Open Studio da Residência Artística FAAP acontece neste sábado

TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Fernando Silveira/ FAAP



DATA


COMPARTILHE


Edifício Lutetia

Edifício Lutetia | Foto: Fernando Silveira/FAAP


COMPARTILHE

COMPARTILHE

O Open Studio da Residência Artística FAAP e encerramento da exposição Corredeiras, afluentes e olhos d’água acontecem neste sábado, 08 de junho. A Residência Artística FAAP, localizada na Praça do Patriarca, no Centro de São Paulo, abrirá suas portas, mais uma vez, para visitação.

Além de conhecer o edifício histórico, o Open Studio dá aos visitantes a oportunidade de conversar com os artistas estrangeiros e brasileiros que passam uma temporada na residência, para entender melhor sobre o processo criativo de suas obras.  

A Residência Artística FAAP oferece tempo e espaço para a pesquisa, investigações e o desenvolvimento de projetos, ações e conexões. Por conta disso, é procurada por artistas de todo o mundo que estão em busca de novas possibilidades de pesquisa, de entrar em contato com outros profissionais, conhecer lugares distintos dos seus habituais e experimentar novos contextos e processos para sua produção e práticas artísticas.  

Neste sábado, os artistas residentes que abrirão seus dormitórios são:  

  • Estúdio 31 – Sol Archer (Roterdã – Holanda*)
  • Estúdio 32 – Marcio Junqueira (Bahia – Brasil*)
  • Estúdio 41 – Flávia Coelho (Minas Gerais – Brasil*)
  • Estúdio 42 – Urs August Steiner (Zurique – Suiça*)
  • Estúdio 51 – Thiago Costa (Paraíba – Brasil*)
  • Estúdio 52 – Paulina Videla (Valdivia – Chile*)
  • Estúdio 61 – Juliana Matsumura (Lisboa – Portugal*)
  • Estúdio 62 – Leo Damonte (San Isidro – Argentina*)
  • Estúdio 71 – Ruben De Baecke (Kalken – Bélgica*)
  • Estúdio 72 – Lauro López-Sánchez M. (Cidade do México – México*)

* Local de procedência e não necessariamente de nascimento. 

No mesmo dia, acontece o encerramento de “Corredeiras, afluentes e olhos d’água”, uma exposição de obras de alunos recém-formados da FAAP.

São eles: Ana Mae Kawakami, Ana Pacheco Gavião, Juliana Berto, Larissa Miwa, Letícia Yamamura, Luísa Cal, Manuela Julian, Mavi Accorsi, Mariana Daher, MaMa Meziara, Samanta Salem, Tarsila Sayeg, Thomas Braeckman, Titas, Tomás Hernández, Vanessa Ladário. 

 O evento é gratuito e aberto ao público. 

 OPEN STUDIO – RESIDÊNCIA ARTÍSTICA FAAP   

Data: 08/06 (sábado) | das 12h às 17h | Entrada Gratuita 

Edifício Lutetia – Praça do Patriarca, 78 – Sé – São Paulo  

Informações: resartisfaap.info@faap.br  


TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Fernando Silveira/ FAAP


DATA


banners-site-faap_artes2

Graduação em Artes Visuais na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_artes1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Jornalismo

Encontro Folha FAAP reúne gerações de jornalista e afirma a relevância da profissão 

A FAAP recebeu, no dia 28 de novembro, o “Encontro Folha-FAAP – O Jornalismo Muda o Mundo”, parceria entre a Folha de S.Paulo e a instituição que reuniu nomes de destaque da imprensa, professores e jornalistas em início de carreira para discutir os bastidores da produção de notícias, os desafios e a relevância da profissão.  O encontro aconteceu no Centro de Convenções da FAAP, com uma programação que se estendeu ao longo do dia, composta por mesas de debate e entrevistas. Na abertura, Sérgio Dávila, Diretor de redação da Folha e Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, deram as boas-vindas e apresentaram a proposta do evento.   A iniciativa, aberta ao público, ofereceu uma oportunidade única para estudantes e interessados na área conhecerem de perto o trabalho de profissionais de referência, trocarem experiências e refletirem sobre o papel fundamental da profissão.  A primeira mesa teve como tema “Os bastidores da notícia”. Com mediação de Eduardo Scolese, editor-líder do núcleo de Treinamento e Projetos Especiais da Folha, os participantes discutiram como se constrói um furo de reportagem, os momentos de tensão da apuração e projetos bem-sucedidos na imprensa. Participaram da mesa Basília Rodrigues, analista de política e apresentadora do SBT News;  Mônica Bergamo, colunista da Folha e Bruno Paes Manso, jornalista e Prof. da FAAP.  A segunda mesa, “Ponto de partida”, reuniu jornalistas em fase inicial de carreira para compartilharem experiências de impacto no início de sua atuação profissional, da sala de aula à redação. Com mediação de Naief Haddad, repórter especial da Folha, participaram da mesa Carol Pfeiffer, repórter do Folhateen e aluna de Jornalismo da FAAP; Priscila Camazano, apresentadora da TV Folha e Gabriel Barnabé, repórter de Mundo da Folha e ex-aluno da FAAP.  Já no período da tarde aconteceu o último debate, sobre “Jornalismo e Política”. Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP e Fernanda Mena, repórter da Folha e Profa. da FAAP entrevistaram Renata Lo Prete, âncora do Jornal da Globo.    Todos os convidados responderam a perguntas elaboradas pelo público presente. O evento promoveu uma troca de experiências intergeracional muito enriquecedora, marcando assim mais uma oportunidade única que a FAAP oferece aos seus alunos, unindo a teoria, prática e


Na FAAP

Vestibular da FAAP: resultados disponíveis

Centenas de vestibulandos e familiares estiveram no campus da FAAP neste último domingo, 30, para realizar o exame do Vestibular 2026.   Os resultados oficiais já estão disponíveis. O candidato receberá um e-mail com o status do seu processo de inscrição, fique atento! O gabarito da prova realizada presencialmente pode ser acessado através deste link. Saiba como foi o dia do vestibular na FAAP  Em busca de apoio e acolhimento emocional, muitos alunos chegaram acompanhados por pais, familiares e responsáveis. Para recebê-los, a FAAP preparou uma programação especial, visando não apenas preencher o tempo, mas, sobretudo, permitir que vivenciassem a atmosfera do campus e sentissem um pouco do que é fazer parte da Comunidade FAAP.  Primeiramente, os responsáveis foram recepcionados em nosso Auditório 1, por nosso CEO, Luis Sobral, que deu as boas-vindas a todos e afirmou que “a FAAP oferece os cursos e a formação de forma transversal. Independente se a escolha for de Artes Visuais, ou Direito, essa é uma instituição criativa, que oferece formação de criatividade nos negócios e para os negócios criativos”.  Em seguida, o renomado Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé, deu uma palestra sobre o mundo contemporâneo, tecnologia e educação. Na sequência, os convidados foram conduzidos a encontros com os coordenadores dos cursos, onde puderam esclarecer dúvidas e conhecer melhor as diversas oportunidades que a FAAP oferece.  Se você é vestibulando e tem alguma dúvida, a Central de Relacionamento FAAP pode te ajudar! Entre em contato através do e-mail cr@faap.br ou pelo WhatsApp (11) 3662-7208. Se preferir, venha pessoalmente de segunda a sexta-feira, das 8h às


Residência Artística FAAP

Open Studio da Residência Artística FAAP – São Paulo acontece neste sábado com duas exposições 

A Residência Artística FAAP – São Paulo abre suas portas neste sábado, 29 de novembro, para o último Open Studio do semestre. Alunos e visitantes poderão circular pelos ateliês do histórico edifício Lutetia, conhecer os artistas residentes e acompanhar de perto seus processos criativos e pesquisas em desenvolvimento.  Além das visitas aos ateliês, o público também poderá conhecer duas exposições em cartaz no Lutetia. A primeira é “É manhã, já foi noite”, que reúne trabalhos de formados e formadas dos cursos de Artes Visuais da FAAP, uma oportunidade de conhecer a produção recente de jovens artistas da instituição.  A segunda exposição é “LANCE”, que apresenta os processos criativos de nove artistas residentes. O título faz referência aos deslocamentos cotidianos que estimulam trocas, convivência e cruzamentos entre os artistas durante o período de residência. As obras revelam diferentes abordagens e experimentações com materiais, em diálogo com a cidade e com o entorno do edifício. Ao final da mostra, as peças serão incorporadas ao acervo do MAB FAAP.  Localizada na Praça do Patriarca, no centro histórico de São Paulo, a Residência Artística FAAP – São Paulo é dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de projetos autorais, recebendo artistas do Brasil e do exterior. O Open Studio integra as ações que aproximam o público da produção contemporânea, oferecendo uma oportunidade única de contato direto com os artistas e seus processos.  Open Studio 29/11 das 12h às 17hSão Paulo / Edifício Lutetia LANCE Abertura dia 29.11, Sábado, das 12h às 18h  Entrada

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter