ESTUDO #MS360FAAP REVELA QUE PÁGINAS DE MARCAS NO FACEBOOK PERDERAM 23% DE SEGUIDORES NO ÚLTIMO ANO

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O novo estudo #MS360FAAP – desenvolvido pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP), em parceria com a Socialbakers – mostrou que, entre os segmentos analisados, a categoria “Marcas/Institucional” foi a que mais perdeu curtidores no Facebook: 23% na comparação entre o primeiro trimestre de 2018 e 2019.

Entre os meses de janeiro e março do ano passado, as páginas do segmento “Marcas/Institucional” tinham média de crescimento de 146.865 curtidores. No mesmo período de 2019, esse número caiu para somente 28.638.

Outro ponto levantado pelo estudo é em relação aos investimentos em publicações feitos no Facebook. No primeiro trimestre de 2018, 22% das publicações do segmento “Marcas/Institucional” eram impulsionadas monetariamente. Já nos primeiros três meses de 2019, essa porcentagem subiu para 31%. Vale mencionar que o segmento de “Mídia e Notícias” tem apenas 2% das suas postagens impulsionadas monetariamente.

 

Instagram com saldo positivo

Ao contrário do Facebook, a outra plataforma de Mark Zuckerberg, o Instagram, continua seu processo de conquista dos usuários. O ano de 2018 terminou com as 100 marcas brasileiras com mais interações na plataforma contando com uma média de 1,4 milhão de seguidores. No primeiro trimestre de 2019, o número subiu para mais de 1,5 milhão.

No entanto, a média de novos seguidores caiu entre o último trimestre do ano passado e os primeiros três meses de 2019 – de 166.383 para 141.905. Apesar disso, o saldo ainda é positivo, visto que nos mesmos meses iniciais de 2018, a média de novos seguidores de marcas era de 71.799.

 

Twitter tem leve subida

O Twitter, por outro lado, experimenta uma nova fase, depois ter passado por quedas nas pesquisas #MS360FAAP anteriores. No último trimestre de 2018, os 100 perfis com mais interações da categoria “Não-Marcas”, que engloba celebridades, criadores de conteúdo e figuras públicas em geral, eram seguidos por uma média de pouco mais de 3 milhões de usuários. Esse número subiu para 3,3 milhões nos três meses iniciais de 2019.

 

Os dados completos do estudo estão no site www.faap.br/ms360faap. O acesso é gratuito.


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O novo estudo #MS360FAAP – desenvolvido pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP), em parceria com a Socialbakers – mostrou que, entre os segmentos analisados, a categoria “Marcas/Institucional” foi a que mais perdeu curtidores no Facebook: 23% na comparação entre o primeiro trimestre de 2018 e 2019.

Entre os meses de janeiro e março do ano passado, as páginas do segmento “Marcas/Institucional” tinham média de crescimento de 146.865 curtidores. No mesmo período de 2019, esse número caiu para somente 28.638.

Outro ponto levantado pelo estudo é em relação aos investimentos em publicações feitos no Facebook. No primeiro trimestre de 2018, 22% das publicações do segmento “Marcas/Institucional” eram impulsionadas monetariamente. Já nos primeiros três meses de 2019, essa porcentagem subiu para 31%. Vale mencionar que o segmento de “Mídia e Notícias” tem apenas 2% das suas postagens impulsionadas monetariamente.

 

Instagram com saldo positivo

Ao contrário do Facebook, a outra plataforma de Mark Zuckerberg, o Instagram, continua seu processo de conquista dos usuários. O ano de 2018 terminou com as 100 marcas brasileiras com mais interações na plataforma contando com uma média de 1,4 milhão de seguidores. No primeiro trimestre de 2019, o número subiu para mais de 1,5 milhão.

No entanto, a média de novos seguidores caiu entre o último trimestre do ano passado e os primeiros três meses de 2019 – de 166.383 para 141.905. Apesar disso, o saldo ainda é positivo, visto que nos mesmos meses iniciais de 2018, a média de novos seguidores de marcas era de 71.799.

 

Twitter tem leve subida

O Twitter, por outro lado, experimenta uma nova fase, depois ter passado por quedas nas pesquisas #MS360FAAP anteriores. No último trimestre de 2018, os 100 perfis com mais interações da categoria “Não-Marcas”, que engloba celebridades, criadores de conteúdo e figuras públicas em geral, eram seguidos por uma média de pouco mais de 3 milhões de usuários. Esse número subiu para 3,3 milhões nos três meses iniciais de 2019.

 

Os dados completos do estudo estão no site www.faap.br/ms360faap. O acesso é gratuito.


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Jornalismo

Encontro Folha FAAP reúne gerações de jornalista e afirma a relevância da profissão 

A FAAP recebeu, no dia 28 de novembro, o “Encontro Folha-FAAP – O Jornalismo Muda o Mundo”, parceria entre a Folha de S.Paulo e a instituição que reuniu nomes de destaque da imprensa, professores e jornalistas em início de carreira para discutir os bastidores da produção de notícias, os desafios e a relevância da profissão.  O encontro aconteceu no Centro de Convenções da FAAP, com uma programação que se estendeu ao longo do dia, composta por mesas de debate e entrevistas. Na abertura, Sérgio Dávila, Diretor de redação da Folha e Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP, deram as boas-vindas e apresentaram a proposta do evento.   A iniciativa, aberta ao público, ofereceu uma oportunidade única para estudantes e interessados na área conhecerem de perto o trabalho de profissionais de referência, trocarem experiências e refletirem sobre o papel fundamental da profissão.  A primeira mesa teve como tema “Os bastidores da notícia”. Com mediação de Eduardo Scolese, editor-líder do núcleo de Treinamento e Projetos Especiais da Folha, os participantes discutiram como se constrói um furo de reportagem, os momentos de tensão da apuração e projetos bem-sucedidos na imprensa. Participaram da mesa Basília Rodrigues, analista de política e apresentadora do SBT News;  Mônica Bergamo, colunista da Folha e Bruno Paes Manso, jornalista e Prof. da FAAP.  A segunda mesa, “Ponto de partida”, reuniu jornalistas em fase inicial de carreira para compartilharem experiências de impacto no início de sua atuação profissional, da sala de aula à redação. Com mediação de Naief Haddad, repórter especial da Folha, participaram da mesa Carol Pfeiffer, repórter do Folhateen e aluna de Jornalismo da FAAP; Priscila Camazano, apresentadora da TV Folha e Gabriel Barnabé, repórter de Mundo da Folha e ex-aluno da FAAP.  Já no período da tarde aconteceu o último debate, sobre “Jornalismo e Política”. Edilamar Galvão, Coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP e Fernanda Mena, repórter da Folha e Profa. da FAAP entrevistaram Renata Lo Prete, âncora do Jornal da Globo.    Todos os convidados responderam a perguntas elaboradas pelo público presente. O evento promoveu uma troca de experiências intergeracional muito enriquecedora, marcando assim mais uma oportunidade única que a FAAP oferece aos seus alunos, unindo a teoria, prática e

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