Recentemente, a jovem estilista e ex-aluna do curso de Moda da FAAP (formada em 2017), Ana Luisa Fernandes, representou a Fundação na “World University Student Fashion Design Competition Qingdao 2018”, na China, e ganhou destaque, sendo uma das vencedoras do concurso.
Ana Luisa venceu com o projeto “Tela”, desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) enquanto era aluna de graduação na FAAP. Trata-se de uma coleção artística que incorpora o processo criativo como forma de terapia, apresentando looks inspirados no trabalho e na força de Nise da Silveira, médica, psiquiatra e primeira mulher a trazer a arteterapia para o Brasil.
Durante a produção de sua coleção, a estilista utilizou tecidos em suas cores originais, reciclados ou biodegradáveis, visando gerar menos danos ao meio ambiente. Os resíduos foram encaminhados para reciclagem, gerando uma produção circular com mínimo de sobra.
Organizada pelo Beijing Institute of Fashion Technology, em conjunto com o governo do município de Quingdao e a China Fashion Association, a competição aconteceu no Qingdao International Conference Center.
Na ocasião, cada participante montou um estande para expor seus looks, que puderam ser contemplados pelo público e por representantes da indústria de moda chinesa, que faziam parte do corpo de jurados, além de ter a oportunidade de desfilar suas peças no Zhanqiao Pier, um dos cartões postais da cidade de Qingdao.
A competição contou com a participação de 15 escolas estrangeiras de Moda, entre elas a FAAP, única instituição de ensino do Brasil a participar do evento, a London College of Fashion, Parsons The New School, Politecnico di Milano e mais 10 instituições chinesas.
Além da ex-aluna, a comitiva brasileira foi composta pelas professoras de Moda da FAAP Marcia Cerqueira de Aguiar e Camila Rossi, também coordenadora do curso, além da estilista Gabriela Prado, ex-aluna da FAAP que também concorreu ao prêmio com a coleção “Mojubá”, uma saudação usada na Umbanda em homenagem à pombagira. O objetivo da estilista foi celebrar a entidade espiritual e as mulheres, além de estabelecer um paralelo entre elas.
No dia 23 de outubro, Ana Luisa, que possui marc própria, a ALUF, teve a oportunidade de desfilar seus looks na 46ª edição da São Paulo Fashion Week dentro do projeto Estufa, que revela novos talentos da moda brasileira e conecta iniciativas e movimentos dedicados a pensar e criar um futuro melhor.
Confira a Coleção de Ana Luisa Fernandes: