Participe dos webinars em parceria com o programa Jean Monnet


DATA


COMPARTILHE


Nos dias 17, 24 e 31 de maio, o Centro Universitário FAAP, em parceria com o Programa Jean Monnet, apresenta via Zoom, três webinars que discutirão assuntos relativos à União Europeia e suas relações com o restante do mundo. 

Criado em 1990, pela Comissão Europeia, o programa Jean Monnet tem como objetivo difundir e aprofundar o conhecimento nas áreas de Jornalismo e Relações Internacionais, através do apoio às instituições que desempenham um papel ativo no ensino e na investigação sobre a integração europeia. Promovendo a excelência no ensino e na investigação, a reflexão e o debate destes temas dentro e fora da Comunidade Europeia.

Em 17 de maio, às 14h, a professora Miriam Saraiva, vai falar sobre “O futuro do acordo Mercosul – União Europeia”. Miriam é graduada em História, mestre em Relações Internacionais e doutora em Ciência Política. Coordena o Laboratório de Estudos sobre Regionalismo e Política Externa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e desenvolve trabalhos na área de Relações Internacionais, com ênfase em política externa, integração regional, politica externa brasileira, Mercosul, relações Brasil-Argentina e integração sul-americana. 

Dia 24 de maio, às 10h, Rumena Filipova, presidente e cofundadora do Institute for Global Analytics, da Bulgária, doutora em Filosofia, mestre em Filosofia e Relações Internacionais, bacharel em Política, Psicologia e Sociologia, com pesquisas sobre política nas relações internacionais da Europa Central e Leste, questões de identidade, teoria construtivista das relações internacionais e desinformação, fala sobre “Desinformação no Leste Europeu”. 

O último webinar, em 31 de maio, às 14h, será com a professora Catherine de Vries, que falará sobre “O futuro da integração europeia”. Catherine é Reitora de Assuntos Internacionais e professora de Ciência Política na Universidade Bocconi, na Itália. Já foi professora também nas Universidades de Oxford e Essex, e desenvolve trabalhos nas áreas de comportamento político, economia política e política da União Europeia. 

Os webinars “Desinformação no Leste Europeu” e “O futuro da integração europeia” serão transmitidos em inglês. 

Os interessados em participar deverão se inscrever. 

17 /05, às 14h, O futuro do acordo Mercosul – União Europeia

Link para inscrição: https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=E00223/23

24/05, às 10h, Desinformação no Leste Europeu 

Link para inscrição:https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=E00224/23


31/05, às 14h, O futuro da integração europeia 

Link para inscrição:https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=E00225/23 


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Nos dias 17, 24 e 31 de maio, o Centro Universitário FAAP, em parceria com o Programa Jean Monnet, apresenta via Zoom, três webinars que discutirão assuntos relativos à União Europeia e suas relações com o restante do mundo. 

Criado em 1990, pela Comissão Europeia, o programa Jean Monnet tem como objetivo difundir e aprofundar o conhecimento nas áreas de Jornalismo e Relações Internacionais, através do apoio às instituições que desempenham um papel ativo no ensino e na investigação sobre a integração europeia. Promovendo a excelência no ensino e na investigação, a reflexão e o debate destes temas dentro e fora da Comunidade Europeia.

Em 17 de maio, às 14h, a professora Miriam Saraiva, vai falar sobre “O futuro do acordo Mercosul – União Europeia”. Miriam é graduada em História, mestre em Relações Internacionais e doutora em Ciência Política. Coordena o Laboratório de Estudos sobre Regionalismo e Política Externa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e desenvolve trabalhos na área de Relações Internacionais, com ênfase em política externa, integração regional, politica externa brasileira, Mercosul, relações Brasil-Argentina e integração sul-americana. 

Dia 24 de maio, às 10h, Rumena Filipova, presidente e cofundadora do Institute for Global Analytics, da Bulgária, doutora em Filosofia, mestre em Filosofia e Relações Internacionais, bacharel em Política, Psicologia e Sociologia, com pesquisas sobre política nas relações internacionais da Europa Central e Leste, questões de identidade, teoria construtivista das relações internacionais e desinformação, fala sobre “Desinformação no Leste Europeu”. 

O último webinar, em 31 de maio, às 14h, será com a professora Catherine de Vries, que falará sobre “O futuro da integração europeia”. Catherine é Reitora de Assuntos Internacionais e professora de Ciência Política na Universidade Bocconi, na Itália. Já foi professora também nas Universidades de Oxford e Essex, e desenvolve trabalhos nas áreas de comportamento político, economia política e política da União Europeia. 

Os webinars “Desinformação no Leste Europeu” e “O futuro da integração europeia” serão transmitidos em inglês. 

Os interessados em participar deverão se inscrever. 

17 /05, às 14h, O futuro do acordo Mercosul – União Europeia

Link para inscrição: https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=E00223/23

24/05, às 10h, Desinformação no Leste Europeu 

Link para inscrição:https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=E00224/23


31/05, às 14h, O futuro da integração europeia 

Link para inscrição:https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=E00225/23 


DATA


banners-site-faap_ri2

Relações Internacionais na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_ri1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Relações Internacionais

Alunos da FAAP exploram a magia na Missão Estudantil em Orlando

Entre os dias 10 e 18 de outubro, um grupo de estudantes de Relações Internacionais participou de mais uma edição da Missão Estudantil à Cidade de Orlando – uma iniciativa estratégica da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) que visa promover discussões e análises sobre Hospitalidade, Turismo, Gestão e Criatividade na “capital mundial do entretenimento”.  Sob a curadoria e acompanhamento do professor Victor Grinberg, Coordenador de Service Learning, Missões e Imersões da FAAP e ex-Cast Member dos parques da Disney, os discentes cumpriram uma agenda abrangente que combinou exercícios observacionais nos parques temáticos da Disney e da Universal, sessões de diálogo com executivos, Cast Members e influenciadores – os quais forneceram diversas perspectivas dos negócios atrelados a esta indústria – e visitas especializadas.  As visitas incluíram a Visit Orlando – empresa responsável pela promoção turística da cidade –, o Consulado-Geral do Brasil em Orlando – onde foram recebidos pelo Cônsul-Geral, Sr. João Lucas Quental Novaes de Almeida –, a sede do Disney Programs – local onde realizaram um tour exclusivo, acompanharam atividades acadêmicas e participaram de uma Special Engagement Session com duas personalidades de destaque da empresa, Bob Weis e Djuan Rivers, que atuaram, respectivamente, como presidente da Walt Disney Imagineering e vice-presidente do Disney’s Animal Kingdom –, além de uma masterclass com visitação à Rosen College – University of Central Florida, uma das mais prestigiadas instituições de ensino no setor de hospitalidade.  “Essa viagem se configura como uma das mais valiosas experiências interdisciplinares que oferecemos. Embora, superficialmente, haja o componente recreativo de estar na Disney, conforme os próprios estudantes ressaltam, abordar essa vivência com uma ótica acadêmica, observando pessoas, processos e a atuação em tempo real, agrega uma nuance significativa às teorias ligadas a Customer Experience, Liderança e Inovação, o que é altamente relevante para seus currículos. Compreender o ‘padrão Disney’ é um diferencial no mercado de trabalho e, por essa razão, esses alunos se destacam profissionalmente”, salienta o professor Grinberg.  A Missão Estudantil foi precedida por atividades preparatórias. Semanas antes da viagem, o grupo visitou a sede da The Walt Disney Company no Brasil para dialogar com a equipe de Parks & Resorts, responsável pela promoção dessa linha de negócios no país. Nesse encontro, foram abordados tópicos como Marketing, Comunicação, Relações Públicas e projetos especiais, que, inegavelmente, estabeleceram uma base sólida para as observações in loco. O ciclo da Missão será finalizado nesta semana com uma roda de conversa on-line com a equipe da Vekoma, uma das principais fabricantes globais de sistemas de atrações e montanhas-russas.  “Embora eu já tenha participado de diversas Missões da FAAP, no 8º semestre e estagiando em uma multinacional que também valoriza a relação com o cliente, foi extremamente enriquecedor descobrir o que está por trás da magia – incluindo a análise de como outras empresas do segmento operam e como a cidade, e até mesmo a diplomacia brasileira, reage a todo esse ecossistema. Foi uma experiência notável!”, afirma Renata Pertusi, uma das participantes da Missão.  Esta é a terceira vez que a FAAP realiza essa imersão, e a cada edição, a instituição busca oferecer mais exclusividade, acesso e conhecimento aos seus participantes.  Para obter mais informações sobre as Missões e Imersões que a FAAP promoverá para todos os cursos de graduação em 2026, recomenda-se acompanhar os canais oficiais da instituição, onde todos os detalhes serão divulgados em


Publicidade e Propaganda

CoLab da FAAP inicia parceria com a Agência Tech & Soul 

Os alunos da CoLab, Agência Experimental da FAAP, deram início a uma parceria com a Tech & Soul, uma das agências mais premiadas do país, que carrega em seu portfólio 7 Leões, Clio, D&AD, entre outros prêmios.   “A parceria com a Tech & Soul, vai reforçar o compromisso da FAAP em proporcionar um ensino alinhado ao que está sendo praticado atualmente no mercado profissional, colocando os alunos em contato direto com os profissionais que fazem o mercado da comunicação diariamente”, afirma o Prof. Dr. José Roberto D’Elboux .  Através do programa Agência Madrinha, que tem o objetivo de aproximar agências do mercado e a FAAP, os alunos vão desenvolver um projeto para a ClickBus, cliente da Tech & Soul, orientados por professores do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP e por profissionais da agência, aplicando na prática os ensinamentos vistos em sala de aula.  “Acompanhar de perto o lançamento de uma campanha real para a Clickbus está sendo enriquecedor, abrindo meus olhos para todo o processo criativo e para a dinâmica de uma agência. Essa vivência está sendo transformadora e me traz não só aprendizado, mas também inspiração”, relata a aluna Mariana Leite.  A aluna Sofia Vazquez, nos conta que “trabalhar em conjunto com a Tech & Soul está sendo fantástico! Tanto no âmbito profissional, através dos projetos que estamos desenvolvendo, quanto no pessoal, a partir dos insights que tenho tido nesse período”.   Sobre a CoLab  Criada em 2020, a CoLab é uma iniciativa da coordenação de Publicidade e Propaganda aberta aos alunos de todos os cursos da instituição. Neste espaço colaborativo, os estudantes transformam conhecimento em prática, trabalhando em projetos reais e gratuitos para ONGs, instituições sem fins lucrativos e iniciativas privadas.  Com equipes multidisciplinares e mentoria dos professores de PP, os estudantes aprendem a trabalhar com criação, marketing e atendimento.  E tem mais: a CoLab também impulsiona os alunos em competições estudantis como o Effie College, onde os alunos foram vencedores em 2022 e 2024, e estão entre os finalistas desde


Business and International Affairs

Alunos do Programa BIA realizam visita no Escape 60′ para aula prática sobre inovação e gestão 

Os estudantes do Programa BIA (Business and International Affairs), e o Prof. Victor Grinberg, Coordenador de Service Learning, Imersões e Experiência do Aluno, realizaram mais uma visita externa educativa, desta vez para conhecer as instalações e o modelo de negócios do Escape 60′, empresa pioneira no segmento de escape rooms no Brasil.  Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com Caio Sposito, Gerente de Inovação, e Valmir Bastos, Gerente de Unidades, que apresentaram detalhes sobre a trajetória da empresa e os desafios enfrentados ao longo de uma década de operação no mercado brasileiro, funcionando como uma aula prática de introdução aos princípios de administração e inovação.  Os executivos da Escape 60′ explicaram aos estudantes como funciona a estrutura híbrida da empresa, que combina gestão centralizada de unidades próprias com o sistema de franquias. O modelo engloba ainda uma plataforma de licenciamento, desenvolvimento de salas temáticas, parcerias estratégicas com marcas e propriedades intelectuais, além de estratégias específicas para captação e retenção de clientes.  Como primeira empresa de escape room a se estabelecer no Brasil há 10 anos, a Escape 60′ compartilhou sua experiência sobre a evolução do setor e os desafios impostos pela chegada da concorrência. Os gestores destacaram como a empresa tem se reinventado constantemente para continuar cativando públicos de todas as idades, mantendo-se relevante em um mercado cada vez mais competitivo.   Esta foi mais uma oportunidade proporcionada pelo Programa BIA da FAAP, que oferece experiências únicas de aprendizado, transformando estudantes em profissionais preparados para o mercado


Business and International Affairs

Missão internacional leva estudantes da FAAP para NY

O programa Business and International Affairs da FAAP levou estudantes a Nova York para uma imersão no mercado financeiro global, sob a coordenação da professora Silvye Ane Massaini. Durante a viagem, o grupo visitou algumas das principais instituições financeiras do mundo e participou de atividades culturais na cidade. A programação começou com uma visita ao Pátria Investimentos, uma das maiores empresas de investimentos alternativos da América Latina, com forte atuação internacional. Os alunos conversaram com executivos e acompanharam a equipe da instituição em uma visita à Nasdaq, onde assistiram ao closing bell ceremony do dia. No dia seguinte, o grupo esteve no escritório do BTG Pactual em Nova York. Lá, foram recebidos pelo ex-aluno Claudio Selma, Diretor de Wealth Management US, que, junto de colegas, apresentou um panorama do setor e das inovações em andamento. Na sequência, seguiram para o Citi, onde participaram de uma discussão sobre mercados globais, tendências macroeconômicas e dinâmicas regionais. O terceiro dia foi dedicado à Lazard Asset Management, com foco em estratégias de equity trading e gestão de portfólio. Já no quarto e último dia, os alunos realizaram um walking tour pelo Financial District, além de visitar museus e pontos turísticos da cidade. “A missão internacional levou alunos da FAAP a Nova York para uma imersão no mercado financeiro global. Ao longo de uma semana, visitamos instituições como BTG Pactual, Citibank, Patria, Lazard Asset Management e Nasdaq, aproximando os alunos do mercado. Participar dessa missão com os alunos é uma oportunidade única de conectar teoria e prática. Ver de perto como funcionam as instituições financeiras amplia horizontes e inspira. É uma vivência transformadora, tanto acadêmica quanto pessoal.”, afirma

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter