FILME “AS JANELAS QUE ENCONTRAMOS NO CAMINHO”, DE ALUNOS DA FAAP, RECEBE O IMPORTANTE PRÊMIO ABC 2020

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


Equipe

COMPARTILHE

COMPARTILHE

O curta-metragem “As janelas que encontramos no caminho”, produzido pelos alunos do curso de Cinema Thaís Orchi Abdala, Elissa Sanitá, Gabriel Bassani, Amanda Pinho, Paulo Leider, Isabela Guimarães e Felipe Balerini, recebeu o Prêmio ABC 2020 como melhor fotografia em filme universitário.

Realizado pela Associação Brasileira de Cinematografia, o Prêmio ABC é considerado o mais importante do Brasil na categoria.

O filme retrata a história de três gerações de mulheres que, diante da iminente morte do patriarca da família, buscam lidar, cada uma a sua maneira, com as consequências dessa ausência que vai se concretizando.

A realização do curta-metragem “As janelas que encontramos no caminho” partiu de um acontecimento muito significativo na vida da diretora do filme, a aluna Thaís Orchi Abdala: a perda de seu avô. Após a primeira perda de sua vida, a questão da morte passou a ecoar com frequência em sua mente.

“O processo da produção desse filme foi extremamente especial, pois além do empenho constante da equipe – com o trabalho exemplar da arte, som e produção – houve uma troca riquíssima e emocionante com o elenco, pois passamos juntos pela perda do avô de um dos integrantes do grupo. O desejo de dar vida a essa história se materializava a cada encontro, sobretudo, em conjunto – o que acredito ser um dos pilares do fazer cinema”, comenta Thaís.

O aluno Gabriel Bassani, entrou no projeto antes mesmo de ser o diretor de fotografia do curta. Em uma conversa num café, Thaís contou para ele a sua ideia de fazer o filme e, a partir desse momento, iniciaram a parceria. Começaram a pensar juntos como seria a construção da linguagem da história e como se comunicariam com o espectador.

“A morte é uma experiência universal e em todas as culturas encontramos signos e símbolos que expressam a sua presença”, reflete a diretora. Para ela, o maior desafio da equipe foi encontrar na técnica cinematográfica formas de expressar a perda, a memória afetiva, a nostalgia e algumas das sensações presentes na vivência familiar.

Para isso, o diretor de fotografia trouxe um aspecto de imagem para cada momento do filme, criando diferenças no comportamento de câmera e movimentos representativos de cada personagem, usando perfis de lentes específicos, iluminações diferentes, mas sempre mantendo uma unidade no contraste entre luz e sombra. Em todos os momentos, o foco percorre o espaço até encontrar os vazios da composição dos cenários e essa alusão a uma falta só foi possível por haver um diálogo constante com a arte e a sua capacidade de trazer objetos e compor cenários que são a própria expansão do universo pessoal de cada personagem.

Em vez de escolher uma perspectiva única, o roteiro traz três mulheres de gerações distintas, cada uma vivenciando a perda de maneira diferente. Esse foi o eixo da direção: representar o olhar de cada uma dessas personagens de maneira singular, sempre permitindo que o espectador tenha acesso a eles.

Foi a partir do encontro dessas múltiplas vivências, do saber olhar e observar, da sensibilidade, dedicação e trabalho de toda equipe que resultou em uma linguagem particular, que agora é reconhecida através da premiação de melhor fotografia de filme universitário.

Veja o anúncio oficial Prêmio: https://www.youtube.com/watch?v=ygndj-uusQA&t=5s


DATA



CATEGORIA

banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

FAAP e FAAP Finance promovem o 1º Painel de Carreiras

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em parceria com a Liga Estudantil FAAP Finance, realiza no dia 30 de outubro de 2025 o 1º Painel de Carreiras FAAP Finance, evento que reunirá nomes de destaque do mercado financeiro para compartilhar experiências, trajetórias profissionais e aprendizados com o público acadêmico.  Com o objetivo de aproximar estudantes do universo corporativo, o encontro no Centro de Convenções da FAAP será dividido em três painéis temáticos, cada um com foco em diferentes perspectivas sobre o desenvolvimento de carreira e os desafios do setor financeiro.  1º painel  9h30 – 10h50  Palestrantes: Álvaro de Sá Freire (Versal Finance), Jair Ribeiro da Silva (co-fundador e ex-CEO do banco Patrimônio), José Guimarães Monforte (economista) e Marcelo Forbes (Brasilpar)  2º painel  11h20 – 12h10 Palestrantes: Marco Saravalle (sócio e CIO da XInvest), Robert Indech (XP Inc.) Piero Minardi (sócio-fundador e Executive Chairman da Lazuli Partners)  3º painel 12h10 – 13h00 Palestrantes: Marcelo Santucci (BTG Pactual) e Mariana Xavier Correa (BTG Pactual)  O evento é voltado especialmente para estudantes e jovens profissionais interessados em seguir carreira no setor financeiro. Além de oferecer uma visão prática sobre as diversas possibilidades de atuação no mercado, o painel também busca incentivar o networking entre os participantes e os profissionais convidados.  Com a presença de executivos renomados e especialistas do setor, o 1º Painel de Carreiras FAAP Finance se consolida como uma oportunidade única de aprendizado, troca de experiências e conexão com quem está à frente das transformações no mercado financeiro


Na FAAP

FAAP e ULisboa Promovem Conferência Online para Práticas Extensionistas e 18º. ODS  

O Centro Universitário Armando Alvares Penteado (FAAP) e a Universidade de Lisboa (ULisboa), através da Faculdade de Direito (FDUL), anunciam a realização da conferência online “Rumo à Concretização dos ODS: Responsabilidade Social e Práticas Extensionistas no Ensino Universitário dos Dois Lados do Oceano”. O evento, com foco na colaboração lusófona para o impacto social, ocorrerá no dia 29 de outubro de 2025, com transmissão ao vivo e gratuita pelo YouTube da FAAP.  A conferência terá início às 10h00 (horário de Brasília) e 13h00 (horário de Lisboa), com a Sessão de Abertura que contará com a presença de líderes de ambas as instituições, incluindo representantes da FAAP (como o CEO Luiz Sobral e Prof. Mestre Rógerio Massaro Suriani, Diretor Acadêmico) e da ULisboa (Prof. Doutor João Peixoto, Vice-Reitor, e Prof. Doutor Eduardo Vera-Cruz, Diretor da FDUL). Os mediadores deste encontro terão os professores e responsáveis pelas práticas extensionistas de ambas instituições: Rute Saraiva, Joana Soares e  Valdir Cimino  A programação está dividida em três blocos que exploram a cooperação transatlântica:  BLOCO 1: NAVEGANDO SABERES: Focado na criação de estruturas e avaliação da Responsabilidade Social Extensionista, com destaque para o projeto “Voz e Visibilidade” da FAAP e o ORSIES Lisboa.  BLOCO 2: CONEXÕES TRANSATLÂNTICAS: Apresentação de práticas inspiradoras, como o projeto “Missão Amazônia” da FAAP, que levou cursos como Moda e Direito a povos originários, e o “Acesso M23” da ULisboa.  BLOCO 3: FORÇA LUSÓFONA: Discute o impacto de projetos sociais como o “Tempo Rei de Histórias” e “Literatura que Liberta” da FAAP (que promovem escuta qualificada e remição de pena por leitura), além dos estudos em Direitos Animais (NEDA) e Luso-Brasileiro (NELB) da ULisboa.  O encontro visa fortalecer parcerias estratégicas, promover o intercâmbio de saberes e práticas extensionistas de alta relevância social, alinhando a educação e a pesquisa dos países lusófonos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter