FILME “AS JANELAS QUE ENCONTRAMOS NO CAMINHO”, DE ALUNOS DA FAAP, RECEBE O IMPORTANTE PRÊMIO ABC 2020

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


Equipe

COMPARTILHE

COMPARTILHE

O curta-metragem “As janelas que encontramos no caminho”, produzido pelos alunos do curso de Cinema Thaís Orchi Abdala, Elissa Sanitá, Gabriel Bassani, Amanda Pinho, Paulo Leider, Isabela Guimarães e Felipe Balerini, recebeu o Prêmio ABC 2020 como melhor fotografia em filme universitário.

Realizado pela Associação Brasileira de Cinematografia, o Prêmio ABC é considerado o mais importante do Brasil na categoria.

O filme retrata a história de três gerações de mulheres que, diante da iminente morte do patriarca da família, buscam lidar, cada uma a sua maneira, com as consequências dessa ausência que vai se concretizando.

A realização do curta-metragem “As janelas que encontramos no caminho” partiu de um acontecimento muito significativo na vida da diretora do filme, a aluna Thaís Orchi Abdala: a perda de seu avô. Após a primeira perda de sua vida, a questão da morte passou a ecoar com frequência em sua mente.

“O processo da produção desse filme foi extremamente especial, pois além do empenho constante da equipe – com o trabalho exemplar da arte, som e produção – houve uma troca riquíssima e emocionante com o elenco, pois passamos juntos pela perda do avô de um dos integrantes do grupo. O desejo de dar vida a essa história se materializava a cada encontro, sobretudo, em conjunto – o que acredito ser um dos pilares do fazer cinema”, comenta Thaís.

O aluno Gabriel Bassani, entrou no projeto antes mesmo de ser o diretor de fotografia do curta. Em uma conversa num café, Thaís contou para ele a sua ideia de fazer o filme e, a partir desse momento, iniciaram a parceria. Começaram a pensar juntos como seria a construção da linguagem da história e como se comunicariam com o espectador.

“A morte é uma experiência universal e em todas as culturas encontramos signos e símbolos que expressam a sua presença”, reflete a diretora. Para ela, o maior desafio da equipe foi encontrar na técnica cinematográfica formas de expressar a perda, a memória afetiva, a nostalgia e algumas das sensações presentes na vivência familiar.

Para isso, o diretor de fotografia trouxe um aspecto de imagem para cada momento do filme, criando diferenças no comportamento de câmera e movimentos representativos de cada personagem, usando perfis de lentes específicos, iluminações diferentes, mas sempre mantendo uma unidade no contraste entre luz e sombra. Em todos os momentos, o foco percorre o espaço até encontrar os vazios da composição dos cenários e essa alusão a uma falta só foi possível por haver um diálogo constante com a arte e a sua capacidade de trazer objetos e compor cenários que são a própria expansão do universo pessoal de cada personagem.

Em vez de escolher uma perspectiva única, o roteiro traz três mulheres de gerações distintas, cada uma vivenciando a perda de maneira diferente. Esse foi o eixo da direção: representar o olhar de cada uma dessas personagens de maneira singular, sempre permitindo que o espectador tenha acesso a eles.

Foi a partir do encontro dessas múltiplas vivências, do saber olhar e observar, da sensibilidade, dedicação e trabalho de toda equipe que resultou em uma linguagem particular, que agora é reconhecida através da premiação de melhor fotografia de filme universitário.

Veja o anúncio oficial Prêmio: https://www.youtube.com/watch?v=ygndj-uusQA&t=5s


DATA



CATEGORIA

banner-horizontal-home-1

Estude ainda este ano!

Vestibular FAAP 2025 2º semestre
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

FAAP recebe São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo   

Do dia 3 a 13 de julho, a FAAP recebe a São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa, com apoio da Lei Paulo Gustavo e realização da APAA (Associação Paulista Amigos da Arte). O evento reúne mais de 90 atividades, com 500 vagas gratuitas, voltadas a estudantes e profissionais do setor criativo e audiovisual no Brasil.  A programação contempla seis frentes temáticas (coprodução, financiamento, sustentabilidade, acessibilidade, vendas, festivais e mercados) que serão desenvolvidas por meio de: debates, mesas redondas, rodadas de negócios, pitchings e masterclasses com grandes nomes da indústria.   “A FAAP sempre busca ser palco de iniciativas que unem excelência acadêmica e fomento à cultura. Receber o São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo reforça nosso compromisso com a formação de alto nível e com o fortalecimento da indústria criativa brasileira. Estamos certos de que este encontro trará oportunidades valiosas para estudantes, profissionais e para o futuro do audiovisual no país”, afirma Luis Sobral, CEO da FAAP.  A programação dos workshops aborda temas estratégicos para o desenvolvimento do setor, como coprodução internacional, com foco em estruturas e modelos de parceria entre empresas de diferentes países, e fundos internacionais, que abordam os principais mecanismos de financiamento disponíveis no exterior.   Também entram em pauta as filmagens verdes, com boas práticas e diretrizes para produções mais sustentáveis, e a acessibilidade nas produções, com ferramentas e metodologias para tornar as obras mais inclusivas a públicos diversos.   Outro destaque são as vendas internacionais, com estratégias de comercialização no mercado global, negociação com distribuidores e agentes de vendas. A programação ainda inclui orientações sobre como posicionar projetos e obras em festivais e mercados internacionais e técnicas de pitching voltadas à apresentação de longas-metragens de ficção, com simulações práticas que ajudam a aprimorar a construção de argumentos e a comunicação de ideias.   “Com o São Paulo Audiovisual Hub – Mostra Paulo Gustavo, seguimos avançando para consolidar São Paulo entre os grandes polos de audiovisual do mundo. Estamos promovendo formação de excelência, conectando profissionais ao mercado e impulsionando a internacionalização do setor — sempre com foco em gerar emprego, fortalecer a economia criativa e dar visibilidade ao talento paulista”, destaca Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.  Para mais informações, confira a programação completa no site da SP Audiovisual


Na FAAP

Estude na FAAP com a sua nota do ENEM ou transfira seu curso, confira as regras!  

Já pensou em estudar na FAAP? Aproveite as vagas remanescentes, realize a solicitação de transferência externa ou use a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos. Em ambos os casos, não há necessidade de realizar prova do Vestibular FAAP. Confira as regras a seguir:  Transferência Externa  A FAAP aceita a transferência de alunos provenientes de outras instituições de ensino, desde que tenham cursado e concluído, pelo menos, uma série do curso de origem, ou que tenham interrompido seus estudos e mantenham vínculo com a instituição anterior.  A análise dos programas de ensino, para fins de Aproveitamento de Estudos, é realizada conforme a legislação vigente. Essa análise determina o semestre em que o candidato será matriculado, bem como as disciplinas que deverão ser cursadas para adaptação. Sempre que possível, nos cursos afins, o aluno será matriculado na mesma série em que estaria no curso de origem.   A FAAP oferece bolsas de até 40% para os candidatos aprovados no Processo Seletivo de Transferência Externa, de acordo com o semestre de ingresso na instituição. Confira mais informações no edital.  A classificação e convocação para o Processo Seletivo de Transferência Externa é realizado com base na análise dos documentos enviados na inscrição. Para se inscrever, basta acessar o site vestibular.faap.br, preencher a ficha com seus dados pessoais e anexar os documentos solicitados.  ENEM   A FAAP concede bolsa para os candidatos aprovados no Processo Seletivo ENEM, conforme a pontuação obtida no Exame do ENEM, realizados nos últimos 5 anos. Serão oferecidas bolsas de 100% de desconto para os 10 primeiros candidatos que comprovarem nota superior a 800 pontos no ENEM, conforme a ordem de convocação. A convocação ocorrerá diariamente, até a data limite para o presente processo seletivo. Confira o edital para mais informações!  Não perca esta oportunidade, realize agora mesmo a sua inscrição em:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter