FAAP recebe arquiteto austríaco, Bernardo Bader, para aula magna

FOTOS

Marcos Anjos/FAAP



DATA


COMPARTILHE


214_Alpin-Sport_AB-01_3200-1600×1280

Alpine Sports Center, 2018. Foto: reprodução do site do arquiteto https://www.bernardobader.com/en/projekt/alpine-sports-center


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Nesta quarta-feira, dia 07 de agosto, a FAAP recebeu o arquiteto austríaco Bernardo Bader para uma inspiradora aula magna sobre sua trajetória e projetos.  

Durante o evento, Bader compartilhou com os alunos alguns de seus projetos mais emblemáticos e elucidou os valores que norteiam sua prática arquitetônica, proporcionando um olhar aprofundado sobre materiais e processos de projeto. 

Nascido em 1974, Bernardo Bader pertence a uma geração mais recente de arquitetos. Ele contou sobre sua formação, explicando que trabalhou em grandes escritórios, mas sempre quis ter um projeto mais autoral. Hoje, ele tem seu próprio escritório e conta com uma equipe de 15 colaboradores. Apesar de sua projeção internacional, Bader mantém um forte vínculo com sua cidade natal, uma característica ressaltada pelo professor Marcelo Aflalo, mediador da conversa. Marcelo recordou que, ao conhecer Bader, o arquiteto manifestava o desejo de ser “o melhor arquiteto da sua vila”, destacando a profunda conexão emocional e sensorial que Bader mantém com seu espaço de trabalho. 

O professor explicou com empolgação porque foi tão especial para os alunos ouvirem a trajetória de Bernardo: “Não há diferença [para Bader] entre uma obra pequena e uma grande, o ânimo dele, a injeção dele, o prazer dele em produzir é o mesmo em qualquer escala. Ele nunca quis ser um arquiteto famoso, mas ele é, aos 48 anos de idade, um arquiteto internacional, atuando em uma área muito pequena na Áustria. Ou seja, a gente precisa pensar em como fazer bem arquitetura, como se empenhar, como ter desejo e vontade. Ele começou em uma vila que são basicamente 600 pessoas, não saiu da região dele, e veio crescendo e fazendo uma arquitetura excepcional reconhecida no mundo inteiro, sem precisar de mídias sociais e esse tipo de coisa, porque a natureza dele é essa”. 

Durante sua apresentação, Bader enfatizou não haver atalhos no trabalho arquitetônico. Segundo ele, é essencial estar próximo do processo e incorporar aspectos sentimentais e sensoriais ao projeto. Ele argumentou que design e conceito devem estar intrinsecamente ligados a esses sentidos. 

Para ilustrar seus pontos, Bader apresentou diversos projetos, como a refação de uma pequena capela em sua vila. Ele destacou que a escala do projeto é irrelevante em comparação à qualidade do trabalho realizado, encorajando os alunos a não se limitarem por projetos pequenos. Bader explicou a escolha da madeira como material principal nesse projeto, enfatizando que a seleção de materiais deve ocorrer em conjunto com o desenvolvimento conceitual e o design. 

Um dos projetos destacados foi a própria casa de Bader, construída com madeira proveniente da floresta local, demonstrando uma integração harmoniosa entre a arquitetura e a paisagem. O arquiteto também mostrou um centro esportivo que utilizou diversos materiais para criar ambientes confortáveis e sustentáveis em relação ao clima. 

Outro projeto significativo apresentado foi o de um cemitério islâmico, o segundo da Áustria. Bader explicou que seu objetivo era preservar e respeitar a cultura islâmica, resultando em um cemitério que remete a um jardim, orientado para Meca e comprometido com aspectos culturais fundamentais. 

Durante a sessão de perguntas, Bader abordou a questão da inteligência artificial na arquitetura, afirmando que pode ser uma ferramenta útil, mas não deve substituir o processo criativo. Ele também aconselhou os estudantes sobre como lidar com bloqueios criativos, recomendando afastar-se dos celulares e adotar abordagens analógicas, entendendo profundamente os processos e as maquetes. 

A aula magna de Bernardo Bader foi uma oportunidade única para os alunos da FAAP se inspirarem e aprenderem com a experiência de um arquiteto que alia técnica e sensibilidade em seu trabalho, reforçando a importância da conexão emocional e sensorial na prática arquitetônica. 


FOTOS

Marcos Anjos/FAAP


DATA


banners-site-faap_arq2

Arquitetura e Urbanismo na FAAP

Inscreva-se
banners-site-faap_arq1

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Design

Alunos da FAAP são selecionados para shortlist do BDA 

Estudantes do curso de Design da FAAP foram selecionados para compor a shortlist do Brazilian Design Award (BDA) na categoria “Interatividade – Projetos Estudantis”, com dois projetos inovadores desenvolvidos na disciplina Design de Jogos, no 5º semestre, sob orientação do Prof. Alan Richard da Luz.   Entre os trabalhos selecionados está o Capi Jogos: Biomas, um conjunto de quatro jogos de tabuleiro que utilizam narrativas jogáveis para promover a consciência socioambiental e celebrar a riqueza cultural dos biomas brasileiros, explorando desafios, personagens e elementos característicos de cada região de forma lúdica, crítica e engajadora. A equipe inclui Beatriz Mattos, Clara Visibelli, Giselle Garrido, Guilherme Paiola, Maria Thereza Scarcelli, Paola Orue, Pedro Henrique Torres e Vitória Kolekoski.   Já o Icamiabas: A Noite do Ritual mergulha na mitologia indígena brasileira, destacando o universo das Icamiabas e seus rituais por meio de elementos simbólicos e narrativos ancestrais, oferecendo uma experiência interativa que reforça a importância dos povos originários na identidade nacional. Entre os responsáveis pelo projeto estão Gabriel Roberti, Madú Gasparete e Rafaela Ramos.  Essa seleção representa um reconhecimento nacional à excelência do curso, que prioriza um design com propósito, valorizando a cultura local, os povos originários e a biodiversidade brasileira, por meio de pesquisas sólidas, sensibilidade estética e atenção às questões sociais e ambientais contemporâneas.  Ambos os projetos concorrem ao voto popular, acesse Capi Jogos: Biomas e Icamiabas: A Noite do Ritual para apoiar esses talentos. A cerimônia de premiação ocorrerá na Sala São Paulo, em 15 de dezembro, o que amplia a visibilidade do curso de Design da FAAP no cenário nacional e destaca a criatividade de seus


Design

Alunos de Design visitam o Laboratório Cazoolo – Braskem 

Os alunos do 6º semestre do curso de Design da FAAP realizaram, na última quinta-feira, 30, uma visita técnica ao Laboratório Cazoolo – Braskem, espaço de inovação dedicado ao desenvolvimento de soluções sustentáveis e colaborativas para o design de embalagens.  Durante a atividade, os estudantes conheceram o trabalho do designer Fábio Santana, diretor do Laboratório e ex-aluno da FAAP. Santana apresentou aos visitantes as diretrizes do Cazoolo, que atua como um hub de projetos voltado à aplicação da inteligência coletiva e à experimentação de novos materiais e processos nas áreas de design circular, inovação e responsabilidade socioambiental.  A visita foi acompanhada pela Profa. Didiana Prata, responsável pela disciplina Projeto de Inovações Disruptivas, ministrada em parceria com o professor Fábio Righetto, além do professor Cláudio Parra. Ao longo da experiência, os alunos puderam relacionar os conceitos estudados em sala de aula com práticas reais de mercado, explorando os novos paradigmas do design contemporâneo, que articulam design de produto, gráfico e de serviço.  “As parcerias entre as pesquisas dos alunos do Centro Universitário e laboratórios de ponta, como o Cazoolo, são fundamentais para o fortalecimento de um ensino mais engajado e conectado com as demandas atuais do mercado”, afirma a Profa. Didiana Prata.  A atividade reforça o compromisso da FAAP em estimular a integração entre ensino, pesquisa e prática profissional, preparando os alunos para atuarem de forma crítica, criativa e sustentável no cenário do design

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter