhado as atuais demandas do mercado da comunicação, Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo, e Eric Messa, Coordenador dos cursos de Publicidade e Relações Públicas, realizaram a composição e mediação do painel de convidados, entre os quais estiveram presentes: Regina Augusto (Diretora-Executiva do CENP – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, e professora da FAAP); Eduardo Brandini (Head de TV, Filmes, Esportes, Notícias e Ecossistema Cívico do YouTube e professor da FAAP); Iuri Pitta (Comentarista político da CNN e professor da FAAP) e Marcia Esteves (CEO da agência Lew’Lara/TBWA e Presidente da ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade).   Todos os convidados contaram sobre a sua trajetória profissional no mercado da comunicação e as mudanças que foram acontecendo no setor ao decorrer dos anos, principalmente com a ascensão da tecnologia e a expansão do seu uso em nosso dia a dia. Um coquetel marcou o final do evento, onde também foi aberto um momento para realização de matrícula e entrega de vouchers para troca de ingressos do Teatro FAAP.

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter