Referência em empreendedorismo há mais de 20 anos, a FAAP, tendo como principal parceiro o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), inaugura o seu novo Business HUB dia 13 de novembro, no campus de São Paulo. O evento vai reunir executivos de incubadoras, aceleradoras e fundos de investimentos, além de acadêmicos e alunos.
O B-Hub funcionará em um espaço totalmente reformado e ampliado, que já abrigava do Centro de Empreendedorismo da Fundação. A área vai aumentar os suportes técnico e acadêmico de mentoria e reforçar a capacitação para os públicos interno e externo. O novo espaço estará aberto para instituições, associações e empresas para troca de serviços e compartilhamento de informações.
O departamento estará conectado com toda infraestrutura e áreas de conhecimento da Instituição, preparado para criar e alavancar projetos inovadores nos âmbitos de negócios, social e intraempreendedorismo. Também oferecerá oficinas, aulas especiais e talks para desenvolvimento de startups, criação de estratégias de comunicação e capacitação corporativa.
Durante a inauguração do B-Hub, serão conhecidos ainda os três vencedores da quinta edição do concurso #empreendaFAAP, que neste ano utilizou a mecânica e as dinâmicas dos jogos para engajar os jovens, ajudá-los a resolver problemas e a criar produtos inovadores. Concorrem nessa última etapa as startups Apollo, Canal Stephanie Garcia, Cãominhar, CV Soberano, Marie Rose, Parkse, Totem, Venni Produtividade, Wash! e WeGOTT.
Os critérios utilizados para a seleção foram aspectos motivadores do projeto, identificação de oportunidade, valor agregado, inovação, competências e habilidades da equipe, fundamentação, meios e instrumentos de escala, além de planejamento financeiro – estruturação, alavancagem e validação de mercado.
Ao longo de cinco anos, o #empreendaFAAP já recebeu mais de 400 inscrições, capacitou 150 projetos e dedicou mais de 200 horas para treinamentos. Entre as ideias vencedoras, destaque para a Soul Urbanismo, empresa de parklets – uma extensão da calçada que funciona como um espaço público de lazer e convivência; Dlieve – um aplicativo pelo sistema do e-commerce que informa sobre todo o processo do translado de uma mercadoria; Hey Pretty, fabricante de cremes, batons, pigmentos (sombra), máscara de cílios, blush e primer para o público jovem; e a Zappiens, empresa de comunicação com influenciadores digitais, que possuem mais de 14 milhões de seguidores.