FÓRUM FAAP REÚNE MAIS DE 400 ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO EM QUATRO DIAS DE EVENTO

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


O tradicional Fórum FAAP, simulação de uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), será realizado de 7 a 10 de setembro. O campus da FAAP receberá alunos de ensino médio de várias escolas de São Paulo para debater importantes temas da agenda internacional. 

Serão quatro dias de intensa programação. Na abertura, a embaixadora Irene Vida Gala, subchefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo, falará sobre “O Papel do Brasil nas Nações Unidas”. 

Nos dias seguintes, debates em diversos pontos da FAAP movimentarão o campus. Temas como crise de refugiados, agricultura sustentável e o futuro do trabalho estarão na pauta dos 10 comitês. 

Durante o Fórum, os participantes deixam de ser estudantes e passam a atuar como delegados, vestidos a caráter e com o conhecimento das regras de conduta de uma reunião diplomática, da história, geografia, economia, cultura e da política externa do país que irão defender. 

Preparação intensa 

O debate é um dos pontos mais altos do evento, quando os jovens devem expressar sua visão nas questões internacionais, comentar a posição das demais nações e propor soluções para os problemas em discursos breves. A capacidade de improvisar deve ser um recurso fundamental para os participantes, que devem saber atuar nos debates e reagir ao que os demais componentes propõem. 

Mas, para se saírem bem nas discussões, os alunos se preparam meses antes, acompanhados por um Guia de Estudos, que é elaborado por alunos voluntários da FAAP. O material contém as informações necessárias para o início da pesquisa dos temas, bem como bibliografias e sites que podem ser consultados para ajudar nos estudos. 

O Fórum FAAP é um dos pioneiros em São Paulo no uso da metodologia role-play, associada à resolução de problemas para alunos de ensino médio. O evento, realizado pela primeira vez em 2004, trabalha de forma transversal a interdisciplinaridade de conteúdos e as habilidades interpessoais dos estudantes. 

Cidadania 

Paralelo ao Fórum FAAP, os estudantes inscritos no evento também participam de uma competição social, na qual a escola que mais fizer doações de ração para a ONG & Brechó Maria Chica receberá o troféu Responsabilidade Social. 

A entidade está localizada em Jundiaí (SP) e arrecada fundos em prol da causa animal, com a venda de roupas, sapatos e acessórios. 

Escolas participantes da 18ª edição do Fórum FAAP 

Associação Crescer Sempre 

Centro Educacional Leonardo da Vinci 

Colégio Ábaco 

Colégio Dante Alighieri 

Colégio Emilie de Villeneuve 

Colégio FAAP 

Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo 

Colégio Miguel de Cervantes 

Colégio Oswald de Andrade 

Colégio Palmares 

Colégio Piaget 

Colégio Potencial Objetivo Cotia 

Colégio Santa Mônica 

Colégio São Luis 

Colégio Vértice 

Congregação de Santa Cruz 

Escola Bilíngue Pueri Domus – Unidade Verbo Divino 

Escola Domus Sapientiae 

Escola Montessori Lubienska Santa Terezinha 

Escola Viva 

Escola Waldorf Rudolf Steiner 

Instituto Magno de Educação 

Instituto OEP de Educação – Colégio Elvira Brandão 

Instituto Presbiteriano Mackenzie 

SEB Sistema Educacional Brasileiro SA – Aclimação 

SEB Sistema Educacional Brasileiro SA – Itaim 


COMPARTILHE

COMPARTILHE

O tradicional Fórum FAAP, simulação de uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), será realizado de 7 a 10 de setembro. O campus da FAAP receberá alunos de ensino médio de várias escolas de São Paulo para debater importantes temas da agenda internacional. 

Serão quatro dias de intensa programação. Na abertura, a embaixadora Irene Vida Gala, subchefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo, falará sobre “O Papel do Brasil nas Nações Unidas”. 

Nos dias seguintes, debates em diversos pontos da FAAP movimentarão o campus. Temas como crise de refugiados, agricultura sustentável e o futuro do trabalho estarão na pauta dos 10 comitês. 

Durante o Fórum, os participantes deixam de ser estudantes e passam a atuar como delegados, vestidos a caráter e com o conhecimento das regras de conduta de uma reunião diplomática, da história, geografia, economia, cultura e da política externa do país que irão defender. 

Preparação intensa 

O debate é um dos pontos mais altos do evento, quando os jovens devem expressar sua visão nas questões internacionais, comentar a posição das demais nações e propor soluções para os problemas em discursos breves. A capacidade de improvisar deve ser um recurso fundamental para os participantes, que devem saber atuar nos debates e reagir ao que os demais componentes propõem. 

Mas, para se saírem bem nas discussões, os alunos se preparam meses antes, acompanhados por um Guia de Estudos, que é elaborado por alunos voluntários da FAAP. O material contém as informações necessárias para o início da pesquisa dos temas, bem como bibliografias e sites que podem ser consultados para ajudar nos estudos. 

O Fórum FAAP é um dos pioneiros em São Paulo no uso da metodologia role-play, associada à resolução de problemas para alunos de ensino médio. O evento, realizado pela primeira vez em 2004, trabalha de forma transversal a interdisciplinaridade de conteúdos e as habilidades interpessoais dos estudantes. 

Cidadania 

Paralelo ao Fórum FAAP, os estudantes inscritos no evento também participam de uma competição social, na qual a escola que mais fizer doações de ração para a ONG & Brechó Maria Chica receberá o troféu Responsabilidade Social. 

A entidade está localizada em Jundiaí (SP) e arrecada fundos em prol da causa animal, com a venda de roupas, sapatos e acessórios. 

Escolas participantes da 18ª edição do Fórum FAAP 

Associação Crescer Sempre 

Centro Educacional Leonardo da Vinci 

Colégio Ábaco 

Colégio Dante Alighieri 

Colégio Emilie de Villeneuve 

Colégio FAAP 

Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo 

Colégio Miguel de Cervantes 

Colégio Oswald de Andrade 

Colégio Palmares 

Colégio Piaget 

Colégio Potencial Objetivo Cotia 

Colégio Santa Mônica 

Colégio São Luis 

Colégio Vértice 

Congregação de Santa Cruz 

Escola Bilíngue Pueri Domus – Unidade Verbo Divino 

Escola Domus Sapientiae 

Escola Montessori Lubienska Santa Terezinha 

Escola Viva 

Escola Waldorf Rudolf Steiner 

Instituto Magno de Educação 

Instituto OEP de Educação – Colégio Elvira Brandão 

Instituto Presbiteriano Mackenzie 

SEB Sistema Educacional Brasileiro SA – Aclimação 

SEB Sistema Educacional Brasileiro SA – Itaim 


DATA



CATEGORIA

Business Communication and Media

Saiba mais

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Na FAAP

FAAPCAST recebe Caroline Fioratti, ex-aluna FAAP e sucesso na indústria cinematográfica

A diretora e roteirista Caroline Fioratti, ex-aluna de Cinema da FAAP, acaba de estrear seu novo filme, “Meu Casulo de Drywall” e veio ao FAAPCAST contar sobre sua trajetória. Caroline decidiu seguir carreira no cinema aos 12 anos de idade e lembra de fazer curtas-metragens em VHS durante a infância. “Fazer FAAP sempre foi um sonho e eu tive muita ajuda para conseguir isso”, conta Caroline, que guarda com carinho a memória dos professores que hoje são colegas de profissão, incluindo Humberto Neiva, atual coordenador do curso de Cinema, que foi seu orientador de TCC na época. Durante sua formação na FAAP, Caroline aprendeu diversas técnicas fundamentais para sua carreira, como a arte do pitching. “O primeiro pitching que fiz foi aqui na FAAP, consegui ganhar a realização e logo na sequência eu fiz no Prêmio Estímulo que a gente também ganhou”, conta ela, enfatizando a importância da orientação dos professores nesse processo, que lhe abriu portas no mercado de trabalho. A diretora também fala sobre a importância de explorar diferentes áreas do cinema durante a faculdade, como sua experiência com teatro, que lhe deu a base para trabalhar com atores no set. Além de “Meu Casulo de Drywall”, Caroline fala sobre outras produções, como o sucesso “Meus 15 anos” e outros filmes premiados, explicando seu interesse em trabalhar com temas relacionados à adolescência. Caroline dá dicas para lidar com a dificuldade de administrar diversos projetos ao mesmo tempo, ressaltando a importância de uma boa gestão do tempo. Ela também compartilha dicas valiosas para os alunos que desejam se tornar diretores independentes, destacando a importância da prática durante os estudos, como fez em seu estágio na produtora Gullane (formada por ex-alunos da FAAP), que foi crucial para sua formação. A diretora também fala sobre sua indicação ao Emmy com a série “A Grande Viagem”, e sua atuação atual como jurada da premiação, além de mencionar os desafios enfrentados em produções com poucos recursos. Em relação ao cenário contemporâneo, ela comenta sobre a greve de Hollywood e o crescimento do mercado cinematográfico brasileiro, destacando a relevância dos festivais internacionais de cinema. Por fim, Caroline reforça a importância de frequentar o cinema e experimentar a dimensão da tela grande, convidando o público a assistir seu novo filme em cartaz. Assista à entrevista completa em:


Na FAAP

FAAP promove ‘Semana de Responsabilidade Social’

Ao longo de três dias de evento (11,12 e 13/09), a FAAP recebeu em seu Campus cerca de 300 estudantes da ONG Camp Pinheiros para participar de vivências multidisciplinares. A programação faz parte da tradicional ‘Semana de Responsabilidade Social’, evento organizado anualmente pelo FAAP Social em parceria com os alunos da Instituição para ministrar palestras, bate-papos e oficinas com diferentes temas vinculados aos cursos que a FAAP oferece.   O objetivo é dar oportunidade aos jovens de baixa renda de visitarem os espaços do Centro Universitário, assim como democratizar o acesso à sua grade de ensino, gerando uma troca bilateral de conhecimento, uma vez que são os alunos que conduzem as atividades oferecidas aos convidados, colocando em prática o aprendizado da sala de aula.   Ocorreram mais de 40 oficinas, com 1h40 de duração cada, divididas em dois turnos, totalizando cerca de 360 vagas. O BHub abrigou uma das ações de destaque, o ‘Bate Papo com Influencers da FAAP’, mediado pela ProfªVera Pacheco, a conversa com Anna Egreja, Julia Rocha, Luana Loricchio e Priscila Jin foi sobre como crescer e ganhar destaque nas redes sociais, como uma possibilidade de carreira profissional.   “Juntamente com as minhas colegas de turma Victoria Bedaque e Gabriella Maurizio, tivemos o prazer de palestrar em duas oficinas da FAAP que com certeza nos lembraremos para sempre”, afirma a estudante Maria Fernanda Serafim. Foram mais de 130 alunos FAAP participantes como Staff, serão computadas mais de 3250 horas de Práticas Extensionistas aos alunos, 86,5% dos jovens participariam novamente do evento e 94% dos participantes deram nota máxima às oficinas.  Os estudantes de Direito organizaram palestras com temas de suma importância tais como ‘Bullying: Identificar, Entender e Agir’ e ‘Introdução aos direitos básicos’. E, encerrando a ‘Semana de Responsabilidade Social’, a Atlética FAAP organizou uma gincana de vôlei na quadra de Bech Tennis.  Já a oficina ‘Expressão Artística com materiais recicláveis’ conduzida pelos alunos de Artes Visuais, reuniu cerca de 20 estudantes da ONG Camp Pinheiros para ressignificar os materiais descartáveis e criar novos objetos de forma sustentável. A ‘Oficina de Monotipia: Cartografias Sensíveis da Cidade’, trabalhou a relação dos estudantes com a metrópole e, permitiu o acesso a fazer arte a partir de técnicas que envolvem o uso da prensa, na sala de Xilogravura.


Na FAAP

FAAPCAST | Victor Grinberg, Professor e Coordenador do Service Learning conta sobre a sua trajetória profissional 

Autor, Mestre em Política, Especialista em Sociedade e Contemporaneidade, Professor, Coordenador das Missões Estudantis, do Fórum FAAP e do Service Learning, Victor Grinberg compartilhou com o FAAPCast a sua trajetória profissional e o seu vínculo com a Instituição desde os tempos em que ainda era aluno do curso de Relações Internacionais, além de contar também sobre a sua paixão em relação à Disney.      Victor nos conta que sua relação com a FAAP começou muito cedo, em 2010, quando ainda estava no segundo ano do ensino médio e ele participou como delegado do Fórum FAAP, onde hoje ele assume o cargo de Coordenador.   A princípio, o seu primeiro cargo foi como Delegado da Austrália na OMC, o que foi uma experiência desafiadora pois ele ainda não se sentia à vontade para falar em público. O segundo passo foi se inscrever no Comitê Inglês, Counter-Terrorism Committee, que é uma subsidiária do Conselho de Segurança da ONU, momento ao qual ele já estava mais engajado nas participações e teve o insight de cursar Relações Internacionais ao ver o Secretário-Geral no Salão Cultural, discursando durante a Cerimônia de Encerramento.  Já ao realizar sua matrícula para RI, Victor também se associou ao Fórum FAAP, assim como buscou participar de outras atividades extracurriculares. No terceiro semestre Victor virou Monitor de Ciências Políticas e hoje ministra aulas dessa matéria. Ao final do curso, durante o período de conclusão, Grinberg recebeu o convite direto do Dr. Bias para continuar no quadro da FAAP, dando sequência em sua participação no Fórum e iniciando sua atuação como professor.    Paralelamente à carreira docente, Victor também é autor de 2 livros “Um guia de (sobre)vivência para amor, romance e outras coisas: minhas desventuras pessoais” e “TikTok: um olhar para a atenção e engajamento”, livro premiado e que ganhou grande repercussão.   O autor compartilha que a ideia para o livro surge quando ele estava escrevendo a sua dissertação de mestrado sobre a pré-campanha do Lula e do Bolsonaro nas eleições presidenciais, observando o perfil oficial deles no Facebook. Somado a isso, ao cursar a pós-graduação da FAAP em “Comunicação e Marketing Digital”, Victor tem uma nova vontade de explorar conteúdo sobre as redes sociais, porém com um olhar para as plataformas em si e o comportamento das pessoas, algo que despontou bastante na pandemia.   Victor também compartilhou com o FAAPCast a sua paixão pelo universo Disney. Paixão essa que começou ainda na infância, mas marcou bastante a sua vida, já que seu pai morou nos Estados Unidos e levava ele para comemorar seus aniversários por lá, além de também desfrutar do parque no período das férias, o que já soma mais de 20 visitas. Além de ir como visitante, Victor também chegou a trabalhar e morar na Disney.   Sua vasta experiência em ambientes internacionais, abriu portas para Grinberg coordenar as Missões Estudantis, missões que têm justamente como objetivo diminuir a distância entre o ambiente teórico e prático, e levar um pouco do mundo globalizado e profissional para o aprendizado dos estudantes.   Victor afirma que fazer coisas diferentes para os alunos e com os alunos é o que o deixa feliz, criar experiências únicas para os estudantes. Para assistir ao episódio de hoje, acesse o canal do FAAPCast no Youtube ou então, acompanhe através da plataforma

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter