Nova temporada da Residência Artística FAAP – São Paulo reúne artistas nacionais e internacionais


DATA


COMPARTILHE


faap-residencia-artistica-banners

Residência Artística FAAP - São Paulo, localizada no histórico edifício Lutetia, no centro da capital paulistana


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A Residência Artística FAAP – São Paulo dá as boas-vindas a um novo grupo de artistas, que irão residir e criar no histórico Edifício Lutetia durante o segundo semestre. Localizado no coração da capital paulista, o edifício se torna, mais uma vez, um ponto de encontro entre a arte contemporânea, a comunidade da FAAP e o público, oferecendo uma programação rica e interativa.

  • Open Studio

Um dos principais destaques da temporada é o evento Open Studio, uma oportunidade única para o público e os alunos da FAAP explorarem de perto os processos criativos dos residentes. Realizado no próprio Edifício Lutetia, na Praça do Patriarca, o Open Studio permite que os visitantes mergulhem no ambiente de criação dos artistas, estabelecendo um diálogo direto sobre suas pesquisas, inspirações e as experiências vivenciadas na cidade de São Paulo.

O primeiro Open Studio está marcado para 28 de setembro e o segundo e último previsto para 30 de novembro. Fique atento às redes sociais da FAAP para não perder as datas e os detalhes da programação.

  • Seminários de Investigações Contemporâneas

Local: sala 1i 023 – Prédio 1

Realizados desde 2015, como parte integrante dos cursos de Artes Visuais, os Seminários de Investigações Contemporâneas I e II, são atividades nas quais artistas, em residência em São Paulo, apresentam-se como uma possibilidade de partilhar suas formações, experiências, processos, práticas e reflexões. A atividade é semanal e está inserida, atualmente, nas disciplinas do sexto e sétimo semestres dos cursos.

As apresentações, inicialmente para estudantes dos últimos semestres dos cursos de Artes Visuais, podem ter a participação de alunas, alunes e alunos de outros semestres, e mesmo de interessados/es/as de outras áreas que queiram acompanhar as falas de artistas, e conhecer suas participações no programa de residência artística mantidos pela FAAP. Não é uma atividade habitualmente aberta ao público externo, mas é possível ter alguns convidados e, nesse caso, os interessados devem inscrever-se previamente, pelo e-mail resartisfaap.info@faap.br

Você pode acompanhar a programação no Instagram da Residência: @residenciaartisticafaap

  • Artistas Residentes deste semestre

Nesta edição, a residência acolhe um grupo diversificado de artistas cujas práticas exploram múltiplas linguagens e abordagens. Os residentes deste semestre são: Enero y Abril, Florencia Alvarez Guardo, Isabela Sá Roriz, Lorenzo Beust, Manuel La Rosa, Marcus Deusdedit, Mónica Heller, Rosângela Andrade Boss, Thix Noronha e Zoë Marden.

A Residência Artística FAAP – São Paulo é um espaço dinâmico de conexão e intercâmbio cultural, onde o público pode se envolver diretamente com o trabalho desses artistas. Não perca a chance de conhecer de perto suas criações e participar das atividades programadas ao longo do semestre.


DATA


banners-site-faap_artes2

Graduação em Artes Visuais na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_artes1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Moda

Aluna de Moda da FAAP é finalista do Concurso Sou de Algodão 

A aluna Nayara Pereira de Souza, do curso de Moda da FAAP, foi selecionada como finalista do Concurso Sou de Algodão, representando a região Sudeste na etapa final do 4º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores.  “O concurso é direcionado exclusivamente a estudantes de moda de instituições brasileiras reconhecidas pelo MEC. Assim, ter uma aluna da FAAP entre os finalistas é uma vitrine enorme, tanto para o nosso curso quanto para carreira profissional dessa aluna”, destaca a professora Juliana Schmitt.  Ao todo, são cinco finalistas – uma de cada região do país – que irão apresentar, em novembro de 2026, suas coleções completas com seis looks na 59ª edição da Casa de Criadores, um dos mais importantes eventos da moda brasileira.  “Me sinto muito feliz e privilegiada sabendo que o meu projeto teve potencial para chegar aos finalistas. A FAAP teve um papel fundamental na minha inscrição, porque, através dela, eu pude desenvolver o meu lado criativo e técnico e chegar no projeto que temos hoje”, afirma a estudante Nayara.   Na etapa final, todos os tecidos serão fornecidos por marcas parceiras do movimento Sou de Algodão. As coleções serão avaliadas por uma banca formada por profissionais de destaque no mercado, que observará critérios como acabamento, originalidade, conceito e apresentação, além da forma como o desfile é desenvolvido.  A classificação de Nayara reforça a qualidade da formação em Moda da FAAP e o compromisso da instituição em incentivar a participação dos alunos em concursos e projetos que aproximam o ambiente acadêmico do cenário profissional da moda no


Na FAAP

APP Conecta faz ponte entre estudantes e profissionais da propaganda

Podcast é resultado de parceria inédita entre APP Brasil e FAAP A atuação na área de publicidade e propaganda exige uma formação acadêmica dinâmica e atualizada com as práticas do mercado. O APP Conecta surge com a proposta de estabelecer essa ponte entre formação acadêmica e essa vivência. O videocast tem como meta encurtar a distância entre as salas de aula e a realidade do mercado publicitário, a partir de uma parceria inédita entre a Associação de Profissionais de Propaganda – APP Brasil – e o Centro Universitário Armando Alvares Penteado, a FAAP. Os episódios são publicados no canal do Youtube da APP Brasil (https://www.youtube.com/@appbrasil). Com duração aproximada de uma hora, além de contar com a participação do corpo docente da FAAP e de profissionais de propaganda, trazem ainda dinâmicas que ampliam as vozes e ações de estudantes da área, como o quadro “Vozes do Campus” e “Da Sala pra Agência”. Neste último, um desafio de campanha é proposto a um grupo de alunos, que deve propor um caminho criativo. O resultado é apresentado no podcast e comentado pelos convidados. O APP Conecta envolve estudantes de diferentes áreas da Comunicação, como Relações Públicas, Jornalismo, Produção Audiovisual e, claro, Publicidade e Propaganda. “Essa parceria entre a APP e a FAAP traz uma experiência real na produção de conteúdo audiovisual. A participação de profissionais do mercado em um bate-papo franco com quem está na sala de aula potencializa a empregabilidade e o networking dos estudantes envolvidos”, resume o professor de Laboratório de Produção Sonora e Podcast, Marcelo Abud. A iniciativa, aliás, surgiu após uma aula prática. Ao participar da produção de um videocast no 4º semestre da faculdade, o aluno João Moreira teve o interesse despertado para iniciar o projeto que resultou no APP Conecta. Ele próprio, juntamente com colegas do curso de PP, entrevista grandes nomes da área para entender os desafios reais da profissão, transformando dúvidas de sala de aula em aprendizado na


Business Communication and Media

TMC e Business Communication and Media, da FAAP, lançam programa de estágio para formar talentos da comunicação digital

Produzir conteúdo para plataformas digitais, acompanhar coberturas jornalísticas, desenvolver estratégias de comunicação, participar da criação de campanhas e vivenciar a rotina de uma empresa de mídia em plena transformação digital. Essas serão algumas das experiências oferecidas, por meio do novo Programa de Estágio TMC + FAAP, aos estudantes do BCM – Business Communication and Media, que integra as formações de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, na FAAP. A parceria disponibilizará quatro vagas de estágio nas áreas de Jornalismo, Esporte, Marketing e Relações Públicas, conectando os alunos aos desafios e às oportunidades de um mercado cada vez mais orientado por plataformas digitais, conteúdo multiplataforma e novas formas de relacionamento com as audiências. O programa foi concebido para proporcionar uma experiência prática e imersiva, permitindo que os estudantes atuem em projetos reais e desenvolvam competências valorizadas pelo mercado contemporâneo da comunicação. Ao longo do estágio, os participantes trabalharão ao lado de profissionais da TMC, acompanhando processos editoriais, criativos e estratégicos em diferentes áreas da empresa. O processo seletivo também reflete as linguagens que hoje marcam o setor. Os candidatos deverão produzir um vídeo em formato vertical, nos moldes de plataformas como TikTok, Reels e Shorts, abordando temas relacionados à área de atuação escolhida. A proposta é identificar criatividade, capacidade de comunicação, domínio narrativo e compreensão dos formatos que vêm transformando a produção e a circulação de conteúdo. Segundo Augusto Dolenga, diretor de Conteúdo da TMC, a parceria nasce da necessidade de aproximar a universidade das novas demandas da comunicação. “Estamos vivendo uma transformação profunda na forma como as pessoas consomem informação e se relacionam com as marcas. A comunicação de hoje exige profissionais capazes de produzir para diferentes plataformas, compreender as audiências e dominar novas linguagens. Essa parceria com a FAAP é uma oportunidade de contribuir para a formação dessa nova geração, oferecendo uma experiência prática, em contato com os desafios reais de uma empresa de mídia em plena transformação digital”, afirma. Para Edilamar Galvão, coordenadora do curso de Jornalismo e uma das responsáveis pelo programa BCM – desenvolvido em conjunto com o professor Eric Messa, coordenador dos cursos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda -, a iniciativa amplia as oportunidades de integração entre formação acadêmica e mercado: “O BCM foi criado a partir da convicção de que a formação em comunicação acontece pela combinação entre reflexão crítica, domínio técnico e prático. Nossos estudantes já vivenciam experiências de produção em laboratórios, e projetos ao longo da graduação. Esta parceria acrescenta mais uma dimensão a esse percurso, ao colocá-los no ambiente profissional com as transformações que estão redesenhando o mercado da comunicação”, afirma. Para Agatha Tavares, aluna do 5º semestre de Jornalismo do BCM, a iniciativa cria uma ponte importante entre universidade e mercado. “Para nós, estudantes de jornalismo em formação, esta parceria é essencial. Ela nos permite vivenciar na prática os conceitos estudados em sala de aula”. João Duque, estudante do 2º semestre de Publicidade e Propaganda, destaca o caráter inspirador da iniciativa para quem está começando a trajetória universitária. “Essa parceria da TMC com a FAAP é uma oportunidade incrível! A área da comunicação precisa cada vez mais de jovens preparados e com vontade de fazer a diferença, e essa iniciativa da TMC proporciona exatamente isso. Além de ampliar nosso conhecimento como estudantes, também nos dá a chance de levar informação verdadeira e responsável para o público.” As inscrições para o programa foram abertas em junho, com início das atividades previsto para agosto de 2026. Inscreva-se clicando

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter