FACULDADE DE ENGENHARIA DA FAAP APOSTA NA INDÚSTRIA 4.0

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


A FAAP, atenta aos movimentos da indústria mundial, reformulou as estruturas curriculares dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica, com base nos parâmetros da 4ª Revolução Industrial, denominada Indústria 4.0. A partir desta decisão, todas as disciplinas dos cursos estarão embasadas no conceito deste processo produtivo integrado.

O objetivo da reformulação com base na Indústria 4.0 é atender este novo paradigma e formar um profissional com características – técnicas e de gestão – necessárias para um bom desempenho no mercado futuro de trabalho.

A partir do advento da Indústria 4.0, as informações entre as empresas passarão a fluir de forma mais livre, em função da concentração de dados e informações na Cloud Computing (computação nas nuvens). Com isso, a indústria ficará mais democrática, o que poderá facilitar a participação de pequenas empresas especializadas no processo produtivo de grandes companhias.

O termo Indústria 4.0 surgiu em 2011 na Alemanha. Em 2014, a associação dos engenheiros das áreas de elétrica e de tecnologia da informação local divulgou um documento que normatizou o termo, identificando várias características, como o uso dos conceitos associados à Internet of Things (Internet das Coisas) aplicados à indústria, os benefícios na área ambiental – quando os produtos poderão ser fabricados utilizando as tecnologias limpas – e a fabricação sob demanda, em que o cliente poderá interferir em diferentes níveis do processo produtivo visando a customização do seu produto.

Outra característica é a maior conexão entre o homem e a máquina. O usuário poderá interferir remotamente nela, que por estar conectada a outras máquinas influenciará no funcionamento de todo o processo. Do outro lado, equipamentos de uso diário poderão reagir ao usuário de modo autônomo. Os produtos serão capazes de se comunicar e interagir entre si, independentemente dos usuários.


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A FAAP, atenta aos movimentos da indústria mundial, reformulou as estruturas curriculares dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica, com base nos parâmetros da 4ª Revolução Industrial, denominada Indústria 4.0. A partir desta decisão, todas as disciplinas dos cursos estarão embasadas no conceito deste processo produtivo integrado.

O objetivo da reformulação com base na Indústria 4.0 é atender este novo paradigma e formar um profissional com características – técnicas e de gestão – necessárias para um bom desempenho no mercado futuro de trabalho.

A partir do advento da Indústria 4.0, as informações entre as empresas passarão a fluir de forma mais livre, em função da concentração de dados e informações na Cloud Computing (computação nas nuvens). Com isso, a indústria ficará mais democrática, o que poderá facilitar a participação de pequenas empresas especializadas no processo produtivo de grandes companhias.

O termo Indústria 4.0 surgiu em 2011 na Alemanha. Em 2014, a associação dos engenheiros das áreas de elétrica e de tecnologia da informação local divulgou um documento que normatizou o termo, identificando várias características, como o uso dos conceitos associados à Internet of Things (Internet das Coisas) aplicados à indústria, os benefícios na área ambiental – quando os produtos poderão ser fabricados utilizando as tecnologias limpas – e a fabricação sob demanda, em que o cliente poderá interferir em diferentes níveis do processo produtivo visando a customização do seu produto.

Outra característica é a maior conexão entre o homem e a máquina. O usuário poderá interferir remotamente nela, que por estar conectada a outras máquinas influenciará no funcionamento de todo o processo. Do outro lado, equipamentos de uso diário poderão reagir ao usuário de modo autônomo. Os produtos serão capazes de se comunicar e interagir entre si, independentemente dos usuários.


DATA



CATEGORIA

banner-horizontal-home-1

Venha estudar na FAAP

Saiba mais!
banner-horizontal-home-2

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Concurso FAAP Moda

Sofia Duarte é a grande vencedora da 20ª edição do Concurso FAAP MODA  

Sofia Duarte, estudante do curso de Moda da FAAP, foi a grande vencedora da noite que celebrou os 20 anos do Concurso FAAP MODA. Sua coleção, intitulada Topomorpho, conquistou o júri estrelado desta edição, consolidando-se como o destaque do evento.  Desde sua criação em 2004, o Concurso FAAP MODA – idealizado pela Fundação Armando Alvares Penteado em parceria com as ex-alunas e organizadoras Renata Paternostro e Marianna Dal Canton – tem como missão revelar novos talentos ao mercado da moda, promovendo a criatividade e a inovação entre jovens estilistas.  “Estou em êxtase! É uma felicidade imensa. Entrei na FAAP com esse objetivo – participar do Concurso FAAP MODA. Era essa a imagem que eu tinha há quatro anos. E, ao ver o que aconteceu nas edições anteriores, consigo imaginar um futuro na moda. Isso me impulsiona a sonhar ainda mais com essa carreira!”, declarou Sofia, emocionada.  Inspirada na topologia – ramo da matemática que estuda as transformações das formas sem perda de suas propriedades essenciais – a coleção Topomorpho propõe uma reflexão sobre o corpo em constante mutação. A proposta se apresenta como uma metáfora visual e conceitual de um corpo topológico: moldado pelas experiências, mas que preserva sua essência.  O segundo lugar ficou com a aluna Duda Alves, autora da coleção De Tanto Pensar, Senti. Em terceiro, foi premiada a coleção The Old Lie, desenvolvida em parceria por Gabriel Pascolato e Daniel Haddad. Já o prêmio de voto popular foi conquistado por Alana Segatto, com a coleção Dos Rabiscos Às Garatujas.  Apresentado por Carol Ribeiro e Lilian Pacce, o evento lotou o Teatro FAAP e contou com transmissão ao vivo pelo YouTube, ampliando o alcance da celebração. O júri foi composto por grandes nomes da moda brasileira, entre estilistas, empresários, jornalistas e diretores criativos, como Ana Luisa Fernandes, Andrea Bogosian, André Lima, Carlos Esser, Eduardo Toldi, Gloria Coelho, Gloria Kalil, João Pimenta, Leandro Porto, Marcelo Sommer, Rafaella Caniello, Reinaldo Lourenço, Renata e Lily Sarti, e Samuel Cirnansck.  A Fundação foi representada na cerimônia pela Sra. Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP; pela Sra. Pilar Guillon Liotti, conselheira do MAB FAAP; e pelo Dr. Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da instituição.  Confira na galeria de fotos os momentos mais marcantes da noite ou assista ao evento completo


Internacional

FAAP participa da conferência dos Institutos Confúcio em Pequim

O Instituto Confúcio para Negócios da FAAP (BCI FAAP) participou da Conferência dos Institutos Confúcio, organizada pelo Center for Language Education and Cooperation, pela Chinese International Education Foundation e pela International Society for Chinese Language Teaching, que ocorreu em Pequim entre 15 e 16 de novembro de 2025.  A diretora chinesa, Dra. Zhu Xiaoshu, e a diretora local, Dra. Lourdes Zilberberg, participaram do evento, que reuniu mais de 5.000 delegados de mais de 160 países. Além dos delegados estrangeiros, também participaram delegados locais de universidades chinesas. O evento teve como lema “Innovation Leads, AI Empowers: Learning Chinese Without Borders” (Inovação lidera, IA empodera: aprendendo chinês sem fronteiras). Entre os temas discutidos esteve o uso da Inteligência Artificial na educação, que integra as diretrizes do governo chinês para o setor educacional.  O ministro da Educação da República Popular da China, Dr. Huai Jinpeng, moderou a cerimônia de abertura, que contou com discursos de delegados estrangeiros e chineses, comentou sobre os avanços do ensino de chinês no mundo e sobre o uso da IA como nova ferramenta para o estudo do idioma. Além do ministro, a cerimônia de abertura contou com o discurso do vice‑primeiro‑ministro Ding Xuexiang, membro do Comitê Permanente do Politburo do Comitê Central do Partido Comunista da China, que também ressaltou o uso da IA em todo o sistema educacional chinês, inclusive no ensino de línguas, e destacou a importância dos Institutos Confúcio.  A China é conhecida por seus avanços na área de tecnologia, especialmente com a criação do DeepSeek, e pelo investimento em educação, ciência e tecnologia. Dessa forma, o ensino da língua chinesa no mundo também poderá utilizar ferramentas de apoio, incluindo Inteligência Artificial, por meio da IA Cloud Platform criada pelo governo e lançada no evento.  A Dra. Zhu Xiaoshu e a Dra. Lourdes Zilberberg também participaram de reunião na University of International Business and Economics (UIBE), parceira da FAAP no âmbito do BCI FAAP, e apresentaram as diversas atividades desenvolvidas em

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter